Kevin Drumond Viana

Mestrando em Formação Interdisciplinar em Saúde no Programa de Mestrado Profissional Interunidades pela Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - FO/FSP/EE-USP. Bacharel (2019) em Psicologia pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense - ICHS-UFF. Associado (desde 2019) do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCrim. Interesses: criminologia, direitos humanos, educação, psicologia, políticas públicas, saúde coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Formação Interdisciplinar em Saúde

2020 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Rogério Nogueira de Oliveira

Graduação em Psicologia

2014 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: O Trabalho e o Egresso do Sistema Prisional: dimensões e contextos
Orientador: Carla Appollinario de Castro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Laboratório de Ciências Criminais. (Carga horária: 120h). , Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, IBCCRIM, Brasil.

2019 - 2019

Racismo Estrutural: o curso. (Carga horária: 8h). , Instituto Luiz Gama, ILG, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à Criminologia - IntroCrim. (Carga horária: 16h). , Instituto de Criminologia e Política Criminal, ICPC, Brasil.

2018 - 2018

Formação em Instrutores de Treinamento (FIT). (Carga horária: 25h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2017 - 2017

Direitos Humanos em Movimento. (Carga horária: 40h). , Centro Acadêmico Dom Waldyr Calheiros - UFF/VR, CADOM, Brasil.

2016 - 2017

O Poder Legislativo no Brasil. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Jurídica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VIANA, K. D. . Seminário: Pluralismo na Imprensa e Direitos Humanos. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Corrupção: desafios e diálogos interdisciplinares no cenário brasileiro. 2019. (Outra).

XII Jornada de Psicologia Sócio-Histórica da PUC-SP.Psicologia Sócio-Histórica, Sistema Penal e Políticas Públicas Sociais. 2019. (Outra).

II Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - A Psicologia e a construção da crítica: novos embaraços no percursos.De qual história se fala: um embaraço na formação do psicólogo. 2018. (Simpósio).

11ª Mostra de Práticas em Psicologia - Ressignificando Práticas, Compartilhando Experiências e Construindo Redes.O trabalho precarizado na universidade: análise do trabalho terceirizado na UFF. 2017. (Outra).

1 Ciclo de Palestra sobre Sociedade, Crime e Criminalidade. 2017. (Outra).

Agenda Acadêmica ICHS 2017 - 100 Anos de Revolução Russa. 2017. (Outra).

Agenda Acadêmica ICHS 2017 - Diálogos sobre Prisão: Universidade-Cárcere-Comunidade. 2017. (Outra).

Agenda Acadêmica ICHS 2017 - Elaboração de Artigos Acadêmicos. 2017. (Outra).

Aula Inaugural "Desafios e Perspectivas da Guarda Compartilhada e o Processo de Alienação Parental". 2017. (Outra).

Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017: De O capital à Revolução de Outubro (1867-1917). 2017. (Outra).

II Simpósio de Pesquisa em Direito - Direitos humanos na atualidade: avanços e retrocessos.A terceirização na UFF: reflexões sobre a precarização e a perda da dignidade do trabalho. 2017. (Simpósio).

I Seminário Humanidade, Ciência e Sociedade: RACISMO INSTITUCIONAL. 2017. (Seminário).

I Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - Da crítica à Psicologia à Psicologia Crítica: embaraços no percurso. 2017. (Simpósio).

VI Semana de Psicologia.Precarização x Saúde no Trabalho. 2017. (Outra).

XIX Encontro Nacional da ABRAPSO - Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção.A terceirização na UFF: enfrentamentos em tempos de precarização do trabalho. 2017. (Encontro).

XXVII Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.As variedades de capitalismo vão so Sul Fluminense: relações de trabalho na Indústria Automobilística. 2017. (Seminário).

Marx e o Marxismo 2016: Capital e Poder. 2016. (Outra).

XXVI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.As variedades de capitalismo vão ao Sul Fluminense: as relações industriais na Indústria Automobilística. 2016. (Seminário).

3 Congresso Nacional da ANEL. 2015. (Congresso).

Políticas públicas: do que estamos falando?. 2015. (Outra).

VIII Colóquio Internacional Marx e Engels. 2015. (Outra).

Agenda Acadêmica 2014 - Jornada acadêmica de psicologia: repensando metodologias, clínicas e histórias. 2014. (Outra).

IV Semana de Psicologia - Diálogos e Intervenções. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carla Appollinario de Castro

CASTRO, C. A.; MATSUMOTO, A. E.; SOUZA, T. L. S. E.. O TRABALHO E O EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL: DIMENSÕES E CONTEXTOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário de Volta Redonda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

RENATO SAMPAIO LIMA

História das Concepções de História em Psicologia Social; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renato Sampaio Lima;

Cristiano Fonseca Monteiro

As variedades de capitalismo vão ao Sul Fluminense: relações de trabalho na indústria automobilística; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristiano Fonseca Monteiro;

Cristiano Fonseca Monteiro

As variedades de capitalismo vão ao Sul Fluminense: relações industriais na indústria automobilística; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristiano Fonseca Monteiro;

Carla Appollinario de Castro

POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRABALHO PARA O EGRESSO DO SISTEMA CARCERÁRIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Carla Appollinario de Castro;

Rogério Nogueira de Oliveira

Acolhimento em Saúde: ética profissional do cuidado; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Formação Interdisciplinar em Saúde) - Faculdade de Odontologia da Usp; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    História das Concepções de História em Psicologia Social, Descrição: Quando o aluno de Psicologia Social inicia seus estudos, comumente lhe é apresentada a história deste campo. No entanto, não se problematiza as teorias históricas em jogo nem as diferenças que estes modos de historicizá-la propõem. Este será o principal objetivo desta pesquisa. Portanto, a discussão seguinte se justifica pela necessidade de compreensão das diferentes correntes historiográficas, bem como desta quase ausente preocupação entre os psicólogos no Brasil (GUEDES, 2008). Assim, busca-se também a expor os diferentes desdobramentos que o uso destas distintas teorias históricas acarretam no campo da teoria/prática em Psicologia Social. A pesquisa ocorre a partir de uma revisão bibliográfica tendo como fonte de pesquisa principal a Revista Psicologia & Sociedade (ABRAPSO), além de demais artigos, dissertações e teses. São selecionados os artigos que historicizam o campo da Psicologia Social, bem como os textos que discutem temáticas deste campo a partir de um viés historiográfico. Em seguida, parte-se para a leitura de cada um dos artigos e a análise, buscando evidenciar o pertencimento às teorias históricas anunciadas no projeto e uma análise crítica buscando entender seus diferentes usos e desdobramento para a historiografia da Psicologia Social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kevin Drumond Viana - Integrante / Renato Sampaio Lima - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    As Variedades de Capitalismo vão ao Sul Fluminense: relações de trabalho na Indústria Automobilística., Descrição: O presente projeto visa a analisar o padrão de interação da indústria automobilística com os atores locais na região sul do estado do Rio de Janeiro. A região é um importante polo industrial, no qual se destacam empresas do setor siderúrgico e metal-mecânico. Desde o final da década de 1990, a região recebeu três grandes montadoras de veículos: a Volkswagen Caminhões, em 1995; a Peugeot-Citroen, em 2000; e mais recentemente, a Nissan-Renault, cuja fábrica está em construção. Baseado na literatura sobre Variedades de Capitalismo (Hall e Soskice, 2001), especialmente suas releituras mais recentes, orientadas para o problema da mudança institucional (Deeg e Jackson, 2007), a pesquisa visa a explorar a hipótese de que, por meio da abertura de fábricas em diferentes localidades, as empresas multinacionais combinam estratégias de exploração dos recursos institucionais locais e a utilização dos recursos institucionais de suas matrizes. Atores locais, por sua vez, recombinam os recursos institucionais existentes e contribuem para a dinamização da região. Assim, a metodologia consistirá na análise de dados relativos às empresas e aos principais atores locais, sobretudo o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense (SMSF), envolvidos com a agenda de desenvolvimento regional, tais como informativos (Boletim 9 de Novembro do SMSF), relatórios, entrevistas e publicações na grande imprensa. O plano de trabalho do bolsista se direciona especificamente para o tema das relações industriais, ou seja, o padrão de interação entre capital e trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kevin Drumond Viana - Integrante / Cristiano Fonseca Monteiro - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    As Variedades de Capitalismo vão ao Sul Fluminense: as relações industriais na Indústria Automobilística, Descrição: O presente projeto visa a analisar o padrão de interação da indústria automobilística com os atores locais na região sul do estado do Rio de Janeiro. A região é um importante polo industrial, no qual se destacam empresas do setor siderúrgico e metal-mecânico. Desde o final da década de 1990, a região recebeu três grandes montadoras de veículos: a Volkswagen Caminhões, em 1995; a Peugeot-Citroen, em 2000; e mais recentemente, a Nissan-Renault, cuja fábrica está em construção. Baseado na literatura sobre Variedades de Capitalismo (Hall e Soskice, 2001), especialmente suas releituras mais recentes, orientadas para o problema da mudança institucional (Deeg e Jackson, 2007), a pesquisa visa a explorar a hipótese de que, por meio da abertura de fábricas em diferentes localidades, as empresas multinacionais combinam estratégias de exploração dos recursos institucionais locais e a utilização dos recursos institucionais de suas matrizes. Atores locais, por sua vez, recombinam os recursos institucionais existentes e contribuem para a dinamização da região. Assim, a metodologia consistirá na análise de dados relativos às empresas e aos principais atores locais envolvidos com a agenda de desenvolvimento regional, tais como informativos, relatórios, entrevistas e publicações na grande imprensa. O plano de trabalho do bolsista se direciona especificamente para o tema das relações industriais, ou seja, o padrão de interação entre capital e trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kevin Drumond Viana - Integrante / Cristiano Fonseca Monteiro - Coordenador / Sabrina Moura Dias - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2019

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Unidade Básica de Saúde da Família - UBSF (bairro Vila Brasília) da Secretaria Municipal de Saúde - SMS da Prefeitura Municipal de Volta Redonda - PMVR.

  • 2017 - 2018

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Centro de Referência de Assistência Social - CRAS (bairro Padre Josimo) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária - SMAC da Prefeitura Municipal de Volta Redonda - PMVR.

  • 2017 - 2018

    Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Divisão de Apoio Social e Psicológico - DASP do Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional - CRAAI de Volta Redonda.