Laís Fagundes Jesus Silva

Graduanda em Geografia na Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Iniciação Cientifica - PIBIC.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Geografia

2014 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Desafios urbanos em um mundo complexo.. 2016. (Congresso).

Educação Ambiental e Redução de Riscos e Desastres. 2016. (Seminário).

III JORNADA UNIVERSITARIA EM DEFESA DA REFORMA AGRARIA 2016 - IGEO/UFBA. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Grace Bungenstab Alves

Indicadores ambientais para a construção do mapa de susceptibilidade a inundações e escorregamentos de massa em Salvador; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Eloisa Cardoso da Rosa

"Recursos naturais para a produção de plantas em áreas urbanas"; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Júnia Kacenelenbogen Guimarães

Alterações na deriva litorânea durante a evolução do delta do rio Jequitinhonha, Bahia, como indicador de mudanças climáticas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Junia Kacenelenbogen Guimarães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. F. J. ; GUIMARAES, J. K. . Indicadores de mudanças climáticas no delta do rios Jequitinhonha e Pardo, Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. F. J. ; GUIMARAES, J. K. . Alterações na deriva litorânea no delta do Rio Jequitinhonha (BA) como indicador de mudanças climáticas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. F. J. ; SANTOS, S. S. ; GUIMARAES, J. K. . Alterações na deriva litorânea durante a evolução do delta do rio Jequitinhonha, Bahia, como indicador de mudanças climáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Recursos naturais para a produção de plantas em áreas urbanas, Descrição: O presente plano, destinado às comunidades do Alto das Pombas e Calabar, Salvador, BA, tem como objetivo identificar através de imagens, as áreas verdes destas comunidades, que tenham potencial para a produção de alimentos e na sequência, realizar a aferição local desses pontos. Pretende levantar junto à comunidade informações sobre o destino dos resíduos orgânicos e suas possibilidades de aproveitamento, após processamento, como fonte de nutrientes para o cultivo de plantas. Pretende, portanto, aprofundar os conhecimentos nos temas ?separação e aproveitamento de lixo orgânico? e ?compostagem?, sempre tendo como horizonte o saber popular e os anseios destas comunidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Laís Fagundes Jesus Silva - Coordenador / MARIA ELOISA CARDOSO DA ROSA - Integrante / JACSON DOS SANTOS SENA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Indicadores de mudanças climáticas no delta do rios Jequitinhonha e Pardo, Bahia, Descrição: O projeto tem o objetivo de investigar mudanças climáticas no Brasil Oriental e no Oceano Atlântico Sul ao largo da costa leste brasileira em duas escalas temporais distintas: histórica e geológica. Na primeira abordagem, a pesquisa se baseará em análise de séries históricas, disponibilizadas pela ANA e INMET, de vazão e de precipitação nas bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha e Pardo. Na segunda abordagem, as mudanças climáticas serão acessadas por meio de indicadores morfológicos e sedimentológicos presentes no delta dos rios Jequitinhonha e Pardo. Um conjunto de amostras em diferentes cordões litorâneos do delta já foram coletadas e serão analisadas quanto à assembleia de minerais pesados, que serão utilizados como indicadores de sentido de deriva litorânea. A comparação da deriva litorânea estimada com a deriva litorânea simulada (no programa SMC-BRASIL) para diferentes linhas de costa existentes durante a evolução do delta, já mapeadas, permitirá identificar mudanças nas frentes-de-ondas ocorridas durante o Quaternário, e dessa forma obter informações sobre as mudanças nas direções dos ventos no Oceano Atlântico Sul ao largo da costa leste brasileira. O reconhecimento de mudanças climáticas pretéritas é indispensável para a obtenção de um conhecimento da dinâmica climática natural do planeta, inclusive com o reconhecimento de ciclos de variabilidade natural em diferentes escalas temporais. As mudanças naturais do clima atuam conjuntamente com as mudanças antrópicas, se fazendo indispensável separar esses dois agentes com o objetivo de melhorar a capacidade preditiva de modelos de mudanças climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Laís Fagundes Jesus Silva - Integrante / Junia Kacenelebogen Guimarães - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2016

    Alterações na deriva litorânea durante a evolução do delta do rio Jequitinhonha, Bahia, como indicador de mudanças climáticas, Descrição: O projeto tem o objetivo de identificar mudanças na deriva litorânea durante o Holoceno no delta do rio Jequitinhonha, correlacionando-as com mudanças climáticas. A metodologia consiste na identificação da deriva real com base em indicadores geomorfológicos e comparação com derivas simuladas no programa SMC - Brasil. As simulações serão feitas tanto considerando as condições de ondas atuais como variações das mesmas, a fim de reconhecer as condições que deram origem a deriva real. As variações das condições testadas será amparada por pesquisa bibliográfica sobre as mudanças nos ventos durante o Holoceno no Atlântico Sul. Como resultado, espera-se identificar mudanças nas frentes de vento ocorridas na região durante o Holoceno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Laís Fagundes Jesus Silva - Integrante / Junia Kacenelebogen Guimarães - Coordenador / Sheila Silva dos Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Alterações na deriva litorânea durante a evolução do delta do rio Jequitinhonha, Bahia, como indicador de mudanças climáticas., Descrição: O projeto tem o objetivo de identificar mudanças na deriva litorânea durante o Holoceno no delta do rio Jequitinhonha, correlacionando-as com mudanças climáticas. A metodologia consiste na identificação da deriva real com base em indicadores geomorfológicos e comparação com derivas simuladas no programa SMC - Brasil. As simulações serão feitas tanto considerando as condições de ondas atuais como variações das mesmas, a fim de reconhecer as condições que deram origem a deriva real. As variações das condições testadas será amparada por pesquisa bibliográfica sobre as mudanças nos ventos durante o Holoceno no Atlântico Sul. Como resultado, espera-se identificar mudanças nas frentes de vento ocorridas na região durante o Holoceno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Laís Fagundes Jesus Silva - Integrante / Junia Kacenelebogen Guimarães - Coordenador / Sheila Silva dos Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional