Martha Lustosa Carvalho

Mestranda em Solo e Nutrição de Plantas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), com concentração em Manejo e Qualidade do Solo. É Engenheira Agrônoma formada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador:Prof. Dr. Maurício Roberto Cherubin.Coorientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Pellegrino Cerri. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Engenharia Agronômica

2014 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: EFEITO DO USO DE BIOCHAR SOBRE A CAPACIDADE DE RETENÇÃO DE ÁGUA DO SOLO
Orientador: Prof. Dr. Maurício Roberto Cherubin
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Colégio Objetivo de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Extensão universitária em Python A-Z: Python for Data Science. (Carga horária: 22h). , SuperDataScience, SDS, Estados Unidos.

2019 - 2019

Gerenciamento de resíduos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

III Aula Aberta: ?Climatologia Brasileira. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

Gerenciamento de resíduos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Hebraico

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

24º SIICUSP.MITIGAÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA EM SOLOS COM APLICAÇÃO DE BIOCHAR. 2016. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri

CHERUBIN, M.R.CERRI, C. E. P.; NIJENHUIS, L.. Estágio Profissionalizante em Pesquisa e Desenvolvimento na Stoller do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri

CHERUBIN, M.R.CERRI, C. E. P.; SILVA, A.G.B.. Efeito do uso de biochar sobre a capacidade de retenção de água do solo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aijânio Gomes de Brito Silva

CHERUBIN, M. R.; CERRI, C. E. P.;SILVA, A.G. de B.. Efeito do uso de biochar sobre a capacidade de retenção de água do solo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo.

Aijânio Gomes de Brito Silva

CHERUBIN, M. R.; CERRI, C. E. P.;SILVA, A. G. B. Estágio profissionalizante em pesquisa e desenvolvimento na Stoller do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo.

Maurício Roberto Cherubin

CHERUBIN, M.R.CERRI, C. E. P.; SILVA, A. G. B.. Efeito do uso de biochar sobre a capacidade de retenção de água do solo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Maurício Roberto Cherubin

CHERUBIN, M. R.CERRI, C. E. P.; SILVA, A. G. B.. Estágio profissionalizante na Stoller - Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri

Mitigação de gases do efeito estufa em solos com aplicação de biochar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri;

Maurício Roberto Cherubin

Sugarcane straw removal effects on soil ecosystem services related to water flux regulation and erosion control; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências - Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maurício Roberto Cherubin

Efeito do uso de biochar sobre a capacidade de retenção de água do solo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; Orientador: Maurício Roberto Cherubin;

Maurício Roberto Cherubin

Estágio profissionalizante na Stoller - Brasil; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; Orientador: Maurício Roberto Cherubin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, M. L. ; CERRI, C. E. P. ; NOVAES, S. V. . MITIGAÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA EM SOLOS COM APLICAÇÃO DE BIOCHAR. In: 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 2016, Piracicaba. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Efeito do uso de biochar sobre a capacidade de retenção de água do solo, Descrição: O biochar - produto sólido da pirólise de biomassa - tem motivado diversas pesquisas por seu potencial de reduzir emissões de gases do efeito estufa (GEE) na agricultura, principalmente porque as emissões da atividade têm crescido, gerando preocupações. Todavia, o uso de biochar pode favorecer diversas propriedades do solo, como, por exemplo, a capacidade de retenção de água. Estas modificações tendem a ser mais intensas em solos arenosos, que, em relação aos solos argilosos, apresentam maior macroporosidade e portanto, naturalmente possuem menor capacidade de retenção. Portanto, este trabalho propôs-se a investigar o efeito do biochar sobre a capacidade de retenção de água de um solo arenoso, considerando diferentes doses de biochar e tempos de interação crescentes. Os resultados mostraram que a adição de biochar diminuiu a densidade do solo e aumentou a capacidade de retenção de água, o volume de microporos e o conteúdo de água disponível. Este aumento foi mais acentuado conforme aumentou o tempo de interação, porém as melhores repostas foram obtidas para a dose intermediária, e não para a dose máxima. Portanto, conclui-se que o uso de biochar trata-se de uma estratégia promissora para melhorar a eficiência de uso da água em solos arenosos, e consequentemente contribuir para o aumento de produtividade nestas áreas de solos marginais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Martha Lustosa Carvalho - Coordenador / Carlos Eduardo Pellegrino Cerri - Integrante / Maurício Roberto Cherubin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Mitigação de gases do efeito estufa em solos com aplicação de biochar, Descrição: Avaliação do efeito de biochar e de suas respectivas matérias primas fornecedoras de carbono (dejeto de frango e palha de cana-de-açúcar) sobre a emissão dos gases de efeito estufa dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O) e metano (CH4). As técnicas empregadas foram incubação de solo, biochar e matérias-primas e análise de gases por cromatografia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Martha Lustosa Carvalho - Integrante / Sarah Vieira Novaes - Integrante / Carlos Eduardo Pellegrino Cerri - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Mestrado no Programa de Solos e Nutrição de Plantas com concentração em Manejo e Qualidade do Solo.

    Atividades

    • 08/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Luiz de Queiroz, .,Linhas de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Stoller do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Pesquisa & Desenvolvimento Agro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participei do planejamento, implantação, condução e avaliação de ensaios com plantas e produtos. Os ensaios foram conduzidos em laboratório, em casa de vegetação e à campo. Elaborei e apresentei seminários semanais sobre temas técnicos relacionados a nutrição e fisiologia de plantas, e relacionados ao portfólio da empresa. Participei de um evento comercial com produtores, auxiliando o representante técnico de vendas na organização e recepção dos clientes. Realizei uma viagem técnica de uma semana à região do Vale do São Francisco, com o objetivo de acompanhar o dia-a-dia da equipe comercial e aprender sobre a região.