Georgia Juli Goes de Souza

Possui graduação nas licenciaturas:Geografia (2006) e Educação Física(2014) pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Ba (UESC) e Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi funcionária pública municipal em Itapebi-Ba, lotada na Secretaria de Educação como Professora de Geografia nível II, durante o período de 10 de maio de 2006 até 30 de março de 2010. É funcionária pública concursada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, desde 20/03/2007 como Professora de Geografia 40hs lotada atualmente no Colégio Estadual Presidente Médici (CEPM) em Itabuna-Ba. Tem experiência nas disciplinas: Geografia, Metodologia da Geografia (modalidade Ensino Médio-Normal), História, Artes e Educação Física. No ano de 2013 além lecionar foi articuladora do Projeto didático pedagógico das modalidades esportivas futsal e voleibol, na Unidade Escolar CEPM conciliando o conhecimento teórico e prático para a participação dos alunos nos Jogos Estudantis da Rede Pública, JERP em Itabuna-Ba foi também promotora da I Mostra Científica do CEPM e orientadora da Pesquisa Científica intitulada: PESQUISA-AÇÃO REVITALIZAÇÃO DO TERRENO PRÓXIMO A QUADRA DO COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE MÉDICI-ITABUNA-BA, elabora por alunas do 9º ano. No ano de 2014, lecionou a disciplina Geografia no Ensino Médio e Ciências Humanas no Projeto de Ressifgnicação da Dependência, atuou na aplicação do Projeto Ciência na escola, foi coordenadora da II Feira de Cultura e Ciências do CEPM e Professora-Orientadora da pesquisa científica intitulada: Como tudo começou... Violência Doméstica no período de abril a novembro de 2014, realizando encontros periódicos de orientação nesta unidade escolar no período vespertino, elaborado pelas Alunas-Pesquisadoras Sara Gonçalves Lima e Indiana Moura Oliveira, que foram premiadas com a 2ª colocação na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na IV Feira de Ciências e Matemática da Bahia-FECIBA. Atuou como Técnica NUPAIP Regional no Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e intervenção Pedagógica-PAIP no período de 29.04.2015 a 08.03.2016. Atualmente leciona as disciplinas Geografia e Sociologia no Colégio Estadual Presidente Médici e História e Geografia na Escola Estadual Antonio Carlos no município de Itabuna.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Meio ambiente e desenvolvimento

2007 - 2008

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Transformações socio ambientais no distrito de Barra do Serinhaém
Orientador: Wellington Soares Freitas

Graduação em Educação Física

2011 - 2014

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: A CAPOEIRA NA ESCOLA: MITO OU REALIDADE NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE ITABUNA-BA
Orientador: Roberto França Moreira

Graduação em Geografia

2002 - 2006

Universidade Estadual de Santa Cruz/Ba
Título: TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO DISTRITO DE INEMA- ILHÉUS BAHIA- A PARTIR DE 1990
Orientador: Gilmar Alves Trindade
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Educação Científica Bahia, Brasil: Espaço, Ambient. (Carga horária: 120h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2012 - 2012

Minicurso Políticas Públicas e Educação Física Esc. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2004 - 2004

Proteção ao meio ambiente (oficina). (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Santa Cruz/Ba, UESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA BAHIA. 2014. (Feira).

Ciclo de Palestras CRAS.Atividade Física na Terceira Idade. 2013. (Outra).

II Conferência de Cultura de São José da Vitória. 2013. (Outra).

II Congresso de Educação Física do Sul da Bahia. 2013. (Congresso).

III Encontro Estadual de Representantes das Direc's da Bahia. 2013. (Encontro).

I Jornada Bahiana de Pedagogia. 2013. (Outra).

I Seminário sobre valoração econômica dos recursos naturais em áreas protegidas da Bahia. 2013. (Seminário).

I Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física d. 2013. (Simpósio).

IX Conferância Municipal da Assistência Social do Município de São José da Vitória. 2013. (Outra).

Olímpiada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente: Plantando ideias, formando cidadãos. 2013. (Outra).

Palestra: Território usado e planejamento urbano e regional: um compromisso com o futuro. 2013. (Outra).

I Seminário PARFOR. 2012. (Seminário).

Seminário de Educação Ambiental para compartilhamento de práticas pedagógicas. 2012. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. 2012. (Congresso).

VI Seminário de Ética e Legislação em Educação Física. 2012. (Seminário).

I Congresso de Educação Física. 2011. (Congresso).

III Semana de Educação Física da UESC. 2011. (Outra).

II Seminário Regional de discussão curricular da rede estadual. 2011. (Seminário).

XI Seminário de Iniciação Científica e VIII Semana de Psequisa e Pós-Graduação- UESC.Transformações na estrutura socioeconômica na cidade de Camacan/Ba- década de 19990. 2005. (Seminário).

Fórum nacional de Direitos Humanos- UESC. 2004. (Outra).

Seminário de Socialização do Projeto Político Pedagógico do curso de Lincenciatura em Geografia - UESC. 2004. (Seminário).

X Seminário de Inicação Científica- UESC. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Debora cardoso da Silva

FREITAS, W. S.;CARDOSO,D.; Callegaro,I.C.. Análise sócio-ambiental no distrito de Barra do Serinhaém, Ituberá-BA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

OLIVEIRA, I

M; , LIMA, S; G; ; COMO TUDO COMEÇOU; ; ; VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; 2014; Orientação de outra natureza - Colégio Estadual Presidente Médici; Orientador: Georgia Juli Goes de Souza;

Nascimento, B

O; ; SANTOS, C; F; ; SILVA, Y; M; L; ; PESQUISA-AÇÃO REVITALIZAÇÃO DO TERRENO PRÓXIMO A QUADRA DO COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE MÉDICI-ITABUNA-BA; 2013; Orientação de outra natureza - Colégio Estadual Presidente Médici; Orientador: Georgia Juli Goes de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilmar Alves Trindade

Transformações Socioespaciais no Distrito de Inema, em Ilhéus/BA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Gilmar Alves Trindade;

Gilmar Alves Trindade

Estrutura socioeconômica do Comércio de Camacan/BA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Gilmar Alves Trindade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, P. T. A. ; SOUZA, G. J. G. ; MOREAU, A. M. S. . Bacia do Rio Una (Valença): aspectos físicos, sócio-econômicos e suas relações. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria. Geomorfologia e riscos ambientais, 2004.

  • SOUZA, G. J. G. ; TRINDADE, G. A. . Transformações na estrutura socioeconômica na cidade de Camacan. In: XI Seminário de Inciação Científica, 2005, Ilhéus. Seminário de Inciação Científica - UESC, 2005.

  • SOUZA, G. J. G. ; FRANCO, G. B. ; SCHIAVETTI, A. . Avaliação da temática educação ambiental nas disciplinas de Geografia e Biologia das Escolas Públicas e Particulares no município de Itabuna - Bahia. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UESC, 2005, Ilhéus. XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UESC, 2005.

  • SOUZA, G. J. G. ; FRANCO, G. B. ; TREVIZAN, S. P. . Disputa comercial entre o Brasil e o Canadá: o papel da OMC. In: A relação capital x trabalho no processo de (des) construção do espaço nordestino, 2005, Aracajú. XXII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste, 2005.

  • SOUZA, G. J. G. ; TRINDADE, G. A. . Tansformações na estrutura socioeconômica da cidade de Camacan-Ba- década de 1990. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, G. J. G. . As transformações socio espaciais no Distrito de Inema-Ilhéus/BA - a partir de 1990 2006 (Monografia).

  • SOUZA, G. J. G. ; TRINDADE, G. A. . Transformações na estrutura socioeconômica na cidade de Camacan - década de 1990. 2005 (Relatório) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    A CAPOEIRA NA ESCOLA, MITO OU REALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA., Descrição: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no município de Itabuna-Ba sobre a presença da Capoeira nos colégios estaduais, conteúdo esse que está no artigo 26 da Lei 10.639 (2003) se torna explícito e deve estar presente nas escolas do ensino fundamental e médio. Optou-se pela aplicação de questionário, onde 18 professores de Educação Física e 09 coordenadores, responderam as questões abertas e fechadas sobre o tema. Assim verificou-se que a maioria dos professores 55% aplicam o conteúdo Capoeira nas aulas de Educação Física, mas, que apenas 30% nas três dimensões do conteúdo. Segundo os coordenadores pedagógicos a Capoeira apresenta-se nos colégios de maneira esporádica na Culminância de projetos como Dia da Consciência Negra ou periodicamente no Programa Mais Educação do Governo Federal presente em alguns colégios, muitas vezes dissociada da disciplina Educação Física e sem um cunho educacional. Mesmo esta pesquisa revelando que na prática pedagógica de alguns professores haja uma preocupação com a diversificação dos conteúdos, aplicando a Capoeira como um deles, 45% dos professores não a aplicam. Presencia-se aqui uma resistência dos professores face a novos conteúdos por meio da escolha do que será oferecido aos alunos durante um ano letivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Georgia Juli Goes de Souza - Coordenador / Roberto França Moreira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Colégio Estadual Presidente Médici. , Rua Santa Rita s/n, Califórnia, 45604252 - Itabuna, BA - Brasil, Telefone: (73) 36134885

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando nas U.Es. Colégio Estadual Presidente Médici e Escola Estadual Antonio Carlos em Itabuna-Ba.

2006 - 2010

Prefeitura Municipal de Itapebi

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora concursada, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

2004 - 2005

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20