Wellington Santos Greco

Defensor da Escola livre, plural, laica e democrática, que contribua para a formação crítica e político-social dos alunos. Possui graduação em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2017). Atualmente, é licenciando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da UFVJM, desenvolvendo pesquisa, em arte rupestre, junto ao Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/CeGeo/UFVJM). Tem interesse na área das Humanidades, com ênfase em Arqueologia e História, principalmente nos seguintes temas: arte rupestre; paisagem; estilo; cultura, memória e história.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Ciências Humanas

2017 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Espelho de Pedra: A estrutura emergente da arte rupestre nas matas do Alto Araçuaí (Felício dos Santos, MG), Ano de Obtenção:
Orientador: Marcelo Fagundes
Palavras-chave: arte rupestre; estilo; paisagem; estruturalismo; Vale do Jequitinhonha.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.

Graduação em andamento em História - Licenciatura Ou Bacharelado

2018 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação interrompida em 2018 em História

2017 - Interrompido

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Ano de interrupção: 2018

Graduação em Humanidades

2014 - 2017

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Estilo e Paisagem: os conjuntos rupestres do sítio Sampaio, Felício dos Santos, MG
Orientador: Marcelo Fagundes

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Escola Estadual "Hermenegildo Vilaça"

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Indigenismo e Pensamento Decolonial na América do Sul. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2017 - 2017

Adaptações didáticas em História para discentes com deficiência visual. , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2017 - 2017

Arte Rupestre. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2017 - 2017

Revoltas escravas no período das Regências: O caso de Carrancas. , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2016 - 2016

Em nome do Pai e do Filho: cristianismos e trajetória político-religiosa do. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2016 - 2016

Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Fontes e possibilidades de pesquisa his. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2016 - 2016

A ilusão da diversidade. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2016 - 2016

A metodologia e reflexão interdisciplinar nas pesquisas da pós-gradução. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2016 - 2016

Atividades de campo - Sítio Arqueológico Sampaio, Felício dos Santos-MG. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Introdução à Paleontologia. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Francês básico. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Introdução aos estudos de arte rupestre. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Tecnologia cerâmica Pré-histórica.. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Técnicas de Análise de Material Lítico. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Introdução à Geografia Humanista Cultural. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Atividade de campo - Cemitério dos escravos, Mendanha, Diamantina-MG. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Atividades de campo - Sítio Arqueológico Cabeças 3, Felício dos Santos-MG. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2014 - 2014

Escavação do Quintal da Casa Chica da Silva. , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Histórica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário de Saúde Mental e II Encontro Microrregional de Saúde Mental. 2019. (Seminário).

VII REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTE RUPESTRE. Arte rupestre e paisagem: estudo de sítios em área de mata no Alto Araçuaí, bacia do Jequitinhonha. 2018. (Congresso).

VII Reunião da SAB-SE.Jambreiro: estrutura, sentidos e arte rupestre. 2018. (Outra).

VI Semana da Integração, SINTEGRA-UFVJM.FONTES DE ENERGIA E SEUS POTENCIAIS NO/DO VALE DO JEQUITINHONHA. 2018. (Outra).

VI Semana da Integração, SINTEGRA-UFVJM.Sistemas agrários: análises e discussões de seus impactos socioambientais.. 2018. (Outra).

VI Semana da Integração, SINTEGRA-UFVJM.Urbanização em Diamantina: análises do Plano Diretor a partir da visão cotidiana do alunado.. 2018. (Outra).

VI Semana da Integração, SINTEGRA-UFVJM.ALTERIDADE, IDENTIDADE E ARTE RUPESTRE: ESTUDO ESTILÍSTICO DOS CONJUNTOS GRÁFICOS DE SÍTIOS EM MATA NO ALTO ARAÇUAÍ, MG. 2018. (Outra).

XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2018. (Congresso).

X Seminário Brasileiro de História da Historiografia (SNHH). 2018. (Outra).

4° Festival de História. 2017. (Outra).

II Seminário de Pesquisas em andamento MPICH.Dos lugares em pedra pintada: Estudo estilístico da arte rupestre dos sítios em mata no Vale do rio Araçuaí, Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. 2017. 2017. (Seminário).

I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.Sampaio: as constituições de um lugar percebidas no estudo em arte rupestre. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.Da arte do (se) fazer: Breves considerações sobre o comportamento humano registrado nos vestígios gráficos do sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, Alto Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 2017. (Simpósio).

IV Encontro de Internacionalização curricular e interculturalidade. 2017. (Outra).

V Semana da Integração - UFVJM.Ensino de solos: uma perspectiva prática. 2017. (Outra).

V Semana da Integração - UFVJM.Dos traços às formas: Estudo dos grafismos rupestres do Sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, MG. 2017. (Outra).

V Semana da Integração - UFVJM.O trabalho de campo como estratégia metodológica: breve relato de experiências junto ao PIBID-UFVJM-Geografia. 2017. (Outra).

6ª Reunião da SAB Sudeste,.Estudo dos grafismos rupestres do sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, Alto Araçuaí, Minas Gerais. 2016. (Outra).

III Semana de História da UFVJM. 2016. (Outra).

Semana de Humanidades: Diversidade e Vale do Jequitinhonha. 2016. (Outra).

VI Semana da Integração, SINTEGRA-UFVJM.Urbanização em Diamantina: análises do Plano Diretor a partir da visão cotidiana do alunado. 2016. (Outra).

3º Festival de História - fHist. 2015. (Outra).

IV Semana da Integração - Ensino, pesquisa e extensão (UFVJM).Análise Cronoestilística do Sítio arqueológico Sampaio, Felício dos Santos, Alto Vale do Araçuaí, Minas Gerais. 2015. (Outra).

VI Seminário Nacional sobre Geografia e Fenomenologia. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Letícia Carolina Teixeira Pádua

PÁDUA, L.. Estilo e Paisagem: Os Conjuntos Rupestres do Sítio Sampaio, Felício dos Santos, Alto Vale do Rio Araçuaí, Alto Jequitinhonha, MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Marcia Maria Arcuri Suner

FAGUNDES, M.; ISNARDIS, A.;ARCURI, M. M.; PADUA, L.; LAGES, A. C.. Estrutura, sentidos e paisagem: arte rupestre nas matas do Araçuaí, Felício dos Santos, MG. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Faculdade Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Luciana Lopes dos Santos

FAGUNDES, MarceloSANTOS, Luciana Lopes dos; HORTA, A. I.; MORAIS, Marcelino Santos; PÁDUA, Letícia Carolina Teixeira. Estilo e Paisagem: os conjuntos rupestres do sítio Sampaio, Felício dos Santos, Alto Vale do Rio Araçuaí, Alto Jequitinhonha, MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelo Fagundes

Das linhas do mundo em Serra Negra: estudo da arte rupestre dos sítios em mata no Alto Vale do rio Araçuaí, Felício dos Santos, MG, e suas interrelações entre estilo e paisagem; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciências Humanas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);

Marcelo Fagundes

Estilo e Paisagem: os conjuntos rupestres do sítio Sampaio, Felício dos Santos, MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Marcelo Fagundes;

Marcelo Fagundes

Estudo dos Grafismos Rupestres do Sítio Sampaio, Município de Felício dos Santos-MG: Um Sítio da Tradição Planalto na Área Arqueológica de Serra Negra; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Marcelo Fagundes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FAGUNDES, M. ; BANDEIRA, A. M. ; GRECO, W. . Paisagem e lugares: considerações sobre a arte rupestre do Sítio Sampaio, Felício dos Santos, Alto Araçuaí, Minas Gerais: uma análise interpretativa. CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 28, p. 746-768, 2018.

  • FAGUNDES, M. ; GRECO, W. . Dois Lados do Quadrante: Paisagem e Arte Rupestre do Sítio Jambeiro, Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. Revista Noctua - Arqueologia e Patrimônio , v. 1, p. 4-20, 2018.

  • FAGUNDES, M. ; BAGGIO FILHO, H. ; SILVA, A. C. ; GRECO, W. ; AROEIRA, M. D. ; GALVAO, L. G. . O Sítio Arqueológico Sampaio, Alto Vale do Araçuaí, Felício Dos Santos, Minas Gerais: Paisagem, Cronologia e Repertório Cultural para Compreensão das Ocupações Humanas Antigas do Espinhaço Meridional. Revista Espinhaço , v. 11, p. 65-76, 2017.

  • FAGUNDES, M. ; MACEDO, T. D. A. ; LAGE, A. C. P. ; GRECO, W. . Educação Colaborativa - Arqueologia, História e Cultura no Município de Felício dos Santos. In: MATTOS, A.B.: DE PAULA, A.C; RAMOS, D. A.; VALE, T. C.. (Org.). (Org.). Ciências Humanas em Foco. 01ed.Diamantina: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017, v. , p. 113-136.

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . O trabalho de campo como estratégia metodológica: breve relato de experiências junto ao PIBID-UFVJM-Geografia. In: V Semana da Integração UFVJM, 2017, Diamantina. Anais da V Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2017.

  • GRECO, W. ; FAGUNDES, M. . Dos traços às formas: Estudo dos grafismos rupestres do Sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, MG.. In: V Semana da Integração UFVJM, 2017, Diamantina. Anais da V Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2017.

  • GRECO, W. ; FAGUNDES, M. . Análise Cronoestilística do Sítio arqueológico Sampaio: Felício dos Santos, Alto Vale do Araçuaí, Minas Gerais. In: IV Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2015, Diamantina, MG. Anais da IV Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2015.

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . Urbanização em Diamantina: análises do Plano Diretor a partir da visão cotidiana do alunado. In: SINTEGRA - UFVJM, 2018, 2018, Diamantina. Anais da VI Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2018.

  • GRECO, W. ; FAGUNDES, M. . ALTERIDADE, IDENTIDADE E ARTE RUPESTRE: ESTUDO ESTILÍSTICO DOS CONJUNTOS GRÁFICOS DE SÍTIOS EM MATA NO ALTO ARAÇUAÍ, MG. In: VI SINTEGRA UFVJM, 2018, Diamantina. Anais da VI Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2018.

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . Sistemas agrários: análises e discussões de seus impactos socioambientais. In: VI SINTEGRA UFVJM, 2018, Diamantina. Anais da VI Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2018.

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . FONTES DE ENERGIA E SEUS POTENCIAIS NO/DO VALE DO JEQUITINHONH. In: VI SINTEGRA UFVJM, 2018, Diamantina. Anais da VI Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2018.

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . Ensino de solos: uma perspectiva prática. In: V Semana da Integração UFVJM, 2017, Diamantina. Anais da V Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (UFVJM), 2017.

  • FAGUNDES, M. ; GRECO, W. . Considerações Sobre a Arte Rupestre Do Sítio Sampaio, Felício dos Santos, Alto Araçuaí, Minas Gerais ? Paisagem, Lugares do Sentido e Estruturas da Vida: Uma Análise Interpretativa. CLIO. SÉRIE ARQUEOLÓGICA (UFPE) , 2018.

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . Sistemas agrários: análises e discussões de seus impactos socioambientai. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . FONTES DE ENERGIA E SEUS POTENCIAIS NO/DO VALE DO JEQUITINHONHA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. ; FAGUNDES, M. . ALTERIDADE, IDENTIDADE E ARTE RUPESTRE: ESTUDO ESTILÍSTICO DOS CONJUNTOS GRÁFICOS DE SÍTIOS EM MATA NO ALTO ARAÇUAÍ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. ; FAGUNDES, M. . Arte rupestre e paisagem: estudo de sítios em área de mata no Alto Araçuaí, bacia do Jequitinhonha. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FAGUNDES, M. ; GRECO, W. . Jambreiro: estrutura, sentidos e arte rupestre. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . Urbanização em Diamantina: análises do Plano Diretor a partir da visão cotidiana do alunado.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. . Estudo dos grafismos rupestres do Sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, MG.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. . Da arte do (se) fazer: Breves considerações sobre o comportamento humano registrado nos vestígios gráficos do sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, Alto Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GRECO, W. . Sampaio: as constituições de um lugar percebidas no estudo em arte rupestre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, T. A. ; GRECO, W. . O trabalho de campo como estratégia metodológica: breve relato de experiências junto ao PIBID-UFVJM-Geografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. . Dos lugares em pedra pintada: Estudo estilístico da arte rupestre dos sítios em mata no Vale do rio Araçuaí, Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. . Estudo dos grafismos rupestres do sítio Sampaio, município de Felício dos Santos, Alto Araçuaí, Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. ; FAGUNDES, M. . Análise Cronoestilística do Sítio arqueológico Sampaio, Felício dos Santos, Alto Vale do Araçuaí, Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRECO, W. . ESTILO E PAISAGEM: Os conjuntos rupestres do sítio Sampaio, Felício dos Santos, Vale do Rio Araçuaí, Alto Jequitinhonha, MG 2017 (monografia).

  • GRECO, W. . Estudo dos grafismos rupestres do Sítio Sampaio, município de Felício dos Santos - MG: um sítio da Tradição Planalto na Área Arqueológica de Serra Negra 2017 (relatório de Iniciação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACEDO, T. D. A. ; SILVA, L. A. ; CABRAL, A. F. ; GRECO, W. . Arqueologia e Comunidade- Oficina de Educação Patrimonial.. 2016.

MACEDO, T. D. A. ; SILVA, L. A. ; CABRAL, A. F. ; GRECO, W. . Arqueologia e Comunidade- Oficina de Educação Patrimonial.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DA BORDA LESTE DO ESPINHAÇO: PALEOAMBIENTE E ARQUEOLOGIA ? ALTO VALE DO ARAÇUAÍ, MINAS GERAIS, BRASIL, PROJETO ARQUEOLÓGICO ALTO JEQUITINHONHA - PAAJ, Descrição: O presente projeto de pesquisa, vinculado à bolsa produtividade do coordenador, tem como objetivo central coligir dados entre as Ciências Naturais e Humanas de forma que possibilite a compreensão das relações socioambientais, e culturais, de grupos humanos que ocuparam um vasto território no Alto Vale do Jequitinhonha, a partir da transição do Pleistoceno para o Holoceno até o contato com os europeus. A área que o projeto tem abrangido foi denominada de Área Arqueológica de Serra Negra que está localizada na face leste da Serra do Espinhaço Meridional, entre as bacias do Jequitinhonha e Doce. Está constituída por 56 sítios dividido em três complexos. Todos são abrigos sob rocha (em quartzito), a maioria com presença de painéis rupestres, implantados em diferentes biomas que compõem a área. Até o momento foram escavados cinco sítios arqueológicos, apresentando um rico repertório cultural dividido em duas ocupações distintas (de caçadores coletores aos horticultores ceramistas), entre 7225 e 130 anos AP. A intenção, assim, é ampliar as intervenções de forma a discutir temas caros à Arqueologia atual: (a) hiato do arcaico e possíveis períodos de abandono; (b) especificidades ambientais regionais, por meio de estudos contextuais, que cooperam para a discussão do lapso de ocupação no Planalto Central; (c) estudos dos conjuntos líticos regionais, notoriamente uma indústria em quartzo hialino; (d) estudo dos painéis rupestres regionais, focando no conceito de estilo e, assim, nas especificidades estilísticas e temáticas regionais; (e) obtenção de novas datações radiocarbônicas; (f) implantação de sítios na paisagem e obtenção de recursos, etc. Este projeto apresenta as principais características da área arqueológica discutindo questões referentes à implantação dos sítios na paisagem, características geoambientais e repertório cultural. Como norte teórico optou-se em discutir acerca do conceito de paisagem em Arqueologia, baseado, principalmente, no de lugares persistentes. Para tanto, tem sido adotada a interdisciplinaridade como base de pesquisa, utilizando métodos e técnicas de várias Ciências para fins arqueológicos. Como resultado espera-se uma compreensão mais assertiva acerca do sistema regional de assentamento, bem como evidenciar as principais características do repertório cultural, do modo de vida e cultura dos povos pregressos que ocuparam o nordeste de Minas Gerais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wellington Santos Greco - Integrante / Marcelo Fagundes - Coordenador / Thaísa Dayanne Almeida Macedo - Integrante / Lidiane Aparecida da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Estudo estilístico do painel rupestre do sítio Sampaio, Felício dos Santos, MG., Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar os painéis rupestres do sítio arqueológico Sampaio, um abrigo sob rocha quartzítica, localizado no município de Felício dos Santos, Minas Gerais, em uma área de Floresta Estacional Semidecidual, pertencente ao Complexo Arqueológico de Felício dos Santos, integrado à Área Arqueológica de Serra Negra. Para tanto, busca-se entender como se deram os processos de construção dos painéis rupestres de Sampaio, por meio do estudo dos modos de articulação, ocupação e interação dos grafismos sobre os suportes parietais, dedicando-se às relações que podem ser tecidas entre os registros rupestres, buscando observar as particularidades que constituíram e podem ter limitado, condicionado ou orientado as escolhas ou padrões de organização nos/dos grafismos e painéis rupestres e, assim, da construção da paisagem do abrigo. Os possíveis critérios e lógica de composição e construção das figuras e de organização nos painéis, suas relações e interações, também recebem atenção, sob o estabelecimento de métodos em uma perspectiva interdisciplinar, com o intuito de serem identificadas as lógicas de organização que possibilitou e foi produto de significados e significações, que constituíram e foram projetadas em uma estrutura que só existe enquanto tal em decorrência da existência de todos os termos, sejam eles de aspecto ambiental, geomorfológico ou de caráter antrópico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wellington Santos Greco - Integrante / Marcelo Fagundes - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Projeto Arqueológico Alto Jequitinhonha, Descrição: O Projeto Arqueológico Alto Jequitinhonha (PAAJ) tem como objetivo compreender as relações entre humanos em seus ambientes em uma escala diacrônica e sob uma perspectiva holística e sistêmica, isto é, a observação e explanação do registro arqueológico em sua totalidade por meio de pesquisas multidisciplinares que foquem a obtenção do maior montante possível de dados empíricos para que se possa inferir com maior grau de assertividade acerca do modo de vida e cultura ao longo da história do Alto Vale do Jequitinhonha em termos de uso e ocupação do espaço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Wellington Santos Greco - Integrante / Marcelo Fagundes - Coordenador / Landerson Gomes Galvão - Integrante / Silvia da Conceição Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção honrosa pela apresentação do pôster Da arte do (se) fazer: Breves considerações sobre o comportamento humano registrado nos vestígios gráficos do sítio Sampaio, município de Felício dos Santos,, I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem. , Rodovia MGT 367 - Km 583 - nº 5000, Alto da Jacuba, 39100000 - Diamantina, MG - Brasil, Telefone: (38) 35321200, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional