Augusto Peterlevitz

Licenciado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba. Foi bolsista de iniciação Científica (CNPq) em pesquisa sobre a transmissão da cultura clássica na Espanha visigoda, e no trabalho subsequente: sociedade, homem e natureza na obra de Isidoro de Sevilha (sec. VII) também pelo CNPq. Iniciou projeto de Mestrado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) em 2019, intitulado Universidade Medieval do Século XIV: Pilar de Progresso e Prosperidade, como Nexo de Conflitos: Uma Análise do contexto Boêmio, e bolsista pelo CNPq desde Fevereiro de 2020.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Universidade Medieval do Século XIV: Pilar de Progresso e Prosperidade, como Nexo de Conflitos: Uma Análise do contexto Boêmio.,Orientador:
Thiago Borges de Aguiar.

Graduação em História

2014 - 2017

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: BÁLCÃS NO INÍCIO DO SÉCULO XX ? NACIONALISMO E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DAS HOSTILIDADES ENTRE SÉRVIA E BULGÁRIA
Orientador: Raimundo Donato do Prado Ribeiro

Curso técnico/profissionalizante em Curso de Comissário de Bordo

2013 - 2013

Fly Center

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

ETEC Polivalente Americana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

INFANCIA ROUBADA: MEMORIAS DA DITADURA, promovido pela Coordenadoria de Extensao e Assuntos Comunitarios no dia 16 de marco de 2016.. 2016. (Seminário).

palestra proferida pelo Prof Dr Jose Alves de Freitas Neto, intitulada - Ainda tem sentido falar em America Latina?. 2015. (Seminário).

Tania Costa Garcia, intitulada - Musica folclorica, politica e identidade no Chile e na Argentina (1940-1960)Semana de Historia - America Latina em Debate, do Curso de Historia da Universidade Metodista de Piracicaba.. 2015. (Seminário).

12ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, realizada no período de 04 a 06 de novembro de 2014, num total de . .. horas.. 2014. (Seminário).

AULA ABERTA DO CURSO DE FILOSOFIA, ministrada pelo Prof. Dr. Jose Lima Junior, com o tema: "Corpoetica", com duracao de 3 horas, no dia 17 de marco de 2014, na Universidade Metodista de Piracicaba.. 2014. (Seminário).

AULA INAUGURAL DO CURSO DE HISTORIA, ministrada pelo Prof. Dr. Norberto Luiz Guarinello, com o tema: "O que e a Historia", com duracao de 03 horas, na Universidade Metodista de Piracicaba.. 2014. (Seminário).

SEMANA DE ESTUDOS DO CURSO DE FILOSOFIA: Diz focando Foucault, na palestra: Aportes del ultimo Foucault para pensar otra filosofia y otra educacion, ministrada pela profa. Andrea Diaz, na Universidade Metodista de Piracicaba.. 2014. (Seminário).

SEMANA DE ESTUDOS DO CURSO DE FILOSOFIA: Diz focando Foucault, na palestra: Foucault, leitor de Freud ministrada pelo Prof. Marcio Mariguela, no dia 14 de outubro de 2014, com duracao de 3 horas, na Universidade Metodista de Piracicaba.. 2014. (Seminário).

ula Magna da Faculdade de Ciencias Humanas, ministrada pela Profa. Dra. Roseli Fischmann, sobre o tema "Direitos Humanos e o Ensino Superior", com duracao de 03 horas, no dia 23 de abril de 2014, na Universidade Metodista de Piracicaba.. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Raimundo Donato do Prado Ribeiro

Bálcãs no início do século XX; Nacionalismo e Memória: uma análise das hostilidades entre Sérvia e Bulgária; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Raimundo Donato do Prado Ribeiro;

Thiago Borges de Aguiar

Universidade Medieval do Século XIV: Pilar de Progresso e Prosperidade, como Nexo de Conflitos: Uma Análise do contexto boêmio; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thiago Borges de Aguiar

Sociedade, homem e natureza nas Etimologias de Isidoro de Sevilha (século VII); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thiago Borges de Aguiar;

Thiago Borges de Aguiar

Transmissão da cultura clássica na Espanha visigoda do século VII: uma leitura de Isidoro de Sevilha; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Thiago Borges de Aguiar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Sociedade, Homem e Natureza nas Etimologias de Isidoro de Sevilha (século VII), Descrição: Este projeto está vinculado à linha de pesquisa ?Histórias de Vida, Temporalidades e Documentos? do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades (HiNaS) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Ele dá continuidade ao projeto de IC ?Transmissão da cultura clássica na Espanha visigoda do século VII: uma leitura de Isidoro de Sevilha? (2015-2016) que vem sistematizando as relações entre romanos, visigodos e a Igreja Católica no século XVII e explora a figura de Isidoro de Sevilha, bispo espanhol do século VII visto como um educador medieval. Este novo projeto propõe-se a adensar a leitura das Etimologias de Isidoro, partindo para uma análise de um número maior de capítulos da obra, visto que a pesquisa anterior dedicou-se, principalmente, a um desses capítulos. Ao bolsista de Iniciação Científica caberá o estudo, dirigido pelo orientador, das Etimologias, especialmente os livros XI a XX, com base nas categorias sociedade, homem e natureza. Complementa esta atividade, uma inserção inicial em outras obras desse autor do século VII. O produto final esperado, além do relatório de pesquisa, é um artigo em conjunto com o orientador que apresente alguns dos resultados da investigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Augusto Peterlevitz - Integrante / Thiago Borges de Aguiar - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Transmissão da Cultura Clássica na Espanha Visigoda: Uma leitura de Isidoro de Sevilha, Descrição: Este projeto está vinculado à linha de pesquisa ?Histórias de Vida, Temporalidades e Documentos? do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades (HiNaS) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Ele explora a figura de Isidoro de Sevilha, bispo espanhol do século VII visto como um educador medieval, que assumiu como tarefa a transmissão da cultura clássica no contexto da Espanha conquistada pelos Visigodos. Em meio a uma cultura de resumos na Paideia Cristã, Isidoro tenta reunir saberes deveras complexos em um contexto no qual poucos podiam estudar de maneira profunda. Saboreando a transparência das palavras, visto que pelas essências poderia compreender a natureza primeira das coisas, Isidoro elabora suas Etimologias como um ?livro didático?, se o anacronismo aqui nos for permitido. Seu afã ?enciclopédico? foi tão bem sucedido que sua obra foi lida e relida ao longo dos séculos que costumamos chamar de Idade Média. Ao bolsista de Iniciação Científica caberá o estudo, dirigido pelo orientador, das Etimologias, bem como um primeiro contato com outras obras do autor. Complementa esta atividade, um levantamento bibliográfico de teses e artigos escritos nos últimos dez anos em língua portuguesa sobre Isidoro no banco de teses e periódicos da CAPES. O produto final esperado, além do relatório de pesquisa, é um artigo em conjunto com o orientador que apresente alguns dos resultados da investigação. Este projeto de Iniciação Científica é orientado pelo Prof. Dr. Thiago Borges de Aguiar (UNIMEP-PPGE). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Augusto Peterlevitz - Integrante / Thiago Borges de Aguiar - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista