Ricardo Constantino

Graduado em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica, com 18 anos de experiência na coordenação de projetos de automação, manutenção industrial e tecnologia da informação Atuando também na área de Gerenciamento de Projetos na execução de reformas/modernização em hidroelétricas. Coordenou a implantação e capacitação metrológica de laboratórios para aferição de grandezas elétricas, temperatura, dimensional e vácuo. Na área da qualidade atuou como auditor interno ISO 9000, ISO 14000 é Green Belt e participou como examinador na banca PNQ . Possui MBA em Gestão de Projetos. É certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) Ministra aulas de pós graduação e cursos preparatórios para certificação PMP. Consultoria em Gestão de Projetos e Projetos de Geração de EE através de sistemas Fotovoltaicos.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Elétrica

1979 - 1985

Faculdade de Engenharia Industrial
Título: Interface IEE 488 GPIB
Orientador: Marcio Rillo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

?Instalação e Integração de Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Rede?. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2007 - 2009

MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 380h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil. , Palavras-chave: Aplicação de conceitos de GP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerenciamento de Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia Solar Fotovoltáica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Aplicações de Radioisótopos/Especialidade: Instrumentação para Medida e Controle de Radiação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso de Automação e Manufacturing Execution System. 2007. (Congresso).

ISA The Instrumentation, Systems, and Automation Society. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

PATRICIA TREVISO

TREVISO, P.. Complicações agudas em pacientes durante a hemodiálise: uma revisão da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Metodista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniel Labernarde dos Santos

Complicações agudas em pacientes durante a hemodiálise: uma revisão da literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Daniel Labernarde dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CONSTANTINO, R. . Gerenciamento de Projetos segundo conceitos PMI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CONSTANTINO, R. ; VICENTI, A. B. ; MELAO, I. G. . Implantação de um Centro de Gerenciamento de Energia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CONSTANTINO, R. . Definição de uma Interface IEE488- GPIB. 1985. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CONSTANTINO, R. ; Stephan Constantino . Projeto de Sistema de cogeração de Energia Elétrica através de celulas Fotovoltaicas. 2017.

CONSTANTINO, R. . Gerenciamento de Projetos - Gerenciamento das comunicações e partes Interessadas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Certificação PMP (Project Management Professional), PMI.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2012

GEVISA SERVIÇOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerente de projetos atuando em projetos na área de energia. Responsável pelo projeto de Recapacitação das Unidades geradoras Um e Dois da UHE Caconde, que incluía a revisão mecânica das maquinas, reforma do gerador com troca do pacote estatórico e projeto de automação.

2010 - Atual

Centro Universitário Senac

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente no curso Gestão de Projetos ? Ministro o curso Preparatório para Certificação PMP, que trata de todo o conjunto de conhecimentos solicitados na prova de certificação do PMI, contido no PMBOK® ver 5.. ? Ministro o curso e Gestão de Projetos Praticas alinhadas ao PMI, trata de uma forma pratica como executar o que está descrito no PMBOK® ver 5 , voltado para quem atua na área de gerenciamento de projeto ou queria iniciar nesta área. ? Ministro matérias do curso regular de Pós Graduação em Gerenciamento de Projeto.

2007 - 2010

Villares Metals

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Proj Técnologia da Automação, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável por executar e manter o alinhamento estratégico entre as ações de tecnologia de informação (TI), automação às necessidades da organização (TA), para obter uma integração entre os processos de negócio, agregando valor para a empresa através da adoção das melhores práticas. Principais projetos:  Centro de Gestão de Utilidades.  Automação de Fornos Elétricos a Arco  Modernização de Caldeiras  Monitoramento de movimentação de cargas dentro da planta com RFID  Centralização do controle de fornos de refusão  Centralização de controle e monitoramento de fornos de tratamento térmico.  Implantação de Sistema de GED/ Digitalização de arquivo de projetos  Implantação de controle e monitoramento de equipamentos do R&D

1996 - 2007

Villares Metals

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ger de Planej/ Eletrônica e Eng.ª de Fábrica, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela supervisão e desenvolvimento de novos projetos ou adaptações em equipamentos com segurança e qualidade, a fim de proporcionar melhorias nos processos, métodos e redução de custos. Gerenciamento do Planejamento de Manutenção das áreas, visando disponibilizar relatórios técnicos para tomadas de decisões de forma a garantir a continuidade e confiabilidade do processo produtivo, através do controle e planejamento de orçamento, suprimentos, manutenção preventiva, corretiva, preditiva, inspeções, grandes reparos e investimentos das áreas de manutenção da Aciaria, Forjados, Laminados, Utilidades. Responsável pelo suporte técnico e administrativo das atividades de manutenção eletrônica e pelas áreas de manutenção e calibração de instrumentos das grandezas térmicas e elétricas, de forma a manter as condições de segurança, qualidade e produtividade dos equipamentos e satisfazer as questões metrológicas das normas ISO e QS, em toda a planta de Sumaré. Principais realizações ? Implantação da modernização da Aciaria especial ? Modernização do Lingotamento Continuo ? Implantação de Sistemas de controle e redução de consumo de EE ? Transferência da Usina de São Caetano do Sul para Sumaré ? Implantação do Lingotamento Continuo. ? Reativação do forno VAR ? Mudança da matriz energética, privilegiando o uso de GLP nos fornos de reaquecimento e tratamento térmico. ? Conversão dos fornos de GLP para GN. ? Implantação Laminação de Tarugos

2015 - Atual

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico Parlamentar, Regime: Dedicação exclusiva.