Karina Reciate da Costa

Graduanda concluinte do curso de Ciências Atmosféricas, na Universidade Federal de Itajubá. Possui formação técnica em Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pela Escola Técnica de Eletrônica "FMC" e experiência de 4 anos no mercado de trabalho em áreas de tecnologia e gestão. Foi bolsista da Fapemig em dois projetos de Iniciação Científica, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de tecnologias em Instrumentação Meteorológica, além de bolsista CNPQ em IC na área de índices de seca para monitoramento no Nordeste brasileiro.Trabalhou em seu trabalho final de graduação na área de Sinótica e Dinâmica em Energética da Atmosfera com a orientação da prof. Dra. Michelle Simões Reboita, da Universidade Federal de Itajubá, e co-orientação do prof. Dr. Manoel Alonso Gan, do CPTEC/INPE.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Atmosféricas

2015 - Atual

Universidade Federal de Itajubá

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Telecomunicações

2008 - 2010

ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA "FRANCISCO MOREIRA DA COSTA"
Bolsista do(a): Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, FDMRM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, K. R. . III Seminário de Recursos Naturais. 2016. (Outro).

COSTA, K. R. . III Seminário de Recursos Naturais. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Inova Minas FAPEMIG 2016. Uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS) para Prospecção Eólica. 2016. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Michelle Simões Reboita

REBOITA, M.S.GAN, M. A.; FERREIRA, S. H. S.. Análise da energética de quatro ciclones subtropicais que receberam nome no Atlântico Sul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arcilan Trevenzoli Assireu

Sistema digital de medidas de evaporação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Arcilan Trevenzoli Assireu;

Arcilan Trevenzoli Assireu

Flutuante para prospecção eólica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Arcilan Trevenzoli Assireu;

Michelle Simões Reboita

Análise energética de quatro ciclones subtropicais que receberam nome no Atlântico Sul; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Michelle Simões Reboita;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GAN, M. A. ; FERREIRA, S. H. ; COSTA, K. R. ; Reboita, M. S. ; PIVA, E. D. . Ciclones em Superfície nas Latitudes Austrais. Parte III: Energética. REVISTA BRASILEIRA DE METEOROLOGIA , 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Estimativa da evapotranspiração potencial para aplicação no monitoramento de seca na região Nordeste do Brasil, Descrição: O objetivo deste projeto foi calcular e comparar índices de seca para um conjunto de estações no semiárido do Brasil e analisar a sua variabilidade temporal e espacial, utilizando principalmente a linguagem de programação R. Outro objetivo foi relacionar os índices de classificação de El Niño e de seca através de métodos de cálculo de correlação, também com os recursos que a linguagem de programação R oferece, verificando os impactos do El Niño na seca da região do semiárido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karina Reciate da Costa - Coordenador / Luis Marcelo de Matos Zeri - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Análise da Energética de Seis Ciclones Subtropicais que Receberam Nome no Oceano Atlântico Sul, Descrição: Na região da América do Sul, a atmosfera é influenciada ao longo do ano por sistemas transientes que impactam a circulação atmosférica e determinam as condições de tempo sobre o continente e oceanos adjacentes. Dentre esses sistemas têm-se os ciclones subtropicais que, também chamados de sistemas híbridos, são centros de baixa pressão que apresentam núcleo quente em baixos níveis da atmosfera, como os ciclones tropicais, e frio em altos níveis, como os ciclones extratropicais (Hart, 2003). A atuação desses sistemas na região pode provocar queda acentuada de temperatura, precipitação intensa e ventos fortes. As principais teorias de geração e intensificação de sistemas transientes são a instabilidade baroclínica, a instabilidade não-modal, o desenvolvimento corrente abaixo (DCA) e a instabilidade barotrópica (Nielssen-Gammon, 1995). Sendo a instabilidade baroclínica baseada nas trocas de energia que ocorrem entre o distúrbio e o escoamento médio (através do fluxo horizontal e vertical de calor e do fluxo horizontal de momentum) e o DCA, a ideia de que um cavado pode crescer recebendo energia de um cavado pré-existente localizado corrente acima (através de fluxos ageostróficos) são os dois mecanismos que podem explicar a formação e intensificação de sistemas transientes na América do Sul. Desse modo, o objetivo deste Trabalho Final de Graduação (TFG) é analisar os processos de conversão de energia cinética na atmosfera associados aos seis ciclones subtropicais que receberam nome no Atlântico Sul, Anita, Arani, Bapo, Cari, Deni e Ecaí. A metodologia de Orlansky e Katzfey (1991), implementada no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), será empregada para os cálculos e será feita também uma avaliação da qualidade do modelo do CPTEC em simular os termos de conversão de energia cinética desses distúrbios. Os dados utilizados, do período de fevereiro de 2010 à janeiro de 2018, são do Nacional Centers for Environmental Information (NCDC), com 0.5º de resolução horizontal e a energética é calculada em uma área delimitada que se move com o sistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karina Reciate da Costa - Coordenador / Michelle Simões Reboita - Integrante / Manoel Alonso Gan - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Sistema Digital para Medidas de Evaporação, Descrição: Iniciação Científica orientada pelo Prof. Dr. Arcilan T. Assireu. Projeto que objetiva a pesquisa e desenvolvimento de um sistema direto de medidas de evaporação, que substitua a necessidade de torre meteorológica com sensores de vento, temperatura, umidade e radiação solar para estimar esse parâmetro, reduzindo custos nas áreas que se utilizam desse dado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karina Reciate da Costa - Coordenador / Arcilan Trevenzoli Assireu - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Sistema Flutuante Móvel para Prospecção de Potencial Eólico em Sistemas Aquáticos, Descrição: Inicação Científica coordenada pelo Prof. Dr. Arcilan T. Assireu. Em projeto financiado pela FAPEMIG, foi desenvolvido um flutuante com compensação da oscilação da superfície livre dos sistemas aquáticos (SIMAPE), para funcionar como plataforma para prospecção eólica nestes sistemas. A pesquisa realizada integrou os sensores da torre meteorológica utilizada, anemômetro, piranômetro e umidade/temperatura, às interfaces de gravação e transmissão de dados e o sistema de alimentação dos equipamentos, além de ter participação no desenvolvimento e instalação do sistema, de modo a colocá-los em funcionamento em campo e tornar os dados gravados acessíveis remotamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karina Reciate da Costa - Coordenador / Arcilan Trevenzoli Assireu - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: