Andressa Amaral dos Santos

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, território, lugar, literatura e políticas públicas.

Informações coletadas do Lattes em 27/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Geografia

2019 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Título: Os territórios femininos nos romances ?Quarto de Despejo? e ?O Quinze?: diálogo entre geografia e literatura,Orientador:
Robinson Santos Pinheiro.

Graduação em Geografia

2015 - 2018

Universidade Federal de Pelotas
Título: A territorialidade feminina na obra O Tempo e o Vento ? O Arquipélago, de Erico Verissimo
Orientador: Robinson Santos Pinheiro

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

E.E.E.M. Dr. Edmar Fetter

Ensino Fundamental (1º grau)

2008 - 2010

E.E.E.F. Dom Joaquim Ferreira de Mello

Ensino Fundamental (1º grau)

2002 - 2007

I.E. Padre Caetano

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia e Literatura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Organização de eventos

SANTOS, Andressa Amaral. . XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais. 2019. (Outro).

SANTOS, Andressa Amaral. . VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas - Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia: Identidades, desafios e protagonismo científico. 2019. (Outro).

SANTOS, A. A. . XIV Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais. 2018. (Outro).

SANTOS, A. A. . XIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais. 2017. (Outro).

SANTOS, A. A. . 4ª Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Políticas educacionais - formação e identidade docente. 2016. (Outro).

SANTOS, A. A. . III Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Espaço escolar, possibilidades e vivências. 2015. (Outro).

Participação em eventos

VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas - Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia: Identidades, desafios e protagonismo científico. 2019. (Seminário).

XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.Faixa de Fronteira da Mesorregião Sudeste do Rio Grande do Sul e Políticas Públicas. 2019. (Seminário).

XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais. 2019. (Seminário).

XIV Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais. 2018. (Seminário).

I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. 2017. (Encontro).

III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).

IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas: (DES)CONTINUIDADES DO PENSAR GEOGRÁFICO. 2017. (Seminário).

XIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais. 2017. (Seminário).

XIX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. 2017. (Outra).

4ª Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Políticas Educacionais - Formação e identidade docente. 2016. (Seminário).

II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Congresso).

VII Semana Acadêmica dos cursos de Geografia da UFPel: "A Geografia e os movimentos sociais: os agentes populares e suas territorialidades". 2016. (Outra).

III Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Espaço escolar, possibilidades e vivências.. 2015. (Seminário).

II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPEL:. 2015. (Seminário).

I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Outra).

VI SEMANA ACADÊMICA DOS CURSOS DE GEOGRAFIA. 2015. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Robinson Santos Pinheiro

Robinson Santos Pinheiro; OLIVEIRA, G. M.; SANTOS, G. I. R.; COSTA, K. G.. Os conceitos de território e lugar a partir dos casos de violência doméstica contra a mulher na cidade de Pelotas/RS: a atuação das políticas públicas brasileiras. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Liz Cristiane Dias

PINHEIRO, R. S.;Dias, Liz Cristiane; GONCALO, C. R.; PANITZ, L. M.. A territorialidade feminina na obra O Tempo e o Vento ? O Arquipélago, de Erico Verissimo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Carolina Rehling Gonçalo

DIAS, L. C.;GONÇALO, C. R.; PANITZ, L. M.. A territorialidade feminina na obra O Tempo e o Vento ? O Arquipélago, de Erico Verissimo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Foi orientado por

Robinson Santos Pinheiro

Os territórios femininos nos romances Quarto de Despejo e O Quinze: diálogo entre geografia e literatura; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Robinson Santos Pinheiro

A territorialidade feminina na obra O Tempo e o Vento ? O Arquipélago, de Erico Verissimo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Robinson Santos Pinheiro;

Sandro de Castro Pitano

As articulações teóricas do pensamento de Paulo Freire; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandro de Castro Pitano;

Outras produções

SANTOS, A. A. ; RAFAEL, P.H.S ; OLIVEIRA, L.B ; CARDOZO, C.O ; PINHEIRO, M.D.L . Oficina Itinerante de Gênero e Sexualidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, A. A. ; RAFAEL, P.H.S ; OLIVEIRA, L.B ; CARDOZO, C.O ; PINHEIRO, M.D.L . Oficina Itinerante de Gênero e Sexualidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, A. A. ; PINHEIRO, A.M ; FONTANA, G ; SILVA, Izabel C. S. ; SERPA, L.S . Oficina Itinerante de Comunicação e Mídias Sociais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    (In)Visibilidades no Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (2003 ? 2015) na sub-região Sudeste do Rio Grande do Sul, Descrição: O presente projeto busca verificar as transformações espaciais promovidas pelo Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira ? PDFF (2003 ? 215) na sub-região Sudeste do Rio Grande do Sul. Esta sub-região é composta por 25 munícipios, dos quais 23 fazem parte da Faixa de Fronteira. Destacar-se-á a análise e interpretação das visibilidades econômicas, sociais e culturais evidenciadas nos documentos que norteiam o PDFF e nas intervenções realizadas, no sentido de perscrutar os espaços de favorecimento promovido pelo Programa. Posteriormente, se verificará em que medida a promoção das visibilidades do PDFF promove as invisibilidades. Para melhor interpretação das (in)visibilidades, haverá a elaboração de mapas temáticos que permitam localizar geometricamente as características socioeconômicas e ambientais dos espaços analisados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Amaral dos Santos - Integrante / Robinson Santos Pinheiro - Coordenador / Tiaraju Salini Duarte - Integrante / Sidney Gonçalves Vieira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    AS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: Diálogos explícitos, implícitos e possíveis, Descrição: Este projeto se constitui como mais um esforço científico focado em ampliar o conhecimento da obra de Paulo Freire e do vigor inesgotável que ela representa para a educação. Integrando uma vigorosa rede de pesquisas, busca aprofundar a compreensão sobre o pensamento freiriano, dimensionar seus impactos e tecer perspectivas para a reinvenção frente aos desafios contemporâneos. Inserida no campo da Filosofia da Educação, a pesquisa se caracteriza e fundamenta pela investigação bibliográfica, que procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. Pretende analisar a totalidade dos escritos freirianos, buscando evidenciar e compreender os seus principais fundamentos teóricos e metodológicos, suas origens e formas de articulação. A ênfase da pesquisa, seu desafio, consiste em identificar os autores e correntes de pensamento presentes na obra de Paulo Freire, compreendendo de que formas foram incorporados ao longo da sua sistematização, consolidando um conjunto de raízes intelectuais. Além de identificar autores e correntes que contribuem na sistematização do pensamento freiriano, busca-se compreender de que modo são articulados; quais conceitos e concepções desses autores são apropriados por Freire? Como ele os relaciona no conjunto de sua pedagogia? São interrogações como essas que espera-se, possam ser respondidas pela investigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andressa Amaral dos Santos - Integrante / Nathália Bonow - Integrante / Sandro de Castro Pitano - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. O PIBID oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira.