Marilene da Silva Ribeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Ponta Porã. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, pantanal, guató, conflitos fundiários e índios.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Historia

2003 - 2005

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Uma Ilha na História De Um Povo Canoeiro: O Processo De Desterritorialização e Reterritorialização Dos Guató na Região do Pantanal (Século XX),Ano de Obtenção: 2005
Jorge Eremites de Oliveira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Desterritorialização; Guató; Índios; Pantanal; Resurgimento Étnico.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em História

1998 - 2001

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996)
Orientador: Jorge Eremites de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2012 - 2013

Extensão universitária em Língua Inglesa. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em CLIPP - Curso de Línguas do Câmpus de Ponta Porã. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Patrimônio Arqueológico de Mato Grosso do Su:conhe. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Guarani

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Indígena.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Participação em eventos

FECIFRON-. Museu Digital - Novas Tecnologias para o Conhecimento da História Fronteiriça. 2015. (Feira).

III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2015. (Outra).

FECIFRON. Museu Digital - Novas Tecnologias para o Conhecimento da História Fronteiriça. 2014. (Feira).

Semana de Ciência e Tecnologia 2014, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.O Processo de Desterritorialização e Reterritorialização dos Guató na Região do Pantanal (Século XX). 2014. (Outra).

Semana de Ciência e Tecnologia. 2014. (Outra).

II CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-História. 2012. (Congresso).

II Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. 2012. (Outra).

I Semana Acadêmica do Novo Curso de Pedagogia. 2009. (Encontro).

Encontros Pedagógicos: Atividades Lúdicas em Língua Portuguesa, Atividades Lúdicas em Matemática e Atividades em Alfabetização dos Anos Iniciais.. 2008. (Encontro).

V SEMANA DE HISTÓRIA.Considerações sobre o processo de espoliação do território Guató.. 2005. (Encontro).

VII SEMANA DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL "PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: IDENTIDADE E PODER".Considerações sobre a Luta dos Índios Guató pela Ilha Ínsua. 2004. (Encontro).

IV SEMANA DE HISTÓRIA, ENSINO, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA.Discussões sobre o fenômeno do ressurgimento étnico e o caso Guató. 2004. (Encontro).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL RELIGIOES, RELIGIOSIDADES E CULTURA.Salesianos e CIMI na luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996). 2003. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL RELIGIOES, RELIGIOSIDADES E CULTURA.Salesianos e CIMI na luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996). 2003. (Simpósio).

II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Ínsua, A Ilha dos Índios Guató. 2002. (Encontro).

VI ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL. 2002. (Encontro).

Viagem de estudos a Fazenda Campanário (antiga sede da Companhia mate Laranjeira). 2002. (Outra).

XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2001. (Simpósio).

VII SEMANA DA PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA. 2001. (Encontro).

I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS DO CAMPUS DE DOURADOS. 2001. (Encontro).

III SIMPÓSIO SOBRE RECURSOSO NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL.Contibuições para o conhecimento da luta dos índios guató pela Ilha Ínsua. 2000. (Simpósio).

V ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA "DES-COBRIMENTOS: OS DESAFIOS DA HISTÓRIA.A Luta dos Índios Guató pela Ilha Ínsua. 2000. (Encontro).

I ENCONTRO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMS.Considerações sobre a luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua. 2000. (Encontro).

PONTA PORÃ NO CONTEXTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DE MATO GROSSO DO SUL. 1999. (Encontro).

III SEMANA DE HISTÓRIA "CONSIDERAÇÕES E DESAFIOS".A luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

RIBEIRO, Marilene da Silva; DOMINGOS, G. L.. Concurso Público para provimento de cargos efetivos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dp Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

RIBEIRO, Marilene da Silva. Avaliadora da FECIFRON. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Comissão julgadora das bancas

Osvaldo Zorzato

ZORZATO, O.; OLIVEIRA, Jorge Eremites de; LEITE, Eudes Fernando. O processo de desterritorialização, etnogênese e luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua.. 2004. Outra participação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Eudes Fernando Leite

LEITE, E. F.OLIVEIRA, Jorge Eremites de; MOTA, Lúcio Tadeu. Uma ilha na história de um povo canoeiro: o processo de desterritorialização e reterritorialização dos Guató na região do Pantanal (século XX).. 2005. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Jorge Eremites de Oliveira

EREMITES DE OLIVEIRA, J.LEITE, Eudes FernandoMOTA, Lúcio Tadeu. Uma ilha na história de um povo canoeiro: o processo de desterritorialização e reterritorialização dos Guató na região do Pantanal (século XX). 2005. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Jorge Eremites de Oliveira

EREMITES DE OLIVEIRA, J.ZORZATO, OsvaldoLEITE, Eudes Fernando. O processo de desterritorialização, etnogênese e luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua. 2004. Outra participação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Foi orientado por

Jorge Eremites de Oliveira

Uma ilha na história de um povo canoeiro: o processo de desterritorialização e reterritorialização dos Guató na região do Pantanal (século XX); 2005; 137 f; Dissertação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Eremites de Oliveira;

Jorge Eremites de Oliveira

A luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996); 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Eremites de Oliveira;

Jorge Eremites de Oliveira

A luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996); 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Eremites de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Marilene da Silva ; Oliveira. Eremites Jorge de . Salesianos e CIMI na luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996). In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL RELIGIOES, RELIGIOSIDADES E CULTURA, 2003, Dourados. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL RELIGIOES, RELIGIOSIDADES E CULTURA. Dourados: UFMS, 2003.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva . considerações sobre o processo de espoliação do território Guató.. In: V SEMANA DE HISTÓRIA, 2005, Dourados. V SEMANA DE HISTÓRIA. Dourados, 2005. p. 54-54.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva . Considerações sobre a Luta dos Índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996). In: VII SEMANA DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL, 2004, Campo Grande. VII ENCONTRO DE HISTRÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL - "PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: IDENTIDADE E PODER". Campo Grande: UCDB, 2004.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva . Disussões sobre o fenômeno do ressurgimento étnico e o caso Guató. In: IV SEMANA DE HISTÓRIA, ENSINO, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 2004, Dourados. IV SEMANA DE HISTÓRIA- ENSINO, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. Dourados: UFMS, 2004.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva ; Oliveira. Eremites Jorge de . Ínsua, A Ilha dos Índios Guató. In: II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Campo Grande. II encontro interno de Iniciação Científica. Campo Grande: Editora UFMS, 2002. p. 124.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva ; Oliveira. Eremites Jorge de . contibuições para o conhecimento da Luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996). In: III SIMPÓSIO SOBRE RECURSOSO NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 2000, Corumbá. Os desafios do Novo Milênio. Corumbá: Embrapa, 2000. p. 421-421.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva . A Luta dos Índios Guató pela Ilha Ínsua. In: V ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2000, Três Lagoas. V ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2000.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva . Considerações sobre a luta dos índios Guató pela Ilha"Ínsua (1976-1996). In: I ENCONTRO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMS, 2000, Aquidauana. I ENCONTRO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMS. Campo Grande: PROOP, 2000.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva . A luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996). In: V Encontro de História de Mato Grosso do Sul, 1999, Três Lagoas. Caderno de Resumos do V Encontro de História de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas: Anpuh-MS, 2000. v. 1. p. 47-47.

  • RIBEIRO, Marilene da Silva . A luta dos índios Guató pela Ilha Ínsua (1976-1996). In: III SEMANA DE HISTÓRIA, 1999, Dourados. III SEMANA DE HISTÓRIA "CONSIDERAÇÕES E DESAFIOS". Dourados, 1999.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Museu Digital - Nova Tecnologias para o conhecimento da História Fronteiriça, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilene da Silva Ribeiro - Coordenador / Eder Samaniego Villalba - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS - Campus Ponta Porã. , Br 463, Km 14, Sanga Puitã, 79909000 - Ponta Porã, MS - Brasil, Telefone: (67) 34379600

Experiência profissional

2012 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2015 - 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã, .,Cargo ou função, Equipe Multidisciplinar do Programa Mulheres Mil do Campus Ponta Porã..

  • 03/2015 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã, .,Cargo ou função, Comissão de Organização da FECIFRON - Feira de Ciências e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã.

  • 05/2015 - 05/2015

    Outras atividades técnico-científicas , IFMS - Campus Ponta Porã, IFMS - Campus Ponta Porã.,Atividade realizada, 7 Olimpiada Nacional em História do Brasil.

  • 08/2014 - 10/2014

    Ensino, Curso de Especialização em Docência, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

  • 07/2013 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã, .,Cargo ou função, Comissão de Inauguração do Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

  • 01/2014 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã, .,Cargo ou função, Comissão de Análise da Viabilidade de um Novo Curso Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Ponta Porã..

  • 09/2013 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã, .,Cargo ou função, Comissão de Organização da Semana de Ciência e Tecnologia e da Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira.

  • 08/2012 - 09/2012

    Outras atividades técnico-científicas , IFMS - Campus Ponta Porã, IFMS - Campus Ponta Porã.,Atividade realizada, 4 Olimpíada Nacional em História do Brasil.

2010 - 2010

Faculdades Magsul

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora ministrante de aulas de Antropologia Aplicada a Educação e de História Regional no Ensino Superior - Pedagogia.

2006 - 2012

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Efetiva, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora da Escola Estadual João B. Calvoso - ministrante de aulas de História.

2008 - 2009

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora do Curso Pré Vestibular na Escola Joaquim Murtinho - ministrante de aulas de História

2008 - 2008

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Da Escola Estadual Geni Marques Magalhães - ministrante de aulas de Sociologia, Filosofia e História. Ensino Fundamental e Médio.

2003 - 2006

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Curso Pré Vestibular na Escola Joaquim Murtinho - ministrante de aula de História.

2004 - 2004

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora da Escola Estadual Adê Marques - ministrante de aulas de História Ensino Fundamental.

2000 - 2003

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da Escola Estadual Geni Marques Magalhães - ministrante de aulas de História. Ensino Médio.

1998 - 1998

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora da Escola Estadual Mendes Gonçalves - ministrante de aulas de história. Ensino Fundamental.

Atividades

  • 02/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2006 - 2010

Escola Magsul

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora de História do Curso Pré Vestibular

1999 - 2001

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora na categoria de iniciação Cientí, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ -MS

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2001 - 2002

Moderna Associação Pontaporanense de Ensino

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Porfessora de História - Ensino Fundamental e Médio.