Franciele da Silva

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro - Oeste, UNICENTRO. Especialista em Inovações no Ensino de Matemática pelo Centro Universitário de Maringá. Atualmente é bolsista da CAPES no Mestrado do programa de Pós - Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC. Integrante do grupo de pesquisa FORTEMAT - Formação de Professores e Tecnologias Digitais em Educação Matemática. Tem interesse na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática

2018 - Atual

Universidade Federal do ABC
Orientador:Vinícius Pazuch.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Inovações no Ensino de Matemática

2017 - 2019

Centro Universitário de Maringá
Título: O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Orientador: ANDRESSA SCHIAVONE PEREIRA AQUARONI VIEIRA

Graduação em Matemática

2012 - 2016

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Explorando funções com o Geogebra. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.

2018 - 2018

Disciplina - Formação de Professores de Ciências e Matemática. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2018 - 2018

Disciplina - Tendências em Educação Matemática. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso de Cálculo com o GeoGebra. (Carga horária: 68h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso de Álgebra Linear com uso do SciLab. (Carga horária: 35h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2018. (Outra).

II Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática- Docência na atualidade: desafios e perspectivas. 2018. (Simpósio).

Roda de Conversa sobre Educação Multicultural. 2018. (Outra).

SEMAT- XIX SEMANA DA MATEMÁTICA.A PIPA TETRAÉDRICA DE GRAHAM BELL. 2016. (Oficina).

SEMAT- XIX SEMANA DA MATEMÁTICA.GEOMETRIA NÃO-EUCLIDIANA: TAXICAB GEOMETRY. 2016. (Encontro).

XXV - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. (Encontro).

XXV - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Estudo da Evasão do curso de Matemática no período de 2012 a 2015, nos turnos Manhã e Noite - CEDETEG - UNICENTRO. 2016. (Encontro).

IV SIEPE: SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2015. (Oficina).

IV SIEPE: SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Oficina: A matemática que precisamos saber: Um exemplo do cotidiano.. 2015. (Oficina).

IV SIEPE : SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. OFICINA : BRINCANDO COM A PROBABILIDADE. 2015. (Oficina).

SIEPE- IV Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão.LÓGICA MATEMÁTICA: DESAFIOS QUE ENSINAM A PENSAR. 2015. (Oficina).

IV FÓRUM DAS LICENCIATURAS, IV ENCONTRO DO PIBID, II ENCONTRO PRODOCÊNCIA - DIÁLOGOS ENTRE LICENCIATURAS: DEMANDAS E CONTEMPORANEIDADE. 2014. (Encontro).

XVIII SEMAT: SEMANA DA MATEMÁTICA.DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Encontro).

XVIII SEMAT: SEMANA DE MATEMÁTICA. 2014. (Encontro).

III FÓRUM DAS LICENCIATURAS, V ENCONTRO PIBID E I ENCONTRO DO PRODOCÊNCIA , 2013: EM QUE ESTÁGIO ESTAMOS, NOVOS OLHARES. 2013. (Encontro).

FEIRA DAS PROFISSÕES DA UNICENTRO. Monitora interna. 2012. (Feira).

II FÓRUM DAS LICENCIATURAS: IV ENCONTRO DO PIBID. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marluci Benini Bezzan

Marluci Benini Bezzan. Osteopatia na Lombalgia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Faculdade Anhanguera de Limeira.

Anderson Alexandre Rodrigues

A.S.P.A. VIEIRA - Orientador(a); G.F. COELHO;RODRIGUES, A. A.. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e suas implicações na aprendizagem matemática. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Inovações no Ensino de Matemática) - O Centro Universitário Cesumar.

Maria Luiza Schwarz

KOEHNTOPP, P. I.; MEIRA, R. B.;Schwarz, M.L.. Analise da Açao Civil Publica referente a Proteçao do Patrimônio Natural da Baia Babitonga e a Pesca Artesanal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Fernanda Prux Susin

ZAMPIERI, A. C.; OLIVEIRA, S. L.;SUSIN, F. P.. Saúde Mental e Trabalho: estudos sobre suicídio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.

Victor Vinicius Biazon

BIAZON, V. V.. Relacionamento e Satisfação dos Clientes: Um Estudo da Agência do Banco do Brasil ? Rondon - PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Paranaense.

Cristiana Renno D Oliveira Andrade

D'OLIVEIRA, C. R.; FORNARI, B. R.; DACOREGGIO, M. S.. Analise do Processo de fidelização de clientes na empresa Elianai Alves Cordeiro e Cia Ltda. - no vale do Itajaí. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sonia Maria Kurchaidt

ESTUDO DA EVASÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2012 A 2015, NOS TURNOS MANHÃ E NOITE, CEDETEG - UNICENTRO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Sonia Maria Kurchaidt;

Cristiana Renno D Oliveira Andrade

Analise do Processo de fidelização de clientes na empresa Elianai Alves Cordeiro e Cia Ltda; - no vale do Itajaí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA; Orientador: Cristiana Renno D Oliveira Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    PROCESSO FORMATIVO EM GEOMETRIA E A ELABORAÇÃO DE TAREFAS EM UM CONTEXTO COLABORATIVO, Descrição: Esse relatório de qualificação apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, sobre um processo formativo com professoras de matemática atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6 a 9) quando estas planejam e elaboram tarefas de geometria em um grupo colaborativo. Para a produção dos dados, utilizaram-se questionário e filmagens dos encontros realizados pelo grupo e das respectivas aulas das professoras participantes. A escrita dessa dissertação se apresenta no formato multipaper, estruturada em 5 capítulos. O capítulo 1 refere-se à Introdução, nela estão dispostas a trajetória acadêmica da pesquisadora, as justificativas do estudo, os três objetivos, a organização da dissertação e os procedimentos metodológicos adotados em seu desenvolvimento. No capítulo 2, apresenta-se o primeiro artigo da revisão de literatura na modalidade metassíntese - este se remete ao primeiro objetivo da pesquisa (1) identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos relativos à formação de professores de matemática e o ensino de geometria. No capítulo 3, encontra-se o segundo artigo, com o objetivo específico da pesquisa (2) analisar um processo formativo na perspectiva da colaboração visando à reflexão da prática do professor que ensina geometria. O capítulo 4 contempla o artigo três - que tem como objetivo (3) descrever como professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental elaboram tarefas para ensinar geometria. Por fim, o capítulo 5 versará sobre as considerações finais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Franciele da Silva - Coordenador / VINÍCIUS PAZUCH - Integrante.

  • 2017 - 2019

    O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, Descrição: O presente trabalho trata sobre a temática do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade ? TDAH, o qual é considerado um distúrbio neurocomportamental de causas genéticas e hereditárias que atinge crianças e adolescentes em fase escolar. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se expor alguns pontos importantes a respeito desse transtorno, como o que é o TDAH, os sintomas, causas e tratamento. Apresentam-se alguns aspectos relacionados com a aprendizagem, em particular, a de matemática, uma vez que alunos com esse transtorno tendem a ter uma dificuldade ainda maior nessa disciplina. No texto, também é dado enfoque à educação inclusiva a fim de ressaltar a importância de ambientes que favoreçam a aprendizagem desses alunos. Destacou-se que os principais sintomas desse transtorno são a desatenção, impulsividade e hiperatividade. Este transtorno não tem cura, porém existem tratamentos que podem ser feitos através de medicamentos, terapia, dentre outros. As consequências relacionadas aos sintomas do TDAH podem ser refletidas, tanto no processo de aprendizagem desses indivíduos como no contexto familiar e social em que estão inseridos. Espera-se que as informações trazidas nesse estudo sejam úteis para um maior conhecimento e clareza sobre as questões que o norteiam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Franciele da Silva - Coordenador / ANDRESSA SCHIAVONE PEREIRA AQUARONI VIEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Estudo da Evasão do curso de Matemática no período de 2012 a 2015, nos turnos Manhã e Noite - CEDETEG - UNICENTRO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sonia Maria Kurchaidt em 06/05/2018., Descrição: Buscou-se por meio desta pesquisa traçar o perfil dos acadêmicos evadidos do curso de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus CEDETEG, no período de 2012 a 2015, nos turnos manhã e noite. O objetivo foi determinar os principais motivos que influenciaram para a desistência destes alunos. A pesquisa foi realizada por meio de questionários e contou com a participação de 26 alunos evadidos. Os resultados apontam um grande índice de abandono do curso principalmente no primeiro ano, onde os alunos se deparam com a realidade da vida acadêmica e se mostram imaturos diante da responsabilidade com os estudos. Além disso, outros fatores se mostraram cruciais para esse índice, como por exemplo, as insatisfações dos alunos diante da metodologia de ensino empregada pelos professores às quais são consideradas ineficientes, sendo este o principal motivo que os levaram a desistência. É importante salientar que muitos alunos estudavam e trabalhavam ao mesmo tempo, não podendo se dedicar de maneira a contemplar as exigências que o curso requer. Desta maneira, essa pesquisa servirá de base para uma possível reflexão e que se busquem alternativas para que haja uma melhoria tanto na metodologia de ensino e aprendizagem como uma maneira de motivar e incentivar a permanência dos acadêmicos no curso de Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Franciele da Silva - Integrante / Sonia Maria Kurchaidt - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional