Ana Carolina Machado Aredes

Doutoranda em História na área de concentração História Social das Relações Políticas, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, na área de concentração "Estado, Sociedade e Região". Pós-graduada em "História do Brasil, Estado e Sociedade" pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de Viçosa. Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2018 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de ?sociabilidade intelectual?(1930-1960),
Almerinda da Silva Lopes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Mestrado em História

2012 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de sociabilidade intelectual.,Ano de Obtenção: 2015
Prof. Dr. Valdei Lopes de Araújo.Bolsista do(a): UFOP, UFOP, Brasil. Palavras-chave: Portinari, Modernismo, Obras, Cartas, Brasilidade..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em História do Brasil, Estado e Sociedade

2008 - 2009

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Intelectuais, Arte e Estado: a relação de Candido Portinari com o Estado Varguista
Orientador: Prof. Dr. Gilberto Barbosa Salgado

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História

2004 - 2008

Universidade Federal de Viçosa
Título: A valorização do elemento nacional na pintura de Portinari e a relação do pintor e de sua obra com o Movimento Modernista Brasileiro e com o Estado Varguista
Orientador: Prof. Dr. Fábio Faria Mendes

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Conservação e Restauro

2009 - 2010

Fundação de Arte de Ouro Preto
Bolsista do(a): Programa de Educação Profissional, PEP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: HISTÓRIA DO BRASIL, ESTADO E SOCIEDADE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário Nacional do Grupo de Pesquisas sobre Arte Pública no Brasil.A arte sob o mecenato estatal:a construção do Ministério da Educação e Saúde e os afrescos de Portinari. 2018. (Seminário).

II Simpósio Nacional de História Política da Faculdade Saberes.Arte, Intelectualidade e Estado: a relação do pintor Candido Portinari com o Estado Varguista. 2018. (Simpósio).

I Seminário do Pensamento Social Brasileiro.Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de. 2018. (Seminário).

Seminário de Teses e Dissertações - PPGHIS/UFES.Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de "sociabilidade intelectual" (1930-1960). 2018. (Seminário).

I Colóquio NEHM/PRONEM: variedades do discurso histórico.As correspondências como um espaço de sociabilidade intelectual no Brasil do século XX. 2013. (Outra).

Segundo Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Os intelectuais e a política: a participação dos letrados no Estado Novo Varguista. 2013. (Encontro).

VIII Semana de História Política - V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Cartas para Portinari: a relação do pintor com artistas, intelectuais e políticos da burocracia varguista entendida através da sua correspondência (1920-1945). 2013. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Arte, Intelectualidade e Estado: a relação de Candido Portinari com o Governo Varguista (1920-1945). 2012. (Encontro).

VII Semana de História Política da UERJ.Arte, Intelectualidade e Estado: a relação de Candido Portinari com o Governo Varguista (1920-1945). 2012. (Outra).

VI Seminário Brasileiro de História da Historiografia. 2012. (Seminário).

Seminário Patrimônio Cultural - Conservação e Restauração no Século XXI.O Ensinar: Formação de Profissionais - Papel e Pintura de Cavalete. 2011. (Seminário).

II Seminário de História Econômica e Social da Zona da Mata Mineira. 2008. (Seminário).

IX Simpósio Anual da ABHR - Religiões e Religiosidades: Entre a Tradição e a Modernidade. 2007. (Simpósio).

Oficina Plano Museológico: Implantação, Gestão e Organização de Museus. 2007. (Oficina).

Exposição de Fotografias do Museu Histórico da UFV.Um olhar sobre a universidade: fotografias que contam a história da UFV. 2006. (Outra).

I Seminário Nacional de História: O Laboratório do Historiador: olhares sobre cultura, memória e sociedade. 2006. (Seminário).

XV Encontro Regional de História - ANPUH/MG. 2006. (Encontro).

Encontro Brasil-Portugal: Sociedades, Culturas e Formas de Governar no Mundo Português - Séculos XVI a XVIII. 2005. (Encontro).

II Semana Acadêmica do Curso de História. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabio Faria Mendes

MENDES, F. F.; Dietrich, A.M.; ASSIS, Angelo Adriano Faria de. A valorização do elemento nacional na pintura de Portinari e a relação do pintor e de sua obra com o Movimento Modernista Brasileiro e com o Estado Varguista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.

Ana Maria Dietrich

MENDES, Fabio;DIETRICH, A. M.; ASSIS, Angelo. A valorização do elemento nacional na pintura de Portinari e a relação do pintor e de sua obra com o Movimento Modernista Brasileiro e com o Estado Varguista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.

Ângelo Adriano Faria de Assis

ASSIS, Angelo. A. F.; DIETRICH, Ana Maria; MENDES, Fábio Faria. A valorização do elemento nacional na pintura de Portinari e a relação do pintor e de sua obra com o Movimento Modernista Brasileiro e com o Estado Varguista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.

Julio Cesar Bentivoglio

ARAÚJO, V L;BENTIVOGLIO, J. C.; ABREU, M. Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de ?sociabilidade intelectual? (1920-1945). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilberto Barbosa Salgado

Intelectuais, Arte e Estado; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estado e Sociedade no Brasil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Gilberto Barbosa Salgado;

Almerinda da Silva Lopes

Portinari e sua correspondência:um estudo sobre a sociabilidade intelectual-1930-1960; Início: 2018; Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Ângelo Adriano Faria de Assis

Orientação de estágio voluntário no Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa; 2006; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Angelo Adriano Faria de Assis;

Valdei Lopes de Araújo

Cartas para Portinari: a relação do pintor com artistas, intelectuais e políticos da burocracia varguista entendida através da sua correspondência (1920-1945); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade federal de ouro preto; Orientador: Valdei Lopes de Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de 'sociabilidade intelectual' (1920-1945). SINAIS (UFES) , v. 22, p. 101-128, 2019.

  • ARÊDES, A. C. M. . As missivas como fonte documental: o trabalho com o acervo epistolar do pintor Candido Portinari. CADERNOS DE HISTÓRIA (UFOP. MARIANA) , v. VIII, p. 194-207, 2017.

  • ARÊDES, A. C. M. . Os traços modernistas da pintura de Candido Portinari. CONTEMPORÂNEOS: REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES (ONLINE) , v. 3, p. 1-28, 2009.

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de. In: Maro Lara Martins. (Org.). Intelectuais, Cultura e Democracia. 1ed.São Paulo: Perse, 2018, v. , p. 69-83.

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de ?sociabilidade intelectual? (1920-1945). In: I Seminário de Pensamento Social Brasileiro, 2018, Vitória. Anais I Seminário de Pensamento Social Brasileiro - Intelectuais, Cultura e Democracia, 2018.

  • ARÊDES, A. C. M. . Os intelectuais e a política: a participação dos letrados no Estado Novo Varguista. In: Segundo Encontro de Pesquisa em História, 2013, Belo Horizonte. II Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2013. p. 398-404.

  • ARÊDES, A. C. M. . Cartas para Portinari: a relação do pintor com artistas, intelectuais e políticos da burocracia varguista entendida através da sua correspondência (1920-1945). In: VII Semana de História Política da UERJ / V Seminário Nacional de História: política e cultura & política e sociedade, 2013, Rio de Janeiro. V Seminário Nacional de História: política e cultura & política e sociedade, 2013. v. 1. p. 224-234.

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte, Intelectualidade e Estado: a relação de Candido Portinari com o Governo Varguista (1920-1945). In: I Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do I Encontro de Pesquisa em História da UFMG- Anais Eletrônicos EPHIS, 2012. v. 2. p. 9-19.

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte, Intelectualidade e Estado: a relação de Candido Portinari com o Governo Varguista (1920-1945). In: VII Semana de História Política da UERJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais da VII Semana de História Política da UERJ - ANAISUERJ2012, 2012. p. 125-134.

  • ARÊDES, A. C. M. . A arte sob o mecenato estatal:a construção do Ministério da Educação e Saúde e os afrescos de Portinari. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte, Intelectualidade e Estado: a relação do pintor Candido Portinari com o Estado Varguista (1930-1945). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de 'sociabilidade intelectual' (1920-1945). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de 'sociabilidade intelectual' (1930-1960). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARÊDES, A. C. M. . Os intelectuais e a política: a participação dos letrados no Estado Novo Varguista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARÊDES, A. C. M. . As correspondências como um espaço de sociabilidade intelectual no Brasil do século XX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARÊDES, A. C. M. . Cartas para Portinari: a relação do pintor com artistas, intelectuais e políticos da burocracia varguista entendida através da sua correspondência (1920-1945). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte, Intelectualidade e Estado: a relação de Candido Portinari com o Governo Varguista (1920-1945). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARÊDES, A. C. M. . Arte, Intelectualidade e Estado: a relação de Candido Portinari com o Governo Varguista (1920-1945). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARÊDES, A. C. M. ; MORAES, L. S. P. ; MARTINS, R. C. ; COELHO, A. F. S. ; OLIVEIRA, S. L. R. V. . O Ensinar: Formação de Profissionais - Papel e Pintura de Cavalete. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARÊDES, A. C. M. ; ASSIS, A. A. F. . Um olhar sobre a universidade: fotografias que contam a história da UFV. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARÊDES, A. C. M. . Intelectuais, Arte e Estado: a relação de Portinari com o Estado Varguista. 2009 (Monografia de Especialização em História do Brasil, Estado e Sociedade) .

  • ARÊDES, A. C. M. . A valorização do elemento nacional na pintura de Portinari e a relação do pintor e de sua obra com o Movimento Modernista Brasileiro e com o Estado Varguista. 2007 (Monografia) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de ?sociabilidade intelectual?(1930-1960), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Carolina Machado Arêdes - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de sociabilidade intelectual., Descrição: Este projeto almeja entender como o pintor Candido Portinari se relacionou com interlocutores que gravitavam em torno da burocracia varguista, através da análise do seu acervo de correspondências. Tal documentação revela como Portinari atuou neste ambiente, confeccionando trabalhos e organizando exposições de pintura no Brasil e no exterior, assim como demonstra muito da sua inclinação artística, sua concepção política e a maneira como lidava com problemas do cotidiano. As cartas deixam à mostra como o pintor tecia, aprofundava e mantinha suas amizades através da troca epistolar. Dentre os missivistas de Portinari, figuram importantes personalidades da época como o Ministro Gustavo Capanema, os literatos Mário e Carlos Drummond de Andrade, o militante comunista Luiz Carlos Prestes e, o próprio Presidente Vargas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Carolina Machado Arêdes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES

    Atividades

    • 08/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PPGHIS

    Atividades

    • 07/2013 - 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Fundação de Arte de Ouro Preto

    Vínculo: Técnico de Cultura, Enquadramento Funcional: Técnico de Cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    Divisão de Assuntos Culturais - Museu Histórico da UFV

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Recuperação, tratamento, organização e catalogação do acervo fotográfico do Museu Histórico da UFV. Organização de exposições fotográficas sobre o acervo do Museu Histórico da UFV. Orientação a novos estagiários sobre o processo de organização e catalogação do acervo do Museu Histórico da UFV.