Maria Elvira Miguel Elias Siqueira da Cruz

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Enfermagem

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2014

Colégio Santos Anjos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Ergonomia e Segurança do Trabalho.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SAeminário de Enfermagem no Sistema Prisional. 2018. (Seminário).

24º Pesquisando em Enfermagem.QUALIDADE DE VIDA NA PERSPECTIVA DE PESSOAS COM PROBLEMAS CRÔNICOS DE SAÚDE: NEXOS COM A CULTURA SOCIAL. 2017. (Simpósio).

27 UERJ Sem Muros. Qualidade de vida na perspectiva de doentes crônicos. 2017. (Exposição).

Congresso do HUPE. Qualidade de vida na perspectiva de doentes crônicos. 2017. (Congresso).

10º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste. 2016. (Encontro).

EnfCuidar.O perfil dos enfermeiros na AP 5.3. 2016. (Outra).

Mindfulness nas ciências de saúde. 2016. (Oficina).

5 Jornada Científica INGECTH-SUS.Painel condições de trabalho em enfermagem - Ergonomia e Segurança do trabalho. 2015. (Congresso).

XII Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagemn. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lina Márcia Migueis Berardinelli

Promovendo a vida, Prevenindo riscos e danos - O cuidado em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Lina Márcia Migueis Berardinelli;

SONIA ACIOLI DE OLIVEIRA

O PERFIL DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DA AP 5; 3; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeior; Orientador: Sonia Acioli de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, M. E. M. E. S. ; ACIOLI, S. ; DIAS, J. R. ; TINOCO, T. ; FERRACIOLI, P. ; ANDRADE, C. N. D. ; CRUZ, M. E. M. E. S. . O perfil do enfermeiro da A.P 5.3. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, C. N. D. ; CRUZ, M. E. M. E. S. ; ACIOLI, S. ; TINOCO, T. ; NETO, M. ; CORREA, G. . Análise documental dos manuais utilizados pelos enfermeiros na ESF no município do Rio de Janeiro (provisório). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, M. E. M. E. S. ; NASCIMENTO, V. C. ; ANDRADE, C. N. D. ; PONTES, T. R. ; SANTOS, L. G. B. . O Idoso e o Cuidado de Enfermagem na Atenção Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Análise de Política de Educação Permanente para o SUS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - Atual

    Práticas e saberes dos enfermeiros na Atenção Primária: Diálogos com a Educação Popular em Saúde e suas perspectivas teórico- metodológicas, Descrição: Descrição: Possui como objetivo geral, construir, de forma compartilhada entre enfermeiros e usuários, projetos de atuação a partir da análise das práticas de enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família de uma área de planejamento do município do Rio de Janeiro, orientados pelos eixos teórico-metodológicos presentes no campo da Educação Popular em Saúde.Neste projeto optou-se pela pesquisa-ação participativa em saúde (PAPS) a qual apropria-se dos fundamentos da pesquisa-ação enfatizando os princípios de uma abordagem metodológica que busca a interação entre pesquisadores e sujeitos, em que a pesquisa seja uma experiência de troca e tomada de decisões compartilhadas entre os participantes (WRIGHT, M.T. et all, 2013). Os participantes do estudo serão compostos por três categorias: enfermeiros, e usuários de clínicas de saúde da família de uma área de planejamento do município do Estado do Rio de Janeiro ? RJ. Dentre as técnicas de coleta de dados utilizadas, estão a análise documental, grupo focal, observação sistematizada e realização de seminários. A presente pesquisa a partir do acompanhamento das experiências e práticas de cuidado do enfermeiro e usuários no cotidiano de suas ações permitirá identificar o caráter objetivo e subjetivo de tais práticas, além de aprofundar a compreensão do papel destes atores. Percebe-se também a importância de considerarmos os interesses e necessidades de usuários e profissionais de saúde e especificamente de enfermeiros na construção das práticas a serem desenvolvidas na estratégia de saúde da família.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional