Camilla Rodrigues Protetor

Graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilidades em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco. Faz parte do grupo macro de estudos: Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE (CELLUPE) e do micro grupo LEL, ambos pertencentes a Universidade de Pernambuco. Desenvolveu projeto como bolsista, neste mesmo grupo de estudo, pelo programa PIBIC- PFA ,cuja proposta era trabalhar a literatura ficcional romanesca africana pós-colonial desenvolvida por Paulina Chiziane. Atualmente é mestranda do programa de pós graduação em Letras na área de Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em TEORIA DA LITERATURA

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador:Oussama Naouar.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras - Inglês

2012 - 2016

Universidade de Pernambuco
Título: SOCIEDADE, GÊNERO E ETNIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PERSONAGENS FEMININAS NOS ROMANCES O SÉTIMO JURAMENTO E BALADA DE AMOR AO VENTO DE PAULINA CHIZIANE
Orientador: Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Letramento Digital em Aulas de Portugês. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2015 - 2015

Patrimônio e educação em História e Cultura afro-brasileira e indígena. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2015 - 2015

IV Oficina de Xilogravura. (Carga horária: 6h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2014 - 2014

Língua Inglesa. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Línguas, IBL, Brasil.

2013 - 2013

A Leitura de Imagem Plástica. (Carga horária: 4h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2013 - 2013

A produção literária pernambucana contemporânea. (Carga horária: 2013h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2013 - 2013

Encontro de Escritores e Leitores. (Carga horária: 4h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2013 - 2013

O cinema brasileiro. (Carga horária: 4h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.

2012 - 2012

A linguagem erótica e a obra literária. (Carga horária: 8h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2012 - 2012

1º edição do café contexto. (Carga horária: 8h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2009 - 2011

Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 280h). , Núcleo De Estudos de Língua, NEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Africana.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Moçambicana.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º JORNADA DE ESTUDOS MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS. 2018. (Seminário).

GRIOTS. NO SEU PESCOÇO E O FUTURO PARECE BOM : GÊNERO E ESCRITA NA LITERATURA NIGERIANA. 2018. (Congresso).

II COLÓQUIO LUCIA NOGUEIRA.A DOR E A PERDA: A ESCRITA CONTEMPORÂNEA E O LUGAR DO FEMININO EM A MULHER DE PÉS DESCALÇOS DE SCHOLASTIQUE MUKASONGA. 2018. (Seminário).

II COLÓQUIO LUCIA NOGUEIRA. 2018. (Seminário).

IV CONALI. ESPALHANDO SEMENTES: CRÍTICA FEMINISTA E MEMÓRIA EM A MULHER DE PÉS DESCALÇOS DE SCHOLASTIQUE MUKASONGA. 2018. (Congresso).

IV GRIOTS. 2018. (Congresso).

IV MILBA.A MULHER NEGRA INSCRITA EM BALADA DE AMOR AO VENTO. 2018. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO CELLUPE/ II LETRAS EM FOCO.CLASSE, RAÇA, CÂNONE: O GÊNERO E A SUBVERSÃO DE ESTRUTURAS DE PODER. 2018. (Seminário).

XI Encontro Estadual de História - ANPUH.GÊNERO E EDUCAÇÃO: A PROBLEMATIZAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA NO TEMPO PRESENTE.. 2016. (Encontro).

XI Encontro Estadual de História - ANPUH. 2016. (Encontro).

III Encontro de Pós-graduação e Pesquisa da UPE/ Mata Norte e Mata Sul.Gênero e identidade, uma reflexão do corpo e a expressão do saber feminino no regresso aos mitos na obra moçambicana O sétimo juramento. 2015. (Encontro).

III Encontro Nacional e II Internacional de Linguistica e Literatura ENILLI.O regresso ao passado e as raízes míticas na obra O sétimo juramento. 2015. (Encontro).

I Semana da Diversidade.Relações entre Literatura e Gênero na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

IX Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura - SELIMEL. A LITERATURA MOÇAMBICANA: UMA ANÁLISE CULTURAL, MÍTICA E IDENTITÁRIA ATRAVÉS DO ROMANCE O SÉTIMO JURAMENTO DE PAULINA CHIZIANE.. 2015. (Congresso).

Semana Universitária : Ensino, pesquisa, extensão, Consolidar e consagrar a UPE.GÊNERO, IDENTIDADE E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO NO REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA O SÉTIMO JURAMENTO.. 2015. (Seminário).

Semana Universitária : Ensino, pesquisa, extensão, Consolidar e consagrar a UPE. 2015. (Seminário).

V Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da UPE I Simpósio do PROFLETRAS. 2015. (Seminário).

XII Encontro Sobre o Ensino de Língua e Literatura - XII EELL. GÊNERO, IDENTIDADE E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO NO REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA O SÉTIMO JURAMENTO.. 2015. (Congresso).

25º Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literarios do Nordeste - GELNE. 2014. (Congresso).

IV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - CELLUPE. 2014. (Seminário).

II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas e II SEminário de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste-EREF. 2013. (Encontro).

IX BIENAL Internacional do Livro de Pernambuco- Café Contexto/UPE. 2013. (Feira).

O Mel e a " Serenata do adeus". 2013. (Outra).

II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UPE/ Mata Norte. 2012. (Encontro).

MEL - Do Cais ao Sertão: Rodrigo, Amado e Gonzaga. 2012. (Outra).

NELUPE- Literatura e Cinema na sala de aula. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

BOTELHO, A. C. B. S.; SILVA, J. C.. SOCIEDADE, GÊNERO E ETNIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PERSONAGENS FEMININAS NOS ROMANCES O SÉTIMO JURAMENTO E BALADA DE AMOR AO VENTO DE PAULINA CHIZIANE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade d Pernambuco-Campus Mata Norte.

Josivaldo Custódio da Silva

BOTELHO, A. C. B. S.;SILVA, Josivaldo C.. Sociedade, Gênero e Etnia: um estudo comparativo das personagens femininas nos romances O Sétimo Juramento e A Balada do Amor ao Vento de Paulina Chiziane. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras (Português/Inglês)) - Universidade de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

Sodiedade, Gênero, e Etnia: um estudo comparativo das personagens femininas nos romances O Sétimo Juramento e A Balada do Amor ao Vento de Paulina Chiziane; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras) - Universidade d Pernambuco-Campus Mata Norte; Orientador: Amara Cristina de Barros e Silva Botelho;

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

Gênero e Identidade, uma reflexão do corpo e a expressão do saber feminino no regresso aos mitos na obra moçambicana O Sétimo Juramento; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA EM LETRAS) - uNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE; Orientador: Amara Cristina de Barros e Silva Botelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PROTETOR, C. R. ; BOTELHO, A. C. B. S. . SOCIEDADE, GÊNERO E ETNIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PERSONAGENS FEMININAS NOS ROMANCES O SÉTIMO JURAMENTO E BALADA DE AMOR AO VENTO DE PAULINA CHIZIANE. REVISTA LAMPEJO , v. 7, p. 95-111, 2018.

  • PROTETOR, Camilla . ESPALHANDO SEMENTES: CRÍTICA FEMINISTA E MEMÓRIA EM A MULHER DE PÉS DESCALÇOS DE SCHOLASTIQUE MUKASONGA. In: IV CONALI., 2019, João Pessoa. Caminhos e Veredas de Graciliano Ramos. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora Ltda, 2019. p. 931-942.

  • PROTETOR, Camilla ; SANTOS, Yego . GÊNERO E EDUCAÇÃO: A PROBLEMATIZAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA NO TEMPO PRESENTE. In: XI Encontro Estadual ANPUH de Pernambuco, 2017, Recife. Democracia e diversidade: produção e socialização do conhecimento histórico. Recife: Editora Universitária UFRPE, 2017. v. XI. p. 2678-2689.

  • PROTETOR, Camilla ; BOTELHO, A. C. B. S. . A LITERATURA MOÇAMBICANA: UMA ANÁLISE CULTURAL, MÍTICA E IDENTITÁRIA ATRAVÉS DO ROMANCE O SÉTIMO JURAMENTO DE PAULINA CHIZIANE.. In: SELIMEL, 2016, Campina Grande. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS, 2016. v. 9. p. 1-15.

  • PROTETOR, C. R. ; BOTELHO, A. C. B. S. . GÊNERO, IDENTIDADE E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO NO REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA O SÉTIMO JURAMENTO.. In: XII Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2015, Olinda. Mário de Andrade: Brasis, Tupis e Carnavais., 2015. p. 171-188.

  • PROTETOR, C. R. ; BOTELHO, A. C. B. S. . O REGRESSO AO PASSADO E AS RAÍZES MÍTICAS NA OBRA O 'SÉTIMO JURAMENTO'. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura, 2015, Garanhuns. Diálogos. Garanhuns: UPE, 2015. v. 1. p. 477-486.

  • PROTETOR, C. R. . ESPALHANDO SEMENTES: CRÍTICA FEMINISTA E MEMÓRIA EM A MULHER DE PÉS DESCALÇOS DE SCHOLASTIQUE MUKASONGA. In: IV CONALI, 2018, JOÃO PESSOA. CAMINHOS E VEREDAS DE GRACILIANO RAMOS. JOÃO PESSOA: MÍDIA GRÁFICA E EDITORA LTDA, 2018. v. 4. p. 195-195.

  • PROTETOR, Camilla . A MULHER NEGRA INSCRITA EM BALADA DE AMOR AO VENTO. In: Seminário MILBA: MEMÓRIA E IMAGINÁRIO NAS LITERATURAS BRASILEIRA E AFRICANAS, 2018, RECIFE. Poesia de Autoria Feminina em Língua Portuguesa. RECIFE: EDUFRPE, 2018. v. U. p. 34-34.

  • PROTETOR, C. R. ; SANTOS, Yego . A PROBLEMATIZAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA DO TEMPO PRESENTE. In: XI Encontro Estadual ANPUH de Pernambuco, 2016, Recife. Democracia e diversidade: produção e socialização do conhecimento histórico. Recife: Ed. Universidade da UFPE, 2017. p. 79-80.

  • PROTETOR, C. R. ; BOTELHO, A. C. B. S. . GÊNERO, IDENTIDADE E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO NO REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA O SÉTIMO JURAMENTO.. In: SEMANA UNIVERSITÁRIA: INTEGRANDO E CONSOLIDANDO A UPE, 2015, Recife. INTEGRANDO E CONSOLIDANDO A UPE. Recife: Revista Circular Traumatol, 2015. v. 15.

  • PROTETOR, C. R. ; BOTELHO, A. C. B. S. . O REGRESSO AO PASSADO E AS RAÍZES MÍTICAS NA OBRA O 'SÉTIMO JURAMENTO'. In: ENILLI, 2015, Garanhuns. Nas Fronteiras da Linguagem. Garanhus: Ed. Jairo Nogueira Luna, 2015. v. 1ª. p. 127-128.

  • PROTETOR, C. R. . A DOR E A PERDA: A ESCRITA CONTEMPORÂNEA E O LUGAR DO FEMININO EM A MULHER DE PÉS DESCALÇOS DE SCHOASTIQUE MUKASONGA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. ; SOARES, T. F. ; SANTOS, A. F. . CLASSE, RAÇA, CÂNONE: O GÊNERO E A SUBVERSÃO DE ESTRUTURAS DE PODER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROTETOR, C. R. . ESPALHANDO SEMENTES: CRÍTICA FEMINISTA E MEMÓRIA EM A MULHER DE PÉS DESCALÇOS DE SCHOLASTIQUE MUKASONGA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. . A MULHER NEGRA INSCRITA EM BALADA DE AMOR AO VENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. . NO SEU PESCOÇO E O FUTURO PARECE BOM : GÊNERO E ESCRITA NA LITERATURA NIGERIANA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. . NO SEU PESCOÇO E O FUTURO PARECE BOM: GÊNERO E ESCRITA NA LITERATURA NIGERIANA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. ; SANTOS, Yego . GÊNERO E EDUCAÇÃO: A PROBLEMATIZAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA NO TEMPO PRESENTE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. ; BOTELHO, A. C. B. S. . O REGRESSO AO PASSADO E AS RAÍZES MÍTICAS NA OBRA O SÉTIMO JURAMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, Camilla . GÊNERO, IDENTIDADE E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO O REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA O SÉTIMO JURAMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. . A LITERATURA MOÇAMBICANA: UMA ANÁLISE CULTURAL, MÍTICA E IDENTITÁRIA ATRAVÉS DO ROMANCE O SÉTIMO JURAMENTO DE PAULINA CHIZIANE.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTETOR, C. R. . GÊNERO E IDENTIDADE, ASPECTOS E REFLEXÕES DO FEMINISMO: UMA ANÁLISE MÍTICO-RELIGIOSA NO ROMANCE O SÉTIMO JURAMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PROTETOR, C. R. . GÊNERO, IDENTIDADE E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO O REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA O SÉTIMO JURAMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PROTETOR, C. R. . GÊNERO E IDENTIDADE, UMA REFLEXÃO DO CORPO E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO NO REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA ' O SÉTIMO JURAMENTO'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROTETOR, C. R. ; SANTOS, Yego ; LEITE, C. V. L. C. . RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PROTETOR, C. R. ; BOTELHO, A. C. B. S. . GÊNERO, IDENTIDADE E A EXPRESSÃO DO SABER FEMININO NO REGRESSO AOS MITOS NA OBRA MOÇAMBICANA O SÉTIMO JURAMENTO.. 2016. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Gênero, identidade e a expressão do saber feminino no regresso aos mitos na obra moçambicana O sétimo juramento ., Descrição: O projeto objetiva a análise das questões de gênero, identidade e mitos, no romance O Sétimo Juramento, obra cuja temática gira em torno de personagens em busca da construção de uma identidade e de suas relações com os mitos. Propõe-se também analisar as personagens femininas enquanto mimetização das mulheres e as relações que se estabelecem entre elas e os mitos tradicionais da cultura moçambicana em O Sétimo Juramento, de Paulina Chiziane... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camilla Rodrigues Protetor - Integrante / Amara Cristina de Barros e Silva Botelho - Coordenador., Financiador(es): Programa de Fortalecimento Acadêmico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Universidade de Pernambuco

    Vínculo: TÉCNICO-CIENTÍFICA, Enquadramento Funcional: MONITOR - V SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, Carga horária: 30

  • 2013 - 2013

    Universidade de Pernambuco

    Vínculo: TÉCNICO CIENTÍFICA, Enquadramento Funcional: MONITOR- IX BIENAL INTERNACIONAL, Carga horária: 12

  • 2015 - 2016

    Instituto Especializado em Ensino

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Títular, Carga horária: 5