Jerusa Leal Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba (2012) e curso de Extensão Universitária em Saúde Mental(2013), atuação em atendimentos psicológicos na Atenção Primária, Secundária e Terciária. Realizou atendimentos com jovens, crianças e adultos embasados pela Esquizoanálise.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2008 - 2012

Universidade de Uberaba
Título: Da Psiquiatria a construção de um Modelo Substitutivo em Saúde Mental: Contribuições da Psicologia na (re)significação da Loucura
Orientador: Marilei Silva
Bolsista do(a): .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Novo Olhar para a Saúde Mental. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

2013 - 2013

Gestão de Pessoas. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Salua Cecílio

Subjetividade docente no capitalismo flexível: uma revisão sistemática da literatura; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Uberaba, Programa de Apoio à Pesquisa - UNIUBE; Orientador: Sálua Cecílio;

VANIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA

As contribuições da Teoria das Representações Sociais para a Educação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Uberaba; Orientador: Vânia Maria de Oliveira Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. L. ; Evangelista, Dienny . Contribuição do estágio em Saúde Coletiva na organização da assistência psicológica em uma Unidade Matricial de Saúde: Um olhar e uma ação voltada para a fila de espera.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Prefeitura Municipal de Pirajuba

    Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuei na área clínica realizando atendimento com crianças, adolescentes/jovens e adultos. Ministrei grupos de orientação de pais. Participei das intervenções multiprofissionais nos encontros de Hiperdia, Antitabagismo, Sobrepeso e encontro de apoio as famílias e pessoas acometidas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana. Fui responsável por ministrar palestras de Humanização no SUS com as equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Além de avaliar e elaborar encaminhamentos para rede parceira: CAPS, CAPS ad, CTA, CRIA, Conselho Tutelar, CRAS, Programa Aliança pela Vida (acompanhamento e tratamento para uso abusivo de álcool e/ou outras drogas).

  • 2011 - 2012

    HOSPITAL DR. HÉLIO ANGOTTI

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Acompanhei e acolhi familiares e pacientes acometidos por enfermidades oncológicas desde o diagnóstico, durante as interconsultas, nas enfermarias cirúrgicas (pós e pré-cirúrgicas), no campo do tratamento, da reabilitação, na unidade de tratamento intensivo, inclusive em fase terminal. Sempre objetivando a melhor qualidade de vida e, no paciente terminal, uma melhor qualidade de morte. Atuei em atendimentos de psicoterapia e breve-focal.

  • 2011 - 2012

    Unidade Matricial de Saúde George Chirré

    Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Acolhimento realizado com pacientes inscritos na lista espera da UMS, realizei triagem e elaborei encaminhamentos para rede parceira, além de realizar psicoterapia breve-focal, psicodiagnóstico, aplicação e correção de testes, anamnese, devolutivas e orientação de pais. E comandar o grupo de pessoas em processo de luto.