Ana Clara Sapienci de Souza

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. Bacharela em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal de São Carlos. Durante a graduação, desenvolveu pesquisas em teoria antropológica, etnologia indígena e noção de pessoa e corporalidade, tendo realizado iniciação científica na área, pelo programa PIBIC/CNPq. Integra o LAR - Laboratório de Antropologia da Religião (UNICAMP), o NEREP - Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (UFSCar) e o GEBU - Grupo de estudos em Pierre Bourdieu (UNICAMP). Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa intitulado: "Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação".

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Sociologia

2018 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação,Orientador: Renato José Pinto Ortiz
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em andamento em Pedagogia

2018 - Atual

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Ciências Sociais

2014 - 2017

Universidade Federal de São Carlos
Título: A umbanda como parte do cristianismo brasileiro: Um estudo de caso
Orientador: Prof. Dr. André Ricardo de Souza.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Dialogando sobre a lei maria da penha. (Carga horária: 60h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2017 - 2017

Religião e Política. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de Gênero.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . III Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu. 2018. (Congresso).

SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . XIII Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

30 anos da Constituição e o capítulo ?Dos índios? na atual conjuntura. 2018. (Outra).

3º Simpósio Internacional / 16º Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR): Política, Religião e Diversidades: Educação e Espaço Público.Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação. 2018. (Simpósio).

56º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL. 2018. (Congresso).

A criança como sujeito de direito. 2018. (Outra).

Apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. 2018. (Oficina).

As marcas do professor inesquecível. 2018. (Seminário).

Condições de trabalho no Brasil contemporâneo: políticas públicas e memória institucional. 2018. (Seminário).

I Encontro do Grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa: Práticas docentes, Formação e Currículo. 2018. (Encontro).

III Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu.Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação. 2018. (Encontro).

III Jornada Político-Pedagógica Paulo Freire. 2018. (Outra).

Por uma pedagogia das juventudes. 2018. (Outra).

Seminário Internacional de Religião, gênero e sexualidade: ativismos contemporâneos. 2018. (Seminário).

V Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação. 2018. (Outra).

Violências de gênero nos livros didáticos: análises e orientações pedagógicas para o ensino de história na Educação Básica. 2018. (Outra).

XI Colóquio Internacional Marx e Engels. 2018. (Congresso).

XVII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais.A fé não costuma falhar: a religião e os impasses do Brasil contemporâneo. 2018. (Outra).

Fotografia como instrumento de pesquisa nas Ciências Sociais. 2017. (Oficina).

Softwares e ferramentas de otimização de pesquisa. 2017. (Oficina).

XV Semana de Ciências Sociais da UFSCar. 2017. (Seminário).

Writing scientific papers in English successfully: A complete roadmap. 2016. (Seminário).

XIII Semana de Ciências Sociais da UFSCar.Uma análise da noção de pessoa: da antropologia clássica às etnografias indígenas contemporâneas brasileiras. 2015. (Outra).

Lições em antropologia econômica. 2014. (Oficina).

XII Semana de Ciências Sociais da UFSCar. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Leite Júnior

SOUZA, A. R.;LEITE JÚNIOR, J.. A umbanda como parte do cristianismo brasileiro: Um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Jesus no terreiro: a umbanda como parte do cristianismo em transformação. SACRILEGENS , 2019.

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Por mulheres e sobre mulheres: apontamentos da produção antropológica sobre mulheres indígenas. REVISTA FLORESTAN , 2018.

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . A fé não costuma falhar: a religião e os impasses do Brasil contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Uma análise da noção de pessoa: Da antropologia Clássica às Etnografias Indígenas Contemporâneas Brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . A umbanda como parte do cristianismo brasileiro: um estudo de caso 2017 (Monografia de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Uma análise da noção de pessoa: Da antropologia Clássica às Etnografias Indígenas Contemporâneas Brasileiras. 2016. (Relatório de pesquisa).

SAPIENCI DE SOUZA, Ana Clara . Entre o cristão-espírita e o afro-brasileiro: a umbanda no campo religioso em transformação. 2018 (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    A umbanda como parte do cristianismo brasileiro: um estudo de caso, Descrição: Esta pesquisa busca analisar as vertentes da umbanda que se identificam com o cristianismo, tanto por práticas e rituais quanto pelo discurso. Pretende-se avaliarem que medida a umbanda integra o cenário cristão brasileiro, explorando os limites e reverberações da influência cristã na forma de culto umbandista. O objetivo é investigar as relações da umbanda com as práticas cristãs católicas, a fim de verificar como se dá e qual a extensão da sua afirmação, embora bastante sincrética, como mais uma religião cristã. A pesquisa é composta pelo estudo de caso de um terreiro localizado na cidade de Sertãozinho/SP, que pertence à essa vertente cristianizada da umbanda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Clara Sapienci de Souza - Integrante / André Ricardo de Souza - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Formas de riqueza. Nominação, parentesco e pessoa no Uaupés (AM), Descrição: Este projeto visa dar continuidade à reflexão em curso acerca da vida social dos povos indígenas que habitam a bacia do rio Uaupés, região do noroeste amazônico, majoritariamente pertencentes à família lingüística tukano oriental. A questão em torno da qual a investigação vem se concentrando é a dinâmica de constituição, atualização e transformação das unidades e subunidades que conformam o extenso sistema social regional, isto é, a produção de diferenças internas em um grande conjunto multiétnico e multilinguístico que apresenta uma notável homogeneidade sociológica e cultural. Entre os temas que vêm sendo tratados, destaca-se a grande variabilidade que se verifica entre os coletivos locais, não obstante sua origem e forma comuns, tal como relatadas nas narrativas míticas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Clara Sapienci de Souza - Integrante / Geraldo Luciano Andrello - Coordenador / Diego Rosa Pedroso - Integrante / Luisa Tui Rodrigues Sampaio - Integrante / Melissa Santana de Oliveira - Integrante / Patrícia Regina Vannetti Veiga - Integrante / Pedro Augusto Lolli - Integrante / Raphael Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Uma análise da noção de pessoa: Da antropologia Clássica às Etnografias Indígenas Contemporâneas Brasileiras, Descrição: O projeto pretende uma revisão bibliográfica em perspectiva comparativa relacionando a noção de pessoa tal como elaborada em textos antropológicos clássicos com três monografias contemporâneas referentes a povos brasileiros, sendo eles: Krahô, Araweté, e Wari? (Carneiro da Cunha, 1978; Viveiros de Castro, 1986; Vilaça, 1982). O objetivo é observar como esses grupos mobilizam a categoria de pessoa e corpo, em sua cosmologia e organização social bem como verificar a influência dos textos clássicos sobre essas monografias. Palavras-Chave: Noção de Pessoa, Etnologia Brasileira, Antropologia Clássica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Clara Sapienci de Souza - Integrante / Geraldo Luciano Andrello - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Rua Cora Coralina, 100, Cidade Universitária, 13083896 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35210121

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional