Renato Coelho da Silva Filho

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semi Árido

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Título: Cultivo de Rosas Orgânicas para Agricultor Familiar,Ano de Obtenção: 2018
Alisson Jadavi Pereira da Silva.Coorientador: Alessandro de Magalhães Arantes. Palavras-chave: Floricultura.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Especialização em Gestão Ambiental

2003 - 2004

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Avaliação do Conhecimento de Agroecologia do Ensino Medio dos Estudantes do Colegio Jubilino Cunegundes em Morro do Chapéu

Graduação em Agronomia

1991 - 1996

Universidade do Estado da Bahia
Título: Avaliação do Conhecimento de Agroecologia dos Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Jubilino Cunegundes

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Floricultura, Parques e Jardins/Especialidade: Agricultura Familiar.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Politicas e Projetos Publicos voltados para Agricultura Familiar.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural voltadas para Assistência Técnica e Pesquisa nos Programas ATER e ATES.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Floricultura.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Frutreiras Temperadas e Tropicais.

Participação em eventos

Palestra Na Defesa Sanitária Vegetal e Sigatoka-Negra na Bahia e Mal-do-Panamá.Defesa Sanitária Vegetal e Sigatoka-Negra na Bahia e Mal-do-Panamá em Bananeira. 2016. (Seminário).

III Conferência Territorial de Economia Solidaria do Piemonte da Diamantina. 2014. (Outra).

Seminario Territorial de Agricultura Familiar. 2009. (Seminário).

V Curso Produção de Sementes e Mudas. 2009. (Outra).

Curso de Georeferenciamento. 2008. (Outra).

Curso de Manejo de Bascias Hidrografica e Educação Ambiental. 2008. (Outra).

Oficina Estadual de Controle Social do PAA Leite. 2007. (Oficina).

Seminário Estadual de ATER. 2007. (Seminário).

Curso de Capacitação em gestão Social para os Colegiados Territoriais. 2006. (Outra).

Curso de Capacitação para Credito dos Novos Assessores Técnicos do Programa Nacional de Crédito Fundiario -PNCF. 2005. (Outra).

I Seminario de Agricultura Orgânica. 2000. (Seminário).

Seminario de Agricultura Orgânica. 2000. (Seminário).

Seminario de Agricultura Orgânica. 2000. (Seminário).

I MERCOVALE - Encontro de Negócios no Vale do São Francisco. 1996. (Exposição).

Encontro Ecologico. 1995. (Encontro).

Biotecnologia Tropical. 1994. (Encontro).

Curso de Inseticidas Naturais. 1994. (Outra).

Encontro Regional de Agricultura Alternativa. 1994. (Congresso).

I Seminario em Defesa da Caatinga no Semi Árido Nordestino. 1994. (Seminário).

XIII Congrsso Brasileiro de Fruticultura. 1994. (Congresso).

XXXVII Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia. 1994. (Congresso).

36 Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia. 1993. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias. 1993. (Congresso).

III Semana de Agronomia do Médio São Francisco. 1992. (Seminário).

I Semana de Agronomia da UESB/GEAC. 1992. (Simpósio).

Seminario de Toxicologia dos Agrotoxico e Técnicas de Prevenção. 1992. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Alessandro de Magalhães Arantes

ARANTES, A. de M.; TRINDADE, D. B.; SANTOS, C. R.; NASCIMENTO, M. C.. Cultivo da roseira orgânica para agricultura familiar. 2018. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal no Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Sérgio Luiz Rodrigues Donato

Arantes, A. de M.DONATO, S.L.R.SANTOS, M. R.. Produção orgânica de rosas irrigadas, com e sem acúleos, em diferentes combinações de porta enxertos a céu aberto no semiárido baiano. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Produção Vegetal semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Marcelo Rocha dos Santos

ARANTES, A. M.SANTOS, M. R.DONATO, S. L. R.. Produção orgânica de rosas irrigadas, com e sem acúleos, em diferentes combinações de porta enxertos a céu aberto no semiárido. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Produção Vegetal Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi.

Martha de Cassia Nascimento

Arantes, A. M.; RODRIGUES, C.; TRINDADE, D.;NASCIMENTO, M. C.. Elaboração de Cartilha Técnica para Cultivo da Roseira Orgânica para Agricultura Familiar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Daniele de Brito Trindade

Arantes, A. M.; Santos, C. R.;TRINDADE, D. B.; Nascimento, M. C. Cultivo da roseira orgânica para agricultura familiar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido - MPPVS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Foi orientado por

Alisson Jadavi Pereira da SIlva

Cultivo da roseira orgânica para agricultura familiar do semiárido; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção Vegetal no Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano,; Orientador: Alisson Jadavi Pereira da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA FILHO, R. C. . Unidade de Observação faz colheita de maça em morro do Chapéu. Unidade de Observação faz colheita de maça em morro do Chapéu, p. 01 - 01, 09 fev. 2015.

  • SILVA FILHO, R. C. . Produção de vinhos beneficiará Agricultores em Morro do Chapéu. Morro do Chapéu Colhe a Terceira Safra de Uva, Estado da Bahia, p. 01 - 01, 28 ago. 2014.

  • SILVA FILHO, R. C. . EBDA de Jacobina é destaque no Programa Pró Genetica. Vida no Campo, Territorio Piemonte Diamantina, p. 01 - 04, 01 dez. 2011.

  • SILVA, A. F. ; SILVA FILHO, R. C. . Avaliaçãodo Efeito do Fracionamento de Lâminade Água sobre Evaporação dem Área Irrigada por Pivô Central. 1966. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SILVA FILHO, R. C. . Agricultura Famíliar. 2007.

SILVA FILHO, R. C. . Politicas e Projetos Publicos voltados para Agricultura Familiar. 2007.

SILVA FILHO, R. C. . Produção e Uso de Biofertilizante Liquido para Agricultora Familiar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Unidade de Observação da Cultura do Abacaxi nos municípios de Morro do Chapéu e Tapiramutá, Descrição: Implantação de Unidades de Observação (U.O.'s), de modo experimental, cultura do abacaxi nos municípios de Morro do Chapéu e Tapiramutá para Agricultores Familiares e Assentamentos do INCRA proporcionando um incremento de renda e garantindo sua permanência no campo. Os resultados irão servir de pré suposto para uma futuro Zoneamento Agrícola juntos aos agentes financiadores da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Coelho da Silva Filho - Coordenador / Fabio Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - Cooperação.

  • 2010 - Atual

    Avaliação Técnica e Econômica de Videiras Viníferas Destinadas à Produção de Uvas para a Elaboração de Vinhos Finos e Frutíferas de Clima Temperados na Chapada Diamantina Bahia, Descrição: Implantação de duas Unidades de Observação (UO's), uma com vinhedos experimentais, na região da Chapada Diamantina, para avaliar o desempenho agronômico de videiras Vitis viniferaL., destinadas à produção de uvas para elaboração de vinhos finos, como nova opção e alternativa econômica sustentável para à agricultura da região. A segunda Unidade de Observação se destina às culturas da macieira, pereira, pessegueiro e ameixeira na Chapada Diamantina, para avaliar o desempenho agronômico e a qualidade dos produtos, em função da competividade econômica, das perspectivas de inclusão social, preservação ambiental, geração de renda e agregação de valor aos produtos finai.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Coelho da Silva Filho - Coordenador / Giuliano Elias Pereira - Integrante / Paulo Roberto Coelho Lopes - Integrante., Financiador(es): Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - Cooperação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2020

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão Administrativa e Atuação na Defesa Sanitária Animal e Vegetal

2016 - 2017

BAHIATER

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador I, Carga horária: 40

2015 - 2016

instituto federal de educacao, ciencias e tecnologia baiano

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Categoria: EXP. - B - B, Carga horária: 30

Outras informações:
Com o objetivo de fortalecer, orientar, estimular as ações territoriais do TIPD com um trabalho realizado com o NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO PIEMONTE DA DIAMANTINA-BA realizando os trabalhos conforme a chamada de edital do MDA 464024/2014-5 para atender as demandas territórios para a formação do PTDRS do Território do Piemonte da Diamantina.

2007 - 2015

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 30

Outras informações:
Fui técnico com atuação efetiva na extensão rural com atividades rurais em: agroecologia; elaboração de projetos do PRONAF, PAA -Programa de Aquisição de Alimentos, PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, Garantia Safra e Plano Safra, Pro Genética com inseminação artificial para bovino de leite Caprinovinocultura de corte, Georeferenciamento, Programa Semeando, Floricultura, entre outros estabelecidos pelo Governo do Estado e o Governo Federal.

Atividades

  • 11/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Gerencia Regional.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010 - 06/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Gerencia Regional.,Linhas de pesquisa

2005 - 2007

Território Piemonte Paraguaçu

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Articulador Territórial, Carga horária: 40

Outras informações:
Era Articulador Territorial responsável pela mobilização, articulação institucional entre os órgãos dos colegiado e não colegiado: do poder publico, social e privado do TPP estabelecendo relações Inter Territorial além de elaborador dos projetos territoriais sócias e produtivos dos Agricultores Familiares.

2004 - 2007

Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Técnico Responsável, Carga horária: 20

Outras informações:
Técnico responsável pelos núcleos operacionais dos municípios do Bonito e Ruy Barbosa com ações no: processo de ATER e ATES com atuação efetiva voltadas para extensão rural continua, introduzindo tecnologias acessíveis aos pequenos produtores priorizando a sustentabilidade econômica ambiental e social do campesino favorecendo o publico de produtores de assentamentos, agricultores familiares do PRONAF, povos tradicionais. Incrementando aos atendidos politicas publicas como: PAA Leite, PNCF - Programa Nacional de Crédito Fundiário e elaboração de projetos pelo PRONAF.

2000 - 2005

Colegio Jubilino Cunegundes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Física, Quimica e Matemática.