Lilian Franciene de Oliveira

Possuo graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduação em Filosofia Política e mestrado em Ciência da Religião pela mesma instituição. Meu trabalho remete ao estudo filosófico da linguagem e a relação imediata da linguagem com uma produção de sentido no âmbito existencial. Em meus estudos o objeto principal de pesquisa e produção encontra-se na relação entre linguagem e existência na esfera individual e como fenômeno coletivo, como quando da questão política e religiosa, e sua identificações à consciência de sentido e ao sentido como fenômeno particular. Durante a graduação, me concentrei em filosofia da linguagem; na pós-graduação, na questão da subjetividade como entendida e o foco da linguagem nos sistemas políticos, sendo a esta individualidade, sobre um sentido de coletividade, que esta se dirige e busca representar ou definir. Durante o mestrado busquei entender como Paul Ricouer percebeu ao mesmo tipo de relação na esfera da linguagem religiosa e do tipo específico de sentido que se produz através da linguagem religiosa. Para tanto trabalhei especificamente com a questão da metáfora e da linguagem poética e suas definições ricouerianas como alicerce de todo pensamento do autor acerca do fenômeno religioso. Apresentei alguns textos em eventos dedicados à Ciência da Religião, os quais vieram a ser publicados por completo nos anis dos respectivos congressos. Também participei, ao longo de minha carreira acadêmica, de grupos de pesquisa, trabalhos evolvendo a apreciação da teoria filosófica fora da comunidade acadêmica e da organização de eventos dentro da instituição.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Religião

2015 - 2017

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Metáfora e discurso religioso em Paul Ricoeur, Ano de Obtenção: 2017
Eduardo Gross.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ricoeur; Metáfora; Religião; Discurso; Poética; Literatura. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Religião Aplicada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Filosofia Política - Filosofia, Cultura e Sociedad

2012 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Categoria Trabalho e o Novo Modo de Produção Flexível do Capital
Orientador: Luiz Antonio Peixoto

Graduação em Filosofia

2005 - 2011

Universidade Federal de Juiz de Fora

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Linguagem Religiosa.

Organização de eventos

SUDARIO, J. ; OLIEIRA, L. F. . II CONACIR / V Semana de Ciência da Religião: Religião e Violência: Configurações Contemporâneas. 2016. (Congresso).

SILVEIRA, E. J. S. ; OLIEIRA, L. F. . 4ª Semana de Ciências da Religião CONACIR - Religião e Arte. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

II Simpósio Internacional / V Simpósio Nacional / II Simpósio Sul da ABHR.Kierkegaard e Ricoeur: aproximações entre metáfora, narrativa religiosa e interpretação na experiência da presença do sagrado.. 2016. (Simpósio).

II Simpósio Internacional / XV Simpósio Nacional / II Simpósio Sul da ABHR. 2016. (Simpósio).

28 Congresso Internacional Soter - Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos.. 2015. (Congresso).

28 Congresso Internacional Soter - Religião e Espaço Público: Cenários Conteporâneos. O conceito de iconicidade do sentido em Paul Ricoeur: a importância prática das imagens poéticas e da linguagem metafórica na reconstrução e redescrição da realidade.. 2015. (Congresso).

V Congresso ANPTECRE. Distanciamento e compreensão na noção de texto em Paul Ricoeur: uma análise do conceito de apropriação de uma proposição de mundo.. 2015. (Congresso).

V Congresso ANPTECRE. 2015. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Gross

GROSS, E.; PIRES, F. P.; SOUZA, V. C.. Metáfora e discurso religioso em Paul Ricoeur. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eduardo Gross

GROSS, E.; PIRES, F. P.. Metáfora e narrativa em Paul Ricoeur: uma nova retórica a partir de uma hermenêutica do si e da concepção de interpretação como modo de ser no mundo.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

GROSS,;PIEPER, FREDERICO; SOUZA, V. C.. Metáfora e discurso religioso em Paul Ricoeur. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

PIRES, F. P.; GROSS,. Discurso religioso em Paul Ricoeur: símbolo e metáfora como expressão fundamental da narrativa na experiência do sagrado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Foi orientado por

Eduardo Gross

Metáfora e narrativa em Paul Ricoeur: Metáfora e discurso religioso em Paul Ricoeur; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Produções bibliográficas

  • OLIEIRA, L. F. . Kierkegaard e Ricoeur: aproximações entre metáfora, narrativareligioso e interpretação na experiência da presença do sagrado. In: II Simpósion Internacional da ABHR, 2016, Florianópoli. Kierkegaard e Ricoeur: aproximações entre metáfora, narrativa religiosa e interpretação na experiência da presença do sagrado., 2016.

  • OLIEIRA, L. F. . O conceito de iconicidade do sentido em Paul Ricoeur: a importância prática das imagens poéticas e da linguagem metafórica na reconstrução e redescrição da realidade.. In: 28Congresso Internacional - Religião e Espaço Público: Cenários Contemporãneos, 2015, Belo Horizonte. Anais do 28 Congresso Internacional Soter, 2015. p. 677-689.

  • OLIEIRA, L. F. . Distanciamento e compreensão na noção de texto em Paul Ricoeur: uma análise do conceito de apropriação de uma proposição de mundo.. In: V Congresso Anptecre - Religião, Direitos Humnos e Laicidade, 2015, Curitiba. Anais do V Congresso Anptecre, 2015. v. 5.

  • OLIEIRA, L. F. . Kierkegaard e Ricoeur: aproximações entre metáfora, narrativareligioso e interpretação na experiência da presença do sagrado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIEIRA, L. F. . O conceito de iconicidade do sentido em Paul Ricoeur: a importância prática das imagens poéticas e da linguagem metafórica na reconstrução e redescrição da realidade.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIEIRA, L. F. . Distanciamento e compreensão na noção de texto em Paul Ricoeur: uma análise do conceito de apropriação de uma proposição de mundo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Pensando Bem Vivendo Melhor, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de material didático para o ensino de filosofia no Ensino Médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lilian Franciene de Oliveira - Coordenador / Juarez Sofiste - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: