Bianca Tribéss

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Interessa-se por temas interdisciplinares e transversais que envolvam saúde pública, saúde coletiva, pessoas em situação e área de risco e vulnerabilidade, psicologia ambiental e processos migratórios.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Introdução à Psicologia nas Situações Extremas. (Carga horária: 8h). , Espaço Viver Psicologia, ESPAÇO VIVER, Brasil.

2016 - 2017

Global Competence Certificate. (Carga horária: 20h). , Sentio Global Education Network, SENTIO, Brasil.

2015 - 2015

Laboratório Florianópolis. (Carga horária: 32h). , Fundação Estudar, FE, Brasil.

2015 - 2015

Deeskalationsschulung. (Carga horária: 8h). , Lebenshilfe Dortmund, LEBENSHILFE, Alemanha.

2015 - 2015

Transtorno do Espectro do Autismo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7 Curso de Curta Duração Fazendo Gênero e Feminismos. 2019. (Seminário).

Entre debates e certezas: como a percepção do consenso climático é interpretada em diferentes modelos de ciência. 2019. (Seminário).

III Encontro Catarinense de Direitos Animais: Abordagens emancipadoras antiespecistas. 2019. (Encontro).

UFSC NA PRAÇA - EDIÇÃO MONTE VERDE. Psicologia: o que você gostaria de saber?. 2019. (Exposição).

II Jornada do NEMPsiC - Crise e Intervenção: Funções Protetivas e Preventivas. 2018. (Oficina).

XXVI Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM.Psicologia Ambiental e bem-estar em instituições: uma experiência de extensão. 2018. (Outra).

Planeta.doc Conferência. 2017. (Congresso).

Seminar Politische Bildung.Interkulturelle Austausch über die politischen Prozesse der verschiedenen Heimatländer der Teilnehmer. 2017. (Seminário).

TEDxFloripa 2017. 2017. (Seminário).

Treinamento de Comunicação e Feedback- Nutri Jr..Feedback e Comunicação. 2017. (Oficina).

14ª SEPEX - Semana de Ensino pesquisa e Extensão. NEUROACADEMIA: EDUCAÇÃO CEREBRAL ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS. 2015. (Exposição).

Atenção em rede às pessoas em situação de crise e urgência em saúde mental. 2015. (Seminário).

Ciclo de Farmacologia. 2015. (Seminário).

Distúrbios comportamentais e transtornos neurológicos. 2015. (Seminário).

II Congresso Nacional do Projeto Rondon. 2015. (Congresso).

III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição & I Simpósio de Neurociência e Sono. 2015. (Congresso).

Seminário do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade.Conhecendo o programa de residência multiprofissional em Saúde. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ariane Kuhnen

Psicologia ambiental e bem-estar nas instituições; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Andréa Barbará S Bousfield

Mídia e Desumanização: Um estudo sobre as representações sociais do imigrante; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVESTRIN, DENISE ; KUHNEN, ARIANE ; TRIBÉSS, BIANCA . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AMBIENTAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. Revista Saúde e Pesquisa , v. 12, p. 583, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TRIBÉSS, B. . Efeitos da prática com jogos cognitivos eletrônicos utilizando Neurofeedback em crianças com queixas escolares. 2016. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Representação Social e Desumanização: Um estudo midiático sobre o Imigrante, Descrição: O tema desumanização tem sido foco de interesse da psicologia social, principalmente na última década. Os primeiros estudos sobre a temática enfatizavam o extremismo da desumanização - a forma como ocorre tipicamente em contextos de violência, ódio, genocídio e guerra. Entretanto, os trabalhos mais recentes tendem a explorar fenômenos de natureza mais sutil e cotidiana. Nessa perspectiva, diversos grupos alvos são vítimas da desumanização, com destaque o imigrante que por vezes pode sofrer tratamentos desumanizados, tanto de forma implícita quanto explícita, nos países que escolhem para migrar. A forma que os informativos a respeito dos imigrantes são divulgados pela mídia impressa, por meio de estereótipos sociais, pode contribuir para a formação das representações sociais. As representações sociais são teorias do senso comum criadas pelos grupos para dar sentido a realidade e podem se tornar preditoras de comportamentos. Os conceitos de estereótipo e representação social estão interligados e remetem às imagens que a sociedade constrói sobre os outros, sendo que representações sociais estereotipadas podem sustentar práticas de discriminação social. Estudos que identificar as representações sociais sobre o imigrante poderiam auxiliar em politicas públicas mais humanizadas no país, já que as representações sociais como teoria social prática, serve ao indivíduo como guia para agir sobre o mundo e sobre o outro. Para isso, uma revisão integrativa está sendo feita, sucedida por protocolos de análise e a técnica da Análise de Conteúdo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bianca Tribéss - Integrante / Andréa Barbara S Bousfield - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Efeitos do treinamento com a técnica de auto-modulação fisiológica de neurofeedback com equipamento de alta latência e baixa resolução nos níveis de atenção em crianças, Descrição: O aprendizado na escola é um processo complexo, que envolve também o bem-estar da criança e o ambiente familiar. Métodos diferentes de atividade podem ser pensados para encontrar a forma de cada aluno de se concentrar e, relacionado a isso, melhorar o processo individual de aprendizagem. A pesquisa vai ao encontro da ideia de não trabalhar o processo do dito ?fracasso escolar? a partir da criança problema ou família problema, mas sim a partir da dinâmica em que tudo se envolve.. Foram realizados, ao total, oito encontros individuais com cada uma das três crianças, estudantes do 6 ano de uma escola federal, as quais apresentam alguma queixa por parte da escola. Utilizou-se, para o fim proposto, principalmente o Neurosky Mindwave Mobile como ferramenta, a plataforma Escola do Cérebro para os jogos e a Bateria ProA para avaliação inicial e final. O nível de atenção teve algum aumento em todas as crianças, segundo indicações do Neurosky, da bateria ProA e do depoimento final das crianças participantes em relação às suas percepções de mudanças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Bianca Tribéss - Integrante / Emílio Takase - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Certificado de Desempenho Acadêmico, UFSC.

2018

Certificado de destaque en el área Humanidades, XXVI Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    Lebenshilfe Dortmund

    Vínculo: Bolsista de voluntariado, Enquadramento Funcional: Bolsista do Weltwärts- Freiwilligendienst, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalho integral voluntário financiado pelo governo alemão, em uma instituição para pessoas com deficiência em Dortmund.