Bruna Pimentel Quintão

Possui graduação em Teoria, Crítica e História da Arte pela Universidade de Brasília(2018) e ensino-medio-segundo-grau pelo Centro Educacional Sigma(2013). Tem experiência na área de Artes.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte

2014 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: A Abstração entre Wassily Kandinsky e Grafismos Indígenas
Orientador: Vera Marisa Pugliese de Castro

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Centro Educacional Sigma

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

QUINTÃO, B. P. . Espaço Híbrido. 2017. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

15º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. Yolanda Mohalyi e Sheila Brannigan: revendo a abstração lírica no Brasil. 2018. (Congresso).

24º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB). Yolanda Mohalyi e Sheila Brannigan: revendo a abstração lírica no Brasil. 2018. (Congresso).

IV Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte- Reflexões sobre as possibilidades da história da arte. Sobre a Vontade Interna Formal da Abstração. 2018. (Congresso).

XIII Encontro de História da Arte- Arte em confronto: embates no campo da História da Arte. Sobre a Vontade Formal Interna da Abstração. 2018. (Congresso).

14º Congresso de Iniciação Científica do DF. Sistematização da obra teórica de Vassíli Kandínsky (1866 - 1944) e de seus interpretadores.. 2017. (Congresso).

23º Congresso de Iniciação Científica da UnB. Sistematização da obra teórica de Vassíli Kandinsky (1866 - 1944) e de seus interpretadores.. 2017. (Congresso).

III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte - A Crítica como História da arte. 2016. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

William Rezende Quintal

PUGLIESE, V. M.; SOUZA, G. L.;QUINTAL, W. R.. A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

Vera MArisa Pugliese de Castro

PUGLIESE, Vera; SOUZA, G. L.; QUINTAL, W. R.. A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte (1554)) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes

Yolanda Mohalyi e Sheila Brannigan: abstração excêntrica e Informalismo no Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes;

Cristina Antonioevna Dunaeva

Sistematização da obra teórica de Vassili Kandínski (1866 - 1944) e de seus interpretadores; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUINTÃO, B. P. . Sobre a Vontade Formal Interna da Abstração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUINTÃO, B. P. . Sobre a Vontade Formal Interna da Abstração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Yolanda Mohalyi e Sheila Brannigan: abstração excêntrica e Informalismo no Brasil, Descrição: Compreendendo que parâmetros construtivistas orientaram grande parte das interpretações sobre a produção brasileira a partir de meados do século XX, propõe-se um estudo de obras e artistas, entre os anos 1950 e 2000, que não se encaixam nessa abordagem. As obras escolhidas devem dialogar com pressupostos relacionados a poéticas gestuais, como o informalismo, o neoexpressionismo e seus desdobramentos, ao mesmo tempo que apontar para questões que extravasam uma noção mais corrente de gestualidade. Propõe-se ainda investigar o pensamento crítico brasileiro a partir da mesma perspectiva, refletindo sobre a produção de Antonio Bento, José Geraldo Vieira, Lourival Gomes Machado, Mário Pedrosa, Lorenzo Mammì, Rodrigo Naves, Ronaldo Brito, Tadeu Chiarelli, entre outros... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Pimentel Quintão - Integrante / Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernande - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Sistematização da obra teórica de Vassíli Kandínsky (1866 - 1944) e de seus interpretadores., Descrição: Os escritos teóricos das vanguardas da Rússia/ URSS são bastante desconhecidos para as comunidades acadêmica e artística lusófonas, devido à escassez de pesquisas especializadas no assunto, às poucas traduções do russo e ao período de censura que limitou sua circulação e incorporação às discussões teóricas internacionais. Destaco, porém, que nas últimas duas décadas foram realizadas pesquisas importantes sobre o legado teórico das vanguardas da Rússia/ URSS que precisam ser incorporadas ao debate de história e crítica de arte brasileiros. Objetivos: * Sistematização e análise da bibliografia existente em português relacionada à produção artística e teórica das vanguardas da Rússia/ URSS; * Apresentação de textos teóricos produzidos no âmbito deste movimento a partir das traduções comentadas do russo para o português e da análise histórica e crítica; * Pesquisa sobre teóricos da vanguarda pouco conhecidos no Brasil (como Tátlin, Rózanova, Filônov, Púnin, entre outros) e sobre as fases pouco conhecidas de produção artística e teórica dos artistas da vanguarda que possuem significativa repercussão no campo artístico brasileiro (como Kandínski, Maliévitch, entre outros); * Relevância da produção artística das vanguardas da Rússia/ URSS para o contexto artístico brasileiro e, especialmente, brasiliense... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Pimentel Quintão - Integrante / Cristina Antonioevna Dunaeva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional