Henrique Almeida de Queiroz

Doutor em Ciências Sociais pela UFJF. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares com atuação nas áreas de Sociologia, Administração e Administração Pública. Interesse nas áreas de Sociologia, Marxismo, Capital e Estado no Brasil. Interesses também em Estudos Organizacionais, Teoria Crítica em Administração e Administração Política.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2010 - 2015

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Via Colonial e a Teoria Marxista da Dependência: a razoabilidade histórica da categoria superexploração do trabalho
José Alcides Figueiredo Santos. Coorientador: Eduardo Antônio Salomão Condé. Palavras-chave: Marxismo; Via Colonial; Superexploração.; Teoria Marxista da Dependência; Capitalismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade: História Econômica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Marxismo.

Mestrado em Ciências Sociais

2008 - 2010

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Kafka e a Modernidade,Ano de Obtenção: 2010
Raul Francisco Magalhães.Palavras-chave: Modernidade; Kafka; Sociologia Alemã.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Administração de Empresas

2003 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O Poder do Cotidiano: as novas visões e interpretações da micro-política organizacional
Orientador: Elcemir Paço Cunha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Italiano

Compreende PoucoLê Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Marxismo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos Organizacionais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Administração Pública.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, R. D. B. L. ; QUEIROZ, H. A. . I Jornada Universitária pela Reforma Agrária. 2015. (Outro).

QUEIROZ, H. A. ; SANTOS, D. F. ; CARVALHO, N. ; SILVA, L. R. ; PAULA NETO, A. ; COSTA, D. V. F. ; SANTOS, L. L. S. ; OLIVEIRA, S. R. . I Jornada da Administração: O profissional de Administração. 2013. (Outro).

QUEIROZ, H. A. ; SOLDATI, F. ; REZENDE, W. S. ; SOUZA, M. F. da P. de ; PEREIRA, O. A. V. ; SILVA, D. A. . III Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Encontro de Administração Política.A reatualização da Via Colonial: a superexploração da força de trabalho no Brasil como uma das soluções à crise do capital internacional. 2016. (Encontro).

VI Encontro de Administração Política.Guerreiro Ramos e a Administração Política: questão de método?. 2015. (Encontro).

ESUD. O TUTOR PRESENCIAL E A GESTÃO EM EAD. 2011. (Congresso).

XII Semana de Ciências Sociais: As Ciências Sociais Hoje.Kafka e Weber: uma aproximação sobre a modernidade.. 2010. (Seminário).

33º Encontro Anual da ANPOCS. 2009. (Congresso).

6ª Semana Empresarial da Campe.Planejamento Estratégico e Empreendedorismo. 2008. (Seminário).

XIII Seminário de Iniciação Científica.Praxeologia do Poder nas Organizações. 2007. (Seminário).

Administração: Ciencia e Prática.Praxeologia do Poder nas Organizações. 2006. (Seminário).

Administração: Ciência e Prática. 2006. (Seminário).

Sistema de Gestão da Qualidade - SENAC Juiz de Fora. 2006. (Seminário).

31º Encontro Nacional dos Estudantes de Administração. 2005. (Congresso).

2ª Semana Empresarial. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rezende, Thiago Dutra Hollanda de

QUEIROZ, H. A.; PAÇO-CUNHA, E.; PINTO, R. A. B.. A relacao-capital em as funcoes do executivo de Chester Barnard. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luciana Martins Bellei

FERRAZ, T. C. P.; BORGES, M. M.;QUEIROZ, H. A.. Estudo da Utilização da Ferramento Mapeamento do Fluxo de Valor para Identificação dos Desperdícios da Produção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Margarida Santos Pinto

FERRAZ, T. C. P.; BORGES, M. M.;QUEIROZ, H. A.. Análise do Modelo de Excelência da Gestão Implantado em uma Empresa de Mineração e Construção Pesada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcelo Pinheiro Cardoso

OLIVEIRA, M.;QUEIROZ, H. A.; OLIVEIRA, V. F.. O Emprego das Tecnologias da Informação no Teletrabalho sob o enfoque da Organização do Trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Bahia Moreira

NEUMANN, C.;QUEIROZ, H. A.; BORGES, M. M.. Análise da Aplicabilidade do EVITECIAS a uma Pesquisa Acadêmica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniel de Carvalho Oliveira Filho

NEUMANN, C.;QUEIROZ, H. A.; RODRIGUES, D. A.. Expansão da Capacidade Produtiva no Setor de Corte da Empresa High Vision. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thicia Medina Valle

OLIVEIRA, M.;QUEIROZ, H. A.; BORGES, M. M.. GESTÃO POR PROCESSOS: UM ESTUDO SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO SETOR DE FUNDIÇÃO DE UMA EMPRESA METALÚRGICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cíntia Antunes Ferreira

BORGES, M. M.;QUEIROZ, H. A.; CNOP, J. C. S.. A Importância do Gerenciamento de Custos Para o Desenvolvimento Competitivo em Uma Empresa do Setor Metalúrgico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luana Santos Almeida

OLIVEIRA, M.;QUEIROZ, H. A.; FERRAZ, T. C. P.. Análise Organizacional do Processo de Gestão da Qualidade em Unidades Produtivas Similares: um estudo Brasil-Alemanha.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

QUEIROZ, H. A.; PAÇO-CUNHA, E.; FERRAZ, D. L.. Professor Auxiliar. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

QUEIROZ, H. A.. Professor Auxiliar. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Barbosa Salgado

SALGADO, G. B.; Magalhães, Raul; CONDÉ, E. S.. A Modernidade Kafkiana (qualificação para mestrado). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Elcemir Paço Cunha

SANTOS, J. A. F.; CONDE, E. A. S.;PAÇO-CUNHA, Elcemir; IANONI, M.; AMARAL, M. S.. A via colonial e a teoria marxista da dependência: a razoabilidade histórica da categoria superexploração da força de trabalho. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ramon Vieira Bernardino

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LIDERADAS PELA GERAÇÃO Y: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PROREGI INDÚSTRIA, COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO LTDA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Henrique Almeida de Queiroz;

Diogo Campos Pascoalin

Planejamento Estratégico com Foco na Pesrpectiva Financeira na Área de Engenharia de Manutenção da Votorantim Metais Zinco - Juiz de Fora; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Henrique Almeida de Queiroz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Antonio Salomão Condé

A Via Colobial e a Teoria Marcista da Dependência: A Razoabilidade Histórica da Categoria Superexploração da Força de TRabalho; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Eduardo Antonio Salomão Condé;

Gilberto Felisberto Vasconcellos

A definir; Início: 2010; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

José Alcides Figueiredo Santos

A Via Colonial e a Teoria Marxista da Dependencia; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: José Alcides Figueiredo Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUEIROZ, H. A. . ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E GUERREIRO RAMOS: EPISTEMOLOGIA E MÉTODO. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS , v. 2, p. 263-287, 2015.

  • QUEIROZ, H. A. . KAFKA E A MODERNIDADE. Pensata Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 1, p. 105-130, 2012.

  • QUEIROZ, H. A. . A MODERNIDADE EM SIMMEL E A LITERATURA DE FRANZ KAFKA: INDIVÍDUO VERSUS SOCIEDADE E SOCIEDADE VERSUS INDIVÍDUO. CSOnline (UFJF) , v. 1, p. 202-229, 2012.

  • QUEIROZ, H. A. . A reatualização da Via Colonial: a superexploração da força de trabalho no Brasil como uma das soluções à crise do capital internacional. In: VII Encontro de Administração Política, 2016, Juiz de Fora. Anais do VII Encontro de Administração Política, 2016.

  • QUEIROZ, H. A. . Guerreiro Ramos e o método da Administração Política. In: VI Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil, 2015, Niterói. VI Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil, 2015.

  • QUEIROZ, H. A. . O TUTOR PRESENCIAL E A GESTÃO EM EAD. In: ESUD, 2011, Ouro Preto. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.

  • QUEIROZ, H. A. . A reatualização da Via Colonial: a superexploração da força de trabalho no Brasil como uma das soluções à crise do capital internacional In: VII Encontro de Administração Política, 2016, Juiz de Fora.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, H. A. . Guerreiro Ramos e o método da Administração Política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, H. A. . Kafka e Weber: uma aproximação sobre a modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, H. A. ; PACO-CUNHA, E. ; COMBAT, M. . Praxeologia do Poder nas Organizações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COMBAT, M. ; PACO-CUNHA, E. ; QUEIROZ, H. A. . Praxeologia do Poder nas Organizações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, H. A. . REINVENTAR A NAÇÃO A PARTIR DA FÉ CATÓLICA DA RELIGIÃO, O CLERO E A POLÍTICA NA GUERRA CIVIL DE 1851. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Exploração dos recursos naturais no Brasil: a história da dependência econômica para a atualidade das atividades extrativas de minério e as consequências à população atingida., Descrição: Esta proposta visa pesquisar as consequências do rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG) sobre as populações urbanas e minorias das populações do campo e da floresta no entorno do município de Governador Valadares (MG). O rompimento trouxe inúmeras consequências para as populações atingidas que não foram aprofundadas, devidamente pesquisadas e sistematizadas. Desde o tratamento requerido para a recuperação das áreas atingidas, passando pela recuperação e revitalização do Rio Doce, o rompimento atingiu com muito mais intensidade as populações indígenas, ribeirinhas, camponesas e urbanas, que tiveram consequências diretas sobre o seu modo de vida. O rompimento se deu no contexto do desenvolvimento preconizado pelo Governo Federal desde o processo de redemocratização, de onde a dependência econômica nacional se vê aliada aos processos da globalização e interesses econômicos internacionais. Os processos de privatização de grandes empresas estatais provocaram uma mudança estrutural na orientação da exploração dos recursos naturais no Brasil, direcionando não mais ao desenvolvimento econômico e social do país, utilizando suas estruturas para a diminuição das enormes desigualdades de renda e acesso democrático das riquezas nacionais. Esta mudança se qualifica pela orientação exclusiva para os interesses do mercado e de seus acionistas. A Joint-Venture realizada entre a anglo-australiana BHP Billiton e a Vale, responsáveis legais da Samarco, formaram um empreendimento de enorme vulto, que traz consigo os efeitos deletérios do desenvolvimento fundado pelos interesses estritamente econômicos. Assim, os processos de legalização da exploração destes recursos foram sistematicamente ignorados, tanto pelos órgãos governamentais de vigilância quanto pela própria empresa. Neste sentido, a proposta se funda na análise da formação desta região, da exploração empresarial no setor e, em conjunto, rastrear, cadastrar e entender os impactos socioeconômicos as populações atingidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Henrique Almeida de Queiroz - Coordenador / Denis Alves Perdigão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    A individualidade moderna e a construção identitária através da criação do curso de Administração em Governador Valadares: uma visão comparada do ideário docente., Descrição: Um dos aspectos da formação do administrador, mesmo nas universidades públicas, é a preparação para o trabalho produtivo frequentemente indicada sob a orientação da adequação às exigências do mercado. Este aspecto tornou-se de tal forma dominante que a universidade tem servido cada vez mais diretamente aos imperativos produtivos, à preparação da força de trabalho, como, segundo os argumentos mais superficiais, meio de ?treinamento profissional?. É, porém, um momento social muito mais complexo, pois envolve não apenas anseios e expectativas dos jovens em formação ? e todos os problemas aí envolvidos ? como também é indissociável das contradições sociais que estão na base da sociedade capitalista. O momento da elaboração de um novo curso na formação discente em Governador Valadares deve ser analisado com extremo cuidado, pois ele é a forma mais ampla da construção da identidade profissional e com grande influência na identidade pessoal a partir de então. Tem-se em conta que este período de formação funciona como a principal preparação teórica para a compreensão das categorias centrais de uma forma determinada de pensamento, incluso aí suas principais técnicas, práticas ou abstratas, que alteram um bom número de individualidades a intenção da pesquisa é acompanhar, de forma comparada com o curso em Juiz de Fora, este momento propício da construção de um novo curso de Administração, abordando o ideário proposto pelos dois cursos e a relação entre a individualidade moderna e a formação identitária concebida aos discentes em suas várias e complexas formas de interação. O problema aqui é entender de forma profunda a relação entre a individualidade moderna (universalidade) e identidades (singularidades) por mediação das várias experiências possíveis dentro de um curso de graduação (particularidade) a partir do ideário docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Henrique Almeida de Queiroz - Coordenador / Fernando Henrique Ribeiro Cruz - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Praxeologia do Poder nas Organizações, Descrição: "Poder" nas ciências sociais, e particularmente nos estudos organizacionais, é um assunto que guarda uma grande complexidade. Apesar do uso constante do termo nos estudos organizacionais, ele ainda permanece sujeito a várias controvérsias e debates. A maior dificuldade em descrevê-lo e analisá-lo deriva em parte, por ser um fenômeno multifacetado, que possui algumas características visíveis e outras ocultas. O estudo praxeológico do poder envolve a compreensão das dinâmicas nas relações entre os atores organizacionais. Pode-se estudar o poder por meio da análise das práticas que se desenrolam no cotidiano das organizações. Além de permitir a transposição do debate estrutura/agência, o estudo da prática nos habilita na compreensão das micro-atividades com as quais os diferentes atores organizacionais se engajam no trabalho diário. Este estudo aprecia tanto as práticas do poder, especialmente aquelas ligadas à disciplina e controle, quanto as táticas do poder, as quais insinuam um poder de modificação e de reprodução dos contextos de atuação. Poder nesse sentido é tanto a reprodução quanto o drible que reproduz e modifica as estruturas de dominação e controle.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Henrique Almeida de Queiroz - Integrante / Elcemir Paço-Cunha - Coordenador / Marcela COMBAT - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Administração, campus Governador Valadares. , Avenida Doutor Raimundo Monteiro Rezende, Centro, 35010177 - Governador Valadares, MG - Brasil, Telefone: (33) 33400430, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Campus Avançado de Governador Valadares

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial - Educação à Distância, Carga horária: 20

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

    Atividades

    • 10/2016

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração I, Sociologia Aplicada a Administração

    • 06/2016

      Direção e administração, Faculdade de Administração, Administração - campus Governador Valadares.,Cargo ou função, Vice-Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

    • 06/2016

      Direção e administração, Faculdade de Administração, Administração - campus Governador Valadares.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UFJF - Campus Avançado Governador Valadares, .,Cargo ou função, Comissão de Reestruturação Administrativa - CRA.

    • 11/2013

      Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura e Mudança Organizacional

    • 11/2012

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração, Administração, Sociologia Aplicada à Adminsitração, Seminários em Estudos Organizacionais

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração I, Teoria Geral da Administração II

    • 08/2015 - 04/2016

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração, Teoria Geral da Administração I, Tópicos Especiais em Estudos Organizacionais

    • 08/2015 - 09/2015

      Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura e Mudança Organizacional

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração, Administração

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Aplicada a Administração, Teoria Geral da Administração I, Tópicos Especiais em Estudos Organizacionais

    • 08/2014 - 09/2014

      Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura e Mudança Organizacional

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração I, Sociologia Aplicada a Administração

    • 10/2013 - 02/2014

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração I, Sociologia Aplicada a Administração

    • 11/2012 - 11/2013

      Direção e administração, Faculdade de Administração, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 04/2013 - 09/2013

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração, Sociologia Aplicada a Administração

    • 11/2012 - 03/2013

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração

    • 08/2008 - 07/2010

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Organização do Trabalho, Planejamento Estratégico

  • 2012 - 2012

    Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista em EAD, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 20

  • 2011 - 2012

    Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2011 - 08/2012

      Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia (Economia II), Metodologia Científica Para Administradores, Teoria das Organizações, Teoria Geral da Administração