Hugo Gama Peres dos Santos

Graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Qualificação Profissional em Saúde Mental pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Experiências na área de Recursos Humanos tanto em consultorias quanto em RH administrativo empresarial. Experiência de cinco anos em uma ONG com ênfase em psicoeducação para conscientização de doenças por meio de palestras e terapias de grupo; aplicação de arte terapia.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Saúde Pública

2019 - Atual

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Entre o Ofício e a Lama: uma Análise da Relação de Trabalho e Saúde dos Bombeiros Que Atuaram no Desastre do Rompimento da Barragem Córrego do Feijão em Brumadinho,Orientador: Simone Santos Silva Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Psicologia

2013 - 2017

Universidade Estácio de Sá

Formação complementar

2018 -

Qualificação Profissional em Saúde Mental. , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, EPSJV, Brasil.

2020 - 2020

LOGÍSTICA E OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2018 - 2018

Processos de Vulnerabilização, produção de desigualdade e bens comum.. , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.

2016 - 2017

Hipnose Clínica. (Carga horária: 120h). , Instituto Brasileiro de Hipnose, IBH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

1 Simpósio Latino-Americano de Ergologia.De movimentos nascem flores: análise ergológica de um processo de compostagem. 2019. (Simpósio).

Luchas por el Agua: Interseccionalidades de Clase, Género y Etnicidad. Entre o ofício e a lama: uma análise da relação trabalho e saúde dos bombeiros em desastres. 2019. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Kátia Maria Oliveira de Souza

Souza, K. M. O. ?Saúde dos bombeiros no rompimento da barragem de Córrego do Feijão - Brumadinho/MG?. 2021. Dissertação (Mestrado em Saude Publica) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA.

Renato Jose Bonfatti

BONFATTI, R. J.; PORTELLA, S. L. D.; OLIVEIRA, S. S.. Entre o ofício e a lama: uma análise da relação trabalho e saúde dos bombeiros que atuaram no desastre do rompimento da baarragem do córrego do feijão/brumadinho". 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Simone Santos Oliveira

MORAES, T.D.; PORTELLA, S.; VASCONCELOS, L. C. F.;OLIVEIRA, SIMONE SANTOS. Saúde dos Bombeiros no rompimento da barragem Córrego do Feijão/Brumadinho-MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

Oliveira, S.; MORAES, T.; PORTELLA, S. L. D.;VASCONCELLOS, LUIZ CARLOS FADEL DE. Saúde dos bombeiros no rompimento da barragem de Córrego do Feijão - Brumadinho/MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

OLIVEIRA, S. S. S.; MORAES, T. D.; PORTELLA, S. L. D.;VASCONCELLOS, L. C. F.. Entre o ofício e a lama: uma análise da relação trabalho e saúde dos bombeiros no rompimento da Barragem de Córrego do Feijão - Brumadinho\MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Foi orientado por

Denize da Silva Nogueira

Saúde dos bombeiros no rompimento da barragem de Córrego do Feijão - Brumadinho/MG; 2021; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Denize da Silva Nogueira;

Simone Santos Oliveira

Colonialismo digital: o avanço das Big Techs sobre a classe trabalhadora; Início: 2023; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SANTOS, H. ; COELHO, T. ; NASCIMENTO, S. ; OLIVEIRA, S. . De movimentos nascem flores: análise ergológica de um processo de compostagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Saúde mental em profissionais de saúde frente à pandemia de Covid-19: Informação para ações em saúde do trabalhador, Descrição: O processo de globalização tem favorecido a disseminação de agentes patológicos, resultando em pandemias, o que aumenta a complexidade do controle das infecções, traduzindo-se em desafios urgentes de saúde pública (Morens e cols 2008). Nestas situações, os profissionais de saúde, gestores e cientistas tem que concentrar esforços no patógeno e nos riscos biológicos, em um esforço para entender os mecanismos fisiopatológicos envolvidos e propor medidas para prevenir, conter e tratar a doença. Assim, as implicações de cunho emocional aos trabalhadores da saúde tendem a ser subestimadas e negligenciadas, gerando lacunas nas estratégias de enfrentamento (Tucci e cols, 2017; Ornell e cols 2020). O presente estudo integra o OBSERVATÓRIO COVID-19 FIOCRUZ (https://portal.fiocruz.br/observatorio-covid-19), cuja função é produzir informações para a ação. O Observatório busca o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para o enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e a sociedade brasileira. No caso do presente estudo, trata-se de ações em saúde do trabalhador com foco nos profissionais de saúde, considerando seu trabalho no contexto atual com possíveis repercussões à saúde mental, mesmo após a pandemia, como mostram estudos relativos à SARS (Maunder e cols 2006). O presente projeto visa examinar a saúde mental, o acesso a equipamentos de proteção, a percepção de risco e o adoecimento por Covid-19 em profissionais de saúde do estado do Rio de Janeiro e gerar ações de apoio aos trabalhadores. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Hugo Gama Peres dos Santos - Integrante / Simone Santos Oliveira - Integrante / Lúcia Rotenberg - Coordenador / Joseane Pessanha - Integrante.

  • 2019 - 2020

    De movimentos nascem flores: análise ergológica de um processo de compostagem, Descrição: O projeto buscou analisar a relação trabalho, saúde e subjetividade dos trabalhadores em um processo de compostagem de uma instituição pública no Rio de Janeiro, a partir da perspectiva ergológica. Para isso, a observação prévia dos trabalhadores em situação de trabalho foi seguida por entrevistas e a devolutiva ocorreu diante de grupos de encontro como base a metodologia dos Encontros Sobre o Trabalho (EST).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Gama Peres dos Santos - Integrante / Samara Leal Nascimento - Integrante / Talita Almeida de Campos Nascimento Thompson Coelho - Integrante / Simone Santos Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2019 - Atual

    Do Nosso Território Sabemos Nós, Descrição: Desenvolver e aplicar dispositivo de comunicação on-line que possibilite às comunidade-piloto, a construção de mapas interativos e participativos dos riscos, necessidades e potencialidades de seus territórios, permitindo que os conhecimentos locais sejam considerados nas políticas públicas, integrando informações da gestão, da academia e dos cidadãos. A vulnerabilidade social consiste indicador fundamental não só para a gestão da saúde, dos riscos e dos desastres, envolvendo os processos e impactos decorrentes de eventos de origem natural, tecnológica e ambiental, mas para a promoção da cidadania comunitária. A combinação dos dados e informações com a experiência das populações expostas é, então, um esforço que deve ser realizado para que os mapeamentos dos territórios, em escala comunitária e municipal, tenham resultados efetivos a partir da elaboração de políticas públicas envolvendo todas as partes interessadas: gestão, academia e população. Essa não é uma tarefa fácil, pois as partes interessadas gestão e ciência, em geral, se combinam em detrimento da participação pública. No entanto, a complexidade dos problemas socioambientais exige esse esforço e o projeto aqui apresentado vem nessa direção, em função dos próprios resultados do grupo de pesquisa que atua nas cidades serranas desde 2014, acompanhando a sua recuperação decorrente do desastre de 2011. Projeto desenvolvido c em parceria com IGOT/ Lisboa, CES/Coimbra, Fase e Ibase.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Hugo Gama Peres dos Santos - Coordenador / Simone Santos Oliveira - Integrante / Sergio Portella - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando

2014 - 2016

Petromare Telecomunicações

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário de Recursos Humanos, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuava na área de Recrutamento e Seleção, realizando atividades como: triagem de currículos; apresentação de vagas; aplicação de testes psicológicos; e entrevistas individuais. Tinha como função administrativa: controle do vale transporte, vale refeição e plano de saúde dos funcionários; admissão e demissão.

2014 - 2014

Estaleiro Rio Nave

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Recursos Humanos, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuava na área de Recrutamento e Seleção, recebia, em média, 30 candidatos por dia para vagas de emprego, realizando atividades como: triagem de currículos; apresentação de vagas; apicação de testes psicológicos; e entrevistas individuais. Tinha como função administrativa: admissão e demissão. Tinha como função, também, a de acolher o funcionário com queixas e atuar como um mediador na relação funcionário e empresa.

2013 - 2014

Tequinoquipo Recursos Humanos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Recursos Humanos, Carga horária: 30

Outras informações:
A empresa era uma consultoria, atuava na área de Recrutamento e Seleção em larga escala, realizava triagem de currículos; selecionava os candidatos para o processo seletivo; auxiliava na aplicação de testes como Palográfico, Quati e AC; estudos de casos onde planejava os candidatos para cada vaga. Fazia entrevistas individuais corrigia testes e depois a psicóloga da empresa dava o parecer confeccionava kits para a entrega ao cliente.

2013 - 2018

Projeto Gramachinhos

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário

Outras informações:
Responsável pelo acolhimento dos residentes da comunidade de Jardim Gramacho utilizando dos Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP). Realizava visitas domiciliares e atividades em grupo utilizando Arteterapia. Com a Arteterapia, realizo trabalhos com pintura, música, danças e expressões corporais. Também era responsável por planejar e realizar atividades para a promoção da saúde e prevenção de doenças com passeios educativos e palestras de diversos temas com diferentes profissionais.

2016 - 2017

Escola Municipal Amadeu Rocha

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 30

Outras informações:
Mediação aplicada em um aluno diagnosticado com Autismo. Realização de atividades utilizando técnicas como: ABA (Applied Behavior Analysis) e TEACH (Treatment and Education of Autistic and related Communicattion handicapped Children).