Marina Lemos Sartori

Bacharela em Ciência e Tecnologia (2016) e Mestre em Ciência e Tecnologia dos Biocombustíveis (2019) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atualmente conclui o último semestre da graduação em Engenharia Química pela mesma instituição. Possui experiência na área de biotecnologia voltada para a produção de biocombustíveis utilizando microalgas, com foco no monitoramento e controle de bioprocessos de interesse industrial.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Biocombustíveis

2017 - 2019

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Produção de biomassa microalgal de Desmodesmus sp. utilizando hidrolisado hemicelulósico proveniente do bagaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono visando a produção de biocombustíveis de terceira geração,Ano de Obtenção: 2019
Lílian de Araújo Pantoja.Coorientador: Alexandre Soares dos Santos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: microalgas; biomassa; biomassa lignocelulósica.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Graduação em andamento em Engenharia Química

2016 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Otimização da extração de óleo essencial da casca de Tangerina Poncã pelo processo de hidrodestilação
Orientador: João Vinícios Wirbitzki da Silveira

Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

2011 - 2016

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: Isolamento e identificação de microalgas dulcícolas visando a produção de biodiesel e bioetanol
Orientador: Lílian de Araújo Pantoja

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Treinamento de cultivo de microalgas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Inglês Intermediário. (Carga horária: 50h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SARTORI, M. L. . II SEMEQ - II Semana da Engenharia Química - Engenharia Química e a Versatilidade Profissional. 2017. (Outro).

SARTORI, M. L. . Dia do Engenheiro Químico. 2016. (Outro).

SARTORI, M. L. . I SEMQ - I Semana de de Engenharia Química - Perspectivas e Desafios. 2015. (Outro).

SARTORI, M. L. . I SEMQ - I Semana de de Engenharia Química - Perspectivas e Desafios. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão.Estudo preliminar do uso de D-xilose como fonte de carbono orgânico no cultivo de microalgas para a produção de biocombustíveis. 2018. (Outra).

II SEMEQ - II Semana da Engenharia Química - Engenharia Química e a versatilidade profissional.Caracterização da biomassa de Desmodesmus sp. como matéria-prima na produção de biocombustíveis. 2017. (Outra).

V Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão.Seleção e identificação de microalgas dulcícolas para produção de biocombustíveis de terceira geração. 2017. (Outra).

Dia do Engenheiro Químico da UFVJM. 2016. (Outra).

I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis e do II Workshop do Núcleo de Biorrefinaria da Rede Mineira de Química.Seleção e identificação de microalgas dulcícolas com o propósito de produção de biocombustíveis de terceira geração. 2016. (Outra).

I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis e II Workshop do Núcleo de Biorrefinaria da Rede Mineira de Química.Avaliação do crescimento celular e análise da composição de microalgas com potencial para a produção de biocombustíveis. 2016. (Outra).

I SEMEQ - I Semana de Engenharia Química: Perspectivas e Desafios. 2015. (Outra).

ll Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão.Construção do Medidor de Vazão Tipo Venturi Confirmando o Teorema de Bernoulli. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Salviano dos Santos

SANTOS, R. S.; MONCAO, F. S.; PANTOJA, L. A.. Seleção, isolamento e identificação de microalgas dulcícolas visando a produção de biodiesel e bioetanol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Ronnie Von dos Santos Veloso

PANTOJA, L. A.;VELOSO, RONNIE; Ramos C.L.. Produção de biomassa microalgal de Desmodesmus sp utilizando hidrolisado hemicelulósico proveniente do bagaço da cana-de-açúcar como fonte de carbono visando a obtenção de biocombustíveis de terceira geração. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Fernanda Silva Monção

Pantoja, L. A.;MONÇÃO, F. S.; SANTOS, R. S.. ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE MICROALGAS DULCÍCOLAS VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL E BIOETANOL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Cíntia Lacerda Ramos

PANTOJA, L. A.;RAMOS, CINTIA LACERDA; VELOSO, R. V. S.. Produção de biomassa microalgal de Desmodesmous sp. utilizando hidrolisado hemicelulósico proveniente do bagaço de can-de-açúcar como fonte de carbono visando a obtenção de biocombustíveis de terceira geração. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Emerson Delano Lopes

PANTOJA, L. A.; MOLINA, G.;LOPES, EMERSON DELANO; BATISTA, A. C. F.. Produção de biomassa microalgal de Desmodesmus sp. utilizando hidrolisado hemicelulósico proveniente de bagaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono visando obtenção de biocombustíveis de terceira geração. 2019. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lílian de Araújo Pantoja

PRODUÇÃO DE BIOMASSA MICROALGAL DE Desmodesmus sp; UTILIZANDO HIDROLISADO HEMICELULÓSICO PROVENIENTE DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR COMO FONTE DE CARBONO VISANDO A OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DE TERCEIRA GERAÇÃO; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);

Lílian de Araújo Pantoja

SELEÇÃO DE MICROALGAS DULCÍCOLAS PARA PRODUÇÃO DE BIOETANOL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Lílian de Araújo Pantoja;

Alexandre Soares dos Santos

Produção de biomassa microalgal de Desmodesmus sp; utilizando hidrolisado hemicelulósico proveniente do bagaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono visando a obtenção de biocombustíveis de terceira geração; 2019; Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino da UFVJM; Coorientador: Alexandre Soares dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MONCAO, F. S. ; SARTORI, M. L. ; VELOSO, R. V. S. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Microalgae and Biofuels: Integration of Productive Chains. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 10, p. 999-1017, 2018.

  • ABREU, D. O. ; MONCAO, F. S. ; SARTORI, M. L. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Caracterização da biomassa de Chlorella sp. como matéria-prima na produção de suplementos alimentares. In: IV Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, 2018, Lavras. Anais do IV Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, 2018. v. 1.

  • SOUZA, ILVA DE FÁTIMA ; BRITO, PHILIPE LUAN ; CARVALHO PEREIRA, KEYLA ; PEREIRA MACHADO, BARBARA ; LEMOS SARTORI, MARINA ; PANTOJA, LÍLIAN DE ARAÚJO ; VANZELA, ANA PAULA ; SOARES DOS SANTOS, ALEXANDRE . Isolamento de microrganismos naturalmente ocorrentes em biomassas lignocelulósicas para a produção de celulases. In: Simpósio Nacional de Bioprocessos e Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa, 2015, Fortaleza, 2015. v. 1.

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; SOARES, A. S. ; PANTOJA, L. A. . Seleção e identificação de microalgas dulcícolas para produção de biocombustíveis de terceira geração. In: V Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2017, Diamantina. ANAIS DA V SEMANA DA INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2017. p. 548-550.

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Seleção e identificação de microalgas dulcícolas com o propósito de produção de biocombustíveis de terceira geração. In: I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, 2016, Uberlândia. Anais do I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis da UFVM ? UFU & II Workshop do Núcleo de Biorrefinaria da Rede de Química do Estado de Minas Gerais, 2016. p. 56-57.

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Avaliação do crescimento celular e análise da composição de microalgas com potencial para a produção de biocombustíveis. In: I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, 2016, Uberlândia. Anais do I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis da UFVM ? UFU & II Workshop do Núcleo de Biorrefinaria da Rede de Química do Estado de Minas Gerais, 2016. p. 18-19.

  • ABREU, D. O. ; MONCAO, F. S. ; SARTORI, M. L. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Caracterização da biomassa e estudo do perfil de crescimento da microalga Chlorella sp. visando a obtenção de biocombustíveis de terceira geração. In: VI Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2018, Diamantina. Anais da VI Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. v. 1. p. 263-263.

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; ABREU, D. O. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Estudo preliminar do uso de D-xilose como fonte de carbono orgânico no cultivo de microalgas para a produção de biocombustíveis. In: VI Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, 2018, Diamantina. Anais da VI Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. p. 268-268.

  • ALMEIDA, M. V ; SARTORI, M. L. ; MOURA, L. C. . Construção do medidor de vazão tipo Venturi confirmando o Teorema de Bernoulli. In: II Semana da Integração, 2013, Diamantina. Anais da II Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013. p. 902-902.

  • ABREU, D. O. ; MONCAO, F. S. ; SARTORI, M. L. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Caracterização da biomassa de Chlorella sp. como matéria-prima na produção de suplementos alimentares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, D. O. ; MONCAO, F. S. ; SARTORI, M. L. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Caracterização da biomassa e estudo do pefil de crescimento da microalga Chlorella sp. visando a obtenção de biocombustíveis de terceira geração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; ABREU, D. O. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Estudo preliminar do uso de D-xilose como fonte de carbono orgânico no cultivo de microalgas para a produção de biocombustíveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; ABREU, D. O. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Estudo do perfil de crescimento da microalga Desmodesmus sp. visando a produção de biocombustíveis de 3ª geração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; ABREU, D. O. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Caracterização da biomassa de Desmodesmus sp. como matéria-prima na produção de biocombustíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABREU, D. O. ; MONCAO, F. S. ; SARTORI, M. L. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Análise do teor de lipídios e carboidratos da microalga Chlorella sp. visando a produção de bioetanol e biodiesel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; SOARES, A. S. ; PANTOJA, L. A. . Seleção e Identificação de microalgas dulcícolas para a produção de biocombustíveis de terceira geração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Avaliação do crescimento celular e análise da composição de microalgas com potencial para a produção de biocombustíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORI, M. L. ; MONCAO, F. S. ; PANTOJA, L. A. ; SOARES, A. S. . Seleção e identificação de microalgas dulcícolas com o propósito de produção de biocombustíveis de terceira geração. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, M. V ; SARTORI, M. L. ; MOURA, L. C. . Construção do medidor de vazão tipo Venturi confirmando o Teorema de Bernoulli. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Seleção de Microalgas Dulcícolas para a Produção de Bioetanol, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lílian de Araújo Pantoja em 27/03/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Lemos Sartori - Integrante / Lilian de Araújo Pantoja - Coordenador / Alexandre Soares dos Santos - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Isolamento de microrganismos naturalmente ocorrentes em biomassas lignocelulósicas para a produção de celulases, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lílian de Araújo Pantoja em 27/03/2018., Descrição: Voluntário. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Lemos Sartori - Integrante / Lilian de Araújo Pantoja - Coordenador / Ilva de Fátima Souza - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrrosa - Categoria Fórum Científico, VI SINTEGRA - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

2017

Pôster inovador, II SEMEQ - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.