Victor Almeida Pereira

Possui graduação em Ciências Militares (Formação em Artilharia) pela Academia Militar das Agulhas Negras (2005). Especialista em Inteligência Militar pelo Exército Brasileiro (2008) e pela Escuela de Guerra del Ejército de Tierra (Espanha - 2013). Integrou em 2010 o 13º contingente da Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti (MINUSTAH), exercendo funções na área de Coordenação Civil-Militar. É pós-graduado em Geopolítica e Relações Internacionais pelo Centro Universitário Claretiano e mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. Atualmente, integra a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), como analista de Inteligência Militar. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Artilharia de Campanha, Inteligência Militar, Operações de Paz, Geopolítica e Relações Internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciências Militares

2013 - 2014

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais(Exército Brasileiro)
Título: A inteligência militar brasileira na Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti sob o enfoque das operações militares de não guerra, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Carlos Alberto Lins Reis
Palavras-chave: Inteligência Militar; Operações de não guerra; Operações de paz; ONU.Grande área: Outros

Especialização em Geopolítica e Relações Internacionais

2017 - 2017

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: A relevância da participação brasileira na missão de paz da ONU na República Centro-Africana: um estudo sobre sua viabilidade geopolítica
Orientador: Prof. Drª. Maria Cecília de Oliveira Adão

Graduação em Ciências Militares (Formação em Artilharia)

2002 - 2005

Academia Militar das Agulhas Negras
Título: O Sistema Gênesis na Artilharia de Campanha
Orientador: Paulo Sérgio Maturana Lopes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Estágio Geral de Operações de Garantia da Lei e da Ordem. (Carga horária: 302h). , Centro de Instrução de Operações da Garantia da Lei e da Ordem - EB, CIOPGLO, Brasil.

2010 - 2010

Estágio de Estado-Maior Combinado em Missão de Paz. (Carga horária: 32h). , Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, CCOPAB, Brasil.

2010 - 2010

Estágio de Cooperação Civil-Militar em Op Paz. (Carga horária: 24h). , Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, CCOPAB, Brasil.

2010 - 2010

Civil-Military Coordination (CIMIC) in UN Peacekeeping Operations. (Carga horária: 40h). , Peace Operations Training Institute, POTI, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Defesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.A ameaça assimétrica e as operações de paz: reflexões sobre o papel da Organização das Nações Unidas no atual cenário internacional. 2016. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Manoel Márcio Gastão

SANTOS FILHO, E. F.;GASTÃO, M. M.; REIS, C. A. L.. A INTELIGÊNCIA MILITAR BRASILEIRA NA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ESTABILIZAÇÃO DO HAITI SOB O ENFOQUE DAS OPERAÇÕES MILITARES DE NÃO GUERRA E DAS GUERRAS DE QUARTA GERAÇÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em Aperfeiçoamento de Oficiais) - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Vera Lúcia de Faveri Fernandes e Silva

SILVA, V. F. F.. A Relevância da Participação Brasileira na Missão de Paz da Onu na República CentroAfricana: um Estudo Sobre sua Viabilidade Geopolítica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geopolítica e Reaações internacionais) - Claretiano Centro Universitário.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernando Henrique Baia Lira Júnior

O emprego de munições de precisão de artilharia na segunda Guerra do Golfo: contribuições para a modernização da artilharia brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Militares (Formação em Artilharia)) - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN); Orientador: Victor Almeida Pereira;

Leonardo Velho Stecanella

A influência da simulação no preparo técnico do observador: um estudo sobre a modernização no adestramento da observação do tiro de artilharia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Militares (Formação em Artilharia)) - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN); Orientador: Victor Almeida Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Alberto Lins Reis

INTELIGÊNCIA MILITAR BRASILEIRA NA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ESTABILIZAÇÃO DO HAITI SOB O ENFOQUE DAS OPERAÇÕES MILITARES DE NÃO GUERRA E DAS GUERRAS DE QUARTA GERAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O EMPREGO DA INTELIGÊNCIA MILITAR TERRESTRE NAS OPERAÇÕES DE PAZ; 2014; Dissertação (Mestrado em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS) - ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS,; Orientador: Carlos Alberto Lins Reis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, V. A. . A participação brasileira na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a estabilização da República Centro-Africana. COLEÇÃO MEIRA MATTOS - REVISTA DAS CIÊNCIAS MILITARES (ONLINE) , v. 13, p. 67-82, 2019.

  • PEREIRA, V. A. . A inteligência militar espanhola na contrainsurgência: contribuições para a doutrina militar brasileira. MILITARY REVIEW , v. Fev 2018, p. 38-46, 2018.

  • PEREIRA, V. A. . O Brasil, a África e a importância geopolítica do Atlântico Sul. Revista Agulhas Negras , v. 2, p. 100, 2018.

  • PEREIRA, V. A. . A MINUSTAH ante as características das operações de não guerra: implicações para o emprego da inteligência militar terrestre nas operações de paz. Giro do Horizonte , v. 2016, p. 1, 2016.

  • PEREIRA, V. A. . A ameaça assimétrica e as Operações de Paz: reflexões sobre o papel da organização das Nações Unidas no atual cenário internacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministério da Defesa - Exército Brasileiro, Academia Militar das Agulhas Negras. , AC Academia Militar de Agulhas Negras, Independência (Agulhas Negras), 27534970 - Resende, RJ - Brasil, Telefone: (24) 33884500