Gustavo Adolfo Sierra Romero

Graduado em Medicina pela Universidad Francisco Marroquín, Guatemala (1987), Mestre (1995) e Doutor (2000) em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília. Atua como Professor Associado da Faculdade de Medicina e como pesquisador do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília, onde se dedica à pesquisa clínica, principalmente em leishmaniose, arboviroses e outras doenças infecciosas e parasitárias. Foi Diretor do Hospital Universitário de Brasília no período de agosto de 2008 a abril de 2011. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical de 2011 a 2016 e atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina Tropical

1996 - 2000

Universidade de Brasília, UnB
Título: Estudo da doença cutânea causada por Leishmania (Viannia) braziliensis e Leishmania (Viannia) guyanensis
Orientador: Philip Davis Marsden e Vanize de Oliveira Macêdo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Leishmaniose tegumentar americana; Leishmania Viannia braziliensis; Leishmania Viannia guyanensis; Antimonial pentavalente; Diagnóstico; Tratamento. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Medicina Tropical

1993 - 1995

Universidade de Brasília, UnB
Título: Avaliação do sulfato de aminosidine no tratamento da leishmaniose mucosa causada por Leishmania (Viannia) braziliensis,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Philip Davis Marsden
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Leishmaniose mucosa; Leishmania Viannia braziliensis; Sulfato de aminosidine; Tratamento; Leishmaniose tegumentar americana; Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos / Especialidade: Protozoologia Parasitária Humana. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Gestão Hospítalar

2009 - 2010

Fundação Instituto Oswaldo Cruz - Diretoria Reginal de Brasília
Título: PACTUAÇÃO DE INDICADORES PARA O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA ORÇAMENTAÇÃO GLOBAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Orientador: Garibaldi Dantas Gurgel Junior

Especialização em Especialista Em Medicina Interna

1989 - 1991

Universidad Francisco Marroquin
Bolsista do(a): Ministerio de Salud y Asistencia Social, MSAS, Guatemala.

Graduação em Medicina

1981 - 1987

Universidad Francisco Marroquin
Título: Giardia lamblia e levaduras como parámetros para detección rutinaria de criptosporidiosis - http://www.tesis.ufm.edu.gt/pdf/404.pdf
Orientador: Ricardo Blanco
Bolsista do(a): Fundación Chusita Llerandi de Herrera, UFM-FUNDACIÓN, Guatemala.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Refresher Course on Good Clinical Practices (GCP). (Carga horária: 24h). , Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases, TDR/WHO, Tailândia.

2005 - 2005

Training Workshop on Good Clinical Practices (GCP). (Carga horária: 48h). , Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases, TDR/WHO, Tailândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROMERO, G. A. S. ; NORONHA, E. F. . XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses. 2007. (Congresso).

ROMERO, G. A. S. . XVII Reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e V Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10a. Conferência Distrital de Saúde - Região Leste DF.Consolidação dos princípios do SUS: a montanha que devemos conquistar. 2019. (Encontro).

55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Troical. Tratamento da leishmaniose tegumentar no Brasil- um cenário diverso e desafiador.ou: E aí doutora, e aí doutor?. 2019. (Congresso).

I Seminário de leishmaniose do HFA: perspectivas para o enfrentamento da doença.Desafíos no manejo da leishmaniose humana. 2019. (Seminário).

53 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Avaliação da sensibilidade analítica de cartões FTA para a detecção molecular de Leishmania infantum. 2017. (Congresso).

53 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Estudo dos custos da leishmaniose visceral humana no Brasil. 2017. (Congresso).

53 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Tratamento das leishmanioses. 2017. (Congresso).

53 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Preval~encia de infecção por HIVem homens adultos recém-detidos no Distrito Federal no ano de 2016. 2017. (Congresso).

53 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Tratamento das Leishmanioses: Estudo LVBrasil: o desafio da incorporação dos resultados à prática do SUS. 2017. (Congresso).

XVIII Simpósio internacional de leishmaniose visceral canina..Aspectos do diagnóstico e tratamento da leishmaniose visceral humana no Brasil: E Antônio morreu!. 2017. (Simpósio).

1o. Congresso de Infectologia do Centro Oeste. Vivenciando a Medicina Tropical no Centro Oeste - Novas abordagens no diagnóstico e tratamento da leishmaniose visceral. 2016. (Congresso).

52 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Padrões e tendências da leishmaniose visceral no Brasil. 2016. (Congresso).

II Curso de doenças tropicais negligenciadas e outras doenças interesse em saúde pública no Brasil.Manejo clínico da leishmaniose visceral. 2016. (Simpósio).

Seminário Marco Zero Chamada Pública no. 14/2016 Prevenção e Combate ao Vírus Zika.História natural da infecção pelo vírus zika no Distrito Federal. 2016. (Seminário).

50o. Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Desafios para o enfrentamento das leishmaniose no Brasil: Evidências científicas sobre o controle de leishmaniose visceral. 2015. (Congresso).

51o. Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Desafios e oportunidades para o tratamento das leishmanioses e coinfecções: Resultados do estudo LVBrasil. 2015. (Congresso).

I Congreso Norte/Nordeste de doenças negligenciadas e reemergentes e I Congresso piauiense de doenças negligenciadas. Tratamentos aplicados a leishmaniose: estado atual e perspectivas. 2015. (Congresso).

III Forum de discussão sobre o tratamento da leishmaniose visceral canina no Brasil.Debatedor. 2015. (Oficina).

Segundo encuentro de la Red de Investigadores y Colaboradoresres em Leishmaniasis.Tratamiento de la leishmaniasis tegumentaria basada en evidencias - revisión sistemática e meta-análisis. 2015. (Encontro).

II Simpósio de Pós-Graduação em Medicina Tropical -FMTHVD/UEA.Biobancos e Biorrepositórios no Brasil. 2014. (Simpósio).

L Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Tratamento da leishmaniose visceral: ciência, ética e saúde pública.. 2014. (Congresso).

L Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. O que a biologia molecular está mudando no diagnóstico, manejo e prognóstico das doenças tropicais?. 2014. (Congresso).

XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. "Revisão integrativa das evidências científicas sobre o diagnóstico canino e medidas de controle canino e vetorial da leishmanioses visceral no Brasil". 2014. (Congresso).

13a. EXPOEPI. Ações de controle de vetores e de reservatórios da leishmaniose visceral: uma revisão da literatura - Painel: Desafios para o controle da leishmaniose visceral no Brasil. 2013. (Congresso).

2a. Reunión de los Programas Nacionales de Leishmaniasis en las Américas.Pruebas rápidas para el diagnóstico de la leishmaniasis visceral en las Américas: validación e importancia para el Programa de Control. 2013. (Oficina).

2a. Reunión de los Programas Nacionales de Leishmaniasis en las Américas.Leishmaniasis visceral: factores de pronóstico y recomendaciones para reducción de la letalidad. 2013. (Oficina).

2a. Reunión de los Programas Nacionales de Leishmaniasis en las Américas.Medidas de control de leishmaniasis visceral en las Américas: ventajas y desventajas. 2013. (Oficina).

Fifth World Congress on Leishamniasis. Kill or treat: which way should we go? Science, Public Health, Ethics and Society. 2013. (Congresso).

Fifth World Congress on Leishmaniasis. DNDi Satellite Symposium on Therapeutics. 2013. (Congresso).

III Congresso de Iniciação Científica da Fundação de Medicina Tropical. Bioética. 2013. (Congresso).

III Congresso de Iniciação Científica da Fundação de Medicina Tropical. Avaliador dos módulos de leishmaniose, dermatologia e micologia e entomologia e patologia. 2013. (Congresso).

XIII Reunião nacional de pesquisa em malária. Validação do teste rápido Carestart para o diagnóstico da deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase em indivíduos provenientes de área endêmica para malária na cidade de Manaus (Amazonas, Brasil). 2013. (Congresso).

XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Controle da Leishmaniose Visceral no Brasil: estamos fazendo o possível?. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitolgia do Mercosul. Leishmanioses: Leishmaniose visceral humana e os dilemas da leishmaniose visceral canina. 2013. (Congresso).

Encontro com a comunidade científica 2012: Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Projeto Nacional de Desenvolvimento.Prioridades de pesquisa em leishmaniose. 2012. (Encontro).

Seminário de acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa.Estudo multicêntrico da eficácia e segurança dos fármacos recomendados para o tratamento da leishmaniose visceral do Brasil.. 2012. (Seminário).

Tópicos avançados em avaliação de tecnologia em saúde II. 2012. (Seminário).

XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria. Epidemiology and control of visceral leishmaniasis: Early diagnosis and effective treatment - are they enough for visceral leishmaniasis in Brazil?. 2012. (Congresso).

XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria. Standardization of a leishmaniasis reference serobank as a tool for diagnosis of visceral leishmaniasis in Brazil. 2012. (Congresso).

27 Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e 15 Reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses. Participante da oficina para a definição de prioridades de pesquisas aplicadas em leishmanioses: diagnóstico e tratamento. 2011. (Congresso).

27 Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e 15 Reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses. Letalidade da leishmaniose visceral. 2011. (Congresso).

27 Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e 15 Reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses. Estudo LVBrasil: a construção de soluções para a implementação de pesquisa terapêutica em leishmaniose visceral. 2011. (Congresso).

DNDi meeting on Target Product Profile (TPP) for cutaneous leishmaniasis.Actual situation of cutaneous leishmaniasis in new Worlc. 2011. (Oficina).

III Workleish - workshop de pesquisas em andamento sobre leishmanioses.Estudo Mulicêntrico da eficácia e segurnaça das drogas utilizadas para tratamento da leishmaniose visceral no Brasil. 2011. (Oficina).

Reunión para elaboración y adecuación del guía de control de leishmaniasis de la OPS para las Américas: diagnóstico clínico, de laboratorio y tratamiento.Tratamiento sistémico de leishmaniasis en América Latina: estado actual de conocimiento, desafíos y perspectivas. 2011. (Oficina).

Simposio sobre la integración de la ética en la planificación de la influenza y otras emergencias sanitarias.Como e por qué la ética es un asunto de salud pública en las pandemias y otras emergencias sanitarias. 2011. (Oficina).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Medicina Baseada em Evidencias em Medicina Tropical - Prioridades em Medicina Tropical e a tomada de decisão baseada em evidências. 2011. (Congresso).

26a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 14a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Ensaios clínicos controlados com placebo na leishmaniose tegumentar americana: é tempo de parar? (Mesa Redonda: Tratamento da leishmaniose tegumentar americana). 2010. (Congresso).

25a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 13a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Eficácia e segurança da dose baixa de antimonial pentavalente no tratamento da leishmaniose cutânea por Leishmania (Viannia) braziliensis em área endêmica da Bahia: ensaio clínico randomizado. 2009. (Congresso).

25a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 13a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Quanto avançamos no diagnóstico molecular da leishmaniose tegumentar no Brasil?. 2009. (Congresso).

25a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 13a. Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Controle da Leishmaniose Visceral na América Latina. 2009. (Congresso).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Controle da leishmaniose visceral nas Américas. 2009. (Congresso).

1er. Taller: Desarrollo y selección de criterios para validar y seleccionar pruebas moleculares en el diagnóstico de la enfermedad de Chagas y la leishmaniasis y la identificación de sus agentes etiológicos.Validación y reproducibilidad de pruebas diagnósticas: el desafío con las pruebas moleculares. 2008. (Oficina).

44 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Endemias rurais em contextos urbanos: comportamentos e desafios. 2008. (Congresso).

44 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Leishmaniose tegumentar americana. 2008. (Congresso).

II Simpósio de Imunopatogênese das Doenças Tropicais e Infecciosas.Imunopatogênese da leishmaniose. 2008. (Simpósio).

XXIV Reunião Anual de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.Revisão das oficinas de trabalho sobre leishmanioses 2002-2007: avaliação das recomendações, análise de implantação e efeitos e propostas. 2008. (Oficina).

XXIV Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Reflexões sobre a sustentabilidade do programa de controle das leishmanioses. 2008. (Congresso).

Forum de leishmaniose visceral canina: vacina anti-leishmaniose canina e tratamento canino.Tratamento da leishmaniose visceral canina - Epidemiologia da leishmaniose visceral - Diferencças entre o Velho e o Novo Mundo. 2007. (Oficina).

II Workleish. II Workshop de pesquisas em andamento de doenças do sertão . Leishmanioses.Eficácia de doses baixas de antimonial petavalente na leishmaniose cutânea localizada: ensaio clínico aberto e randomizado.. 2007. (Oficina).

Jornada de Infectologia do Distrito Federal.Micoses profundas e leishmanioses. 2007. (Outra).

LeishRisk wokshop.Methods; Treatment of leishmaniasis. 2007. (Oficina).

Programa de Atualização em Clínica Geral - Módulo III - Infectologia (CRM-DF).Manejo das leishmanioses e da hnatavirose - palestra - Manejo da leishmaniose cutâneo-mucosa. 2007. (Simpósio).

XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Surtos de Leishmaniose e Malária em Regiões Urbanas - Urbanização da leishmaniose tegumentar. 2007. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Existe um ciclo urbano de transmissão de leishmaniose tegumentar no Brasil?. 2007. (Congresso).

58a. Reunião Anual da SBPC. Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 58. Reunião da SBPC. 2006. (Congresso).

Descoberta e Desenvolvimento de Drogas para Doença de Chagas e Leishmanioses.Treatment of Leishmaniasis: challenges. Topical treatment for cutaneous leishmaniasis causde by Leishmania braziliensis. 2006. (Simpósio).

III Encontro de Educação Continuada em Leishmanioses.A relevância da diversidade parasitária no controle das leishmanioses. 2006. (Encontro).

II Oficina de Trabalho da Região Centro Oeste sobre Fortalecimento da Capacitação Ética em pesquisa dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Medicina Tropical.Coordenador de trabalho de grupo. II Oficina de Trabalho da Região Centro-Oeste sobre Fortalecimento da Capacitação Ética em Pesquisa. 2006. (Oficina).

Taller para elaboración de protocolos para el diagnóstico de leishmaniasis y su control de calidad.Coordenador de grupo de trabalho em diagnóstico molecular. Elaboración de protocolos para el diagnóstico de leishmaniasis y su control de calidad. 2006. (Oficina).

XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.O desafio para a realização de ensaios clínicos em leishmaniose tegumentar. 2006. (Simpósio).

XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Protocolo para a avaliação dos kits para diagnóstico sorológico da leishmaniose visceral canina. 2006. (Oficina).

XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Curso de Leishmaniose Visceral. 2006. (Encontro).

XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Combinações de drogas para o tratamento das leishmanioses: indicações e perspectivas. 2006. (Encontro).

I Oficina sobre Ética em Pesquisa para programas de pós-graduação na área da saúde da região Centro-Oeste.Coordenador de sessão plenária - I Oficina sobre Ética em Pesquisa para programas de pós-graduação na área da saúde da região Centro-Oeste. 2005. (Oficina).

XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Palestrante: Aspectos práticos sobre o diagnóstico e o tratamento da doença causada por Leishmania (Viannia) guyanensis. 2005. (Congresso).

XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. O desafio da diversidade biológica para as estratégias de controle da leishmaniose tegumentar americana. 2005. (Congresso).

XXI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Relator da Oficina da Rede de desenvolvimento de alternativas terapêuticas para as leishmanioses. 2005. (Encontro).

XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Palestrante e Relator da Oficina para elaboração da Proposta de Agenda Brasileira de Desenvolvimento de Drogas para as Leishmanioses. 2004. (Encontro).

XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Coordenação da Mesa Redonda: Perspectivas de uso de vacinas nas leishmanioses no Brasil. 2004. (Encontro).

XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Palestrante do Curso Condutas em Leishmanioses - Quadro clínico e diagnóstico da leishmaniose tegumentar. 2004. (Encontro).

XIX Reunião Anual de Pesquisa aplicada em doença de Cahgas e VII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.Palestrante: Diagnóstico laboratorial das leishmanioses - uma abordagem prática. 2003. (Encontro).

XIX Reunião Anual de Pesquisa aplicada em doença de Cahgas e VII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.Palestrante: Valor da PCR-RFLP utilizando inpressões por aposição de biópsia de lesão cutânea de leishmaniose em papel de filtro. 2003. (Encontro).

XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Palestrante. Mesa Redonda. Resistência a drogas na leishmaniose. 2003. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Palestrante. Mesa Redonda. Leishmanioses na Amazônia. 2003. (Congresso).

XVIII Reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e VI Reunião anual de pesquisa aplicada em leishmanioses.Palestrante. Epidemiologia e controle das leishmanioses. 2002. (Simpósio).

XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Palestrante. Mesa Redonda. Terapêutica da LTA no Brasil: podemos recomendar esquema único de tratamento?. 2002. (Congresso).

XVII Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e V Reunião anual de pesquisa aplicada em leishmanioses.Coordenador: Simpósio -Tratamento das leishmanioses. 2001. (Encontro).

XVII Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e V Reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses.Palestrante: A diversidade clínica e a abordagem diagnóstica dentro do subgênero Viannia: o caso de L. (V.) braziliensis e L. (V.) guyanensis. 2001. (Encontro).

XVI Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e IV Reunião anual de pesquisa aplicada em leishmanioses.Debatedor: Mesa redonda - Tratamento das leishmanioses; aspectos especiais. 2000. (Encontro).

XVI Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e IV Reunião anual de pesquisa aplicada em leishmanioses.Palestrante: As leishmanioses como problemas de saúde pública nos dias atuais. 2000. (Encontro).

54 Congresso Brasileiro de Dermatologia.Palestrante: Simpósio - Leishmaniose tegumentar americana: Aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos diferenciais entre a doença causada por Leishmania (Viannia) braziliensis e Leishmania (Viannia) guyanensis. 1999. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de Infectologia. Palestrante: Mesa redonda -Tratamento das doenças parasitárias. Leishmaniose Tegumentar. 1999. (Congresso).

XV Reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e III Reunião anual de pesquisa aplicada em leishmanioses.Palestrante: A espécie como principal determinante do prognóstico na Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). Mesa redonda: Interação hospedeiro-parasito e forma clínica da leishmaniose. 1999. (Encontro).

XV Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e III Reunião anual de pesquisa aplicada em leishmanioses.Debatedor: Oficina de trabalho - Estratégias para o controle da leishmaniose visceral no Brasil: vetor, cão, homem.. 1999. (Encontro).

XIV Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e II Reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses.Palestrante: Tratamento da leishmaniose tegumentar. 1998. (Encontro).

XIII Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e I Reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses.Palestrante: Mesa redonda - Terapêutica e controle das leishmanioses. Avaliação das drogas alternativas no tratamento da leishmaniose tegumentar. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dario Brock Ramalho

ROMERO, G. A. S.; LYRA, M. R.;RABELLO, A.. Estudo clínico para avaliação da eficácia e segurança do uso intralesional de antimoniato de meglumina no tratamento da leishmaniose cutânea localizada. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sheila Viana Castelo Brando Gonçalves

ROMERO, G. A. S.COSTA, C. H. N.; COSTA, A. L. F.; EULALIO, K. D.. Tratamento da leishmaniose cutânea com termoterapia no Brasil: estudo de eficácia e segurnaça. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JULIANA SOARES DE FRANÇA

LAZERA, M. S.;ROMERO, G. A. S.; NICOLA, A. M.; NICOLA, P. A. A.. Características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais da criptococose no Distrito Federal. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mariangela Souza de Oliveira

ALVES, E. A. R.;ROMERO, G. A. S.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.; Souza, S.A.. Influência das drogas antiparasitárias cloroquina, primaquina e sulfato de quinina sobre a capacidade fagocitária, expressão de corpuúsculo lipídico e produção de radicais de oxigênio e nitrogênio pelos monócitos humanos estimulados com eritrócitos parasitados pelo Plasmodium falciparum. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thaís Messias Pereira da Cunha

ROMERO, G. A. S.; SILVA, D. L. M.; TOLEDO, M. I.; TAVARES, N. U. L.. Registro de dispensação de medicamentos e resposta da terapia antirretroviral. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leandro Correa Machado

ROMERO, G. A. S.LINDOSO, J. A. L.; Carranza-Tamayo, César O.;OLIVEIRA, M. R. F.. Infecção por Leishmania spp. em pacientes imunodeficientes no Hospital Universitário de BrasíliaRSITÁRIO DE BRASÍLIA. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tamires Emanuele Vital

ROMERO, G. A. S.SAMPAIO, R. N. R.ARAUJO, N. N. S. L.; FAVALI, C. F.. Detecção de DNA de Leishmania spp no sangue e em esperma de indivíduos residentes na região Amazônica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Karolina da Costa Sabino

RAMASAWMY, R.;ROMERO, G. A. S.; ESPIR, T. T.. Estudo da associação de polimorfismos dos genes IL-1b, FLI-1 e MCP-1 com leishmaniose cutânea em uma população do estado do Amazonas. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Luciane Macedo de Souza

RAMASAWMY, R.; BARBOSA, M. G. V.;ROMERO, G. A. S.. Estudo da associação das variantes dos receptores dos genes Toll-Like e Il6 com leishmaniose em uma população do estado do Amazonas, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ísis Polianna Silva Ferreira

MARTELLI, C. M. T.; Penna GO;ROMERO, G. A. S.. Estudo do perfil e da satisfação dos pacientes do ensaio clínico: "Estudo independente para determinar a efetividade do esquema U-MDT em pacientes com hanseníase. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda Alvarenga Cardoso

ROMERO, G. A. S.; RABELLO, A. L. T.. Desenvolvimento e validação de um ensaio de PCR-ELISA para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana em amostras de sangue periférico. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renato Roriz da Silva

ROMERO, G. A. S.; MOTA, L. M. H.; SANTANA, J.. Hidatidose policística hepática e peritoneal: suo de albendazol antes e após o procedimento cirúrgico. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vinícius Silva Belo

ROMERO, G. A. S.; Coutinho, E.S.F.; Struchiner, C.J.. Fatores associados à infecção por Leishmania infantum nas Américas. 2012. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marthina Gomes de Miranda

Romero, Gustavo A. S.; CARNEIRO, F. P.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.. Produção de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio e taxa de infecção, in vitro, pela Leishmania amanzonensis por macrófagos peritoneais de camundongos suscetíveis ou resistentes a leishmaniose. 2012. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Graziene Araújo da Silva

ROMERO, G. A. S.; Souza, S.A.; Veiga, J.P.R.. Avaliação do efeito do ácido fumarprotocetrárico sobre a viabilidade e as funções de macrófagos peritoneias de camundongos da linhagem Swiss. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: David Soeiro Barbosa

ROMERO, G. A. S.; dos Santos, R.S.; WERNECK, G. L.. Distribuição espacial e definição de áreas prioritárias para vigilância da leishmaniose visceral no Município de São Luís, Maranhão, Brasil, 1999-2007. 2011. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Henda Line da Rosa Vasconcelos

ROMERO, G. A. S.; Veiga, J.P.R.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.. Influência da talidomida sobre a produção de óxido nítrico e peróxido de hidrogênio nos modelos CBA e C57BL/6 suscetíveis e o modelo BALB/c não susceptível à malária cerebral experimental murina. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rozania Maria Pereira Junqueira

ROMERO, G. A. S.; Cardoso, A.; Duarte, E.C.; Possenato, L.. Análise das internações por causas sensíveis à atenção primária e da mortalidade hospitalar em atendimentos do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal - 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thais Tâmara Castro e Souza Minuzzi

ROMERO, G. A. S.Gonçalves, R.G.; CUBA, C. C.. Identificação fenotípica de Dientamoeba fragilis (Jepps e Dobell, 1918) e Blastocystis homiis (Brumpt, 1912) em pacientes atendidos no ambulatório do Hospital Universitário de Brasília: caracterização molecular preliminar de isolados diagnosticados. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Liú Campello Porto

ROMERO, G. A. S.; Duarte, E.C.; Margotto, P. R.. Fatores de risco e marcadores precoces no diagnóstico da toxoplasmose congênita. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Renata Machado Marchese

ROMERO, G. A. S.; Santos, C.A.M.; Espíndola, L.S.. Atividade de constituintes micromoleculares de Renealmia alpinia (Rottb.) Maas sobre Leishmania (Leishmania) chagasi. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carolina Hespanha Almeida

Romero, Gustavo Adolfo Sierra; Penna, C.M.M.; Gazinnelli, M.F.C.. Investigação científica em seres humanos: a experiência de voluntários nos ensaios clínicos de uma vacina. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gearis.

Aluno: Phellipe Norato Estrela Terra

Espíndola, L.S.; Silva M R R;ROMERO, G. A. S.; de Paula JE. Estudo de plantas da medicina tradicional do Cerrado com aplicação em infecções fúngicas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Erika Gonçalves Afonso Maués

NORONHA, E. F.SANTOS, J. B.LINDOSO, J. A. L.ROMERO, G. A. S.. Avaliação da classificação clínica de gravidade e da resposta ao tratamento de leishmaniose visceral em crianças em Hospital de Referência em Palmas, Tocantins entre janeiro de 2005 e outubro de 2007. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mariana Carminatti Martins

ROMERO, G. A. S.; Veiga, J.P.R.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.. Avaliação da capacidade fagocitária, produção de peróxido de hidrogênio e fator de necrose tumoral por monócitos de pacientes com leishmaniose tegumentar americana. 2007. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vanessa Viana Cardoso

COSTA, C. H. N.ROMERO, G. A. S.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.. Manifestações clínicas, laboratoriais e a função de fagócitos em crianças com leishmaniose visceral tratadas com glucantime. 2007. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Willeke Clementino Sleegers

ROMERO, G. A. S.; TAUIL, P. L.; COSTA, A.. Alterações no metabolismo lípídico e glicídico em crianças portadoras de HIV/aids atendidas na Unidade Mista de Saúde da Regional Sul do Distrito Federal, Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tatiana Karla dos Santos Borges

ROMERO, G. A. S.CASTRO, C. N.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.. Influência da pentoxifilina sobre a infecção murina por Plasmodium berghei ANKA em modelos susectíveis ou não à malária cerebral. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniella Barreto Santana

CUBA, C. C.;MAGALHÃES, A. V.; Báo SN;ROMERO, G. A. S.. Biologia comparativa de Rhodnius neglectus e Rhodnius robustus (Triatominae) sob condições de laboratório e infecção experimental pelo Trypanosoma rangeli com ênfase nos aspectos ultraestruturais das glândulas salivares infectadas. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniella de Sousa Mendes Moreira Alves

MAGALHÃES, A. V.; Zapata, M.T.G.;ROMERO, G. A. S.; CUBA, C. C.. Isolamento e caracterização morfológica de amebas de vida livre em anostra de solo e água de piscina no Distrito Federal. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paulo Cesar Rodrigues Tabanez

ROMERO, G. A. S.JUNQUEIRA, M. I. M.; Veiga, J.P.R.. Influência da talidomida sobre a infecção por Plasmodium berghei ANKA em camundongos suscetíves ou não à malária. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Roberto de Melo Dusi

ROMERO, G. A. S.; TAUIL, P. L.; PARANA, R.. Estudo dos fatores de risco para hepatite B no oeste e sudoeste do Estado do Paraná. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carlos dos Santos Kuckelhaus

ROMERO, G. A. S.CASTRO, C. N.; TOSTA, E.. Estudo das neuropatias periféricas em pacientes com HIV/AIDs em acompanhamento no Hospital Universitário de Brasília. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Nilce Silveira Maia Elkoury

ROMERO, G. A. S.; CARMO, E. H.; MOTA, E. L. A.. Avaliação da qualidade dos registros de morbimortalidade da leishmaniose visceral em sistemas de informação do SUS. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Leonor Henriette de Lannoy Coimbra Tavares

ROMERO, G. A. S.; COSTA, M. P.; RUFFINO NETO, A.;EVANGELISTA, M. S. N.. Influência da tuberculose na sobrevida de pacientes HIV + no Distrito Federal. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Viviany Nicolau de Paula coelho

JUNQUEIRA, M. I. M. B.;ROMERO, G. A. S.SANTOS, J. B.. Influência do tratamento in vitro de fagócitos humanos e murinos com antimoniato de meglumina sobre a fagocitose, produção de radicais de oxigênio e nitrogênio e fator de necrose tumoral alfa. 2003. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gisele Santos Gonçalves

ROMERO, G. A. S.; FERNANDES, A. P. S. M.; FERREIRA, L. A. M.. Desenvolvimento e caracterização de formulações contendo anfotericina B e/ou paromomicina para tratamento da leishmaniose cutânea. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Henrique Marconi Sampaio Pinhati

BARONE, A. A.;SANTOS, J. B.ROMERO, G. A. S.. Avaliação dos fatores de risco para aquisição de hepatite C em pacientes adultos portadores do HIV. Um estudo caso-controle. 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rossana Lourdes Macêdo Rebello de Souza

ROMERO, G. A. S.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.; CARNEIRO NETO, J. T.. Estimativa da prevalência de Leishmania sp em um bairro de Sena Madureira, Acre, Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Herdson Renney de Sousa

SILVA, C. M. S.; TAVARES, A. H. F. P.;ROMERO, G. A. S.; NICOLA, A. M.. Estudo de fatores de virulência de cepas clínicas de Cryptococcus spp.. 2020. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nayara Castelano Brito

OLIVEIRA, M. R. F.ROMERO, G. A. S.; CHERCHIGLIA, M. L.; ANDRADE, M. V.; COTA, G. F.. Infiltração intralesional de antimoniato de meglumina para tratamento de leishmaniose cutânea localizada: revisão sistemática, metanálise e análise de custo-efetividade. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz.

Aluno: Erika Moutinho Costa

MOREIRA, O. C.;ROMERO, G. A. S.; MENEZES, R. C.; GOMES-SILVA, A.. Aplicabilidade de testes rápidos para vigilância e controle da leishmaniose visceral canina em áreas endêmicas. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda

SOARES, A. S.;ROMERO, G. A. S.CASTRO, C. N.NORONHA, E. F.. Avaliação da evolução clínica da doença de Chagas e das alterações ecocardiográficas pelo método speckle tracking em pessoas acompanhadas no Hospital Universitário de Brasília. 2019. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Endi Lanza Galvão

ROMERO, G. A. S.; PEREIRA, D. A.; JORGE, M. L. R.; PAIVA, S. M.;RABELLO, A.. Construção e validação de questionário de avaliação do impacto da leishmaniose cutânea na qualidade de vida dos pacientes. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz.

Aluno: Thais Tâmara Castro e Souza Minuzzi

RESTREPO, G. E. C.; SANTANA, J. M.; ARAUJO, C. N.;ROMERO, G. A. S.Gonçalves, R.G.. Detecção parasitológica e molecular de tripanossomatídeos em triatomíneos sinantrópicos e primatas neotropicais no Brasil Central. 2016. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcus Vinícius Pereira Gondim

ARGANARAZ, E. R.;ROMERO, G. A. S.; NEVES, F. A. R.; RICART, C. A. O.; POGUE, R. E.. MECANISMOS MOLECULARES DAS PROTEÍNAS ACESSÓRIAS NEF E VPU RELACIONADOS A PATOGÊNESE DO HIV-1. 2015. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Márcia Almeida de Araújo Alexandre

ROMERO, G. A. S.; MADURO, I. P. N. N.; SANTOS, M. C.; MONTEIRO, WUELTON M; ALECRIM, M. G. C.. Associação entre o estudo nutricional e a malária em crianças de uma comunidade rural na Amazônia: um estudo longitudinal.. 2015. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: João Carlos Saldanha

ROMERO, G. A. S.; Lazo-Chica, J.E.; GOBBI, H.; ANTUNES, V.; MICHELETTI, A. M. R.. Avaliação ds respostas inflamatória, metabólica e pancreática induzidas durante a infecção experimental com Trypanosoma cruzi na fase aguda da infecção. 2015. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: David Soerio Barbosa

ROMERO, G. A. S.; Braga, J.U.; CAMACHO, L. A. B.; JUNGER, W. L.; WERNECK, G. L.. Identification of priority areas for surveillance and control of visceral leishmaniasis: systemati review and a novel approach for identifying disease transmission patterns. 2015. Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniel Roberto Coradi de Freitas

ROMERO, G. A. S.; DUARTE, E. C.; ARAUJO, W. N.; SANCHEZ, M. N.; MEDEIROS, M. A. N.. Avaliação do risco de transmissão de malária por transfusão na área endêmica brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mauro Maciel de Arruda

REIS, A. B.; SANTANA, J. M.; TAUIL, P. L.; ARAUJO, W. N.;ROMERO, G. A. S.. Acurácia e reprodutibilidade de testes imunoenzimáticos com antígenos de Leishmania major e Leishmania infantum para o diagnóstico de leishmaniose visceral no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernando Luiz Lima de Oliveira

ROMERO, G. A. S.COSTA, C. H. N.; SILVA, A. R.; SILVA, V. C.; MENDONCA, I. L.. Histórico da epidemiologia da leishmaniose visceral e avaliação das ações de controle em Teresina. Piauí. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ana Cristina Vanderley Oliveira

ROMERO, G. A. S.; MOTA, L. M. H.; ROMANO, A. P. M.; CARIOCA, M. V.; PILLEGI, G. C. S.. Soroproteção de pacientes com doenças reumáticas autoimunes em uso de imunomoduladores ou imunossupressores inadvertidamente revacinados contra febre amarela. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Amanda dos Santos Cavalcanti

ROMERO, G. A. S.; FIGUEIREDO, FABIANO BORGES; PIRMEZ, C.. Leishmaniose visceral canina: correlação da resposta imunológica com a carga parasitária. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Glaucia Fernandes Cota

ROMERO, G. A. S.; WERNECK, G. L.; PEIXOTO, S. W. V.; CARMO, R. A.; RABELLO, A. L. T.. Abordagem clínica da leishmaniose visceral entre adultos infectados pelo HIV: acurácia diagnóstic, fatores prognósticos e eficácia terapêutica. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz.

Aluno: Belisa Maria Lopes Magalhães

ROMERO, G. A. S.; NOGUEIRA, M. L.; SANTOS, M. C.; BARBOSA, M. G. V.; MOURAO, M. P. G.. Malária vivax e a associação com dengue: um estudo caso controle na Amazônia Ocidental Brasileira. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: TaitanaKarla dos Santos Borges

LACERDA, M. V. G.; TOSTA, C. E.;ROMERO, G. A. S.CASTRO, C. N.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.. Mecanismos envolvidos na resposta inflamatória em camundongos resistentes ou suscetívies à malária cerebral ijectados com o Plasmodium berguei ANKA. 2013. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniella de Sousa Mendes Moreira Alves

Alfieri, S.C.;ROMERO, G. A. S.; Maranhão A.Q.; Zapata, M.T.G.; CUBA, C. C.. Avanços no isolamento e caracterização biológica de Acanthamoeba spp. (Acanthamoebidae) ameba de vida livre: determinação experimental do potencial patogênico. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Everton Macedo Silva

Romero, Gustavo A. S.; Tempone AG; Gamboa IC; Caldas, E.D.; Espíndola, L.S.. Avaliação de compostos isolados da espécie do Cerrado Clusia pernambucensis G. Mariz em Leishmania (Leishmania) amazonensis. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Valdelaine Etelvina Miranda de Araújo

CARNEIRO, M.; WERNECK, G. L.;ROMERO, G. A. S.RABELLO, A.; Machado-Coelho, G.L.; Assunção, R.M.. Análise da distribuição espaço-temporal da leishmaniose visceral e perfil clínico- epidemiológico dos casos e óbitos, Belo Horizonte, Minas Gerais, 1994 a 2009. 2011. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline da Silva Almeida

ROMERO, G. A. S.; Lazo-Chica, J.E.; Guimarães, G.C.; Justulin Jr., L.A.; Rodrigues, D.B.R.. Estudo imunohistoquímicao, morofmétrico das ilhotas pancreáticas e valores glicêmicos de camundogos após infecção com Trypanosoma cruzi na fase crônica. 2011. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Maria Helena Franco Morais

ROMERO, G. A. S.; WERNECK, G. L.; Di Lorenzo, C.; Melo, N.; CARNEIRO, M.;RABELLO, A.. Avaliação das atividades de controle da leishmaniose visceral na Regional Noroeste de Belo Horizonte. 2011. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniella Barreto Santana

ROMERO, G. A. S.; Báo SN; Zapata, M.T.G.; Nitz, N.; CUBA, C. C.. Trypanosoma rangeli: biologia do prasitismo em espécies do gênero Rhodnius es aspectos ultraestruturais da sua morfogênese e da dinâmica da infecção das glândulas salivares. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ellen Tanus Rangel

Espíndola, L.S.; Junior V. F. V.;ROMERO, G. A. S.; Caldas, E.D.; Monteiro, P.S.. Atividade antiprotozoária, antifúngica e citotóxica de extratos de plantas do bioma cerrado, com ênfase em Leishmania (Leishmania) chagasi. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marta Marques Gontijo

ROMERO, G. A. S.; Mendonça, S.; Pianetti, G.A,; FERNANDES, A. P. S. M.; Melo, N.; FERREIRA, L. A. M.. Avaliação da eficácia da associação da paromomicina tópica com miltefosina per os no tratamento da leishmaniose tegumentar em animais experimentalmente infectados. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lúcia Alves da Rocha

TAUIL, P. L.;ROMERO, G. A. S.; SILVEIRA, C. A.; Dal Fabbro, M.M.F.J.; Da Cunha, R.V.. Fatores de prognóstico associados à gravidade do dengue em crianças atendidas em Manaus-AM Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alice Melo Ribeiro

ROMERO, G. A. S.; Bocca AL; Taborda, C.P.; Torres, F.A.G.; Maranhão A.Q.. Vacina de DNA (hsp65 M. leprae) para paracoccidiodomicose experimental: atividade imunogênica e terapêutica. 2008. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juan José Cortez Escalante

CASTRO, C. N.NORONHA, E. F.SANTOS, J. B.; PEREIRA, M. G.; WERNECK, G. L.;ROMERO, G. A. S.. Modelo prognóstico para o desenvolvimento de tuberculose em pacientes com HIV/aids do Distrito Federal no período 2000-2004. 2008. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nashira Campos Vieira

Barral-Netto, M.; Fournet, A.;ROMERO, G. A. S.MAGALHÃES, A. V.; Espíndola, L.S.. Quinoleínas substituídas na posição 2 com atividade leishmanicida: seleção de uma molécula promissora para o desenvolvimento clínico. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Selma Aparecidaa Souza Kückelhaus

ROMERO, G. A. S.; TOSTA, C. E.;SANTOS, J. B.COSTA, C. H. N.; Bocca AL. Toxicidade e atividade antiparasitária da filosseptina-1, um peptídeo de Phylomedusa hypochondrialis (Amphibia). 2007. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nubia Estela Matta Camacho

ROMERO, G. A. S.; DEGRAVE, W. M.; COUTINHO, S. G.. Comparação da resposta imune a antígenos de espécies de sub-gênero Viannia de pacientes de áreas endêmicas de Leishmania guyanensis e L. braziliensis. 2005. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana de Gouvêa Viana

ROMERO, G. A. S.da CRUZ, A. M.; CARNEIRO, M.; RABELLO, A. L. T.. Avaliação de métodos sorológicos na abordagem diagnóstica da infecção humana por Leishmania (Leishmania) chagasi. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro.

Aluno: Wornei Silva Miranda Braga

TOSTA, C. E.; COURA, J. R.; BOULOS, M.;ROMERO, G. A. S.SANTOS, J. B.. Aspectos epidemiológicos, clínicos e Imunológicos da associação emtre as infecções pelo Plasmódium e o vírus da hepatite B em populações de área endêmica de ambas enfermidades na Amazônia brasileira. 2003. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lílian Barbosa Lima Aboudib

TOSTA, C. E.; SANTOS NETO, L.;ROMERO, G. A. S.. Estudo da dinâmica de ativação de linfócitos T CD4 em mulheres HIV-negativas, parceiras de homens HIV-positivos. 2003. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ângela Cristina Volpini

CUPOLILLO, E.ROMERO, G. A. S.; RABELLO, A. L. T.. PCR RFLP mkDNA no diagnóstico e identificação de espécies causadoras de leishmaniose tegumentar americana no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Zélia Maria Profeta da Luz

RABELLO, A. L. T.;ROMERO, G. A. S.; FRANCA, E. B.; PEREIRA, M. G.; CARNEIRO, M.. Análise da implantação de programa de organização de serviços de saúde comatenção às leishmanioses na região metropolitana de Belo Horizonte. 2003. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gearis.

Aluno: Celso da Cunha Bastos

MACÊDO, V. O.; DURIGON, E. L.; KERBAUY, J.;ROMERO, G. A. S.CASTRO, C.. Estudo das alterações hematológicas em portadores do VIH co-infectados pelo Parvovírus B19. 2003. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gerson Oliveira Penna

TALHARI, S.; SARNO, E. N.;ROMERO, G. A. S.; MARTELLI, C. M. T.;MACÊDO, V. O.. Hanseníase e o uso da talidomida no eritema nodoso hansênico: perspectivas de pesquisas. 2002. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Clarissa de Castro Ferreira

ROMERO, G. A. S.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.; SANTOS NETO, L.. Imunidade vacinal antiamarílica em pacientes com artrite reumatóide em uso de terapias imunomoduladoras. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Herdson Renney de Sousa

TAVARES, A. H. F. P.;ROMERO, G. A. S.; OLIVEIRA JUNIOR, G. P.. Desenvolvimento de novos antifúngicos e estudo de fatores de virulência de Cryptococcus neoformans. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ellen Priscilla Nunes Gadelha

ROMERO, G. A. S.; TALHARI, A. C.; SANTOS, M. N. S.; PINHEIRO, F. G.. Tratamento da Leishmaniose cutânea ? ocasionada por Leishmania guyanensis: Ensaio clinico randomizado, comparando uma, duas e três doses de 7 MG/KG de isotionato de pentamidina. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lúcia Rolim Santana de Freitas

ROMERO, G. A. S.; DUARTE, E. C.; RAMALHO, W. M.; ALENCAR, C. H. M.; IGNOTTI, E.. Tendências temporais, distribuição espacial e fatores associados aos indicadores da hanseníase no Brasil, 2001 a 2012. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Cristina Vanderley Oliveira

ROMERO, G. A. S.; SILVA, N. A.; PAULA, A. P.; AMATO, A. A.. Verificação da capacidade de soroconversão de pacientes reumatológicos em uso de imunossupressores que inadvertidamente se vacinaram contra febre amarela. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Paula Rezende Costa

ROMERO, G. A. S.; Espíndola, L.S.; BEZERRA, P. C.. Associação do consumo de ácidos graxos ômega 3 com a resposta inflamatória sistêmica e função endotelial em pacientes com infarto agudo do miocárdio. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mauro Maciel de Arruda

ROMERO, G. A. S.; Braga, J.U.;Gonçalves, R.G.JUNQUEIRA, M. I. M.. Acurácia e reprodutibilidade de testes imunoenzimáticos com antígenos de Leishmania major e Leishmania infantum para o diagnóstico de leishmaniose visceral canina no Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Érica Alessandra Rocha Alves

ROMERO, G. A. S.ARAUJO, N. N. S. L.; CARNEIRO, F. P.. Influência de inibidores de protease do HIV sobre a produção de mediadores lipídicos, H2O2, NO e citocinas e sobre a ativação das vias NF KB e PPAR-Y e taxa de infecção de macrófagos murinos incubados in vitro com Leishmania (L) amazonensis. 2012.

Aluno: Felix Javier León Molinet

ROMERO, G. A. S.OLIVEIRA, M. R. F.NORONHA, E. F.CASTRO, C. N.. Desenvolvimento de uma regra de prognóstico para pacientes com leishmaniose cutânea localizada tratada com antimonial pentavalente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Everton Macedo Silva

ROMERO, G. A. S.; Bocca AL; Espíndola, L.S.; Corrêa, J. R.. Ação de extratos e compostos de plantas do Cerrado em Leishmania (Leishmania) amazonensis. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Killarney Ataíde dos Soares

ROMERO, G. A. S.; Souza, S.A.; de Paula, C.D.R.. Estudo da reação de Elisa utilizando exo-antígenos e da imunofluorescência direta no diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Erika Luiza Lage Fazito Rezende

PEREIRA, M. G.; Vasconcelos, A.M.N.; Duarte, E.C.;ROMERO, G. A. S.. Mortalidade por aids no Brasil, 2000 a 2009. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carmen Lívia Farias da Silva Martins

ROMERO, G. A. S.; Nakanishi, M.; Gandolfi, L.. Influência do tratamento de manutenção com corticóide inalatório no estado de ativação de eosinófilos e função dos fagócitos em crianças e adolescentes portadores de asma persistente. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniella Barreto Santana

ROMERO, G. A. S.; Espíndola, L.S.; CUBA, C. C.. Trypanosoma rangeli: biologia do parasitismo em espécies do gênero Rhodnius e aspectos ultraestruturais da morfogênese e metaciclogênese em glândulas salivares de Rhodnius robustus. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniella de Sousa Mendes Moreira Alves

ROMERO, G. A. S.; Espíndola, L.S.; CUBA, C. C.. Avanços no isolamento e caracterização biológica de Acanthamoeba spp. (Acanthamoebidae) - Ameba de vida livre: determinação experimental do potencial patogênico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carlos dos Santos Kuckelhaus

ROMERO, G. A. S.SAMPAIO, R. N. R.; Flannery, L.;JUNQUEIRA, M. I. M.CASTRO, C. N.. Influência da pravastatina na evolução da lesão, capacidade fagocitária, produção de radicais de oxigênio e nitrogênio e fator de necrose tumoral em camundongos Balb/c infectados pela Leishmania (L.) amazonensis. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

ROMERO, G. A. S.CASTRO, C. N.; JUNQUEIRA, M. I. M. B.. Professor Adjunto em Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2015. Universidade de Brasília.

ROMERO, G. A. S.; DORTA, M. C. L.;MAGALHÃES, A. V.. Concurso Púcblico para Professor Adjunto em Imunologia Médica. 2014. Universidade de Brasília.

ROMERO, G. A. S.; Garrafa V; Lourenço S.Q.C.. Professor Adjunto da área de Estomatologia. 2009. Universidade de Brasília.

Romero, Gustavo Adolfo Sierra; LUZ, K.; Nascimento, E.L.T.; Milan, E.P.. Professor auxiliar de infectologia. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

TAUIL, P. L.; PEREIRA, M. G.; ANTUNES, C. M.;ROMERO, G. A. S.. Professor Adjunto Área de Epidemiologia. 2005. Universidade de Brasília.

ROMERO, G. A. S.; FERREIRA, L. C. L.; GUERRA, J. A. O.. Processo seletivo de Doutorado em Medicina Tropical - Fluxo Contínuo - Edital 08_2015 GR/UEA. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

BARBOSA, M. G. V.; COSTA, A. G.;ROMERO, G. A. S.. Comissão de seleção do doutorado sanduíche Medicina Tropical - UEA/FMT-HVD Amazonas. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

ROMERO, G. A. S.; SANTOS, M. C.; BARBOSA, M. G. V.. Processo seletivo em fluxo contínuo do Doutorado em Medicina Tropical da FMT-HVD/UFAM. 2013. Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

JOÃO BARBERINO SANTOS

MACÊDO, Vanize de Oliveira; SHAW, J. J.; CARVALHO, E. M.; COSTA, C. H. N.; DIETZE, R.;SANTOS, J. B.. ESTUDO DA DOENÇA CUTÂNEA CAUSADA POR Leishmania (Viannia) brazliensis E Leishmania (Viannia) guyanensis. 1999. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Edgar Merchán-Hamann

MACEDO, V. O.; SHAW, J.; NERY, C. H.;MERCHAN-HAMANN, E.. Estudo clínico-epidemiológico da doença cutânea causada por Leishmania (Viannia) braziliensis e Leishmania (Viannia) guyanensis.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

CARLOS HENRIQUE NERY COSTA

COSTA, C. H. N.. Estudo da doença cutânea causada por Leishmania (Viannia) braziliensis e Leishmania (Viannia) guyanensis. 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Lilian de Aguiar Belsito

BELSITO, Lilian de Aguiar. Análise de Comportamento de Civismo Organizacional no Hospital Universitário de Brasília. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar - HUB) - Fundação Oswaldo Cruz.

Lilian de Aguiar Belsito

BELSITO, Lilian de Aguiar. Pactuação de Indicadores para o monitoramento e avaliação da orçamentação global do Hospital Universitário de Brasília. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Hospitalar - HUB) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luiza Morais de Matos

Soroprevalência de arboviroses e evolução clínica dos casos de Síndrome de Guillian-Barré atendidos no Hospital de Base do Distrito Federal de maio de 2017 a abril de 2019; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Rafael Jardim de Moura

Dinâmica da exposição à hanseníase no sistema prisional do Distrito Federal; Início: 2018; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Paulo Sousa Prado

Validação de testes para diagnóstico da infecção por vírus Zika; Início: 2017; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; (Orientador);

João Pedro Lima Mendes

Evolução clínica e soroprevalência de arboviroses dos casos de Síndrome de Guillain-Barré atendidos no Hospital Materno Infantil de Brasília de maio de 2019 a abril de 2020; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Debora Marcolino Silva

Fatores de risco para leishmaniose visceral canina: estudo de coorte em área endêmica do Distrito Federal; 2019; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Rafael Jardim de Moura

Prevalência de infecção por HIV em homens adultos recém-detidos no Distrito Federal; 2017; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Paulo Sousa Prado

Validação e confiabilidade do teste rápido SD Bioeasy Dengue Duo para o diagnóstico da dengue na rede de saúde pública do Distrito Federal; 2015; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Leandro Correa Machado

Infecção por Leishmania spp; em pacientes imunodeficientes no Hospital Universitário de Brasília; 2014; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Lucas Edel Donato

Influência de fatores socioeconômicos, demográficos e de saúde sobre a letalidade da leishmaniose visceral no Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Viviane Medeiros Silva

Estudo de Rhipicephalus sanguineus (Acari: Ixodidae) como potencial vetor de leishmaniose visceral canina do Distrito Federal, Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Marcia Leite de Sousa Gomes

Coinfecção leishmaniose visceral e Aids no Brasil, 2001 a 2010; 2012; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Edvar Yuri Pacheco Schubach

Validação de um teste de imunocromatografia rápida de duplo percurso para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina em amostras de sangue total e soro; 2011; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Tália Santana Machado de Assis

Validação do teste imunocromatográfico rápido DiaMed-IT Leish no diagnóstico da leishmaniose visceral humana; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

César Omar Carranza Tamayo

Avaliação da co-infecção por Leishmania em pessoas vivendo com HIV/AIDS acompanhadas no Hospital Universitário de Brasília: Estudo transversal comênfase na leishmaniose visceral; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Juan Carlos Romero Saavedra

Causas de internação e óbito em portadores de HIV-AIDS no Hospital Universitário de Brasília antes e após a implantação da HAART; 2004; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Anna Christina Tojal da SIlva

Estudo do comportamento clínico e identificação das espécies causadoras de leishmaniose cutânea em Rio Branco, Acre; 2002; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Simone L Andrade

Leishmaniose tegumentar americana em área de ocupação recente na periferia da cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Ana Izabel Passarella Teixeira

Cães e tutores: o desafio do diagnóstico e do controle da lesihmaniose visceral canina; 2019; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Rafaella Albuquerque e Silva

Avaliação do comportamento de Lutzomyia longipalpis (Phlebotominae) em áreas de transmissão intensa submetidas à intervenção com coleiras impregnadas com deltametrina a 4% para controle de leishmaniose visceral; 2018; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Valeska Albuquerque Francesconi do Valle

Efeito do fluconazol no tratamento da leishmaniose cutânea localizada causada por Leishmania (Viannia) guyanensis: estudo de fase II, aberto, de grupos sequenciais com escalonamento de doses; ; 2018; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas,; Coorientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

FELIPE TEIXEIRA DE MELLO FREITAS

Impacto das infecções relacionadas à assistência à saúde em um serviço de neonatologia de referência do Distrito Federal; 2017; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Mauro Maciel de Arruda

Validação de testes imunoenzimáticos com antígenos de Leishmania major e Leishmania infantum para o diagnóstico de leishmaniose visceral canina no Brasil; 2014; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Rebecca Martins Cardoso

Eco-epidemiologia da Leishmania spp; em mamíferos silvestres e domésticos do Parque Nacional de Brasília e entorno ? DF; 2014; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Coorientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Felix Javier León Molinet

Desenvolvimento de uma regra de prognóstico para leishmaniose cutânea tratada com antimonial pentavalente; 2013; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Myrlena Regina Machado Mescouto Borges

Avaliação da segurança e eficácia de Anfotericina B comparada com Antimoniato de N-metilglucamina no tratamento de crianças com leishmaniose visceral nos municípios de Palmas e Araguaína - TO; ; 2011; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

César Omar Carranza Tamayo

Caracterização e acompanhamento geo-referenciado do primeiro foco de transmissão de leishmaniose visceral humana no Distrito Federal; 2010; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Julia Sonia Ampuero Vela

Estudo da eficácia de doses baixas de antimoniato de meglumina no tratamento da leishmaniose cutânea localizada cuasada por Leishmania (Viannia) braziliensis; 2009; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Márcia Hueb

Avaliação da eficácia do Leishvacin no tratamento da leishmaniose cutânea; 2007; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

ELIANA LIMA BICUDO DOS SANTOS

Efeito da adesão à profilaxia primária na incidência de pneumonia por Pneumocystis jiroveci em pacientes vivendo com HIV/aids; 2007; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Clarisse Lisboa de Aquino Rocha

Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana associado a trombofilia e eventos trombóticos: relato de caso e revisão narrativa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em infectologia) - Hospital Universitário de Brasília, Ministério da Educação; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Leandro Correa Machado

Comportamento da co-infecção HIV/Leishmaniose visceral e características relevantes para seu controle: uma revisão narrativa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Reginaldo Nascimento

Controle da Leishmaniose Visceral no Brasil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Gilson Pereira de Albuquerque

Evolução e prognóstico da tuberculose nas pessoas vivendo com HIV/aids; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Flávio Ribeiro Pereira

Co-infecção Leishmaniose Visceral e AIDS; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Rosario Armand-Ugón

Tratamento da Hepatite Crônica pelo vírus C; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

João Pedro Lima Mendes

Soroprevalência de arboviroses e evolução clínica dos casos de Síndrome de Guillian-Barré atendidos no Hospital de Base do Distrito Federal de maio de 2017 a abril de 2019; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Lívia Thayane da Silva Cunha

Diagnóstico molecular de qPCR em swabs conjuntivais de uma coorte de cães residentes de área endêmica do Distrito Federal; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Paulo Vinicius Neves Fernandes

Infecção por Trypanosoma cruzi em cães residentes em área endêmica de leishmaniose visceral canina no DF; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Arthemia Larissa de Souza Reis Sampaio

Características clínicas e socioeconômicas das gestantes infectadas e estimativa dos coeficientes de incidência das infecções congênitas por STORCH+Z no Distrito Federal ? Brasil entre os anos de 2015 a 2017; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Lucas Marcelino Ribeiro de Oliveira

Avaliação da sensibilidade analítica de cartões FTA para a detecção molecular de Leishmania spp; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Gabriella Munitor Cardoso Cunha

Comportamento clínico e sorológico de cães infectados ou não por L; infantum em área de transmissão de leishmaniose visceral; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Letícia Turra Araújo

Padronização de PCR para Leishmania spp; em medula óssea conservada em cartões FTA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Gabriel Elias Salmen Raffoul

Avaliação do comportamento de Lutzomyia longipalpis frete à utilização de coleiras impregnadas com deltametrina a $% como ferramenta de controle para lesihmaniose visceral no município de Fortaleza, Ceará; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Gabriela Santos de Sousa

Comparação do desempenho da PCR para identificação de Leishmania infantum em sangue total, de cães suspeitos de leishmaniose visceral, conservados em tubos com EDTA ou cartões FTA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Ycaro Pinto Milhomem

Infecção por Leishmania spp; em pacientes vivendo com HIV/aids atendidos no Hospital Universitário de Brasília; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Tábata Carolina de Faria do Nascimento

Infecção por Leishmania spp; em pacientes immunossuprimidos com doenças reumatológicas atendidos no Hospital Universitário de Brasília; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Bruno Hiroshi Sakamoto Leal

Infecção por Leishmania spp; em pacientes imunossuprimidos submetidos a transplante renal no Hospital Universitário de Brasília; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

José Teófilo Duarte Almeida Junior

Estimativa da sensibilidade analítica do teste rápido SD Bioesy Dengue Duo tendo como referência o Mac-Elisa na titulação de anticorpos contra a dengue; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Lanna Takada de Abreu

Influência que a idade, o sexo e a distância entre a residência e a unidade de saúde sobre o tempo de até o atendimento em pacientes com a síndrome suspeita de dengue; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Júnio Donizette Mendes

Infecção por Leishmania spp; em cães residentes no entorno de unidades de conservação no Distrito Federal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Bruno Lopes da Gama

Detecção de DNA de Leishmania spp; em carrapatos de roedores silvestres em unidades de conservação do Distrito Federal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Rodrigo Diniz Costa

Especificidade de um teste imunocromatográfico rápido para o diagnóstico de leishmaniose viscral em uma amostra de pacientes com leishmaniose tegumentar; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Alexandre Pereira Rios

Sensibilidade da PCR gênero-específica (k-DNA-PCR) na abordagem da leishmaniose cutânea localizada associada à infecção por Leishmania (Viannia) braziliensis; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Tatiana Strava Correa

Avaliação da influência da infestação por helmintos intestinais sobre o prognóstico da leishmaniose cutânea localizada tratada com antimoniato de meglumina; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Maria Helena Pereira Pires de Oliveira

Estudo das oportunidades perdidas de oferecimento de avaliãção sorológica para a infecção pelo vírus de imunodeficiência humana na rotina de atendimento ambulatorial de adultos no Hospital Universitário de Brasília; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Co-infecção leishmaniose visceral-HIV: Estudo de uma série de casos atendidos no Hospital Universitário de Brasília; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Aline Marques dos Santos

Comparação da toxicidade cardiaca de dois esquemas terapêuticos de antimoniato de meglumina utilizados para o tratamento da leishmaniose tegumentar; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Ana Teresa Basílio Neri

Prevalência de infecção assintomática por Leishmania em pessoas vivendo com HIV/aids atendidas no Hospital Universitário de Brasília; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Flávia da Cunha Diniz

Estudo da dislipidemia em pessoas vivendo com HIV/aids tratados com antiretrovirais no Hospital Universitário de Brasília; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Aline Marques dos Santos

Efeito de uma formulação hidrofílica de paromomicina tópica na leishmaniose cutânea em pacientes com contraindicação para o uso de antimonial pentavalente; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Wallace de Carvalho Melo

Fatores de risco para o desenvolvimento de tuberculose em pessoas vivendo com HIV/aids atendidas em Brasília, Distrito Federal, 2003-2004; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Thiago de Lima Nishiyama

Fatores de risco para o desenvolvimento de tuberculose em pessoas vivendo com HIV/aids atendidas em Brasília, Distrito Federal, 200-2002; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Gustavo Adolfo Sierra Romero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOURA, R. J. ; ROMERO, G. A. S. . HIV prevalence in recently incarcerated adult males in the Federal District, Brasilia, Brazil. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 53, p. e20190117, 2020.

  • TEIXEIRA, A. I. P. ; SILVA, D. M. ; FREITAS, L. R. S. ; ROMERO, G. A. S. . A cross-sectional approach including owners characteristics as predictors of infection of visceral leishmaniasis in dogs. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 115, p. e190349, 2020.

  • BORBA, MAYLA GABRIELA SILVA VAL, FERNANDO FONSECA ALMEIDA SAMPAIO, VANDERSON SOUZA ALEXANDRE, MARCIA ALMEIDA ARAÚJO MELO, GISELY CARDOSO BRITO, MARCELO MOURÃO, MARIA PAULA GOMES BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO BAÍA-DA-SILVA, DJANE GUERRA, MARCUS VINITIUS FARIAS HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO PINTO, ROSEMARY COSTA BALIEIRO, ANTONIO ALCIRLEY SILVA PACHECO, ANTÔNIO GUILHERME FONSECA SANTOS, JAMES DEAN OLIVEIRA NAVECA, FELIPE GOMES XAVIER, MARIANA SIMÃO SIQUEIRA, ANDRÉ MACHADO SCHWARZBOLD, ALEXANDRE CRODA, JÚLIO NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA Romero, Gustavo Adolfo Sierra BASSAT, QUIQUE FONTES, COR JESUS ALBUQUERQUE, BERNARDINO CLÁUDIO , et al. DANIEL-RIBEIRO, CLÁUDIO-TADEU MONTEIRO, WUELTON MARCELO LACERDA, MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES ; Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection. JAMA Network Open , v. 3, p. e208857, 2020.

  • TEIXEIRA, A. I. P. ; SILVA, D. M. ; VITAL, T. ; Nitz, N. ; CARVALHO, B. C. ; HECHT, M. ; OLIVEIRA, D. ; Oliveira E ; RABELLO, A. ; ROMERO, G. A. S. . Improving the reference standard for diagnosis of canine visceral leishmaniasis: a challenge for current and future tests. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 114, p. e180452, 2019.

  • PEIXOTO, HENRY MAIA ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; DE ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES ; DE OLIVEIRA, MARIA REGINA FERNANDES . Guillain-Barré syndrome associated with Zika virus infection in Brazil: a cost-of-illness study. TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE , v. 113, p. 252-258, 2019.

  • FREITAS, F. T. M. ; ARAUJO, A. F. O. L. ; MELO, M. I. S. ; ROMERO, G. A. S. . Late-onset sepsis and mortality among neonates in a Brazilian Intensive Care Unit: a cohort study and survival analysis. EPIDEMIOLOGY AND INFECTION , v. 147, p. e208, 2019.

  • DE CARVALHO, ISIS POLIANNA SILVA FERREIRA ; MAIA PEIXOTO, HENRY ; ADOLFO SIERRA ROMERO, GUSTAVO ; DE OLIVEIRA, MARIA REGINA FERNANDES . Treatment for human visceral leishmaniasis: a cost-effectiveness analysis for Brazil. TROPICAL MEDICINE & INTERNATIONAL HEALTH , v. 1, p. tmi.13284, 2019.

  • ELKHOURY, A. N. M. ; ROMERO, G. A. S. ; VALADAS, S. Y. O. B. ; SOUSA-GOMES, M. L. ; LINDOSO, J. A. L. ; CUPOLILLO, E. ; RUIZ-POSTIGO, J. A. ; ARGAW, D. ; VAZQUEZ, M. J. S. . Premature deaths by visceral leishmaniasis in Brazil investigated through a cohort study: A challenging opportunity?. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 13, p. e0007841, 2019.

  • OLLIARO, P. L. ; GROGL, M. ; BONI, M. ; ROMERO, G. A. S. ; ARANA, B. . Harmonized clinical trial methodologies for localized cutaneous leishmaniasis and potential for extensive network with capacities for clinical evaluation. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 12, p. e0006141, 2018.

  • FRANCESCONI, V. A. ; FRANCESCONI, F. ; RAMASAWMY, R. ; ROMERO, G. A. S. ; ALECRIM, M. G. C. . Failure of fluconazole in treating cutaneous leishmaniasis caused by Leishmania guyanensis in the Brazilian Amazon: An open, nonrandomized phase 2 trial. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 12, p. e0006225, 2018.

  • CARVALHO, E. M. ; LLANOS-CUENTAS, A. ; ROMERO, G. A. S. . Mucosal leishmaniasis: urgent need for more research. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 51, p. 120-121, 2018.

  • SILVA, R. A. E. ; ANDRADE, A. J. ; QUINT, B. B. ; RAFFOUL, G. E. S. ; WERNECK, G. L. ; RANGEL, E. F. ; ROMERO, G. A. S. . Effectiveness of dog collars impregnated with 4% deltamethrin in controlling visceral leishmaniasis in Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychodidade: Phlebotominae) populations. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 113, p. e170377, 2018.

  • PRADO, P. S. ; DUARTE, J. T. ; TAKADA, L. ; SILVA, C. G. ; SOUZA, L. C. ; GOMES, M. C. ; MENDES, L. M. T. ; SANTOS, E. M. ; ROMERO, G. A. S. . Validation and reliability of the rapid diagnostic test -SD Bioeasy Dengue Duo? for dengue diagnosis in Brazil: a phase III study. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 113, p. e170433, 2018.

  • PEIXOTO, HENRY M ; MONTEIRO, WUELTON M ; BRIGIDO, M. A. M. ; ROMERO, G. A. S. ; LACERDA, M. V. G. ; DE OLIVEIRA, MARIA REGINA F . Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase e uso de primaquina: estimativa de custos de profissionais por macrocusteio e microcusteio. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 51, p. 90, 2017.

  • ARAÚJO-VILGES, KELINE MEDEIROS DE ; OLIVEIRA, STEFAN VILGES DE ; COUTO, SHIRLEY CLAUDINO PEREIRA ; FOKOUE, HAROLD HILARION ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; KATO, MASSUO JORGE ; ROMEIRO, LUIZ ANTONIO SOARES ; LEITE, JOSÉ ROBERTO SOUZA ALMEIDA ; KUCKELHAUS, SELMA APARECIDA SOUZA . Effect of piplartine and cinnamides on , and on peritoneal cells of Swiss mice. PHARMACEUTICAL BIOLOGY , v. 55, p. 1601-1607, 2017.

  • ROMERO, G. A. S. ; COSTA, D. L. ; COSTA, C. H. N. ; ALMEIDA, R. P. ; MELO, E. V. ; CARVALHO, S. F. G. ; RABELLO, A. ; CARVALHO, A. L. ; SOUSA, A. Q. ; LEITE, R. D. ; LIMA, S. S. ; Amaral, T.A. ; Alves, F.P. ; RODE, J. . Efficacy and safety of available treatments for visceral leishmaniasis in Brazil: A multicenter, randomized, open label trial. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 11, p. e0005706, 2017.

  • SACHETT, J. A. G. ; MENDONCA-DA-SILVA, I. ; CAMPOS-ALVES, E. ; OLIVEIRA, S. S. ; SAMPAIO, V. S. ; VALE, F. F. ; ROMERO, G. A. S. ; SANTOS, M. C. ; MARQUES, H. O. ; COLOMBINI, M. ; SILVA, A. M. M. ; LACERDA, M. V. G. ; MONTEIRO, WUELTON M ; FERREIRA, L. C. L. . Poor efficacy of preemptive amoxicillin clavulanate for preventing secondary infection from Bothrops snakebites in the Brazilian Amazon: A randomized controlled clinical trial. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 11, p. e0005745, 2017.

  • BORGES, MYRLENA MESCOUTO ; PRANCHEVICIUS, MARIA CRISTINA DA SILVA ; Noronha, Elza Ferreira ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; CARRANZA-TAMAYO, C?SAR OMAR . Efficacy and safety of amphotericin B deoxycholate versus N-methylglucamine antimoniate in pediatric visceral leishmaniasis: an open-label, randomized, and controlled pilot trial in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 50, p. 67-74, 2017.

  • GOMES, M. L. S. ; ROMERO, G. A. S. ; WERNECK, G. L. . Visceral leishmaniasis and HIV/AIDS in Brazil: Are we aware enough?. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 11, p. e0005772, 2017.

  • DE CARVALHO, ISIS POLIANNA SILVA FERREIRA ; PEIXOTO, HENRY MAIA ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; DE OLIVEIRA, MARIA REGINA FERNANDES . Cost of visceral leishmaniasis care in Brazil. TROPICAL MEDICINE & INTERNATIONAL HEALTH , v. 22, p. 1579-1589, 2017.

  • TAMAYO, C. O. C. ; WERNECK, G. L. ; ROMERO, G. A. S. . Are opossums a relevant factor associated with asymptomatic Leishmania infection in the outskirts of the largest Brazilian cities?. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 21, p. 550, 2016.

  • PEIXOTO, HENRY M ; BRIGIDO, M. A. M. ; ROMERO, G. A. S. ; MONTEIRO, WUELTON M ; LACERDA, M. V. G. ; OLIVEIRA, M. R. F. . Cost-effectiveness analysis of rapid diagnostic tests for G6PD deficiency in patients with Plasmodium vivax malaria in the Brazilian Amazon. Malaria Journal (Online) , v. 15, p. 82, 2016.

  • ROMERO, G. A. S. . O controle de leishmaniose visceral no Brasil: transformar é preciso. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. eCO010616, 2016.

  • PEIXOTO, HENRY MAIA ; BRITO, MARCELO ; ROMERO, G. A. S. ; MONTEIRO, WUELTON M ; LACERDA, M. V. G. ; OLIVEIRA, M. R. F. . Rapid diagnostic test for G6PD deficiency in infected men: a budget impact analysis based in Brazilian Amazon. TM & IH. Tropical Medicine and International Health (Print) , v. 1, p. 1-15, 2016.

  • ARRUDA, MAURO MACIEL DE ; FIGUEIREDO, FABIANO BORGES ; MARCELINO, ANDREZA PAIN ; BARBOSA, JOSÉ RONALDO ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; Noronha, Elza Ferreira ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Sensitivity and specificity of parallel or serial serological testing for detection of canine Leishmania infection. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online) , v. 111, p. 168-173, 2016.

  • FREITAS, FELIPE TEIXEIRA DE MELLO ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Early-onset neonatal sepsis and the implementation of group B streptococcus prophylaxis in a Brazilian maternity hospital: a descriptive study. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 21, p. 92-97, 2016.

  • BRITO, MARCELO AUGUSTO MOTA ; PEIXOTO, HENRY MAIA ; ALMEIDA, ANNE CRISTINE GOMES DE ; OLIVEIRA, MARIA REGINA FERNANDES DE ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; MOURA-NETO, JOS? PEREIRA ; SINGH, NAKUL ; MONTEIRO, WUELTON MARCELO ; LACERDA, MARCUS VIN?CIUS GUIMAR?ES DE . Validation of the rapid test Carestart(tm) G6PD among malaria vivax-infected subjects in the Brazilian Amazon. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 49, p. 446-455, 2016.

  • MONTEIRO, WUELTON MARCELO ; ALEXANDRE, M?RCIA ARA?JO ; SIQUEIRA, ANDR? ; MELO, GISELY ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; D'?VILA, EFREM ; BENZECRY, SILVANA GOMES ; LEITE, HEITOR PONS ; LACERDA, MARCUS VIN?CIUS GUIMAR?ES . Could Plasmodium vivax malaria trigger malnutrition? Revisiting the Bradford Hill criteria to assess a causal relationship between two neglected problems. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 49, p. 274-278, 2016.

  • Cardoso, R.M. ; Nitz, N. ; ROMERO, G. A. S. ; MINUZZI-SOUZA, T. T. C. ; DIETRICH, A. ; MENDES, J. D. ; REIS, M. ; FERREIRA, J. ; HECHT, M. ; Gonçalves, R.G. . Expanding the knowledge about Leishmania species in wild mammals and dogs in the Brazilian savannah. Parasites & Vectors , v. 8, p. 171, 2015.

  • PEIXOTO, HENRY M ; BRITO, MARCELO ; ROMERO, G. A. S. ; MONTEIRO, WUELTON M ; LACERDA, M. V. G. ; OLIVEIRA, M. R. F. . G6PD deficiency in male individuals infected by Plasmodium vivax malaria in the Brazilian Amazon: a cost study. Malaria Journal (Online) , v. 14, p. 126, 2015.

  • LACERDA, M. V. G. ; ROMERO, G. A. S. . Epidemiological transition of tropical diseases in the Brazilian Amazon. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 48, p. 1-3, 2015.

  • FAGUNDES-SILVA, G. A. ; ROMERO, G. A. S. ; CUPOLILLO, E. ; YAMASHITA, E. P. G. ; GOMES-SILVA, A. ; GUERRA, J. A. O. ; da CRUZ, A. M. . Leishmania (Viannia) naiffi: rare enough to be neglected?. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online) , v. 110, p. 797-800, 2015.

  • PRESTES, S. R. ; GUERRA, J. A. O. ; ROMERO, G. A. S. ; MAGALHAES, L. K. C. ; SANTANA, R. G. ; MACIEL, M. G. ; CUSTODIO, A. ; BARBOSA, M. G. V. ; SILVEIRA, H. . Polymerase chain reaction-based method for the identification of Leishmania (Viannia) braziliensis and Leishmania (Viannia) guyanensis in mucosal tissues conserved in paraffin. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista , v. 48, p. 555-559, 2015.

  • Silva, V.M. ; Gonçalves, R.G. ; ARAUJO, N. N. S. L. ; Morales, L.E.D.A. ; Cruz, L.M. ; Sobral, I.G. ; Boité, MC ; FERREIRA, G. E. M. ; CUPOLILLO, E. ; ROMERO, G. A. S. . Successful isolation of Leishmania infantum from Rhipicephalus sanguineus sensu lato (Acari: Ixodidae) collected from naturally infected dogs. BMC Veterinary Research , v. 11, p. 258, 2015.

  • GUERRA, JORGE AUGUSTO DE OLIVEIRA ; MACIEL, MARCEL GONÇALVES ; GUERRA, MARCUS VINÍTIUS DE FARIAS ; TALHARI, ANETTE CHURSCIACK ; PRESTES, SUZANE RIBEIRO ; FERNANDES, MARCOS ANTONIO ; DA-CRUZ, ALDA MARIA ; MARTINS, ALESSANDRA ; COELHO, LEÍLA INES DE AGUIAR RAPOSO CAMARA ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; BARBOSA, MARIA DAS GRAÇAS VALE . Tegumentary leishmaniasis in the State of Amazonas: what have we learned and what do we need?. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 48, p. 12-19, 2015.

  • MONTEIRO, WUELTON M ; FRANCA, GABRIEL P ; MELO, GISELY C ; QUEIROZ, AMANDA LM ; BRITO, MARCELO ; PEIXOTO, HENRY M ; OLIVEIRA, MARIA REGINA ; Romero, Gustavo AS ; BASSAT, QUIQUE ; LACERDA, MARCUS VG . Clinical complications of G6PD deficiency in Latin American and Caribbean populations: systematic review and implications for malaria elimination programmes. Malaria Journal (Online) , v. 13, p. 70-70, 2014.

  • MONTEIRO, WUELTON M ; VAL, F. A. ; FRANCA, G. P. ; SAMPAIO, V. S. ; MELO, GISELY C ; ALMEIDA, A. C. G. ; BRITO, MARCELO ; PEIXOTO, HENRY M ; ROMERO, G. A. S. ; OLIVEIRA, M. R. F. ; LACERDA, M. V. G. . G6PD deficiency in Latin America: systematic review on prevalence and variants. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 00, p. 00-00, 2014.

  • LINDOSO, J. A. L. ; COTA, G. F. ; da CRUZ, A. M. ; Goto, H. ; ELKHOURY, A. N. M. ; ROMERO, G. A. S. ; SOUSA-GOMES, M. L. ; SANTOS-OLIVEIRA, J. R. ; RABELLO, A. . Visceral Leishmaniasis and HIV Coinfection in Latin America. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 8, p. e3136, 2014.

  • TOLEDO JUNIOR, A. ; DAHER, A. B. ; Amaral, T.A. ; CARVALHO, S. F. G. ; ROMERO, G. A. S. ; RABELLO, A. . Poor response to azithromycin in cutaneous leishmaniasis leading to a premature interruption of a multicentric phase III clinical trial in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 47, p. 756-762, 2014.

  • PEIXOTO, HENRY MAIA ; DE OLIVEIRA, MARIA REGINA FERNANDES ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Serological diagnosis of canine visceral leishmaniasis in Brazil: systematic review and meta-analysis. TM & IH. Tropical Medicine and International Health (Print) , v. 29, p. n/a-n/a, 2014.

  • SCHUBACH, E. Y. P. ; FIGUEIREDO, F. B. ; ROMERO, G. A. S. . Accuracy and reproducibility of a rapid chromatographic immunoassay for the diagnosis of canine visceral leishmaniasis in Brazil. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 108, p. 568-574, 2014.

  • Borges, M. R. M. M. ; Maués, E. A. G. ; COSTA, D. L. ; Pranchevicius, M.C.S. ; Romero, Gustavo A. S. . Congenitally transmitted visceral leishmaniasis: Report of two Brazilian human cases. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 2, p. 1, 2013.

  • Romero, Gustavo A. S. . Clinical research monitoring: scenarios and challenges. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 03-06, 2013.

  • Molinet, F.J.L. ; Ampuero, Julia ; Costa, R.D. ; NORONHA, E. F. ; Romero, Gustavo A. S. . Specificity of the rapid rK39 antigen-based immunochromatographic test Kalazar Detect(r) in patients with cutaneous leishmaniasis in Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 108, p. 293-296, 2013.

  • Romero, Gustavo A. S. ; Molinet, F.J.L. ; NORONHA, E. F. . Early enlargement of an ulcerated area during leishmaniasis treatment with meglumine antimoniate in Brazil. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 1, p. 1, 2013.

  • Torres, Davi Coe ; Ribeiro-Alves, Marcelo ; ROMERO, GUSTAVO A.S. ; DÁVILA, ALBERTO M.R. ; Cupolillo, Elisa . Assessment of drug resistance related genes as candidate markers for treatment outcome prediction of cutaneous leishmaniasis in Brazil. Acta Tropica , v. 1, p. 1, 2013.

  • Reveiz, L. ; ELKHOURY, A. N. M. ; Nicholls, R.S. ; ROMERO, G. A. S. ; Yadón. Z. . Interventions for American Cutaneous and Mucocutaneous Leishmaniasis: A Systematic Review Update. Plos One , v. 8, p. e61843, 2013.

  • DE ARRUDA, MAURO MACIEL ; FIGUEIREDO, FABIANO BORGES ; CARDOSO, FERNANDA ALVARENGA ; HIAMAMOTO, ROBERTO MITSUYOSHI ; BRAZUNA, JÚLIA CRISTINA MACKSOUD ; DE OLIVEIRA, MARIA REGINA FERNANDES ; Noronha, Elza Ferreira ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Validity and Reliability of Enzyme Immunoassays Using Leishmania major or L. infantum Antigens for the Diagnosis of Canine Visceral Leishmaniasis in Brazil. PLoS One , v. 8, p. e69988, 2013.

  • Cortez-Escalante, Juan José ; Santos, Aline Marques dos ; Garnica, Giovanna de Curcio ; Sarmento, Ana Lucia ; Castro, Cleudson Nery de ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Mediastinitis and pericardial effusion in a patient with AIDS and disseminated Mycobacterium avium infection: a case report. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 45, p. 407-409, 2012.

  • Graça, Grazielle Cardoso da ; Volpini, Angela Cristina ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Oliveira Neto, Manoel Paes de ; Hueb, Marcia ; Porrozzi, Renato ; Boité, Mariana Côrtes ; Cupolillo, Elisa . Development and validation of PCR-based assays for diagnosis of American cutaneous leishmaniasis and identificatio nof the parasite species. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 107, p. 664-674, 2012.

  • DE OLIVEIRA, MARIA REGINA F ; GIOZZA, SILVANA P ; PEIXOTO, HENRY M ; Romero, Gustavo AS . Cost-effectiveness of diagnostic for malaria in Extra- Amazon Region, Brazil. Malaria Journal (Online) , v. 11, p. 390, 2012.

  • ALECRIM, M. G. ; ALECRIM, W. D. ; LACERDA, M. V. G. ; SIQUEIRA, A. M. ; JUNQUEIRA, M. I. M. ; ROMERO, G. A. S. ; SANTOS, J. B. . The role of a Brazilian tropicalist on strengthening the capacity of the African Continent. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 45, p. 79-80, 2012.

  • de Assis, Tália S.M. ; Braga, Alexandre S. da C. ; Pedras, Mariana J. ; Oliveira, Edward ; Barral, Aldina ; de Siqueira, Isadora C. ; Costa, Carlos H.N. ; Costa, Dorcas L. ; Holanda, Thiago A. ; Soares, Vítor Y.R. ; Biá, M. ; Caldas, A. ; ROMERO, G. A. S. ; RABELLO, A. . Multi-centric prospective evaluation of rk39 rapid test and direct agglutination test for the diagnosis of visceral leishmaniasis in Brazil. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 105, p. 81-85, 2011.

  • Inocencio da Luz, R. ; ROMERO, G. A. S. ; Dorval, M. E. ; CRUZ, I. ; CANAVATE, C. ; Dujardin, J.-C. ; Van Assche, T. ; Cos, P. ; Maes, L. . Drug susceptibility of Leishmania infantum (syn. Leishmania chagasi) isolates from Brazilian HIV-positive and HIV-negative patients. Journal of Antimicrobial Chemotherapy (Print) , v. 66, p. 677-679, 2011.

  • Romero, Gustavo A. S. ; Boelaert, Marleen . Control of Visceral Leishmaniasis in Latin America: A Systematic Review. Plos Neglected Tropical Diseases , v. 4, p. e584, 2010.

  • Carranza-Tamayo, César Omar ; Carvalho, Maria do Socorro Laurentino de ; Bredt, Angelika ; Bofil, Maria Isabel Rao ; Rodrigues, Rodrigo Menna Barreto ; Silva, Ailton Domício da ; Cortez, Sandra Maria Felipe Coelho ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Autochthonous visceral leishmaniasis in Brasília, Federal District, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 43, p. 396-399, 2010.

  • Torres, Davi Coe ; Adaui, Vanessa ; Ribeiro-Alves, Marcelo ; ROMERO, G. A. S. ; Arévalo, Jorge ; Cupolillo, Elisa ; Dujardin, Jean-Claude . Targeted gene expression profiling in Leishmania braziliensis and Leishmania guyanensis parasites isolated from Brazilian patients with different antimonial treatment outcomes. Infection, Genetics and Evolution (Print) , v. 10, p. 727-733, 2010.

  • Albernaz, Lorena Carneiro ; de Paula, José Elias ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Silva, Maria do Rosário Rodrigues ; Grellier, Phillipe ; Mambu, Lengo ; Espindola, Laila Salmen . Investigation of plant extracts in traditional medicine of the Brazilian Cerrado against protozoans and yeasts. Journal of Ethnopharmacology , v. 131, p. 116-121, 2010.

  • Oliveira, M.H.P.P. ; Muniz, K.C. ; Borges, A.E. ; Belêsa, F.A. ; Seidl, E. ; Carvalho, W.M.E.S. ; ROMERO, G. A. S. . Oportunidades perdidas de avaliação sorológica para a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana na rotina de atendimento ambulatorial do Hospital Universitário de Brasília, Distrito Federal.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 42, p. 126-130, 2009.

  • Carranza-Tamayo, César Omar ; Assis, Tália Santana Machado de ; Neri, Ana Teresa Basílio ; Cupolillo, Elisa ; RABELLO, A. ; ROMERO, G. A. S. . Prevalence of Leishmania infection in adult HIV/AIDS patients treated in a tertiary-level care center in Brasilia, Federal District, Brazil. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 103, p. 743-748, 2009.

  • Ampuero, Julia ; Rios, Alexandre Pereira ; Carranza-Tamayo, César Omar ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Genus-specific kinetoplast-DNA PCR and parasite culture for the diagnosis of localised cutaneous leishmaniasis: applications for clinical trials under field conditions in Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 104, p. 992-997, 2009.

  • de Assis, Tália Santana Machado ; Caligiorne, Rachel Basques ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Rabello, Ana . Detection of Leishmania kDNA in human serum samples for the diagnosis of visceral leishmaniasis. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 103, p. 1269-1272, 2009.

  • Romero, G ; NORONHA, E ; PIRMEZ, C ; PIRES, F ; FERNANDES, O ; NEHME, N ; CUPOLILLO, E ; FIROOZMAND, L ; GRACA, G ; VOLPINI, A . Sensitivity and reproducibility of a PCR assay for Leishmania detection using skin biopsy imprints on filter paper. Acta Tropica , v. 109, p. 74-77, 2009.

  • ASSIS, T. S. M. ; Braga, A.S.C. ; Pedras, M.J. ; Barral, A.M.P. ; Siqueira, I.C. ; COSTA, C. H. N. ; COSTA, D. L. ; Holanda, T.A. ; Soares , V.Y.R. ; Biá, M. ; Caldas, A. ; ROMERO, G. A. S. ; RABELLO, A. . Validação do teste imunocromatográfico rápido IT-LEISH para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 17, p. 107-116, 2008.

  • Santos, Aline Marques dos ; Noronha, Elza Ferreira ; Ferreira, Lucas Antônio Miranda ; Carranza-Tamayo, César Omar ; Cupolillo, Elisa ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Efeito de uma formulação hidrofílica de paromomicina tópica na leishmaniose cutânea em pacientes com contra-indicações de tratamento com antimonial pentavalente. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 41, p. 444-448, 2008.

  • Lannoy, Leonor Henriette de ; Cortez-Escalante, Juan José ; Evangelista, Maria do Socorro Nantua ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra . Tuberculosis incidence and risk factors among patients living with HIV/AIDS in public health service institutions in Brasilia, Federal District. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 41, p. 549-555, 2008.

  • AMPUERO-VELA, J. S. ; ROMERO, G. A. S. ; NORONHA, E. F. ; Lazo-Chica, J.E. . Reproducibility of digital analysis of ulcers in cutaneous leishmaniasis (short communication). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 41, p. 203-205, 2008.

  • Salles J ; TAMAYO, C. O. C. ; ROMERO, G. A. S. . Febre crônica associada a abscesso esplênico causado por Staphylococcus epidermidis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 40, p. 588-590, 2007.

  • ESCALANTE, J. C. ; CASTRO, C. ; ROMERO, G. A. S. ; MATOS, L. ; SAIF, M. . Pulmonary thromboembolism in AIDS patient with chronic venous insufficiency, pulmonary tuberculosis and breast cancer: A case report and review of the literature. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo, v. 48, n.2, p. 105-108, 2006.

  • SILVA, A. C. T. ; CUPOLILLO, E. ; VOLPINI, A. C. ; ALMEIDA, R. P. ; ROMERO, G. A. S. . Species diversity causing human cutaneous leishmaniasis in Rio Branco, State of Acre, Brazil. TM & IH. Tropical Medicine and International Health (Print) , v. 11, p. 1388-1398, 2006.

  • ROMERO, G. A. S. ; ORGE, M. G. O. ; GUERRA, M. V. F. ; PAES, M. G. ; MACÊDO, V. O. ; CARVALHO, E. M. . Antibody response in patients with cutaneous leishmaniasis infected by Leishmania (Viannia) braziliensis or Leishmania (Viannia) guyanensis in Brazil. Acta Tropica , Suécia, v. 93, n.1, p. 49-56, 2005.

  • SIMON, C. Y. ; CASTRO, C. N. ; ROMERO, G. A. S. . Linfadenomegalia torácica como manifestação predominante de paracoccidiodomicose. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, Minas Gerais, v. 38, n.5, p. 448-449, 2005.

  • ROMERO, G. A. S. ; FLORES, É. M. M. ; NORONHA, E. F. ; MACÊDO, V. O. . High frequency of skin reactions in patients with leishmaniasis treated with meglumine antimoniate contaminated with heavy metals. A comparative approach using historical controls. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 98, n.1, p. 145-149, 2003.

  • ROMERO, G. A. S. ; ISHIKAWA, E. ; CUPOLILLO, E. ; TOALDO, C. B. ; GUERRA, M. V. F. ; PAES, M. G. ; MACÊDO, V. O. ; SHAW, J. J. . Identification of antigenically distinct populations of Leishmania (Viannia) guyanensis from Manaus, Brazil, using monoclonal antibodies. Acta Tropica , Irlanda, v. 82, n.1, p. 25-29, 2002.

  • ROMERO, G. A. S. ; ISHIKAWA, E. ; CUPOLILLO, E. ; TOALDO, C. B. ; GUERRA, M. V. F. ; PAES, M. G. ; MACÊDO, V. O. ; SHAW, J. J. . The rarity of infection with Leishmania (Viannia) braziliensis among patients from the Manaus region of Amazonas state, Brazil, who have cutaneous leishmaniasis. Annals of Tropical Medicine and Parasitology , Liverpool, Inglaterra, v. 96, n.2, p. 131-136, 2002.

  • ROMERO, G. A. S. ; GUERRA, M. V. F. ; PAES, M. G. ; MACÊDO, V. O. . Comparison of cutaneous leishmaniasis due to Leishmania (Viannia) braziliensis and L. (V.) guyanensis in Brazil: Clinical findings and diagnostic approach. Clinical Infectious Diseases , Chicago, v. 32, n.9, p. 1304-1312, 2001.

  • ROMERO, G. A. S. ; GUERRA, M. V. F. ; PAES, M. G. ; CUPOLILLO, E. ; TOALDO, C. B. ; MACÊDO, V. O. ; FERNANDES, O. . Sensitivity of the polymerase chain reaction for the diagnosis of cutaneous leishmaniasis due to Leishmania (Viannia) guyanensis. Acta Tropica , Iralanda, v. 79, n.3, p. 225-229, 2001.

  • ROMERO, G. A. S. ; GUERRA, M. V. F. ; PAES, M. G. ; MACÊDO, V. O. . Comparison of cutaneous leishmaniasis due to Leishmania (Viannia) braziliensis and L. (V.) guyanensis in Brazil: therapeutic response to meglumine antimoniate.. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE , Cleveland, Ohio, v. 65, n.5, p. 456-465, 2001.

  • ROMERO, G. A. S. . Predicting relapse after treatment for American cutaneous leishmaniasis (letter). BULLETIN OF THE WORLD HEALTH ORGANIZATION , Genebra, v. 79, n.12, p. 1169-1169, 2001.

  • Noronha, Elza ; Alecrim, Maria das Graças Costa ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Macêdo, Vanize . Estudo clínico da malária falciparum em crianças em Manaus, AM, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, MG, v. 33, n.2, p. 185-190, 2000.

  • Noronha, Elza ; Alecrim, Maria das Graças ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Macêdo, Vanize . Resistência à mefloquina do tipo RIII em crianças com malária falciparum em Manaus, AM, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, MG, v. 33, n.2, p. 201-205, 2000.

  • Saldanha, Ana Cristina R. ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Guerra, Conceição ; Merchan-Hamann, Edgar ; Macedo, Vanize de Oliveira . Estudo comparativo entre estibogluconato de sódio BP 88 e antimoniato de meglumina no tratamento da leishmaniose cutânea II. Toxicidade bioquímica e cardíaca. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, MG, v. 33, n.4, p. 383-388, 2000.

  • Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Sampaio, Raimunda Nonata Ribeiro ; Macêdo, Vanize de Oliveira ; Marsden, Philip Davis . Sensitivity of a Vacuum Aspiratory Culture Technique for Diagnosis of Localized Cutaneous Leishmaniasis in an Endemic Area of Leishmania (Viannia) braziliensis Transmission. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 94, p. 505-508, 1999.

  • Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Sampaio, Raimunda Nonata Ribeiro ; Macêdo, Vanize de Oliveira ; Marsden, Philip Davis . Sensitivity of Lymph Node Aspiration in Localized Cutaneous Leishmaniasis Due to Leishmania (Viannia) braziliensis. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 94, p. 509-511, 1999.

  • Saldanha, Ana Cristina R. ; Romero, Gustavo Adolfo Sierra ; Merchan-Hamann, Edgar ; Magalhães, Albino Verçosa ; Macedo, Vanize de Oliveira . Estudo comparativo entre estibogluconato de sódio BP 88R e antimoniato de meglumina no tratamento da leishmaniose cutânea: I. Eficácia e segurança. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 32, p. 383-387, 1999.

  • MARSDEN, P. D. ; LESSA, H. A. ; OLIVEIRA, M. R. F. ; ROMERO, G. A. S. ; MAROTTI, J. G. ; SAMPAIO, R. N. R. ; BARRAL, A. ; CARVALHO, E. M. ; CUBA, C. C. ; MAGALHÃES, A. V. ; MACÊDO, V. O. . Clinical observations of unresponsive mucosal leishmaniasis.. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE , v. 59, p. 543-545, 1998.

  • ROMERO, G. A. S. ; LESSA, H. A. ; ORGE, M. G. O. ; MACÊDO, V. O. ; MARSDEN, P. D. . Tratamento da leishmaniose mucosa com sulfato de aminosidine: resultados de dois anos de acompanhamento. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 31, p. 511-516, 1998.

  • ROMERO, G. A. S. ; LESSA, H. A. ; MACÊDO, V. O. ; CARVALHO, E. M. ; MARSDEN, P. D. . Delayed skin healing of cutaneous leishmaniasis after clinical cure of mucosal surfaces. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 29, p. 285-285, 1996.

  • ROMERO, G. A. S. ; VELA, J. S. A. ; MARSDEN, P. D. . Uso de tártaro emético tópico na leishmaniose cutânea. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 29, p. 377-377, 1996.

  • ROMERO, G. A. S. ; LESSA, H. A. ; MACÊDO, V. O. ; CARVALHO, E. M. ; BARRAL, A. ; MAGALHÃES, A. V. ; ORGE, M. G. O. ; ABREU, M. V. A. ; MARSDEN, P. D. . Estudo terapêutico aberto com sulfato de aminosidine na leishmaniose mucosa causada for Leishmania (viannia) braziliensis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 29, p. 557-565, 1996.

  • ROMERO, G. A. S. ; OLIVEIRA, M. R. F. ; CORREIA, D. ; MARSDEN, P. D. . Características físico-químicas do antimoniato de meglumina em diferentes condições de armazenamento. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , Uberaba, MG, v. 29, p. 461-465, 1996.

  • ROMERO, G. A. S. ; LUZ, C. M. ; MARSDEN, P. D. . Comprimento total de duas populações de Dipetalogaster maximus. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 28, p. 57-57, 1995.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROMERO, G. A. S. ; WERNECK, G. L. ; RAMOS JUNIOR, A. N. . Comissão de especialistas no 1o. encontro científico de pesquisas aplicadas à vigilância em saúde. 2014.

ROMERO, G. A. S. . I STAC da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. 2013.

RABELLO, A. L. T. ; ROMERO, G. A. S. ; Amaral, T.A. ; Daher, A. . Comitê avaliador da chamada de pesquisa MCT-CNPq/PROEP no. 03/2012. 2012.

ROMERO, G. A. S. ; RABELLO, A. ; COSTA, D. L. ; COTA, G. F. ; RODE, J. ; LINDOSO, J. A. L. ; MARTINS, L. A. O. ; MORAIS, M. H. F. ; VIEIRA, R. A. ; ALMEIDA, R. P. ; NISHIOKA, S. A. ; ASSIS, T. S. M. ; BARBEITAS, M. . Implementação de estratégias para redução da letalidade da leishmaniose visceral. 2016. (Relatório de oficina de trabalho).

ROMERO, G. A. S. . Boas práticas no desenvolvimento clínico de novos tratamentos em doenças tropicais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROMERO, G. A. S. ; RABELLO, A. ; Rangel, E. ; BRANDAO-FILHO, S. ; COSTA, C. H. N. ; Alves, F.P. ; SHAW, J. ; Figueiredo, F. ; da CRUZ, A. M. ; Steindel M ; Reis A ; Garcez L ; Goto, H. . Oficina preparatória para a Rede de Pesquisa em Doenças Negligenciadas. 2012. (Relatório de oficina de trabalho).

Sitthi-Amorn, C ; Gyapong, M ; Ijsselmuiden, C ; Rafati, S ; Samuels, G ; Sina, B ; ROMERO, G. A. S. ; Supargiyono C . Final Report SAC4 BL2. 2011. (Meeting of the TDR Strategic Advisory Committee (SAC) of Empowerment).

Ebeja AK ; Guilhem D ; ROMERO, G. A. S. . Melhores práticas da comissão de ética na pesquisa científica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROMERO, G. A. S. ; NORONHA, E. F. . Curso de Capacitação de Diagnóstico e Tratamento da Leishmaniose Tegumentar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    História natural da infecção por vírus Zika no Distrito Federal, Descrição: As arboviroses transmitidas por Aedes aegypti constituem grandes desafios para a saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre elas se destacam as infecções pelos vírus Dengue (DENV), Zika (ZIKV) e Chikungunya (CHIKV). A epidemia pelo ZIKV mais recentemente introduzida no Brasil é ainda um desafio maior considerando a gravidade das manifestações neurológicas a ela associadas com expressão relevante de microcefalia e a síndrome de Guillain Barré. O presente estudo pretende contribuir com novo conhecimento sobre a infecção pelo ZIKV em um contexto de circulação simpátrica dos quatro agentes de maior morbimortalidade, incluindo elevada cobertura vacinal contra febre amarela. A abordagem utilizada é multidisciplinar envolvendo epidemiologistas, infectologistas, pediatras, biólogos moleculares, imunologistas, geógrafos, sanitaristas, demógrafos, especialistas em avaliação econômica, dentre outros para conseguir responder perguntas relevantes sobre a evolução natural da infecção pelo ZIKV e as suas características epidemiológicas, clínicas, imunológicas, assim como dos custos relacionados à infecção. O projeto tem como resultados esperados a geração de novo conhecimento na população humana, essencial para o manejo e planejamento das ações de prevenção lançando mão de evidências científicas sobre o comportamento espaço-temporal da doença; a compreensão da resposta imunológica, com destaque para o subgrupo das gestantes; a obtenção de anticorpos monoclonais candidatos a ferramentas terapêuticas; a geração de dados de acurácia de testes diagnósticos que poderá ser imediatamente útil para o manejo individual de pessoas com a síndrome clínica suspeita, favorecendo o entendimento da sua magnitude e controle da doença; e a estimativa dos custos associados à doença neurológica. A proposta abrange instituições acadêmicas e de serviço vinculadas à atenção à saúde e à vigilância epidemiológica o que permitirá superar as barreiras entre academia e serviços de saúde de uma maneira mais efetiva, reduzindo de maneira substancial o tempo entre a geração do conhecimento científico e a sua aplicação potencial nos serviços. Também se espera o fortalecimento da vigilância das infecções congênitas do Distrito Federal, que em potencial pode apoiar novas decisões nas políticas públicas frente a esta emergência de saúde pública internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Maria Regina Fernandes de Oliveira - Integrante / Elizabeth Carmen Duarte - Integrante / Wildo Navegantes Araújo - Integrante / Walter Massa Ramalho - Integrante / Henry Maia Peixoto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2016 - Atual

    Zika, Dengue e Chikungunya: abordagem multidisciplinar para desenvolvimento de soluções aplicáveis em saúde pública., Descrição: Projeto de natureza multidisciplinar que tem como objetivo produzir evidências no campo epidemiológico, clínico, entomológico e de biologia molecular para inovar no enfrentamento das doenças transmitidas por Aedes aegypti. GASR coordena o subprojeto sobre história natural da infecção que inclui aspectos clínicos e epidemiológicos da infecção pelo vírus Zika.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Maria Regina Fernandes de Oliveira - Integrante / Rodrigo Gurgel Gonçalves - Integrante / Wildo Navegantes Araújo - Integrante / Tatsuya Nagata - Integrante / Bergmann Morais Ribeiro - Integrante / Henry Maia Peixoto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    DEN-03-IB Ensaio Clínico fase III duplo-cego randomizado controlado com placebo para a avaliação da eficácia e segurança da vacina Dengue 1, 2, 3, 4 (atenuada) do Instituto Butantan, Descrição: Ensaio clínico multicêntrico para avaliação da eficácia e segurança da vacina atenuada para prevenção de dengue do Instituto Butantan. - Centro participante - Distrito Federal. As atividades do projeto no Distrito Federal são da responsabilidade do Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o Hospital Universitário de Brasília. ClinicalTrials.gov (NCT02406729). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Risco, diagnóstico e prognóstico da leishmaniose visceral canina no Distrito Federal, Descrição: O estudo tem por objetivo identificar determinantes da leishmaniose visceral canina e estudar os eventos relacionados à infecção precoce por Leishmania infantum nos cães no Distrito Federal. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Ana Izabel Passarella - Integrante / Debora Marcolino Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 7

  • 2013 - 2019

    Iinfecção relacionada à assistência à saúde: Mortalidade neonatal em maternidade de referência no Distrito Federal, Descrição: O estudo tem por objetivo identificar os fatores associados à mortalidade neonatal em um centro de referência do Distrito Federal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Felipe Teixeira de Mello Freitas - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2018

    Validação de um teste rápido para diagnóstico de dengue no Distrito Federal, Descrição: Trata-se de um projeto de validação de testes diagnósticos de fase III desenvolvido no Distrito Federal que avaliará a acurácia do teste rápido para diagnóstico de dengue que foi introduzido em 2014 na rede pública do Distrito Federal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Paulo Sousa Prado - Integrante / José Teófilo Duarte - Integrante / Lanna Takada - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2013 - 2018

    Efeito do fluconazol no tratamento da leishmaniose cutânea localizada causada por Leishmania (Viannia) guyanensis: estudo de fase II, aberto, de grupos sequenciais com escalonamento em dose, Descrição: Ensaio clínico de fase II para avaliar o efeito de fluconazol na infecção por Leishmania Viannia Guyanensis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Maria das Graças Costa Alecrim - Integrante / Rajendranath Ramasawmy - Integrante / Valeska Albuquerque Francesconi - Integrante / Fabio Francesconi - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2013 - Atual

    Avaliação do comportamento de Lutzomyia longipalpis em área submetida à intervenção com coleiras impregnadas com deltametrina a 4% para controle de leishmaniose visceral, Descrição: O projeto tem por objetivo estudar o comportamento do vetor principal de L. infantum em uma área sob intervenção com coleiras impregnadas com inseticidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Guilherme Loureiro Werneck - Integrante / Israel Cruz - Integrante / Rafaella Albuquerque e Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2018

    Estudos clínicos, epidemiológicos, laboratoriais e de avaliação econômica da defiência de G6PD em populações expostas ao risco de malária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda em 06/09/2016., Descrição: Projeto com abordagem multidisciplinar e multiprofissional que tem por objetivo o estudo das características da deficiência de G6PD na população exposta ao risco de malária no contexto do uso potencial de primaquina ou de outras drogas que causam hemólise em pacientes portadores da deficiência. Os estudos são desenvolvidos em parceria entre a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas sob a coordenação do professor Marcus Lacerda e o Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília sob a coordenação da professora Maria Regina Fernandes de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Integrante / Maria Regina Fernandes de Oliveira - Coordenador / Marcus Vinicius Guimarães Lacerda - Integrante / MONTEIRO, WUELTON M - Integrante / BRITO, MARCELO - Integrante / PEIXOTO, HENRY MAIA - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2012 - Atual

    Avaliação da Influência de fatores socioeconômicos, demográficos e de saúde sobre a letalidade da leishmaniose visceral no Brasil, Descrição: O estudo tem por objetivo identificar fatores associados ao óbito por leishmaniose visceral na população brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Elisabeth Carmen Duarte - Integrante / Lucas Edel Donato - Integrante / Lúcia Santana - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2015

    Estudo de Rhipicephalus sanguineus como vetor da leishmaniose visceral canina, Descrição: Projeto para detectar infecção por Leishmania em carrapatos que parasitam cães no Distrito Federal com o objetivo de estudar a potencialidade desses artrópodes na transmissão de leishmaniose visceral entre cães.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Renata Ribeiro de Sousa - Integrante / Rodrigo Gurgel Gonçalves - Integrante / Gustavo A. S. Romero - Integrante / Viviane Medeiros Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2010 - 2013

    Acurácia e reprodutibilidade de testes para diagnóstico de leishmaniose visceral canina, Descrição: Estudo de validação de testes diagnósticos para leishmaniose visceral canina incluindo testes sorológicos convencionais e o seu uso combinado, sequencial ou paralelo... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Maria Regina Fernandes de Oliveira - Integrante / Elza Ferreira Noronha - Integrante / Fabiano Figueiredo - Integrante / Mauro Maciel de Arruda - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2014

    Validação de um teste imunocromatográfico rápido de duplo percurso para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina, Descrição: Estudo para estimar a acurácia e a confiabilidade de um novo teste de diagnóstico rápido constituído por plataforma de duplo percurso com antígenos recombinantes para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina. O estudo é uma parceria entre o Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília e o Instituto de Pesquisas Evandro Chagas da Fiocruz - RJ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Edvar Yuri Pacheco Schubach - Integrante / Fabiano Figueiredo - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2009 - Atual

    Estudo multicêntrico da eficácia e segurança dos fármacos recomendados para o tratamento da leishmaniose visceral no Brasil, Descrição: Trata-se de ensaio clínico multicêntrico, randomizado e controlado para determinar a eficácia e a segurança do desoxicolato de anfotericina B e da anfotericina B lipossomal no tratamento da leishmaniose visceral tendo como grupo controle pacientes tratados com antimoniato de meglumina. O projeto está registrado sob o número ClinicalTrials.gov Identifier: NCT01310738.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Elza Ferreira Noronha - Integrante / Roque P de Almeida - Integrante / Carlos Henrique Nery Costa - Integrante / Ana Rabello - Integrante / Dorcas Lamounier Costa - Integrante / Sílvio Fernando Guimarães de Carvalho - Integrante / Guilherme Loureiro Werneck - Integrante / Myrlena Regina Machado Mescouto Borges - Integrante / Dirce Guilhem - Integrante / Ana Lúcia Lyrio de Oliveira - Integrante / Elizabeth Carmen Duarte - Integrante / Fabiana Piovesan Alves - Integrante / Andréa Luchessi de Carvalho - Integrante / Anastácio Queiroz de Sousa - Integrante / Robério Dias Leite - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

  • 2007 - 2011

    Estudo da diversidade genética de Leishmania spp em pacientes com leishmaniose visceral e HIV/aids no Brasil, Descrição: Pesquisa que tem por objetivo descrever a diversidade genética de Leishmania spp em pacientes co-infectados com HIV e compará-la com a diversidade encontrada em pacientes sem a co-infecção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Elisa Cupolillo - Integrante / Ana Rabello - Integrante / Marcia Hueb - Integrante / Conceição de Maria Pedrozo e Silva de Azevedo - Integrante / Israel Cruz - Integrante / Carmen Caavate - Integrante., Financiador(es): European Comission - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2011

    Estudo aberto randomisado para avaliação de segurança e eficácia da azitromicina em comprimidos para tratamento de leishmaniose cutânea comparado ao tratamento convencional com antimimoniato de N-metil-glucamina., Descrição: Ensaio clínico que tem por objetivo determinar a eficácia e a segurança de azitromicina na leishmaniose cutânea localizada. Trata-se de um estudo multi-centro que será realizado em Belo Horizonte e em Corte de Pedra.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Integrante / Julia S A Vela - Integrante / Ana Rabello - Coordenador / Mariana J. Pedras - Integrante., Financiador(es): Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2011

    Avaliação da eficácia e segurança de Anfotericina B comparada com Antimoniato de N-metilglucamina no tratamento de crianças com leishmaniose visceral, Descrição: Ensaio clínico aberto, controlado de fase IV para determinar a eficácia e a segurança do desoxicolato de anfotericina B na leishmaniose visceral em crianças diagnosticadas em centros de referência dos municípios de Palmas e Araguaína no estado do Tocantins. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Myrlena Regina Machado Mescouto Borges - Integrante / Erika Afonso Gonçalves Maués - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2010

    Eficácia de doses baixas de antimoniato de meglumina no tratamento da leishmaniose cutânea localizada cuasada por Leishmania (Viannia) braziliensis, Descrição: Ensaio clínico randomizado para comparar a eficácia da dose baixa de antimoniato de meglumina com a dose convencional. O estudo é realizado no Centro de Saúde de Corte de Pedra em uma área endêmica de leishmaniose tegumentar com transmissão predominante de L. (V.) braziliensis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Elisa Cupolillo - Integrante / Julia S A Vela - Integrante / Elza Ferreira Noronha - Integrante / Aline Marques dos Santos - Integrante / César Omar Carranza Tamayo - Integrante / Alexandre Pereira Rios - Integrante / Tatiana Strava Correia - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5

  • 2006 - 2010

    Caracterização e acompanhamento geo-referenciado do primeiro foco de transmissão de leishmaniose visceral em Brasília, Distrito Federal, Descrição: Estudo das características do primeiro foco de transmissão de leishmaniose visceral no Distrito Federal realizado por meio de inquérito amostral na região e utilizando técnicas de análise geográfica para a interpretação dos dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Ana Rabello - Integrante / César Omar Carranza Tamayo - Integrante / Guilherme Loureiro Werneck - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos- MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2007

    Estudo dos aspectos epidemiológicos, clínicos, terapêuticos e imunopatogênicos da leishmaniose tegumentar: Uma abordagem multidisciplinar., Descrição: Projeto multidisciplinar que tem como objetivo estudar diferentes aspectos das leishmanioses aproveitando a constituição de equipe multidisciplinar para a melhor compreensão do fatores envolvidos no risco de adoecer e dos processos imunopatogênicos que explicam em parte o comportamento associado ao tratamento específico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / César Cuba Cuba - Integrante / Raimunda N R Sampaio - Integrante / Elza Noronha - Integrante / Albino V Magalhães - Integrante / Maria Imaculada Muniz Barboza Junqueira - Integrante / Ana Paula S. Moura Fernandes - Integrante / Lucas Antônio Miranda Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2007

    Avaliação da eficácia do leishvacin no tratamento da leishmaniose tegumentar americana., Descrição: Ensaio clínico controlado com antimonial pentavalente para testar a eficácia do imunoterápio Leishvacin para o tratamento de pacientes portadores da forma localizada da leishmaniose cutânea. Projeto realizado no Estado do Mato Grosso com participação de pesquisadores de UFMT. Projeto financiado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Aldina Barral - Integrante / Elisa Cupolillo - Integrante / Marcia Hueb - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz -Fundação Instituto Oswaldo Cruz - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Universidade Federal de Mato Grosso - Cooperação / Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2006

    Estudo da co-infecção por Leishmania em portadores de HIV/aids no Hospital Universitário de Brasília. Estudo transversal com ênfase na leishmaniose visceral, Descrição: O objetivo desta pesquisa é estimar a prevalência da co-infecção com Leishmania em pessoas vivendo com HIV-aids que são acompanhadas rotineiramente no Hospital Universitário de Brasília. Pretende-se ainda estimar a proporção de pacientes com a síndrome clínica suspeita de leishmaniose visceral que efetivamente apresentam a doença.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Elisa Cupolillo - Integrante / Ana Rabello - Integrante / César Omar Carranza Tamayo - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ/CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU - Cooperação / Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2003 - 2005

    Reprodutibilidade da PCR para o diagnóstico de leishmaniose cutânea utilizando impressões por aposição de biópsia de lesão cutânea em papel de filtro., Descrição: Avaliação mascarada em dois laboratórios diferentes para estabelecer a reprodutibilidade de uma técnica de extração de DNA com posterior amplificação pela PCR, a partir de impressões em lâmina por aposição em papel de filtro de biópsias de lesões cutâneas de pacientes portadores de leishmaniose cutânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Elisa Cupolillo - Integrante / Octavio Fernandes - Integrante / Álvaro Romanha - Integrante / Claude Pirmez - Integrante., Financiador(es): FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ/CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 1997 - 2000

    Estudo da doença cutânea causada por Leishmania (Viannia) braziliensis e Leishmania (Viannia) guyanensis., Descrição: Estudo comparativo "quase experimental" realizado em duas amostras de pacientes procedentes de regiões endêmicas do sul da Bahia e de Manaus e municípios vizinhos para descrever as diferenças no comportamento clínico, na sensibilidade dos testes diagnósticos e no prognóstico após tratamento com antimonial pentavalente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Adolfo Sierra Romero - Coordenador / Edgar Marcelino de Carvalho - Integrante / Vanize de Oliveira Macêdo - Integrante / Philip Davis Marsden - Integrante / Edna Ishikawa - Integrante / Elisa Cupolillo - Integrante / Maria G O Orge - Integrante / Marcus Vinitius de Farias Guerra - Integrante / Marcilene Gomes Paes - Integrante / Octavio Fernandes - Integrante / Jeffrey Jon Shaw - Integrante., Financiador(es): Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Instituto Evandro Chagas - Cooperação / Universidade Federal da Bahia - Cooperação / Fundação Nacional de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Menção honrosa no Prêmio Destaque de Iniciação Científica do 19 Congresso de Inciação Científica da UnB, Universidade de Brasília.

2007

Professor Homenageado. Turma 74, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília.

2006

Professor Homenageado. Turma 73, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília.

2006

Melhor tema livre (segundo lugar) Avaliação da co-infecção por Leishmania em pessoas vivendo com HIV/aids acompanhadas no Hosp. Univ. de Brasília. XXII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

2003

Prêmio Odair Genaro-Melhor Tema Livre. Efeito da impregnação de mosquiteiros com deltametrina sobre a transmissão de leishmaniose cutânea humana causada por L. (V.) braziliensis na Bahia, Brasil, VII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Soc. Brasileira de Medicina Tropical, Uberaba, MG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Núcleo de Medicina Tropical. , Núcleo de Medicina Tropical, Campus Universitário, CP 04517, Asa Norte, 70904970 - Brasília, DF - Brasil - Caixa-postal: 04517, Telefone: (61) 31070085, Fax: (61) 31070081, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2011

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2006

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

2000 - 2002

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa vinculada a projeto de pesquisa sobre prognóstico da leishmaniose tegumentar americana desenvolvido na área endémica de Corte de Pedra, Bahia com fianciamento pelo CNPq.

1998 - 1999

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente (substituto), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2017

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Diretor da Faculdade de Medicina.

  • 08/2012

    Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios gerais de boas práticas clínicas

  • 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Núcleo de Medicina Tropical.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical.

  • 03/2003

    Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades orientadas de pesquisa, Seminários de avaliação de pesquisa, Treinamento didático

  • 10/2002

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia médica

  • 01/2000

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Núcleo de Medicina Tropical.,Atividade de extensão realizada, Apoio às atividades de incorporação da unidade de saúde de Corte de Pedra, PTN, Bahia dentro do SUS no contexto do atendimento a pacientes portadores de LTA.

  • 04/1999

    Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado no ensino da clínica das doenças infecciosas e parasitárias, Fisiopatologia das doenças infecciosas e parasitárias, Metodologia de pesquisa clínica e experimental

  • 03/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, Núcleo de Medicina Tropical.,Linhas de pesquisa

  • 03/1998

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Doenças infecciosas e parasitárias

  • 03/1998

    Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica das doenças infecciosas e parasitárias, Estágio em endemias rurais, Quimioterapia das doenças infecciosas e parasitárias

  • 11/2015 - 12/2016

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Coordenador da Área de Clínica Médica.

  • 01/2014 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

  • 09/2011 - 12/2016

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Núcleo de Medicina Tropical.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical.

  • 12/2004 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Representante da Área de Clínica Médica no Colegiado de Pós-Graduação.

  • 09/2011 - 09/2016

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Núcleo de Medicina Tropical.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Medicina Tropical.

  • 09/2001 - 12/2013

    Ensino, Especialização em Medicina Tropical, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conduta clínica e terapêutica em doenças tropicais, Elaboração de trabalho final, Exercícios de laboratório em doenças tropicais, Exercícios epidemiológicos em doenças tropicais

  • 03/2006 - 07/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro do Comitê Gestor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC.

  • 03/2003 - 02/2006

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Médica II

  • 10/2001 - 10/2002

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Núcleo de Medicina Tropical.,Atividade de extensão realizada, Implantação e supervisão de ambulatórios especializados no acompanhamento de pacientes com leishmaniose tegumentar americana nos municípios de Taperoá e Mutuípe, Bahia..

2012 - 2015

Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante Senior, Carga horária: 10

Atividades

  • 10/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Gerência de Leishmanioses, .,Linhas de pesquisa

2002 - Atual

Hospital Universitário de Brasília

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2011 - 12/2016

    Direção e administração, Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias, .,Cargo ou função, Coordenador do Serviço.

  • 12/2008 - 04/2011

    Direção e administração, Direção Geral, .,Cargo ou função, Diretor Geral.

  • 08/2008 - 12/2008

    Direção e administração, Direção Geral, .,Cargo ou função, Diretor Geral Substituto.

  • 04/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do ambulatório especializado para atendimento de pessoas com leishmaniose visceral.

  • 05/2007 - 08/2008

    Direção e administração, Diretoria Adjunta de Serviços Assistenciais, .,Cargo ou função, Diretor Adjunto de Serviços Assistenciais.

  • 11/2004 - 07/2007

    Extensão universitária , Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do ambulatório para atendimento de pessoas co-infectadas com TB/HIV.

  • 05/2006 - 05/2007

    Direção e administração, Divisão Médica, .,Cargo ou função, Chefe da Divisão Médica.

1992 - 1992

Hospital Roosevelt Guatemala

Vínculo: Contrato temporário de trabalh, Enquadramento Funcional: Chefe do Programa de Residência Médica em Med, Carga horária: 40

1989 - 1991

Hospital Roosevelt Guatemala

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/1992 - 12/1992

    Direção e administração, Departamento de Medicina Interna, Departamento de Medicina Interna.,Cargo ou função, Chefe do Programa de Residência Médica em Medicina Interna.

  • 01/1989 - 12/1991

    Ensino, Especialización En Medicina Interna, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado em Medicina Interna