Lorena Mendes de Souza

Lorena Mendes de Souza é Especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desde novembro de 2013, lotada na Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos (SBQ), atuando na regulação e especificação de combustíveis. Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ) desde 2015 na área de promoção do bioquerosene de aviação. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde iniciou suas atividades em 2008 com término em 2012. Durante a graduação, participou como colaboradora dos estudos relacionados à simulação dinâmica de células a combustível juntamente com pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) da UFU.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Priorização das ações necessárias ao desenvolvimento e inserção do bioquerosene de aviação na matriz energética nacional através de Análise Multicritério,
Orientador: Donato Alexandre Gomes Aranda
Coorientador: Pietro Adamo Sampaio Mendes. Palavras-chave: bioquerosene.Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia Quimica

2008 - 2012

Universidade Federal de Uberlândia
Título: ANÁLISE ESPECTROFOTOMÉTRICA COMO ALTERNATIVA À METODOLOGIA KJELDAHL PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE NITROGÊNIO EM AMOSTRAS DE TECIDO VEGETAL
Orientador: Eloízio Júlio Ribeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Ética e Administração Pública. (Carga horária: 40h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2015 - 2015

Lei 8112/90- Atualizada com Jurisprudência do STF e Notas Técnicas do MPOG. (Carga horária: 24h). , Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil.

2015 - 2015

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 21h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

Portaria nº 247/2015: Documento de Fiscalização (DF) E Ordem de Serviço (OS. (Carga horária: 4h). , Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil.

2014 - 2014

Motivação e Produtividade. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

2014 - 2014

Gestão Aplicada a Projetos Estratégicos da SBQ. (Carga horária: 24h). , Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil.

2014 - 2014

Princípios Básicos de Técnicas de Elaboração de Textos e Redação Formal. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil.

2014 - 2014

Curso para Usuários da ANP-IHS Standars Expert- Sistema de Gestão e Pesquis. (Carga horária: 4h). , WEB CAMPUS-Panamerican Technology Group, PTG BRASIL, Brasil.

2014 - 2014

AIR - Análise de Impacto Regulatório. (Carga horária: 32h). , Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil.

2014 - 2014

Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Processo Administrativo Federal direcionado à Agência Nacional do Petróleo,. (Carga horária: 16h). , Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil.

2013 - 2013

Geologia do Petróleo para Não Geólogos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil.

2010 - 2011

Inglês Intermediário. (Carga horária: 120h). , Private English School., PES, Brasil.

2008 - 2009

Inglês Básico. (Carga horária: 120h). , Private English School., PES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9º Simpósio Nacional de Biocombustíveis - BIOCOM.Regulação do Biodiesel no Brasil. 2016. (Simpósio).

IV Encontro da Escola Brasileira de Química Verde.Uso experimental e específico de biocombustíveis não especificados pela ANP. 2014. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Iniciação Científica. 2011. (Congresso).

Enconto Nacional Universidades Renovadas.Determinação de Propriedades para o normal-, para e orto-hidrogênio. 2010. (Encontro).

Encontro Nacional Universidades Renovadas. 2010. (Encontro).

Mini-Curso PET/EQ:. 2010. (Oficina).

XV JORNEQ.DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA DETERMINACÃO DE PROPRIEDADES DO HIDROGÊNIO. 2010. (Outra).

Semana do Engenheiro Quimico PET/EQ. 2009. (Encontro).

Semana do Meio Ambiente PET/EQ. 2009. (Encontro).

Mini-Curso PET/EQ: "Produção de álcool combustível". 2008. (Oficina).

XIV JORNEQ. 2008. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Líbia Diniz Santos

Ribeiro, E.J.MARQUEZ, L. D. S.; Cabral, B.V.. Análise espectofotométrica como alternativa à metodologia Kjedahl para determinação do teor de nitrogênio em amostras de tecido vegetal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

[Nome removido após solicitação do usuário]

CABRAL, B. V.RIBEIRO, E. J.; MARQUES, L. D. S.. Análise Espectrofotométrica como alternativa à metodologia Kjeldahl para determinação do teor de nitrogênio em amostras de tecido vegetal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Joao Monnerat Araujo Ribeiro de Almeida

ALMEIDA, J. M. A. R.. O MERCADO BRASILEIRO DE BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO: MAPEAMENTO MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÃO DE OLEAGINOSAS PARA O PROCESSO HEFA.. 2019. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LUIZ ANTONIO d'AVILA

D'AVILA, L. A.; ARANDA, D. A. G.; OLIVEIRA, L. B.; GRASSI, M. C. B.; SOUSA-AGUIAR, E. F.; ALMEIDA, J. M. A. R.. O mercado Brasileiro de Bioquerosene de Aviação : Mapeamento Multicritério para seleção de Oleaginosas para o processo HEFA. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química da UFRJ.

Suzana Borschiver

BORSCHIVER, S.MENDES, C. D.. O mercado de biocombustíveis da aviação no Brasil: Mapeamento multicritério para seleção de oleaginosas para o processo HEFA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós graduação em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química da UFRJ.

Eduardo Falabella Sousa-Aguiar

Sousa-Aguiar, Eduardo F.; Luciano Basto Oliveira; Melissa Mathias; DAVILA, L. A.; ALMEIDA, J. M. A. R.. O mercado brasileiro de bioquerosene de aviação: mapeamento multicritério para seleção de oleaginosas para o processo HEFA. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Process) - Escola de Química da UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andréa Mara de Oliveira Azevedo

Regeneração tecidual guiada em defeitos classe II de furca; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçào em periodontia) - Faculdade de Odontologia UFMG; Orientador: Andréa Mara de Oliveira Azevedo;

Luís Cláudio Oliveira Lopes

Simulação de células a combustível; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Cláudio Oliveira Lopes;

Pietro Adamo Sampaio Mendes

Priorização das ações necessárias ao desenvolvimento e inserção do bioquerosene de aviação na matriz energética nacional através de Análise Multicritério; Início: 2015; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Donato Alexandre Gomes Aranda

A Definir; Início: 2015; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Donato Alexandre Gomes Aranda

O Mercado Brasileiro de Bioquerosene de Aviação: Mapeamento Multicritério para Seleção de Oleaginosas para o Processo HEFA; ; 2019; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Donato Alexandre Gomes Aranda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, L. M. ; Luís Cláudio Oliveira Lopes . Determinação de Propriedades para o normal-, para e orto-hidrogênio. In: Encontro Nacional Universidades Renovadas, 2010, Brasília. Produção Científica Universidade Renovadas, 2010.

  • SOUZA, L. M. ; Luís Cláudio Oliveira Lopes . Desenvolvimento de Software para determinaçao das propriedades do Hidrogenio. In: XV Jornada de Engenharia Quimica, 2010, Uberlandia. XV JORNEQ, 2010.

  • SOUZA, L. M. ; Luís Cláudio Oliveira Lopes . Simulação Dinâmica de Células a Combustível do Tipo PEMFC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. M. . Validação metodológica da determinação espectrofotométrica de nitrogênio em tecido vegetal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. M. ; Luís Cláudio Oliveira Lopes . Avaliação da previsão do comportamento do para-, norma- e orto hidrogênio a baixas temperaturas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. M. ; Luís Cláudio Oliveira Lopes . Determinação de propriedades para o normal-,para- e orto-hidrogênio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. M. ; Luís Cláudio Oliveira Lopes . Desenvolvimento de software para determinação de propriedades do hidrogênio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Estudo da Intensificação de Processos para Sistemas Usados na Produção de Energia, Descrição: Células a combustível são dispositivos eletroquímicos que produzem eletricidade a partir de hidrogênio e oxigênio. O gás combustível entra nos canais do ânodo, permeia a camada de difusão gasosa e sofre oxidação com o auxílio de um catalisador, enquanto o oxigênio se combina com os íons de hidrogênio produzindo apenas energia e água, o que faz deste dispositivo uma fonte de energia limpa frente aos grandes problemas de poluição ambiental. Assim, para aprimorar o estudo desta promissora fonte energética, faz-se necessário o desenvolvimento de modelos capazes de simular os fenômenos envolvidos no interior da mesma, possibilitando a detecção de falhas de implementação antes da montagem do sistema considerado. Neste contexto, este trabalho tem como objetivos avaliar os comportamentos estático e dinâmico de uma célula a combustível de membrana polimérica (PEMFC, Polymer Electrolyte Membrane Fuel Cell), investigando a variação da tensão de saída em função da corrente de entrada da célula, o efeito dos parâmetros operacionais e construtivos da célula na tensão produzida pela mesma, o regime transitório da tensão gerada a partir de uma variação na carga elétrica operacional e o efeito da variação de temperatura de um sistema de arrefecimento composto por: canais de arrefecimento, trocador de calor (radiador), fluido refrigerante no trocador de calor e ar de arrefecimento. Este estudo do sistema de resfriamento da célula a combustível se faz muito importante na manutenção da temperatura desejada da pilha, garantindo a segurança do sistema. O estudo foi feito utilizando-se dados experimentais disponibilizados pelo Laboratório de Engenharia Elétrica/UFU e pela literatura, sendo possível adaptar um modelo matemático para descrever o comportamento da célula a combustível Nexa, de 1,2kW fabricada pela empresa Ballard. As simulações foram capazes de representar o comportamento estático e dinâmico da célula combustível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorena Mendes de Souza - Integrante / Luís Cláudio Oliveira Lopes - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de um sistema para a apredição de propriedades de substâncias envolvidas na produção de energia não poluente para utilização no ensino de graduação da Faculdade de Engenharia Química/UFU, Descrição: No atual contexto de crise energética, produzir energia limpa e renovável se torna uma tarefa desafiadora e edificadora. O hidrogênio, neste contexto surge como uma excelente alternativa na produção de eletricidade de forma limpa em virtude deste elemento ter excelentes propriedades tanto como combustível (Um quilo de hidrogênio possui aproximadamente a mesma energia que 3,5 litros de petróleo ou 2,1 quilos de gás natural ou 2,8 quilos de gasolina.) quanto como transmissor de energia. Além do mais ele pode ser obtido por múltiplas formas bastante eficazes: por electrólise da água; por reforma de álcool e hidrocarbonetos (metanol, etanol, metano, gás natural e outros), etc.?? Ao ser produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reação água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta. Sendo assim, o hidrogênio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a atual economia baseada nos combustíveis fosseis. Por tanto, este trabalho tem como objetivo investigar e avaliar as diversas equações de estado e correlações existentes para estimativas de propriedades físico-químicas do hidrogênio, para diferentes condições de temperatura e pressão e situações com interesse técnico-científico. Os estudos realizados são reunidos em um software desenvolvido em Scilab capaz de descrever o estado da arte dos diversos estimadores de propriedades para o hidrogênio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorena Mendes de Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos. , Avenida Rio Branco - de 47 a 65 - lado ímpar, Centro, 20090004 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21128708, Ramal: 8708

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional