Denis Alex Barboza de Matos

Denis Alex Barboza de Matos, diplomou-se em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2013, pela Universidade Salvador (UNIFACS). Em 2017, recebeu o título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, com área de concentração em Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais, tendo sido aprovado com distinção. Em 2018, a sua dissertação de mestrado, intitulada: A Casa do "Velho": o significado da matéria no Candomblé, foi premiada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), como a melhor dissertação do ano da área. Têm experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em arquitetura, conservação e restauro e patrimônio cultural afro-brasileiro; também possui experiência e atuação na área de gestão do patrimônio histórico, artístico e cultural, tendo trabalhado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, entre os anos de 2013 e 2015, exercendo o cargo de Chefe do Escritório Técnico do IPHAN em Cachoeira no estado da Bahia. É pesquisador do grupo de pesquisa, Arquitetura Popular: espaços e saberes - ARQpop , da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA. No que concerne à pesquisa, tem como objeto de estudo os processos de preservação e gestão do patrimônio cultural afro-brasileiro, tendo como foco, as práticas de patrimonialização exercidas pelas comunidades de terreiro, tanto na dimensão intramuros, ou seja, no espaço físico e restrito dos terreiros de Candomblé, como na esfera urbana; contemplando as práxis culturais e religiosas, bem como o modo de ser e de estar presente no mundo dessas comunidades em face do espaço citadino em que estão inseridas. Neste domínio de atividades, exerce a função de consultoria junto aos grupos sociais dos terreiros de candomblé, com o objetivo de capacitar essas comunidades para a autoprodução de documentos inerentes a instrução de processos de tombamentos junto aos órgãos de tutela e preservação.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2015 - 2017

Universidade Federal da Bahia
Título: A CASA DO "VELHO": O SIGNIFICADO DA MATÉRIA NO CANDOMBLÉ,Ano de Obtenção: 2017
Márcia Genésia de Sant'Anna.Coorientador: Fábio Macedo Velame. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arquitetura, Patrimônio Cultural Afro-brasileiro; Candomblé, Terreiros do Recôncavo Baiano, Brasil.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2009 - 2013

Universidade Salvador
Título: Ilê Axé Opá Odé Ibualamo - Cultura e Ancestralidade
Orientador: Karina Monteiro de Lira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Capacitação para Agente de Fiscalização do IPHAN. (Carga horária: 20h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.

2012 - 2012

Sketchup 3D (Módulos Básico e Avançado). (Carga horária: 30h). , Alberto de Matos Santana, AMS, Brasil.

2010 - 2010

Informática Aplicada a Arquitetura - AutoCAD 2D. (Carga horária: 60h). , Globo Cursos, GC, Brasil.

2009 - 2009

Desenho de Observação e Plástica. (Carga horária: 32h). , ICBIE - Instituto Cultural Brasil Itália e Europa, ICBIE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio Material e Edificado, Histórico e Cultural Brasileiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MATOS, Denis Alex Barboza de . I OFICINA DE PRODUÇÃO DE LAUDOS ANTROPOLÓGICOS PARA TOMBAMENTOS DE TERREIROS. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciclo de Palestras com Francine Barthe-Deloizy. 2018. (Seminário).

Disciplina Arquitetura Popular Espaços e Saberes.O SIGNIFICADO DA MATÉRIA NO CANDOMBLÉ. 2018. (Outra).

Perguntando a Onilê - I° Oficina de Produção de Laudos Antropológicos para Tombamentos de Terreiros.Experiências de Patrimonialização e seus efeitos na preservação de Terreiros. 2018. (Oficina).

Projeto Ações de Conservação nos Terreiros.AÇÕES DE CONSERVAÇÃO NOS TERREIROS. 2018. (Seminário).

I° Seminário sobre Arquitetura Popular e Salvaguarda dos Saberes Tradicionais.A SALVAGUARDA DOS SABERES TRADICIONAIS. 2016. (Seminário).

Programa de Capacitação dos Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix.O PATRIMÔNIO MATERIAL DOS TERREIROS. 2014. (Seminário).

V Conferência Municipal de Cultura.A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DE CACHOEIRA. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Celivaldo Costa de Araújo Junior

RAMOS PENHA, Maria Estela;MATOS, Denis Alex Barboza de; LEMOS, I. C.. Terreiro de Candomblé. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - União Metropolitana para Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Aluno: Ivan Pedro Bomfim de Jesus

RAMOS PENHA, Maria Estela; NASCIMENTO, C. A. F.;MATOS, Denis Alex Barboza de. Centro de Educação e Lazer. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - União Metropolitana para Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Aluno: Marivaldo dos Santos Junior

MATOS, Denis Alex Barboza de; DAFFONSECA, S. P.; NASCIMENTO, A. M. B.. Arquitetura de Axé: A Construção dos Espaços no Candomblé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Ruy Barbosa Wyden Educacional.

Aluno: Mirla do Carmo Salles

MATOS, Denis Alex Barboza de; NASCIMENTO, A. M. B.; COSTA, I. N. S. B.. Centro de Terapia para Idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Ruy Barbosa Wyden Educacional.

Aluno: Vivian Vany Carvalho Lima

PENHA, M. E. R.; NASCIMENTO, C. A. F.;MATOS, Denis Alex Barboza de. Escola Livre de Artes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mabel Zambuzzi

LIMA, Karina M.;ZAMBUZZI, Mabel; VELAME, Fabio M.. Terreiro Ilê Axé Opá Odé Ibualamo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Ordep José Trindade Serra

SANTANNA, M. G.; VELAME, F. M.; PORTELA, T. B.;SERRA, O. J. T.. "A Casa do Velho": a importância da matéria no Candomblé. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Thaís De Bhanthumchinda Portela

SANTANNA, M. G.; VELAME, F. M.; SERRA, O. J. T.;PORTELA, T. B.. A Casa do "Velho": o significado da matéria no candomblé.. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo da UFBA.

Márcia Genésia de Sant Anna

SANT'ANNA, MARCIA; PORTELA, T. B.; SERRA, O. J. T.. A casa do "Velho": o significado da matéria no candomblé. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Fabio Macêdo Velame

VELAME, Fabio M.; LIMA, K. M.; ZAMBUSSI, M.. Terreiro Ilê Axé Opá Odé Ibaluamo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Pesquisas Aplicadas da UNIFACS.

Luis Nicolau Parés

PARES, L. N.; SANTANNA, M. G.; VELAME, F. M.; DOURADO, O.. Ase Ti Nlára (O axé da matéria): a importancia da matéria no candomblé. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Karina Monteiro de Lira

Terreiro Ilê Axé Opá Odé Ibualamo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador; Orientador: Karina Monteiro de Lira;

Márcia Genésia de Sant Anna

A casa do ?Velho?: o significado da matéria no candomblé; 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MATOS, Denis Alex Barboza de . A Casa do Velho: o significado da matéria no Candomblé. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2019. v. 300. 266p .

  • MATOS, Denis Alex Barboza de ; METZKER CASTRO, Constança Gabriela ; RAMOS PENHA, Maria Estela . CONSTRUÇÃO AUTOGERIDA EM MEIO URBANO: ASPECTOS ESPACIAIS, RELIGIOSOS E SOCIOCULTURAIS. In: V ENANPARQ 2018 - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018, SALVADOR - BA. ANAIS V ENANPARQ EIXO 3 - PATRIMÔNIO, CULTURA E IDENTIDADE. SALVADOR - BA: EDUFBA, 2018. v. 3. p. 5216-7021.

  • MATOS, Denis Alex Barboza de . A DINÂMICA DO AXÉ NA MATERIALIDADE DOS BENS MÓVEIS E IMÓVEIS DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ. In: SALVADOR E SUAS CORES 2018 - CIDADES DA DIÁSPORA NEGRA: LAÇOS ÁFRICA-BRASIL, 2018, SALVADOR. GRUPO DE TRABALHO 1- ARQUITETURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS, 2018.

  • MATOS, Denis Alex Barboza de . Experiências de Patrimonialização e seus efeitos na preservação dos Terreiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MATOS, Denis Alex Barboza de . ESTABILIZAÇÃO DE PAREDE DO BARRACÃO DO TERREIRO INCIMIMÓ AGANJU DIDÊ. 2019.

MATOS, Denis Alex Barboza de . RELATÓRIO TÉCNICO INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO URBANO SIMPLES - RRT 8785857. 2019.

MATOS, Denis Alex Barboza de . RELATÓRIO TÉCNICO UNIDADE PRIVATIVA TÉRREO - RRT 8469476. 2019.

MATOS, Denis Alex Barboza de . RELATÓRIO TÉCNICO UNIDADE PRIVATIVA PRIMEIRO PAVIMENTO - RRT 8469536. 2019.

MATOS, Denis Alex Barboza de . RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA E INSPEÇÃO PREDIAL - RRT 8779152. 2019.

MATOS, Denis Alex Barboza de . RELATÓRIO TÉCNICO UNIDADE PRIVATIVA SEGUNDO PAVIMENTO - RRT 8779205. 2019.

MATOS, Denis Alex Barboza de . PROJETO DE ARQUITETURA - RESIDÊNCIA SANTOS - RRT 7253882. 2018.

MATOS, Denis Alex Barboza de . Obras de Adaptação, Conservação e Restauração da Capela de N.S. D'Ajuda - Processo IPHAN/BA 01502.002579/2012-07. 2014.

MATOS, Denis Alex Barboza de . Obras de Escoramento e Consolidação do Imóvel da Travessa Almeida n° 01 - Processo IPHAN/BA 01502.003149/2012-02. 2014.

MATOS, Denis Alex Barboza de ; CONCEICAO, S. ; GONCALVES, L. . Programa Mojubá Rádio Metrópole FM - Oferendas e Sustentabilidade. 2019.

MATOS, Denis Alex Barboza de ; NASCIMENTO, R. . Projeto 'Perguntando a Onilê' capacita pessoal para atuar no Tombamento de Terreiros. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio ANPARQ 2018 - Modalidade Dissertação de Mestrado, ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR

Outras informações:
Pesquisador do grupo de pesquisa ARQPOP - Arquitetura Popular Espaços e Saberes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA.

2013 - 2015

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (BA)

Vínculo: Cargo Comissionado - DAS, Enquadramento Funcional: Chefe do ETEC / IPHAN - Cachoeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atividades: Responsável pela Regional do Recôncavo Baiano, sendo as principais cidades (Cachoeira, São Félix, Santo Amaro da Purificação e Maragogipe). Exercendo as atividades de: Fiscalização de obras, Elaboração de Parecer Técnico e de Informação Técnica, elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência para abertura de licitações, Análise de Projetos Arquitetônicos, Análise de Processos de Tombamentos, Análise de Processos referentes à Intervenção Arquitetônica, Obras de Conservação e Restauro, Intervenção em Bem Tombado Individualmente e no Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Cachoeira e São Félix bem como as demais cidades que constituem a Regional do Recôncavo Baiano. Obras como Responsável Técnico: 2014 - Obra de estabilização e conservação da Capela de N. S. da Ajuda no município de Cachoeira/BA; 2014 ? Estabilização do Casarão da Travessa Almeida, n° 01, no município de Cachoeira/Ba; 2014 - Obras de conservação e estabilização dos Terreiros de Candomblé do Alto do Rosarinho, no município de Cachoeira/BA. Projetos Básicos Elaborados: Museu Regional do IPHAN ? Cachoeira/BA; Paço Municipal de São Félix ? São Félix/BA; Igreja dos Remédios ? Cachoeira/BA; Capela da Pena ? Cachoeira, Distrito de Santiago do Iguape/BA; Capela de N. S. da Ajuda ? Cachoeira/BA. Atuação como Fiscal de Obras: Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Cachoeira, bem como os vinte e oito bens tombados individualmente no município; Conjunto Urbanístico de São Félix; Todos os bens tombados individualmente pelo IPHAN na Regional do Recôncavo Baiano.

2012 - 2013

Fundação Mário Leal Ferreira

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento funcional: Responsável por digitalização de projetos em AutoCAD, confecção de Maquetes Virtuais, Visitas Técnicas em Obras, desenvolvimento de Detalhamento Arquitetônico e suporte no desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos. Carga horária: 20h, Regime: Parcial Outras informações: Principais atividades: Digitalização e suporte no Projeto Arquitetônico da Praça Carlos Drummond de Andrade, Digitalização do Projeto Arquitetônico do Parque de Lazer e Esportes da Boca do Rio, Confecção de Maquete Virtual da Ponte Pênsil do Projeto Arquitetônico do Parque de Lazer e Esportes da Boca do Rio, Digitalização e Suporte no Projeto Urbanístico e Arquitetônico de Revitalização do Mercado de São Miguel, Digitalização do Projeto Arquitetônico e Confecção de Maquete Virtual da Praça dos Veteranos, Digitalização e suporte do Projeto arquitetônico das Prefeituras Bairro de Salvador, Digitalização do Projeto Urbanístico da Revitalização da Orla Marítima de Salvador. Visitas Técnicas: Obras Arena Fonte Nova; Obras da Via Expressa; Obras do Porto de Salvador (CODEBA);

2011 - 2011

ECS Residências

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Vínculo: Estágio Remunerado. Enquadramento funcional: Responsável por digitalização de projetos em AUTOCAD, acompanhamento de obras. Carga horária: 20, Regime: Parcial Outras informações: Principais Atividades: Digitalização do Projeto Arquitetônico e Supervisão da obra do Complexo de Lazer da Residência Cintra Santos, desenvolvimento e digitalização do Projeto Arquitetônico das Batedeiras de Sisal da Lagoa do Boi no Município de Santaluz ? BA, Desenvolvimento e digitalização do Projeto Arquitetônico da Fábrica de Polpas da Lagoa do Boi no Município de Santaluz ? BA.

2019 - 2019

SUMAI - SUPERINTENDÊNCIA DE MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE OPERACIONAL NÍVEL III, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por fiscalizar as obras de Manutenção Predial Civil, executadas nas Unidades da Universidade Federal da Bahia, situadas na área do Canela, como: Faculdade de Belas Artes, Escola de Teatro, Reitoria, SMURB, Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito, Faculdade de Educação, Faculdade de Administração, Instituto de Saúde Coletiva, Instituto de Ciências da Saúde, Instituto de Ciência da Informação. Bem como, das Unidades Dispersas: Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, Centro de Estudos Afro Orientais, Museu de Arte Sacra da Bahia e Faculdade de Economia.