Luis Henrique Pereira França

Possui graduação em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, campus de Araçatuba/SP. Foi bolsista integral do PROUNI de 2013 à 2017, e pesquisador de Iniciação Científica de 2016 à 2017. É Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Mestrando em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus PICI. Possui pesquisas voltadas à área de reforço estrutural e Ensino e Aprendizagem na Engenharia. Foi monitor de três disciplinas, organizador de eventos, participou de congressos locais à internacionais. Exerceu a função de Encarregado de Obra na CINCO Construtora e Incorporadora na cidade de Três Lagoas - MS, onde adquiriu experiência prática em sistema de qualidade, gestão de pessoas, gerenciamento de obra, ISO 9001 e instituição e incorporação imobiliária. Atuou como professor substituto na Faculdade AEMS (Três Lagoas), e atualmente atua como docente no Instituto da Construção, Capacitado Educacional e Faculdade FATENE.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil

2019 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Orientador: Marcelo Silva Medeiros Júnior;Coorientador: Antônio Eduardo Bezerra Cabral.

Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica

2018 - 2019

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Título: O processo de ensino e aprendizagem nas ciências exatas: o diálogo no levantamento de problemas na engenharia.
Orientador: Alan Rodrigo Antunes

Graduação em Engenharia Civil

2013 - 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM
Título: Estudo comparativo das técnicas de reforço estrutural EBR e NSM
Orientador: André Luís Gamino
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

INTRODUCCIÓN A LA ADMINISTRACIÓN ESTRATÉGICA. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA PARA GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

Análise de Riscos na Construção Civil. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2019 - 2019

Pesquisador em Ciências da Educação: Estratégias de Ensino e Aprendizagem. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.

2018 - 2018

Saneamento Básico. (Carga horária: 40h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2017 - 2017

COMPETÊNCIA TRANSVERSAL: SEGURANÇA DO TRABALHO. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

2016 - 2016

Sustentabilidade Aplicada aos Negócios: orientações para gestores. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

Gestão de Projetos Urbanos. (Carga horária: 24h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Introdução ao REVIT. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, UNISALESIANO, Brasil.

2015 - 2015

Mini Curso: Análise Tridimensional via SAP 2000. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, UNISALESIANO, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Minicurso Ftool (Two-dimensional Frame Analysis Tool). (Carga horária: 6h). , Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, UNISALESIANO, Brasil.

2010 - 2012

Gestão Empresarial. (Carga horária: 127h). , Bolsão Informática, BI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRANÇA, L. H. P. ; BISPO, R. A. ; ALMEIDA, J. M. ; FERNANDES, G. A. C. . 2º Mini Curso de Ftool (Software de análise estrututral bidimensional). 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Motivando Todos Para a Qualidade. 2018. (Seminário).

13 Semana de Engenharia do Unisalesiano. 2016. (Encontro).

22ª FEICON BATIMAT. 2016. (Feira).

V Seminário de Iniciação Cientifica do UniSALESIANO. 2016. (Seminário).

12ª SET - Semana da Engenharia do Unisalesiano. 2015. (Encontro).

1 Circuito de Palestras do Centro de Estudos de Sistemas Estruturais (CESE). 2015. (Encontro).

11ª SET - Semana da Engenharia do Unisalesiano. 2014. (Encontro).

10ª SET - Semana da Engenharia do Unisalesiano. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Luís Gamino

Estudo experimental da resistência do concreto reforçado com chapas metálicas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em engenharia civil) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium; Orientador: André Luís Gamino;

Antonio Eduardo Bezerra Cabral

Estudo de reforço de estruturas de concreto com compósito reforçado por fibras de carbono; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANÇA, L. H. P. ; ANTUNES, Alan Rodrigo ; TELES, E. M. T. . Uma abordagem humanística sobre o ensino na engenharia: um caminho para formação interdisciplinar. UNIVERSITAS (ARAÇATUBA) , v. 1, p. 105-115, 2019.

  • FRANÇA, L. H. P. ; MARTINS, R. C ; GAMINO, A. L. ; NEGREIROS, N.F . Análise da substituição do agregado miúdo por bagaço da cana-de-açúcar em diferentes tipos de concretos e argamassas. UNIVERSITAS (ARAÇATUBA) , v. 11, p. 147-156, 2018.

  • FRANÇA, L. H. P. ; MELO, J. V. A. ; COSTA, M. P. ; GAMINO, A. L. . Estudo comparativo das técnicas de reforço estrutural EBR e NSM. UNIVERSITAS (ARAÇATUBA) , v. 11, p. 157-173, 2018.

  • NEGREIROS, N.F ; FRANÇA, L. H. P. ; BISPOS, R. A. ; PINCERATO, G. M. T. . O estudo da necessidade da ampliação da Estação de Tratamento de água em Três Lagoas, cidade em constante crescimento. UNIVERSITAS (ARAÇATUBA) , v. 10, p. 120-131, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Sistema de Caixa Enterrada para Rede de Distribuição de Gás Utilizando Concretos Especiais e/ou Estrutura Metálica, Descrição: O projeto de pesquisa proposto neste documento objetiva a criação de um sistema de caixa enterrada, tampa e sobretampa de inspeção para rede de distribuição de gás natural, projetados e produzidos com tecnologias inovadoras. O projeto estrutural do sistema será realizado utilizando-se um pacote computacional de elementos finitos, para a determinação dos esforços solicitantes. Serão realizadas análises numéricas considerando a não-linearidade geométrica do elemento estrutural, a não-linearidade física do concreto e do aço, a fissuração e o amolecimento do concreto. A realização deste procedimento garante a obtenção de esforços solicitantes mais próximos da realidade, conduzindo a uma taxa de armadura mais adequada. A caixa será projetada de forma a resistir aos carregamentos laterais do solo e sobrecargas dos veículos bem como as cargas de empuxo. Já a tampa e sobretampa deverão suportar os efeitos dos carregamentos estático e dinâmicos dos veículos, de acordo com as recomendações da ABNT NBR 7188:2003. O dimensionamento da caixa, tampa e sobretampa serão realizados de acordo com as prescrições da ABNT NBR 6118:2014, ABNT NBR 8800:2008 e EUROCODE 09:2007. No processo inovador de produção desse sistema serão utilizados concretos especiais, mais leves e resistentes que os empregados no sistema atual e placas de aço e/ou alumínio. Para tanto será desenvolvido, dentre outras coisas, um traço de concreto auto-adensável que permitirá a produção da caixa em regime industrial (pré-moldado) sem a necessidade de vibração mecânica e com paredes mais delgadas. Com relação a execução da tampa e sobretampa, serão analisadas três soluções diferentes, as quais são: a) tampas nervuradas de concreto de alto desempenho (fck acima de 80 Mpa) reforçado com macrofibras de aço, com subdivisão da tampa; b) tampas maciças de concreto de alto desempenho (fck acima de 80 Mpa) reforçada com polímeros de fibra de carbono bidirecional e c) tampas de alumínio estrutural (ligas 6060 ou 6063 dentre outras), a fim de se verificar o sistema de melhor relação custo/desempenho e menor peso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luis Henrique Pereira França - Integrante / Alexandre Miranda Montalverne - Coordenador / Marcelo Silva Medeiros Júnior - Integrante / Antônio Eduardo Bezerra Cabral - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2017

    Estudo comparativo das técnicas de reforço estrutural EBR e NSM, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Luís Gamino em 29/04/2019., Descrição: A proposta central deste projeto é estudar o reforço estrutural em vigas de concreto mediante as técnicas EBR e NSM. O estudo envolve ensaios experimentais com corpos de prova prismáticos, reforçando-os no banzo tracionado com adição de uma e duas camadas de chapas, com e sem adição de buchas metálicas, embutiduras de laminados com 2 e 3 cm de profundidade e espaçamento entre os cortes de 3 e 5 cm para análise do comportamento mecânico frente à flexão de vigas de concreto. Para tanto, foram utilizadas prescrições normalizadas pela ABNT em relação ao tema. Os ensaios experimentais foram realizados para verificação do aumento da capacidade resistente do concreto estrutural. Este projeto produzirá como produto final, um conjunto de análises estruturais que servirá para o desenvolvimento de pesquisas futuras relacionada as técnicas de reforço envolvendo estruturas em concreto armado submetidas à flexão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luis Henrique Pereira França - Integrante / Andre Luis Gamino - Coordenador / Milena Preti Costa - Integrante / Jonatas Vasconcelos de Almeida Melo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Estudo experimental da resistência do concreto reforçado com chapas metálicas, Descrição: A proposta central deste projeto é estudar o comportamento mecânico do compósito concreto reforçado com chapas metálicas com ênfase a aplicações a estruturas de concreto.O estudo envolveu ensaios experimentais com corpos de prova prismáticos, reforçando-os no banzo tracionado com adição de uma e duas camadas de chapas, com e sem adição de buchas metálicas, para análise do comportamento mecânico frente à flexão de vigas de concreto. Para tanto, foram utilizadas prescrições normalizadas pela ABNT em relação ao tema. Os ensaios experimentais foram realizados alterando-se a quantidade de camada de reforço e a adição de buchas metálicas verificando- se os efeitos sobre o aumento da capacidade resistente do concreto estrutural. Este projeto produzirá como produto final um conjunto de análises estruturais que servirá para o desenvolvimento de pesquisas futuras relacionada à aplicação da adição de armadura externa em projetos envolvendo estruturas em concreto armado submetidas à flexão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luis Henrique Pereira França - Integrante / Andre Luis Gamino - Coordenador / Milena Preti Costa - Integrante / Jonatas Vasconcelos de Almeida Melo - Integrante / Gabriela Damasceno dos Reis - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Cooperação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2016

TECOL: TECNOLOGIA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio de férias, realizado no Condomínio Villas de Córdobas em Três Lagoas/MS. Estágio com dedicação ao canteiro de obra (topografia, execução de vigas baldrames, etc) e no escritório (leitura de projetos como: armaduras, locação das estacas, e disposição dos blocos estruturais)

2017 - 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitoria referente a disciplina de Teoria das Estruturas, com supervisão do Prof. Dr. André Luis Gamino

2016 - 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de disciplina, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitoria referente a disciplina de Geometria Analítica.

2016 - 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de dicisplina, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria referente a disciplina de Álgebra Linear.

2016 - 2016

RB Engenharia e Construções

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio como auxiliar do sistema de gestão da qualidade na inspeção dos serviços executados no edificio Isola de Capri, inspeção durante o recebimento dos materiais, levantamento das necessidades e estoques do materiais, atendimento as visitas dos clientes à obra e Check List dos apartamentos.

2018 - 2019

Cinco Construtora e Incorporadora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encarregado de Obra, Carga horária: 44

Outras informações:
Adquiri experiência prática em sistema de qualidade, gestão de pessoas, gerenciamento de obra, ISO 9001, liderança de equipe, avaliação de desempenho (NBR 15575) e instituição e incorporação imobiliária.

2019 - 2019

Centro de Ensino Grau Técnico - Unidade bezerra de Menezes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Nível: Técnico Disciplina: Desenho Técnico Disciplina: Técnica de Construção Civil

2019 - Atual

Residencia educacional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Orientação pedagógica nos cursos técnicos de Edificações e Eletrotécnica

2019 - Atual

Instituto da Construção

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor no curso de Mestre de Obras, atuando com conhecimentos teóricos e práticos.

2020 - Atual

Faculdade Terra Nordeste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 3

Outras informações:
Disciplinas: Estrutura Metálicas