Fernanda Muller de Souza

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2017). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. Pesquisadora do TRAEPP - Grupo de Estudos em Trabalho, Economia e Políticas Públicas (PPGD/UFPR). Foi pesquisadora do Programa de Iniciação Científica (PRPPG/UFPR - 2016/2017).

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Direito

2012 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: Assédio moral organizacional e Tutela Inibitória: combate ao sofrimento no Meio Ambiente do Trabalho
Orientador: Aldacy Rachid Coutinho

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Curso e Colégio Alfa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Extensivo Trabalhista. (Carga horária: 808h). , Damásio Educacional, DAMÁSIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nasser Ahmad Allan

COUTINHO, A. R.; OPUSZKA, P. R.;ALLAN, N. A.. ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL E TUTELA INIBITÓRIA: combate ao sofrimento no meio ambiente do trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Aldacy Rachid Coutinho

COUTINHO, A. R.. Assédio moral organizacional e tutela inibitória: combate ao sofrimento no meio ambiente do trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aldacy Rachid Coutinho

Assédio moral organizacional e tutela inibitória: combate ao sofrimento no meio ambiente do trabalho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Aldacy Rachid Coutinho;

Aldacy Rachid Coutinho

Monitoria na disciplina Direito do Trabalho; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Aldacy Rachid Coutinho;

Katya Regina Isaguirre

Desafios da Nova Lei Florestal Brasileira: Instituto da Compensação de Reserva Legal em Unidades de Conservação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Katya Regina Isaguirre;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, F. M. . DESAFIOS DA NOVA LEI FLORESTAL BRASILEIRA: INSTITUTO DA COMPENSAÇÃO DE RESERVA LEGAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016 (Resumo em anais de congressos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Ensino Jurídico do Direito Agrário - Grupo de Pesquisa Instituições Políticas e Processo Legislativo (CNPQ), Descrição: A disciplina de direito agrário possui um espaço reduzido nos programas curriculares dos cursos de direito, sugerindo existir um suposto paradoxo entre ensino jurídico e realidade social, diante da grande importância que envolve o tema do desenvolvimento agrário no país. Os debates que vem sendo produzidos acerca da crise alimentar no mundo estão, a cada dia, impulsionando um repensar da produção agrícola, especialmente para buscar respostas para conjugar formas mais equilibradas de uso da terra, condizente com o respeito à dinâmica dos ecossistemas. Somada à dimensão ambiental, é preciso considerar ainda as variáveis culturais e sociais que se encontram presentes nos quadros referentes ao uso e apropriação da terra, bem como as alternativas de redirecionar as opções produtivas do país em termos de concretização do direito humano à alimentação adequada. Os desafios de se buscar redesenhar os passos para outra ruralidade sustentável, portanto, requer um repensar acerca da disciplina de direito agrário e seus temas, assim como sua importância na formação do jurista. A fim de delimitar o campo de investigação será utilizada a referência do período que compreende a instauração do modelo de modernização agrícola e as atuais discussões de sustentabilidade, para investigar quais os fatores de fundo social, cultural, político e econômico influenciam a releitura do conteúdo dessa disciplina diante dos elementos que hoje apontam para uma crise socioambiental. A metodologia histórica aliado à revisão bibliográfica será utilizada para estabelecer as pontes para a releitura dos temas de direito agrário em direção à sustentabilidade socioambiental. A pesquisa contará ainda com atividades extensionistas realizadas por alguns alunos de modo a reaproximar o ensino jurídico dessa disciplina da realidade social. Como resultado espera-se um aprofundamento teórico do direito agrário que contemple a diversidade dos modelos de agricultura existentes no país e permita avaliar os instrumentos jurídicos capazes de equacionar o uso da terra em respeito aos direitos humanos e a preservação ambiental. Esse projeto de pesquisa se encontra vinculado ao grupo de Pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Fabricio Ricardo de Limas Tomio - Instituições Políticas e Processo Legislativo - linha: DIRPOL - Núcleo de Pesquisa em Direito e Política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Muller de Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora na Disciplina Trabalho e História ministrada pela Professora Dra. Aldacy Rachid Coutinho

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação à docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora na disciplina Direito do Trabalho ministrada pela Professora Dra Aldacy Rachid Coutinho

    Atividades

    • 09/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , pesquisa e desenvolvimento - setor de ciências jurídicas, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2015 - 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Procuradoria Federal no Estado do Paraná

    Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiária junto ao Setor de Contencioso Comum Previdenciário da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, órgão de execução da Procuradoria-Geral Federal responsável pela consultoria e assessoramento jurídicos do INSS, nos termos da Instrução Normativa Conjunta PGF/PFE-INSS nº 01/2010.

  • 2015 - 2015

    Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

    Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30