Augusto Michelon Silveira

Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em polímeros, aplicações.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Materiais

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em andamento em Engenharia de Materiais

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Cerâmicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIX Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Trindade Gonzalez Dias

Preparo de soluções a base de polímero modificado para a eletrofiação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Trindade Gonzalez Dias;

Jadna Catafesta

Avaliação de soluções de amido para elotrofiação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio - CETEC) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jadna Catafesta;

Johnny De Nardi Martins

Elastômeros Reticulados Dinamicamente de Poli(fluoreto de vinilideno) com Copolímero Etileno Acetato de Vinila (EVA) para aplicações na indústria automobilística; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Johnny De Nardi Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Elastômeros Reticulados Dinamicamente de Poli(fluoreto de vinlideno) com Copolímero Etileno Acetato de Vinila (EVA) para aplicações na indústria automobilística, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de elastômeros termoplásticos a partir de uma mistura polimérica de poli(fluoreto de vinilideno)(PVDF) com copolímero etileno acetato de vinila (EVA) onde a fase elastomérica (EVA) é reticulada durante o processamento, obtendo assim um elastômero termoplástico reticulado dinamicamente (TPV).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - 2016

    Eletrofiação de soluções de poliamida-6 comercial e quimicamente modificada, Descrição: A produção de fibras poliméricas com diâmetros na ordem de nanômetros tem despertado a atenção de pesquisadores e da indústria, devido ao potencial tecnológico que estas nanoestruturas oferecem. As nanofibras podem ser obtidas a partir da aplicação de um campo elétrico a uma solução polimérica, técnica conhecida como eletrofiação. Fibras de poliamida (PA) são resistentes mecanicamente e podem ser aplicadas como membranas para tratamento de água, na medicina regenerativa, na liberação de fármacos, em sistemas catalíticos e em materiais condutores. Neste trabalho, fibras de PA6 comercial e de PA6 aditivada com um derivado de óleo de soja foram produzidas no eletrofiador a partir de soluções em ácido fórmico. Foram investigados e escolhidos os parâmetros operacionais (campo elétrico, distância seringa-coletor e vazão) mais adequados para a obtenção de fibras livres de defeitos. O diâmetro médio das mantas produzidas foi determinado por microscopia eletrônica de varredura (MEV/FEG). O efeito da concentração de polímero e da adição de 1% p/p de NaCl sobre a morfologia das fibras foi discutida por meio de análise estatística (ANOVA). As condições experimentais de 25 kV, 0,1 mL/h e distância seringa-coletor de 15 cm, levaram a fibras uniformes e sem a presença de estruturas globulares. O diâmetro médio das fibras produzidas variou entre 90 nm e 1,73 μm. A adição de NaCl às soluções poliméricas contribuiu para a formação de mantas com morfologia do tipo "teia de aranha", na qual pontos de junção aparecem no interior da estrutura das fibras. A cristalinidade, a resistência mecânica e os aspectos relacionados à aplicação destes materiais também estão sendo investigados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Trabalho: "Eletrofiação de soluções de poliamida 6 (pa6) comercial e quimicamente modificada" apresentado no XXIV Encontro de Jovens Pesquisadores e VI Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, Universidade de Caxias do Sul.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional