-
2018 - 2019
Pesquisa PIBIC: Os partidários da liberdade: A ditadura de Santa Anna, a venda de La Mesilla aos Estados Unidos e a Revolução de Ayutla como componentes da formação de um Estado Moderno no México no relato de José María Lafragua (1853-1856), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gabriel Passetti em 30/07/2019., Descrição: Em 1853, o general Antonio López de Santa Anna, figura mais importante na política mexicana nas primeiras décadas pós-independência, assume, pela última vez, o poder no México. Contando com apoio de liberais e conservadores, estabelece um governo provisório sem constituição. No entanto, logo sua administração se transformou numa ditadura de caráter permanente, com uma concentração de poderes quase ilimitados, perseguição e assassinato de inimigos políticos e censura à imprensa. Ademais, ainda em 1853, Santa Anna acertou com os EUA a venda do território do Vale de La Mesilla, uma fértil planície no atual estado americano do Arizona, algo que foi visto com muita indignação pela classe política mexicana. Os seguidos abusos do ditador geraram um clima de descontentamento tanto em liberais como em conservadores, até que no ano seguinte, em Ayutla, firmou-se um pacto revolucionário, posteriormente afiliado a causa liberal, que, após quase um ano de conflitos, foi capaz de depor a Santa Anna. Após a queda do ditador, alçou-se ao poder uma geração de jovens liberais que moldariam a política mexicana até o porfiriato, e lograriam a fundação de um Estado Nacional no México. Em 1856, o político liberal, diplomata e escritor José María Lafragua publica o livro ?Historia de la revolución de México contra la dictadura del general Santa-Anna, 1853-1855?, no qual não somente ressalta os motivos que levaram a uma revolução contra Santa Anna, dentre os quais destaca a cessão de mais território aos EUA, mas expõe os motivos pelos quais crê que as ideias defendidas por tal levante são de grande importância para o futuro do México. O presente estudo procurará analisar o relato de Lafragua no contexto da fundação do Estado Liberal no México, buscando verificar o peso dos ideais revolucionários nesse sentido, e sobretudo tentando investigar o sentimento e o peso da cessão de mais território aos EUA para a queda de Santa Anna. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kaio Tavares Rodrigues - Integrante / Gabriel Passetti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2017 - 2018
Pesquisa PIBIC: A dicotomia imperial: Os Estados Unidos entre uma América de nações iguais e a supremacia da república norte-americana nos discursos de Joel Roberts Poinsett sobre a independência mexicana (1821-1825), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gabriel Passetti em 30/07/2019., Descrição: O político, diplomata e latifundiário da Carolina do Sul, Joel Roberts Poinsett foi um dos maiores representantes da relação paradoxal dos Estados Unidos com a América Latina na primeira metade do século XIX. Se, por um lado, a república norte-americana apoiava as independências da ex-colônia espanholas, desejando constituir um mercado para seus produtos e uma zona de influência política, por outro, os norte-americanos colocavam seu experimento republicano, suas declaradas pureza racial, liberdade civil e religiosa como características superiores. Poinsett participou dos processos de independência de Buenos Aires e do Chile e, ao retornar a seu país, foi considerado um especialista no assunto. Eleito para a Câmara de Representantes dos EUA, foi um dos principais defensores do apoio e reconhecimento das independências, numa espécie de pré-monroísmo. Por outro lado, durante sua viagem ao México, em 1822, escreveu ?Notes on Mexico?, em que criticava o sistema político, a mistura racial, a Igreja e outros pontos da sociedade mexicana. Esta pesquisa promoverá uma análise comparativa entre discursos de Poinsett em favor do reconhecimento das independências e seu livro ?Notes on Mexico?, entendido como um relato de viagem e um discurso político sobre a chamada superioridade dos EUA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kaio Tavares Rodrigues - Integrante / Gabriel Passetti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2016 - 2017
Pesquisa PIBIC: Esboços do México: As Memórias de um Ministro Plenipotenciário Americano no México às vésperas da Guerra Mexicano-Americana, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gabriel Passetti em 30/07/2019., Descrição: Em janeiro de 1846, meses antes da Guerra Mexicano-Americana, que teve início em maio do mesmo ano, foi publicada a obra ?Recollections of Mexico?, pelo ministro plenipotenciário americano no México entre 1842-44, Waddy Thompson. O ministro fez um relato de sua viagem e experiência naquele país, intendendo expor suas impressões sobre a política e a sociedade mexicana, além das relações mexicano-americanas, possíveis intenções expansionistas americanas sobre o México. Narra também episódios de sua estadia no México, tais quais encontros com seu amigo pessoal, o líder mexicano Antonio López de Santa Anna. O presente estudo procura identificar as motivações do autor e suas impressões sobre os referidos assuntos, a partir da análise de sua obra, entendendo-a como o produto de uma viagem e como seu esforço para participar dos debates políticos em torno do expansionismo no período imediatamente anterior ao conflito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kaio Tavares Rodrigues - Integrante / Gabriel Passetti - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.
-
2015 - 2016
Pesquisa PIBIC: Vozes da Guerra: Impressões de combatentes mexicanos sobre a Guerra Mexicano-Americana, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gabriel Passetti em 30/07/2019., Descrição: O México passou por um período de intenso conflito político e grande instabilidade no período pós-independência. O duelo entre conservadores centralistas e liberais federalistas pelo poder, deixou marcas significativas na estrutura política e social do país. A centralização excessiva do poder, a grande imigração de norte-americanos e os interesses dos EUA contribuíram de maneira decisiva para a perda da região do Texas, que inicialmente se tornara uma república independente. Quando os Estados Unidos aprovam a anexação do Texas e a guerra é declarada, os mexicanos sentem a diferença estrutural e bélica entre eles e seus vizinhos do norte. Após derrotas humilhantes e a assinatura de um tratado que concedia cerca de metade de seu território aos EUA, o orgulho nacional mexicano estava em desgraça. Nesse contexto, um grupo de personalidades proeminentes que testemunhou e participou diretamente do conflito escreve o livro ?Apuntes para la história de la guerra entre México y los Estados Unidos?, que pretende trazer suas impressões sobre a situação de penúria vivida pelo México. Dessa maneira, esse projeto visa a identificação e análise desse documento histórico, tentando evidenciar as impressões dos redatores e o próprio sentimento nacional ferido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kaio Tavares Rodrigues - Integrante / Gabriel Passetti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2014 - 2019
Dois séculos de relações interamericanas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gabriel Passetti em 30/07/2019., Descrição: O projeto propõe a análise, em larga duração, das relações interamericanas, tendo como foco central as questões pertinentes às segurança internacional, cooperação, negociações e conflitos. São focos centrais da análise os projetos e ações de Brasil, Argentina, México e Estados Unidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Kaio Tavares Rodrigues - Integrante / Gabriel Passetti - Coordenador / Gabriel Asaf Siva Louzada - Integrante / Heitor Erthal - Integrante / Fabiana Calabrese - Integrante.