Eduardo Antonio Freire de Medeiros Filho

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2006). Pós-graduação (especialização) em Sistemas Mínero-Metalúrgico (2008) e em Engenharia de Manutenção (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Supervisor de Planejamento e Controle da Manutenção Eletroeletrônica - Vale S.A, já exercendo funções de Engenheiro de Manutenção, Supervisor de Confiabilidade de Via Permanente, Supervisor de Planejamento e Controle da Manutenção de Via Permanente e Supervisor do Centro de Controle da Manutenção. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Engenharia de Manutenção.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Manutenção

2012 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Qual o ganho na circulação de trens com a otimização da programação de intervenções preventivas na Via Permanente?
Orientador: Marcone Jamilson Freitas Souza

Especialização em Especialização em Sistemas Minero Metalurgicos

2008 - 2008

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA AUMENTO DA DISPONIBILIDADE FÍSICA DE ATIVOS: UM ESTUDO DE CASO PARA A REDUÇÃO DO TEMPO DE TROCA DOS CARROS DE GRELHA DO FORNO DE PELOTIZAÇÃO, NA USINA DE PELOTIZAÇÃO DE SÃO LUÍS
Orientador: João Esmeraldo da Silva

Graduação em Engenharia Mecânica

2003 - 2006

Universidade Federal do Ceará
Título: Estudo de Viabilidade: Implantação de uma Empresa de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde
Orientador: Francisco José Wanderley Osterne

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Felippe Pereira da Costa

SOUZA, M. J. F.; PANTUZA JUNIOR, G.;COSTA, Felippe Pereira da. Qual o ganho na circulação de trens com a otimização da programação de intervenções preventivas na Via Permanente?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas Mínero-Metalúrgicos com ênfase Manutenção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

[Nome removido após solicitação do usuário]

SOUZA, M. J. F.PANTUZA JR, G.; COSTA, F. P.. Qual o ganho na circulação de trens com a otimziação da programação de intervenções preventivas na via permanente.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sistemas Mínero-Metalúrgicos) - Fundação Gorceix.

CARLOS ANDRÉ DIAS BEZERRA

OSTERNE, F. J. W.;BEZERRA, C. A. D.; ELIAS, S. J. B.. Estude de Viabilidade: Implantação de uma Empresa de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará.

Jéfferson Januário Mendes

SILVA, J. E.MENDES, J.J.SANTOS, Z.A.SMURTA, J.L.B.GUIMARÃES, I.F.G.CAMPOS, M.S.. Planejamento e Controle da Manutenção como Ferramenta para o Aumento da Disponibilidade Física de Ativos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sistemas Mínero_Metalúrgicos) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS FILHO, E. A. F. ; OLIVEIRA, A. H. R. ; SANTOS3, M. A. . Nova Estratégia de Desguarnecimento e Renovação na Estrada de Ferro Carajás. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS FILHO, E. A. F. . OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE INTERVENÇÕES PREVENTIVAS NA VIA PERMANENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - 2005

Laboratório de Engenharia de Soldagem

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário

Outras informações:
Laboratório pertencente a Universidade Federal do Ceará, na qual desenvolvia pesquisas nas áreas de soldagem e metalurgia.

2014 - Atual

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor PCM Eletroeletrônica, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisor de Planejamento e Controle da Manutenção da gerencia de Eletroeletrônica da Estrada de Ferro Carajás. Responsável pelo planejamento de manutenção, gestão financeira, compra e logística de distribuição de materiais e contratação de serviços.

2013 - 2014

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor CCM, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisor do Centro de Controle da Manutenção da Estrada de Ferro Carajás, responsável pelo gerenciamento dos sistemas eletroeletrônicos (sinalização ferroviária, automação ferroviária, Telecomunicações, Energia e equipamentos de bordo) e de Via Permanente.

2011 - 2013

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor PCM Via Permanente, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisor de Planejamento e Controle da Manutenção de Via Permanente da Estrada de Ferro Carajás.

2010 - 2011

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Confiabilidade, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisor da Confiabilidade da Via Permanente com QLP de 15 pessoas, contando com engenheiros, analistas, técnicos e operadores. Setor responsável pelo Sistema de Gestão da Manutenção, pelos perfis de perdas, RAF`s, estudos de LCC, priorização da manutenção, inspeções sensitivas especializada, etc.

2009 - 2010

Vale S.A., Vale

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Manutenção, Carga horária: 44

Outras informações:
Engenheiro responsável pelo Planejamento Estratégico de Materiais Ferroviários e Planejamento Estratégico da Manutenção Ferroviária de Máquina de Via Permanente, na Engenharia Corporativa Ferroviária.

2008 - 2009

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Manutenção, Carga horária: 44

Outras informações:
Engenheiro responsável pelas plantas de peneiramento e britagem da Usina de Beneficiamento de Minério de Ferro de Carajás. Responsável pelo Sistema de Gestão da Manutenção, pelos perfis de perdas, RAF`s, estudos de LCC, implantação de projetos (de melhorias), e Controle inicial de novos empreendimentos.

2007 - 2008

CONSTRUTORA MARQUISE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Operações, Carga horária: 44

Outras informações:
Inserido no setor "Núcleo de Gestão" do departamento de Limpeza Urbana da Construtora Marquise. Setor responsável pela gestão do departamento, com três principais focos: Operação, Manutenção e Planejamento Financeiro, onde fui responsável pelo controle das operações e pelo planejamento financeiro.

2005 - 2007

CONSTRUTORA MARQUISE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee

Outras informações:
Selecionado para integrar o Programa de Formação de Liderança (programa de trainee), com o objetivo de assumir funções executivas e de liderança, o programa consiste em três principais focos: Programação Cultural: Leitura de livros, revistas e jornais com a produção de resenhas qualitativas e artigos, sendo discutidos em reuniões mensais com lideranças da empresa. Estágio rotatório: Estagio interno em todas as áreas da empresa, com o objetivo de obtenção de uma visão sistêmica do funcionamento da empresa. Desenvolvimento comportamental: Com o objetivo de fortalecer o papel profissional, a partir do aprimoramento das habilidades necessárias para a formação de lideranças.