Aneline dos Santos Ziemann

Professora do curso de Direito da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus de Santana do Livramento - RS nas áreas de Direito Civil (material, processual e prática) e disciplinas propedêuticas. Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC com bolsa CAPES/PROSUP (tipo II). Mestra em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com bolsa CAPES/PROSUP (tipo II). Mestra em Direitos Humanos pela Universidade do Minho - UMINHO, Portugal. Pós - graduada Lato Sensu (especialização) em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2009). Participante do grupo de pesquisas "Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado" do Programa de Pós - Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, coordenado pelo professor Pós-Doutor Jorge Renato dos Reis Advogada. Mediadora e Conciliadora Judicial certificada (TJ/RS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7019-9209.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2016 - 2018

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: A Concepção Solidarista de Sol. de Conflitos nas Rel. Inter-Privadas Frente à Relativização da Dicot. Púb/Priv e as Adequações no Ensino Jur. Brasileiro: prop. de novo perfil de egresso em superação à lóg. do litígio e em direção à lóg. da solidariedade
Jorge Renato dos Reis. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino Jurídico; Dicotomia Público/Privado; Perfil de Egresso; Relações Inter-Privadas; Solidariedade.

Mestrado em Direito

2013 - 2015

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: O Instituto da Função Social como Instrumento de Efetivação do Princípio Constitucional da Solidariedade no Direito de Autor na Perspectiva do Constitucionalismo Contemporâneo,Ano de Obtenção: 2015
Jorge Renato dos Reis.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Mestrado em Mestrado em Direitos Humanos

2013 - 2015

Universidade do Minho
Título: O Instituto da Função Social como Instrumento de Efetivação do Princípio da Solidariedade no Direito de Autor a Partir do Processo de Constitucionalização do Direito Privado,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: em Universidade do Minho ( Benedita Ferreira da Silva Mac Crorie da Graça Moura)
com Jorge Renato dos Reis.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Educação em Direitos Humanos

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande
Título: A solidariedade entre Estados com fundamento para a Internacionalização dos Direitos Humanos
Orientador: Renato Duro Dias/Sheila Stolz

Especialização em Direito Previdenciário

2011 - 2013

Universidade Anhanguera - Uniderp
Título: Previdência Social - A Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Orientador: Orlando Guarizi Junior

Graduação em Direito

2004 - 2009

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: A Tutela Administrativa Municipal dos Recursos Hídricos Frente a Partilha Constitucional de Competências
Orientador: Luiz Egon Richter

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Curso de Atualização em Direito Civil e Processual Civil. (Carga horária: 360h). , Escola Superior Verbo Jurídico, ESVJ, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Ext. Comun.gestão de confl. nas escolas e comunidade por meio da mediação. (Carga horária: 40h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2011 - 2011

Carreiras de Analista. (Carga horária: 333h). , Anhanguera Educacional e Participações S.A., AEP S.A., Brasil.

2010 - 2010

OAB 1ª Fase Regular. (Carga horária: 160h). , Anhanguera Educacional e Participações S.A., AEP S.A., Brasil.

2010 - 2010

OAB 2ª Fase. (Carga horária: 65h). , Anhanguera Educacional e Participações S.A., AEP S.A., Brasil.

2010 - 2010

Língua Espanhola. (Carga horária: 30h). , International Bureau of Language, IBL, Argentina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARCONATTO, A. ; ZIEMANN, A. S. . I Jornada Jurídica Fronteiriça. 2018. (Outro).

ZIEMANN, A. S. . XI Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VII Mostra de Trabalho Jurídicos Científicos. 2014. (Outro).

ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. ; BOLESINA, I. ; PEREIRA, M. ; GERVASONI, T. ; WISNIEWSKI, A. . I Encontro de Grupos de Pesquisa em Direito Civil Constitucionalizado e I Mostra de Pesquisa em Direito Civil Constitucionalizado. 2014. (Outro).

ZIEMANN, A. S. . X Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VII Mostra de Trabalho Jurídicos Científicos. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10º SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.-. 2018. (Outra).

I Jornada Jurídica Fronteiriça. 2018. (Outra).

Encontro Direito e Sociedade.Vamos Falar Sobre Plágio: o plágio acadêmico e suas repercussões. 2017. (Encontro).

III Seminário de Projetos e Trabalhos Acadêmicos (Teses, Dissertações e Monografias).Superação da Dicotomia Público x Privado e Reformulação da Concepção de Jurisdição. 2017. (Seminário).

I Mostra de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito.BREVES APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE O DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DA SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO X PRIVADO. 2017. (Outra).

V Mostra de Trabalhos do V Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento. -. 2017. (Congresso).

XIII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e III Mostra Nacional de Trabalhos Científicos.Métodos de Solução Consensual de Conflitos. 2017. (Seminário).

XIII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e III Mostra Nacional de Trabalhos Científicos.As Autarquias Locais Portuguesas e os Distritos no Brasil: análise a partir da concepção de poder local. 2017. (Seminário).

XIV Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e X Mostra Internacional de Trabalhos Científicos.Demandas Sociais e Políticas Públicas. 2017. (Seminário).

XIV Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e X Mostra Internacional de Trabalhos Científicos.O Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Garantia do Direitos Fundamental à Inclusão Social das Crianças e Adolescentes com Deficiência: análise da temática sob o viés da teoria das (in) capacidades. 2017. (Seminário).

II Colóquio sobre Interconstitucionalidade - interjusfundamentalidade, internormatividade, interjurisdicionalidade.O solidarismo jurídico no constitucionalismo contemporâneo brasileiro. 2016. (Outra).

II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura. Ensino jurídico e contemporaneidade: a necessária formação do operador do direito para a UTILIZAÇÃO DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO de conflitos e para a pacificação social. 2016. (Congresso).

III Mostra de Trabalhos Acadêmicos. Breves Considerações Acerca do Ensino do Direito no Brasil Pós Constituição Federal de 1988. 2016. (Exposição).

III Seminário de Projetos e Trabalhos Acadêmicos (Tese, Dissertações e Monigrafias).-. 2016. (Seminário).

III Seminário de Projetos e Trabalhos Acadêmicos (Teses, Dissertações e Monografias). 2016. (Seminário).

I Mostra de Grupos de Estudos e Projetos do Direito Centro-Serra.Gestão Local e Políticas Públicas. 2016. (Outra).

Seminario Internacional Políticas Públicas e Privadas na Proteción de Dereitos en Brasil e Espana.Propriedade Intelectual e Direito do Autor - novos paradigmas. 2016. (Seminário).

V Encontro Internacional do CONPEDI. 2016. (Encontro).

XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e IX Mostra Internacional de Trabalhos Científicos.O Direito Fundamental à Solidariedade: a solidariedade no âmbito jurídico da pós-modernidade. 2016. (Seminário).

XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e IX Mostra Internacional de Trabalhos Científicos.Direitos Humanos, Gênero e Conflitos. 2016. (Seminário).

XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e IX Mostra Internacional de Trabalhos Científicos.Jurisdição Constitucional e Democracia. 2016. (Seminário).

XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e II Mostra Nacional de Trabalhos Científicos.Eixo: Métodos de Solução Consensual de Conflitos. 2016. (Seminário).

I Encontro de Gênero, Migrações Internacionais e Direitos Humanos. 2015. (Encontro).

II Ciclo de Oficinas - XXXI Semana do Ministério Público."Vamos Falar de Plágio?". 2015. (Oficina).

I Semana de Estudos Acadêmica de Direito.Vamos falar sobre plágio: o que é e quais as suas consequências. 2015. (Oficina).

IX Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. 2015. (Congresso).

O Novo CPC e suas principais mudanças - Capacitação. 2015. (Outra).

XII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VIII Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos.Eixo temático: Direitos Fundamentais e Garantias Sociais. 2015. (Seminário).

As Múltiplas Faces da Corrupção no Brasil. 2014. (Outra).

Aula Magna do Programa de Pós - Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. 2014. (Outra).

Congresso Internacional los Retos de la Sostentabilidad y de los Derechos Humanos en el Siglo XXI. 2014. (Congresso).

I Mostra de Pesquisa em Direito Civil Constitucionalizado.O Paradigma Constitucional Solidarista: a busca por mecanismos de efetivação prático-jurídica do princípio constitucional da solidariedade. 2014. (Outra).

IX Seminário Nacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. 2014. (Seminário).

Palestras - Usucapião por abandono de imóvel familiar e Ética no exercício da advocacia, seus princípios e prerrogativas da. 2014. (Outra).

VI Seminário Interlocuções Jurídicas Luso - Brasileiras. 2014. (Seminário).

Workshop "Metodologias de Pesquisa em Memória, História e Direitos Humanos". 2014. (Outra).

X Seminário Nacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. 2014. (Seminário).

XXIII Encontro Nacional do CONPEDI.A Teoria da Argumentação Jurídica de Robert Alexy e a sua aplicação prática: constitucionalização do direito e ponderação. 2014. (Outra).

XX Seminário de Iniciação Científica.Lei de Direitos Autorais: uma análise contextual acerca da necessidade de mudança e da aptidão da atual legislação. 2014. (Seminário).

12º Seminário "Teoria Jurídica Cidadania e Globalização: 25 anos da Constituição Federal brasileira". 2013. (Seminário).

A Nova Mediação. 2013. (Outra).

Aula Magna do Programa de Pós- Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. 2013. (Outra).

Congresso Brasil - Argentina de Direito Civil - Constitucional: Responsabilidade Civil e Direito de Danos. A Ponderação como Instrumento Hermenêutico para a Aplicação do Princípio da Solidariedade nas Relações Jurídico - Privadas. 2013. (Congresso).

Direitos Sociais, Direitos Fundamentais. 2013. (Outra).

Direitos Sociais, Direitos Fundamentais. 2013. (Outra).

III Interlocuções Jurídicas Luso-Brasileiras. 2013. (Outra).

III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade. 2013. (Simpósio).

Workshop " Os Desafios do Sistema Qualis na Área do Direito ". 2013. (Outra).

XIX Seminário de Iniciação Científica - UNISC.A Constitucionalização do Direito Privado: aspectos históricos e a possibilidade de aplicação dos direitos fundamentais nas relações privadas. 2013. (Seminário).

X Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. 2013. (Seminário).

?Admirável Mundo Novo, os Direitos Intelectuais e o papel da Universidade". 2012. (Outra).

I Congresso Internacional de Direitos Humanos. Os Direitos Fundamentais e sua Aplicação no Âmbito das Relações entre Particulares. 2012. (Congresso).

IX Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e V Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. 2012. (Seminário).

VIII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. 2012. (Seminário).

XXVIII Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul. 2012. (Outra).

III Seminário Estadual de Educação Ambiental e VI Seminário Regional de Educação Ambiental: Saber Ambiental - Unisc. 2007. (Seminário).

II Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea - Unisc. 2005. (Seminário).

X Jornada Internacional de Direito. 2005. (Outra).

1º Dia do Advogado - Unisc. 2004. (Outra).

I Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea - Unisc. 2004. (Seminário).

XX Semana do Ministério Público - Unisc. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: MÁRIO FRANCISCO SEVERO

ADOLFO, L. G. S.ZIEMANN, A. S.. A (In)Constitucionalidade do Artigo 1.790 do Código Civil Brasileiro: uma análise a partir da jurisprudência pátria nos últimos anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Camila Lima Côrtes Lorenzi

REIS, J. R.ZIEMANN, A. S.. A Constitucionalização do Direito Privado: o princípio da solidariedade como paradigma das relações contratuais cíveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Vicentine Xavier

XAVIER, Alexandre; GORCZEVSKI, C.; RECK, J. R.; FACCHINI NETO, E.; SODRE, J. I. L.. A Concepção solidarista de solução de conflitos frente a relativização da dicotomia público/privado e as adequações no ensino jurídico brasileiro: da lógica do litígio à lógica da solidariedade. 2018. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Jorge Renato dos Reis

CRORIE, B. M.;REIS, J. R.; OLIVEIRA, N. P.; ADOLFO, L. G. S.. O instituto da fundação social como instrumento de efetivação do princípio constitucional da solidariedade no direito de autor a partir do processo de constitucionalização do direito privado. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Minho.

Jorge Renato dos Reis

REIS, J. R.; GORCZEVSKI, C.; ADOLFO, L. G. S.; Schmidt, J. P.; COSTA, M. M. M.. A concepção solidarista de acesso à justiça e as adequações no ensino jurídico brasileiro: da lógica do litígio à lógica da solidariedade frente à superação da dicotomia público/privado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPGD Mestrado e Doutorado) - UNISC.

Marli Marlene Moraes da Costa

COSTA, M. M. M.; REIS, Jorge Renato dos;GORCZEVSKI, C.; ADOLFO, L. G. S.; SCHMIDT, J. P.. A concepção solidarista de acesso à justiça e as adequações no ensino jurídico brasileiro: da lógica do litígio à lógica da solidariedade frente à superação da dicotomia público/privada. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Clovis Gorczevski

GORCZEVSKI, C.; Reis, Jorge Renato; RECK, J. R.; FACCHINI NETO, E.; XAVIER, A. V.; SODRE, J. I. L.. A concepção solidarista de solução de conflitos frente à relativisação da dicotomia píblico/privado e as adequações no ensino jurídico brasileiro: da lógica do litígio à lógica da solidariedade. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Clovis Gorczevski

GORCZEVSKI, C.; Reis, Jorge Renato; SCHMIDT, J. P.; ADOLFO, L. G. S.;COSTA, Marli Marlene Moraes da. A concepção solidarista de acesso à justiça e as adequações no ensino jurídico brasileiro: da lógica do litígio à lógica da solidariedade frente à superação da dicotomia público/privado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Janriê Rodrigues Reck

RECK, JANRIÊ ROBRIGUES; REIS, J. R.; GORCZEVSKI, C.; FACCHINI, E.; XAVIER, A. V.; SODRE, J. I. L.. A CONCEPÇÃO SOLIDARISTA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS FRETE À RELATIVIZAÇÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO E AS ADEQUAÇÕES NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DA LÓGICA DO LITÍGIO À LÓGICA DA SOLIDARIEDADE. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Luiz Gonzaga Silva Adolfo

ADOLFO; REIS, JORGE RENATO DOS; FRIEDRICH, D. B.. O INSTITUTO DA FUNÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA SOLIDARIEDADE NO DIREITO DE AUTOR NA PERSPECTIVA DO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Luiz Gonzaga Silva Adolfo

ADOLFO, LUIZ GONZAGA SILVA; REIS, J. R.; COSTA, M. M. M.; GORCEVZKI, C.; SCHMIDT, J. P.. A CONCEPÇÃO SOLIDARISTA DE ACESSO À JUSTIÇA E AS ADEQUAÇÕES NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DA LÓGICA DO LITÍGIO À LÓGICA DA SOLIDARIEDADE FRENTE À SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Denise Bittencourt Friedrich

FRIEDRICH, D. B.; REIS, J. R.; ADOLFO, L. G. S.. O instituto da função social como instrumento de efetivação do princípio constitucional da solidariedade no direito de autor na perspectiva do constitucionalismo contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Géssica Leguizamón

título provisório: DO SANGUE AO AFETO: Aspectos sócio-jurídicos da (re) transfiguração familiar Multi-Pluri-Afetiva; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Bernardo Papim Corrêa

título provisório - o direito ao esquecimento e a tutela jurídica dos direitos de personalidade na perspectiva civil-constitucional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Augusto Rostirolla

A Função Social do Direito de Autor: uma Análise Contemporânea do Direito de Autor à Luz da Constitucionalização do Direito Privado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Helena Carolina Schroeder

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Helena Carolina Schroeder

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Vinicius Cassio Swarowski

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, unisc; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Alice Wisniewski

Direito de Autor no Constitucionalismo Contemporâneo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, unisc; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Caroline Rossoni

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Joana Mayer

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado - Disciplina de Direito das Coisas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, unisc; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Ricardo Kipper

Direito de Autor no Constitucionalismo Contemporâneo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Arthur Felipe Gressler

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Gabriel Ostrowski Muller

Breves Apontamentos Sobre Argumentação Jurídica no Constitucionalismo Contemporâneo; 2018; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Luíse Ilecki Forgiairini

Breves Apontamentos Sobre Argumentação Jurídica no Constitucionalismo ContemporâneoApontamentos Sobre Argumentação Jurídica no Constitucionalismo Contemporâneo; 2018; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Adriana da Silva Cursino

Direito da Criança na Constituição Federal Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: avanços ou retrocessos?; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Daiana Puntel Trindade

O papel da jurisdição brasileira na defesa da dignidade humana da gestante em casos de fetos anencéfalo a partir da análise da paradigmática decisão do Supremo Tribunal Federal relatada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 54; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Eduarda Silveira da Maia

"Era do Exibicionsimo" e o Direito à Privacidade como Direito Humano e Fundamental; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Eduardo Melo da Silva

?O Poder de Polícia Exercido pela Polícia Militar como Instrumento de Proteção e Promoção da Segurança Pública na Perspectiva dos Direitos Humanos e dos Direitos Fundamentais"; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Wagner Menezes Trindade

A Redução da Maioridade Penal no Contexto Brasileiro - Análise da Constitucionalidade da Proposta Frente ao Princípio da Vedação ao Retrocesso Social; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

URSULA MULLER

Probex; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Úrsula Müller;

Jorge Renato dos Reis

O Instituto da Função Social como Instrumento de Efetivação do Princípio Constitucional da Solidariedade no Direito de Autor; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Renato dos Reis;

Jorge Renato dos Reis

A concepção solidarista de acesso à justiça e as adequações no ensino jurídico brasileiro: da lógica do litígio à lógica da solidariedade frente à superação da dicotomia público/privado; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Jorge Renato dos Reis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZIEMANN, Aneline ; REIS, J. R. . A Superação da Verticalidade da Prestação Jurisdicional e o Acesso à Ordem Jurídica Justa Diante da Relativização da Dicotomia Público/Privado. DUC IN ALTUM CADERNOS DE DIREITO , v. 10, p. 55, 2018.

  • ZIEMANN, A. S. ; LIPPSTEIN, D. . As ?patologias corruptivas? nos âmbitos público e privado: breve análise da normativa brasileira aplicada à corrupção. Revista Interdisciplinar Contabilidade, Administração e Direito , v. 2, p. 182-205, 2017.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . A Superação da Dicotomia Público x Privado e a Concepção Solidarista de Acesso à Justiça no Ensino do Direito. REVISTA DO DIREITO (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE) , v. 3, p. 104-120, 2017.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . O Que São Políticas Públicas e Por que a sua Compreensão Importa para o Direito? Breves Apontamentos em Torno dos Aspectos Conformadores das Políticas Públicas no Brasil e sua Relação com os Atores Públicos e Privados. UNITAS Revista do Curso de Direito , v. I, p. 145, 2017.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Revisitando o Conceito de Democracia: a participação política na sociedade da informação. Revista de Estudos Jurídicos UNA , v. 3, p. 191-201, 2016.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . O INSTITUTO DA FUNÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA SOLIDARIEDADE NO DIREITO DE AUTOR. REVISTA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL - DIREITO CONTEMPORÂNEO E CONSTITUIÇÃO , v. 6, p. 10-22, 2014.

  • LIPPSTEIN, D. ; ZIEMANN, A. S. . Políticas Públicas e Capital Social possíveis instrumentos na busca do desenvolvimento sustentável na era do hiperconsumo. REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS DA UNESP , v. 8, p. 6, 2014.

  • SWAROWSKI, V. C. ; Arthur Felipe Gressler ; KIPPER, R. ; ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO: UM ESTUDO SOBRE SUA PERSPECTIVA HISTÓRICA E SOBRE A APLICAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES PRIVADAS. REVISTA JOVENS PESQUISADORES , v. 4, p. 116, 2014.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . O direito de autor no constitucionalismo contemporâneo: solidarismo jurídico e função social. I. ed. São Paulo: Max Limonad, 2017. 162p .

  • REIS, J. R. (Org.) ; ZIEMANN, A. S. (Org.) . Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado: a efetividade dos direitos fundamentais. 1. ed. Curitiba: Multideia, 2015. 200p .

  • ZIEMANN, A. S. ; ALVES, F. D. (Org.) . A Jurisdição em Crise: judicialização e meios alternativos. I. ed. São Paulo: PerSe, 2015. v. I. 298p .

  • ZIEMANN, A. S. ; ALVES, F. D. (Org.) . A jurisdição constitucional e os direitos fundamentais nas relações privadas: questões contemporâneas. I. ed. São Paulo: PerSe, 2014. v. I. 312p .

  • ZIEMANN, Aneline ; REIS, J. R. . Da Fraternidade à Solidariedade: um caminho de superação do individualismo. In: LEAL, Rogério Gesta; SILVEIRA, Alessandra A. S.; CANO,. (Org.). IV Seminário Internacional Hispano-Luso-Brasileiro Sobre Direitos Fundamentais e Políticas Públicas. Ied.Santiago de Compostela: Bubok Publishing S.L., 2018, v. , p. 255-268.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . O Descompasso Entre a Formação Proporcionada pelos Cursos de Direito no Brasil e a Nova Concepção de Acesso à Justiça: o público e o privado no exercício da jurisdição. In: Alexandre Torres Petry, Carolina Migliavacca, Fernanda Osório, Igor Danilevicz, Italo Roberto Fuhrmann. (Org.). Ensino Jurídico no Brasil: 190 anos de história e desafios. Ied.Porto Alegre: OAB/RS, 2017, v. , p. 167-.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Análise do Princípio da Solidariedade entre Estados como um Possível Fundamento para a Internacionalização dos Direitos Humanos: relação entre o Ideário solidarista e os direitos humanos na esfera internacional. In: CONPEDI/UdelaR/ Unisinos/URI/UFSM /Univali/UPF/FURG. (Org.). Direito internacional dos direitos humanos IV. Ied.Montevideo: CONPEDI, 2016, v. , p. 138-154.

  • LIPPSTEIN, D. ; ZIEMANN, A. S. . O Direito Contratual Civil Brasileiro e a Obra o Mercador de Veneza: uma análise hermenêutica do direito por meio da literatura. In: LIPPSTEIN, Daniela; ROMERO, Ralfe Oliveira. (Org.). Opinio Iuris Volume III. Ied.Erechim: Deviant, 2016, v. , p. 46-58.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, Aneline . O Solidarismo Jurídico no Constitucionalismo Contemporâneo Brasileiro: breves notas introdutórias. In: Coordenação científica de Alessandra Silveira. (Org.). UNIO E-book Workshop CEDU/UNISC 2016: Interjusfundamentalidade, Internormatividade e Interjurisdicionalidade. Ied.Braga: CEDU Escola de Direito UMINHO, 2016, v. , p. 175-184.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . Solidariedade na Rede: apontamentos sobre a solidariedade articulada por meio da internet. In: Luiz Gonzaga Silva Adolfo. (Org.). Temas Atuais de Direito da Sociedade da Informação. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 157-178.

  • ZIEMANN, A. S. ; ALVES, F. D. . O Princípio Constitucional da Solidariedade como Elemento dos Serviços Públicos no Constitucionalismo Contemporâneo. In: Daniela Lippstein;Ralfe Oliveira Romero. (Org.). Opinio Iuris: volume II. Ied.: , 2015, v. , p. 223-244.

  • ZIEMANN, A. S. ; KIPPER, R. . Novos Contornos do Direito de Autor na Contemporaneidade - o direito de autor em suas dimensões pública e privada. In: Jorge Renato dos Reis; Aneline dos Santos Ziemann. (Org.). Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado: a efetividade dos direitos fundamentais. 1ed.Curitiba: Multideia, 2015, v. , p. 123-132.

  • ZIEMANN, A. S. ; PEREIRA, M. . Conhecendo as Políticas Públicas: aspectos conformadores e a relação entre a solidariedade e o capital social. In: Felipe Dalenogare Alves; Fabiano de Oliveira Becker; Silomar Garcia Silveira. (Org.). A Administração Pública Municipal e os Desafios Contemporâneos. 1ed.São Paulo - SP: PerSe Editora, 2014, v. , p. 159-184.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . A Teoria da Argumentação Jurídica de Robert Alexy e a sua Aplicação Prática: constitucionlização do direito e ponderação. In: organização CONPEDI/UFSC; coordenadores: Rubens Beçak, Alexandre Walmott Borges, Ana Maria D?Ávila Lopes. (Org.). Hermenêutica [Recurso eletrônico on-line]. Ied.FLORIANÓPOLIS: CONPEDI 2014, 2014, v. , p. 47-63.

  • ZIEMANN, A. S. ; BERTON, W. S. . Sobre o caráter ?não-solidarista? da prática da corrupção no âmbito da administração pública. In: Leal, Rogério Gesta; Silva, Ianaiê Simonelli da (Organizadores). (Org.). As Múltiplas Faces da Corrupção e seus Efeitos na Democracia Contemporânea. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014, v. , p. 72-86.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Jurisdição Constitucional: o protagonismo do Poder Judiciário e a sua influência nas relações jurídico-privadas. In: ZIEMANN, Aneline dos Santos; ALVES, Felipe Dalenogare. (Org.). A jurisdição constitucional e os direitos fundamentais nas relações privadas: questões contemporâneas. Ied.São Paulo: PerSe, 2014, v. I, p. 89-.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . Acesso à Internet e Consequências Jurídicas no Direito de Autor. Direito da Propriedade Intelectual Volume II Estudos em Homenagem ao Pe. Bruno Jorge Hammes. Ied.Curitiba: Juruá Editora, 2014, v. I, p. 201-215.

  • ZIEMANN, A. S. ; LIPPSTEIN, D. . A Era do Exibicionismo e o Constitucionalismo Contemporâneo: como curtir o direito à privacidade nas redes sociais ?. In: Clovis Gorczevski; Mônia Clarissa Hennig Leal. (Org.). Constitucionalismo Contemporâneo: garantindo a cidadania, concretizando a democracia Volume II. Ied.Curitiba: Multideia, 2014, v. II, p. 603-615.

  • ZIEMANN, A. S. ; WISNIEWSKI, A. . Sobre os Direitos de Autor na Contemporaneidade: algumas reflexões em torno da sua função social, da sociedade da informação e das creative commons. In: Stahlhöfer, Iásin Schäffer; Jahnke, Letícia Thomasi; Cervi, Mauro Luiz. (Org.). Pensando o Direito. Ied.São Paulo: Letras Jurídicas, 2014, v. , p. 123-139.

  • Júlia Bagatini ; ZIEMANN, A. S. . A (in)eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas: uma abordagem acerca de sua vinculatividade. In: Clovis Gorczevski. (Org.). Direitos Humanos e Participação Política Vol. 4. 1ed.Porto Alegre: Imprensa Livre, 2013, v. 4, p. 671-689.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . Direitos do Autor na Sociedade da Informação: a emergência de uma crise ?. In: Salete Oro Boff; Vinícius Borges Fortes; Luiz Otávio Pimentel. (Org.). Direito e Desenvolvimento Sustentável: a (necessária) proteção jurídica da biotecnologia e a (necessária) regulamentação do acesso à biodiversidade e aos conhecimentos tradicionais. 1ed.Passo Fundo: IMED, 2013, v. , p. 247-262.

  • Júlia Bagatini ; ZIEMANN, A. S. . Os Direitos Fundamentais e sua aplicação no âmbito das relações entre particulares. In: Mara de Oliveira; Sérgio Augustin. (Org.). Direitos humanos [recurso eletrônico] : emancipação e ruptura. Ied.Caxias do Sul: EDUCS, 2013, v. , p. 73-80.

  • MARCANTONIO, R. B. ; ZIEMANN, A. S. . Os Princípios Constitucionais do Direito de Família e o Constitucionalismo Contemporâneo. In: Clovis Gorczevski; Mônia Clarissa Hennig Leal. (Org.). Constitucionalismo Contemporâneo: Novos Desafios. 1ed.Curitiba: Multideia, 2012, v. , p. 01-288.

  • ZIEMANN, A. S. ; ALVES, F. D. . AS AUTARQUIAS LOCAIS PORTUGUESAS E OS DISTRITOS NO BRASIL: análise a partir da concepção de poder local. In: XIII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e III Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, 2017, Santa Cruz do Sul. XIII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea III Mostra Nacional de Trabalhos Científicos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2017. v. I.

  • ZIEMANN, A. S. ; HILGERT, R. . Os Métodos Consensuais de Solução de Conflitos como Instrumentos de Cidadania e de Transformação Social. In: XI Colóquio Internacional: inovação, conhecimento, tecnologias., 2017, São Luiz Gonzaga. Anais XI Colóquio Internacional: inovação, conhecimento, tecnologias.. São Luiz Gonzaga, 2017. p. 168-175.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação e a Influência dos Blogs. In: XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e II Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, 2016, Santa Cruz do Sul. XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e II Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, 2016.

  • Júlia Bagatini ; ZIEMANN, A. S. . O DIREITO FUNDAMENTAL À SOLIDARIEDADE: a solidariedade no âmbito jurídico da pós-modernidade. In: XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e IX Mostra Internacional de Trabalhos Científicos, 2016, Santa Cruz do Sul. XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporâne e IX Mostra Internacional de Trabalhos Científicos, 2016. v. I.

  • ZIEMANN, A. S. . Ensino jurídico e contemporaneidade: a necessária formação do operador do direito para a utilização dos meios alternativos de solução de con itos e para a paci cação social. In: II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável, 2016, Restinga Sêca. Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável, 2016. p. 159-167.

  • ZIEMANN, A. S. ; MAYER, J. C. ; Arthur Felipe Gressler . Direitos de Autor na Sociedade da Informação: a dupla perspectiva - brasileira e portuguesa - frente ao processo de constitucionalização do direito privado. In: XI Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VII Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2014, Santa Cruz do Sul. XI Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VII Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2014.

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . Constitucionalismo Contemporâneo e Princípio da Solidariedade: intersecções jurídicas. In: X Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2013, Santa Cruz do Sul. X Seminário Internacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2013.

  • ZIEMANN, A. S. ; Júlia Bagatini ; REIS, J. R. . A Ponderação a partir das Lições de Robert Alexy e a sua Aplicação no Âmbito da Constitucionalização do Direito Privado. In: 12º Seminário 'Teoria Jurídica Cidadania e Globalização: 25 anos da Constituição Federal brasileira', 2013, Santa Maria. 12º Seminário, 2013.

  • ZIEMANN, A. S. ; SWAROWSKI, V. C. . Princípios Constitucionais e Direitos Fundamentais: uma análise conceitual e inter-relação com o Direito Autoral. In: X Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2013, Santa Cruz do Sul. X Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2013.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Breves Considerações Acerca do Ensino do Direito no Brasil Pós Constituição Federal de 1988. In: III Mostra de Pesquisa de Direito Civil Constitucionalizado, 2016, Santa Cruz do Sul. III Mostra de Pesquisa de Direito Civil Constitucionalizado, 2016. v. I.

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . O Paradigma Constitucional Solidarista: a busca por mecanismos de efetivação prático-jurídica do princípio constitucional da solidariedade. In: I Mostra de Pesquisa de Direito Civil Constitucionalizado, 2014, Santa Cruz do Sul. I Mostra de Pesquisa de Direito Civil Constitucionalizado, 2014.

  • WISNIEWSKI, A. ; ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Lei de Direitos Autorais: uma análise contextual acerca da necessidade de mudança e da aptidão da atual legislação. In: XX Seminário de Iniciação Científica - UNISC, 2014, Santa Cruz do Sul. XX Seminário de Iniciação Científica, conhecimento, criatividade e inovação. Santa Cruz do Sul, 2014.

  • SWAROWSKI, V. C. ; Arthur Felipe Gressler ; ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . A Constitucionalização do Direito Privado: aspectos históricos e a possibilidade de aplicação dos direitos fundamentais nas relações privadas. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2013, Santa Cruz do Sul. XIX Seminário de Iniciação Científica. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2013.

  • ZIEMANN, A. S. ; KIPPER, R. . Novas tecnologias e acesso à educação: o fair use como alternativa possível para os conflitos entre o direito à educação e os direitos autorais. In: III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, 2013, Lajeado. Anais do III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade: o real, o atual e o virtual. Lajeado: UNIVATES, 2013. p. 75-75.

  • ZIEMANN, A. S. ; SWAROWSKI, V. C. . Direitos humanos, deveres fundamentais e relações privadas: um estudo a respeito das possíveis intersecções jurídicas. In: III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, 2013, Lajeado. Anais do III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade: o real, o atual e o virtual. Lajeado: UNIVATES, 2013. p. 46-46.

  • KIPPER, R. ; ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Os Direitos de Autor em Crise: reflexões sobre os novos caminos dos direitos de autor frente o amplo acesso à internet. In: Estudos de Direito de Autor e Interesse Público Anais do VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público - CODAIP, 2013, Curitiba - PR. ANAIS DO VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, 2013. p. 57-63.

  • ZIEMANN, A. S. . Superação da Dicotomia Público x Privado e Reformulação da Concepção de Jurisdição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEMANN, A. S. ; ALVES, F. D. . AS AUTARQUIAS LOCAIS PORTUGUESAS E OS DISTRITOS NO BRASIL: análise a partir da concepção de poder local. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEMANN, A. S. ; HILGERT, R. . Os Métodos Consensuais de Solução de Conflitos como Instrumentos de Cidadania e Transformação Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZIEMANN, A. S. ; LIPPSTEIN, D. . O Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Garantia do Direito Fundamental à Inclusão Social das Crianças e Adolescentes com Deficiência: análise da temática sob o viés da teoria das (in) capacidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZIEMANN, A. S. . Ensino Jurídico e Contemporaneidade: a necessária formação do operador do Direito para a utilização dos meios alternativos de solução de conflitos e para a pacificação social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZIEMANN, A. S. . Perspectivas Introdutórias à Questão da Igualdade no Contexto Cultural Contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação e aInfluência dos Blogs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . ANÁLISE DO PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE ENTRE ESTADOS COMO UM POSSÍVEL FUNDAMENTO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: RELAÇÃO ENTRE O IDEÁRIO SOLIDARISTA E OS DIREITOS HUMANOS NA ESFERA INTERNACIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Júlia Bagatini ; ZIEMANN, A. S. . O Direito Fundamental à Solidariedade: a solidariedade no âmbito jurídico da pós-modernidadeto Fundamental à Solidariedade: a solidariedade no âmbito jurídico da pós-modernidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Breves Considerações Acerca do Ensino do Direito no Brasil Pós Constituição Federal de 1988. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . A Teoria da Argumentação Jurídica de Robert Alexy e a sua aplicação prática: constitucionalização do direito e ponderação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZIEMANN, A. S. ; MAYER, J. C. ; Arthur Felipe Gressler . Direitos de Autor na Sociedade da Informação: a dupla perspectiva - brasileira e portuguesa - frente ao processo de constitucionalização do direito privado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REIS, J. R. ; ZIEMANN, A. S. . Constitucionalismo Contemporâneo e Princípio da Solidariedade: intersecções jurídicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEMANN, A. S. ; Júlia Bagatini ; REIS, J. R. . A Ponderação a partir das Lições de Robert Alexy e a sua Aplicação no Âmbito da Constitucionalização do Direito Privado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEMANN, A. S. ; SWAROWSKI, V. C. . Princípios Constitucionais e Direitos Fundamentais: uma análise conceitual e inter-relação com o Direito Autoral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SWAROWSKI, V. C. ; Arthur Felipe Gressler ; ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . A Constitucionalização do Direito Privado: aspectos históricos e a possibilidade de aplicação dos direitos fundamentais nas relações privadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KIPPER, R. ; ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . Os Direitos de Autor em Crise: reflexões sobre os novos caminhos dos direitos de autor frente o amplo acesso à internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZIEMANN, A. S. ; SWAROWSKI, V. C. ; REIS, J. R. . Direitos Humanos, Deveres Fundamentais e Relações Privadas: um estudo sobre as possíveis intersecções jurídicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZIEMANN, A. S. ; KIPPER, R. . Novas tecnologias e acesso à educação: o fair use como alternativa possível para os conflitos entre o direito à educação e os direitos autorais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZIEMANN, A. S. ; REIS, J. R. . A Ponderação como Instrumento Hermenêutico para a Aplicação do Princípio da Solidariedade nas Relações Jurídico - Privadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Júlia Bagatini ; ZIEMANN, A. S. . Os Direitos Fundamentais e sua Aplicação no Âmbito das Relações entre Particulares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZIEMANN, A. S. . Direito Administrativo: teoria e prática.. 2018.

ZIEMANN, A. S. . O MUNICÍPIO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: democracia, cidadania e controle. 2017.

ZIEMANN, A. S. . Conselho Editorial ad hoc da obra ?A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: questões, perspectivas e desafios'. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Direitos, transformação social e universo plural da cidadania, - Subgrupo: Constitucionalismo e Direitos Fundamentais nas Relações Privadas, Descrição: O grupo de pesquisas tem como objetivo pesquisar os efeitos do constitucionalismo pós-guerra no ordenamento jurídico brasileiro, não somente no que se refere ao Direito Público, mas também na esfera das relações entre particulares. A influência dos Direitos Humanos na normativa pátria também encontra espaço dentro desta concepção, bem como a posição de destaque e o conteúdo albergado pelo princípio da dignidade da pessoa humana e a sua consequente humanização do direito privado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aneline dos Santos Ziemann - Coordenador / Regina Bassani - Integrante / Guilherme Laurini - Integrante / Franciele Lino Trindade Brum - Integrante / Ana Paula Brum Paz - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Direito de Autor no Constitucionalismo Contemporâneo, Descrição: Os estudos dos institutos do direito privado abarcam uma nova leitura acerca de sua funcionalidade, notadamente, a partir do processo de irradiação principiológica dada pela Constituição de 1988. Nesta perspectiva, torna-se de grande relevância o estudo do Direito de Autor, tendo-se em vista a grande repercussão que esta temática apresenta na sociedade contemporânea, em especial, levando-se em conta o contexto tecnológico atual, que permite à coletividade um maior acesso aos bens intelectuais e, portanto, maior facilidade no acesso e disseminação do conhecimento e cultura. Por outro lado, a fácil acessibilidade e compartilhamento dos bens intelectuais causam uma crise no Direito de Autor, ocasionando por conseqüência uma situação de conflito entre autor e coletividade, no que tange ao direito de retribuição pelo uso dos bens de criação do autor contra o direito de acesso a tais obras intelectuais por parte da sociedade. Sendo assim, a pesquisa tem como cerne de estudo a investigação da proteção do Direito de Autor no Constitucionalismo Contemporâneo, especialmente frente à evolução tecnológica e à Sociedade da Informação. Nesse sentido, o presente estudo percorre uma trajetória em consonância com a função social do direito autor, na medida em que se investiga a dicotomia de interesses público-privados na relação do autor com a obra e o público, com base nas relações atuais de uso e consumo, balizadas pela internet. Assim, diante da perspectiva de visualização, de onde encontrar nesta seara dialética a funcionalidade, o estudo abrange uma análise da proteção do direito do autor, como forma de estímulo artístico e literário de produção criativa, juntamente com a utilização dos meios tecnológicos disponíveis para o acesso à obra a um maior número de pessoas, como forma de promoção do desenvolvimento cultural, econômico e tecnológico d a sociedade como um todo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aneline dos Santos Ziemann - Coordenador / Jorge Renato dos Reis - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado, Descrição: No contexto do constitucionalismo contemporâneo os limites existentes entre Direito Público e Direito Privado tornam-se cada vez mais tênues. A grande dicotomia existente no âmbito do Estado Liberal de Direito, em que Estado e sociedade civil trabalhavam de forma totalmente apartada não existe mais. Vislumbra-se que Direito Público e Direito Privado vieram ao longo da história, paulatinamente, aproximando-se e se inter-relacionando, sendo tal aproximação fruto de transformações e evoluções ocorridas no âmbito da sociedade, do Estado e também da teoria constitucional. Frente a esse cenário, o questionamento que se põe é de que forma e quais os limites da inserção do direito público no âmbito do direito privado e vice-versa, considerando o contexto de inter-relação referido. Nesta perspectiva, busca-se problematizar a inter-relação entre público e privado no atual contexto sócio-jurídico-político, sobretudo na esfera nacional, tendo em vista as várias ambiências em que este tema se insere, seja no direito civil-constitucional, seja no direito administrativo-constitucional, muito especialmente nos campos de entrelaçamento desses institutos no contexto tutelado pela norma infraconstitucional, esta sempre interpretada à luz da Constituição... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aneline dos Santos Ziemann - Coordenador / Jorge Renato dos Reis - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Destaque na Iniciação Científica, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pampa. , Rua Barão do Triunfo - de 1269/1270 ao fim, Hidráulica, 97574320 - Sant'Ana do Livramento, RS - Brasil, Telefone: (55) 39671700, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2008

    Justiça Federal - Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária

  • 2012 - Atual

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em "Intersecções Jur. Púb/ Priv., Carga horária: 2

    Outras informações:
    Pesquisadora do grupo de pesquisas "Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado", coordenado pelo prof. Pós - Dr. Jorge Renato dos Reis.

  • 2016 - 2018

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa CAPES - PROSUP tipo II, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Taxista - Doutorado

  • 2015 - 2016

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

  • 2013 - 2015

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - PROSUP tipo II, Carga horária: 20

  • 2014 - 2014

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Professora Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Direito Civil - Coisas I

  • 2004 - 2006

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

    Atividades

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Social e Previdenciária

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil III - Obrigações, Tópicos Especiais do Direito - Obrigações, Direito Processual Civil III

    • 02/2016 - 07/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Orientação de Projeto de TCC.

    • 07/2015 - 12/2015

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil IV - Contratos, Direito Processual Civil III

    • 07/2015 - 12/2015

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Social e Previdenciáira

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Processual Civil IV, Teoria do Estado, Teoria Geral do Processo do Trabalho

    • 02/2015 - 07/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Orientação de Projeto de TCC.

  • 2002 - 2002

    Cartório Eleitoral

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária

  • 2017 - 2018

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Direito Civil IV - Contratos

    Atividades

    • 07/2017

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil V - Coisas I

    • 07/2017

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil IV - Contratos

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil IV - Contratos

  • 2011 - Atual

    Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Advogada, Enquadramento Funcional: Advogada

  • 2017 - Atual

    Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - Memorial do Judiciário

    Vínculo: Mediadora e Conciliadora, Enquadramento Funcional: Mediadora e Conciliadora, Carga horária: 4

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Pampa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Carreira do Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Adjunta.

    Atividades

    • 12/2018

      Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Santana do Livramento, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Santana do Livramento.,Atividade realizada, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito Unipampa - Santana do Livramento.

    • 10/2018 - 12/2018

      Extensão universitária , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Santana do Livramento, .,Atividade de extensão realizada, Clube de Debates: Direito & Arte.

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Processual Civil III

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Jurídica Simulada I

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Processual Civil IV

    • 07/2018 - 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Santana do Livramento, .,Cargo ou função, Subcomissão de Oficinas e Minicursos.

    • 05/2018 - 07/2018

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral e Crítica do Processo

    • 05/2018 - 07/2018

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Processual Civil III

  • 2018 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Avaliadora Reconhecimento e Renov. Recon., Carga horária: 2