Fábio da Silva Moura

Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas - PPGLA/UEA (2019), Licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2016). Atua no campo da produção cultural no Amazonas, onde fundou a Rede Panorando Produções com a qual idealizou o "Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance" e o "Encontro Nacional de Hip Hop no Norte". Em 2018 recebeu uma menção honrosa do 13º Festival de Teatro da Amazônia, como referência a "Resistência no Teatro Amazonense". No campo científico, dedica-se na investigação sobre a cognição no campo das Artes, com ênfase nos temas: Epistemologia nas Artes, Ensino e Aprendizagem em Arte, Construção de conhecimento em Teatro, e Pedagogia Teatral.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras e Artes

2017 - 2019

Universidade do Estado do Amazonas
Título: As Concepções Epistemológicas dos Docentes de Arte em Manaus,Ano de Obtenção: 2019
Caroline Caregnato.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Concepções Epistemológicas; Epistemologia do Docente de Arte; Ensino e Aprendizagem de Arte.

Graduação em Licenciatura em Teatro

2013 - 2016

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Análise de Aprendizagem: Observando a Própria Formação em Teatro com Bases em Correntes Pedagógicas e Epistemológicas
Orientador: Caroline Caregnato

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Laboratório de Prática e Pensamento. (Carga horária: 70h). , Clowns de Shakespeare, CDS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . 1º Laboratório de Produção Cultural. 2019. (Outro).

MOURA, F. S. . Jornada FLADEM - Brasil. 2018. (Outro).

MOURA, F. S. . V Seminário Internacional de Música Ibero-americana. 2018. (Congresso).

MOURA, F. S. . II Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance. 2018. (Festival).

MOURA, F. S. . Festival Rio Hip Hop Kemp 2018. 2018. (Festival).

MOURA, F. S. . II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura. 2018. (Congresso).

MOURA, F. S. ; PASCOA, L. . V JORNADA CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E ARTES DA UEA. 2018. (Outro).

MOURA, F. S. . XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. 2018. (Congresso).

MOURA, F. S. . I Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance. 2017. (Festival).

Annie Martins ; MOURA, F. S. . V Mostra de Teatro Da UEA. 2015. (Outro).

Annie Martins ; MOURA, F. S. . IV Mostra De Teatro UEA. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana de Teatro da UEA.Produção Teatral: Eixos Criativos e Perspectivas de Trabalho em Tempos de Crise. 2019. (Seminário).

II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura.HIP HOP E REGIONALISMO: a música Chama o Cara de Índio discutindo a ausência do pertencimento. 2018. (Seminário).

II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura.PRODUÇÃO CULTURAL EM MANAUS: A consciência política como elemento de transformação. 2018. (Seminário).

II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura.I FESTIVAL 5 MINUTOS EM CENA: CIRCO, DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE - um debate na pós-modernidade de Manaus. 2018. (Seminário).

VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Epistemologias e Cognição Musical: Algumas Implicações no processo de Construção do Conhecimento em Música. 2018. (Congresso).

VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Cultura Hip Hop: um relato de experiência com oficinas de danças urbanas em Manaus. 2018. (Congresso).

V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana.?SULICÍDIO?: a ruptura da hegemonia do eixo RJ-SP no cenário do RAP Brasileiro. 2018. (Simpósio).

XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Cultura Hip Hop: um relato de experiência com oficinas de danças urbanas em Manaus. 2018. (Congresso).

XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Epistemologias e Cognição Musical: Algumas Implicações no processo de Construção do Conhecimento em Música. 2018. (Congresso).

IV Jornada Científica do programa de Pós-Graduação em Letras e Artes.A Epistemologia do Docente de Arte de Manaus. 2017. (Seminário).

IX Semana do Ensino de Teatro: cultura popular afro-ameríndia brasileira.Discutindo a Adequação da Perspectivas Empirista, Apriorista e Construtivista ao Ensino de Teatrp. 2017. (Simpósio).

IX Semana do Ensino do Teatro da UNIRIO.In Process: CURUMINS. 2017. (Outra).

IV Congresso Internacional de Arte-educadores. 2016. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Arte-educadores. Teorizando uma Experiência: uma prática entre Teatro e Comunidade em Manaus. 2016. (Congresso).

Seminário de Pesquisa em Teatro 1.Análise de Aprendizagem: Observando a Própria Formação em Teatro com Bases em Correntes Pedagógicas e Epistemológicas. 2016. (Seminário).

V Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extenção.O Belo-Espaço: as influências estéticas do espaço na construção de um espetáculo teatral. 2016. (Outra).

XXVI Congresso Nacional de Arte-educadores do Brasil - ConFaeb 2012ddd. 2016. (Congresso).

XXVI Congresso Nacional de Arte-educadores do Brasil - ConFaeb 2012ddd. Teorizando uma Experiência: uma prática entre Teatro e Comunidade em Manaus. 2016. (Congresso).

Feira das profissões - BRADESCO. O profissinal do Teatro. 2015. (Feira).

I Seminário da Região Norte: educação, arte e intercultura. 2015. (Seminário).

I Seminário da Região Norte: educação, arte e intercultura.Uma experiência estética: os impactos sensíveis com a realidade da ESAT/UEA.. 2015. (Seminário).

I Seminário de Estágio Curricular em Teatro.Experiências com Teatro-educação no ensino fundamental II. 2015. (Seminário).

I Simpósio Diálogos e Reflexões Sobre a Arte Educação no Amazonas. 2015. (Simpósio).

Lançamento do livro "A cena e o Sonho". 2015. (Encontro).

Mostra Semestral de Teatro 2015/1.Apresentação de Trabalho - Baal. 2015. (Outra).

Oficina de Jogos Teatrais no contexto Amazônico.Jogos Teatrais em diálogo com Monteiro Lobato. 2013. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

MOURA, F. S.; AFONSO, A. M.. Gestão dos Espaços Teatrais do Centro da Cidade de Manaus. 2019. Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CAROLINE CAREGNATO

CAREGNATO, C.; SANTOS, E. A.; NASCIMENTO, M. E.. As concepções epistemológicas dos docentes de Arte de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

CAROLINE CAREGNATO

CAREGNATO, C.; SANTOS, E. A.; NASCIMENTO, M. E.. A epistemologia dos docentes de Artes de Manaus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

CAROLINE CAREGNATO

CAREGNATO, C.; SANTOS, E. A.; NASCIMENTO, M. E.. Análise de aprendizagem: observando a própria formação em teatro com base em correntes pedagógicas e epistemológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Eneila Almeida dos Santos

NASCIMENTO, M. E.;SANTOS, E. A.. Análise da Aprendizagem: observando a própria formação em teatro com base em correntes pedagógicas e epistemológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Maria Evany do Nascimento

NASCIMENTO, M. E.. As concepções epistemológicas dos docentes de Arte de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LESTRAS E ARTES) - Universidade do Estado do Amazonas.

Maria Evany do Nascimento

NASCIMENTO, M. E.. A epistemologia dos docentes de Arte de Manaus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS E ARTES) - Universidade do Estado do Amazonas.

Maria Evany do Nascimento

NASCIMENTO, M. E.. ANÁLISE DE APRENDIZAGEM: OBSERVANDO A PRÓPRIA FORMAÇÃO EM TEATRO COM BASE EM CORRENTES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fábio da Silva Moura

O BELO-ESPAÇO: AS INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História do Teatro Brasileiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: Tópicos De Práticas educativas Integradas I; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História Do Teatro Mundial; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CAROLINE CAREGNATO

As concepções epistemológicas dos docentes de Arte de Manaus; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Caroline Caregnato;

CAROLINE CAREGNATO

Análise de aprendizagem: observando a própria formação em teatro com base em correntes pedagógicas e epistemológicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Caroline Caregnato;

Fábio da Silva Moura

O BELO-ESPAÇO: AS INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História do Teatro Brasileiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: Tópicos De Práticas educativas Integradas I; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História Do Teatro Mundial; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Amanda Aguiar Ayres

O BELO-ESPAÇO: AS INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Amanda Aguiar Ayres;

Amanda Aguiar Ayres

O Belo-Espaço: As influências estéticas do espaço na construção de um espetáculo teatral; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Amanda Aguiar Ayres;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOURA, F. S. ; CAREGNATO, C. . EPISTEMOLOGIA E COGNIÇÃO MUSICAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM MÚSICA. In: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores., 2018, Brasília. Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações [recurso eletrônico]: Anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores, 2018.

  • MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . ?SULICÍDIO?: a ruptura da hegemonia do eixo RJ-SP no cenário do RAP Brasileiro. In: V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana, 2018, Manaus. Anais do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana, 2018.

  • SOUZA, T. M. ; MOURA, F. S. . CULTURA HIP HOP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS DE DANÇAS URBANAS EM MANAUS. In: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores., 2018, Brasília. Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações, 2018.

  • MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . FUNDAMENTANDO UMA EXPERIÊNCIA: revendo uma prática com Teatro e Comunidade em Manaus. In: XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e IV Congresso Internacional dos Arte/Educadores., 2016, Boa Vista. Políticas Públicas e Ensino da Arte - ​XXVI ConFAEB ? Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil​, 2016. p. 1117-1126.

  • MOURA, F. S. . As Concepções Epistemológicas dos Docentes de Arte de Manaus. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . SULICÍDIO: a ruptura da hegemonia do eixo RJ/SP no cenário do RAP nacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . I FESTIVAL 5 MINUTOS EM CENA: CIRCO, DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE - um debate na pós-modernidade de Manaus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, T. M. ; MOURA, F. S. . PRODUÇÃO CULTURAL EM MANAUS: A consciência política como elemento de transformação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOURA, F. S. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: Estágio Docência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, T. M. ; MOURA, F. S. . HIP HOP E REGIONALISMO: a música Chama o Cara de Índio discutindo a ausência do pertencimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . CULTURA HIP HOP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS DE DANÇAS URBANAS EM MANAUS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, F. S. ; CAREGNATO, C. . Epistemologias e Cognição Musical: Algumas Implicações no processo de Construção do Conhecimento em Música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, F. S. . A Epistemologia dos Docentes de Arte de Manaus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . FUNDAMENTANDO UMA EXPERIÊNCIA: revendo uma prática com Teatro e Comunidade em Manaus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: OS IMPACTOS SENSÍVEIS COM A REALIDADE DA ESAT/UEA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOURA, F. S. . ANÁLISE DE APRENDIZAGEM: OBSERVANDO A PRÓPRIA FORMAÇÃO EM TEATRO COM BASE EM CORRENTES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2016 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOURA, F. S. . Curso de Iniciação Teatral. 2017. .

MOURA, F. S. . Formação continuada com professores da SEMED. 2016. .

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . Metodologias do Ensino da Arte. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MOURA, F. S. ; FARIAS, S. M. . Caminhão a Galope. 2019. Teatral.

MOURA, F. S. ; SOARES, A. J. ; SOUZA, T. M. . 1960. 2018. Teatral.

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . Jamais Fomos Modernos. 2018. Coreográfica.

MOURA, F. S. . in process: CURUMINS. 2017. Teatral.

MOURA, F. S. . Notas Sobre Ela. 2017. Coreográfica.

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . Brooklyn. 2016. Coreográfica.

MOURA, F. S. . Nem Tudo Aquilo que Você Sente no Fundo do Coração é Tão Real Quanto Parece. 2016. Teatral.

MOURA, F. S. ; PONTES, M. B. . O homem da Flor na Boca. 2015. Teatral.

MOURA, F. S. . Tragédia 015. 2015. Teatral.

MOURA, F. S. ; PONTES, M. B. . Baal. 2014. Teatral.

MOURA, F. S. . O Mala da Arte. 2014. Teatral.

MOURA, F. S. ; PONTES, M. B. . Pós. 2014. Teatral.

MOURA, F. S. . O Auto da Compadecida. 2013. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Problemas de Cognição Musical e suas interfaces com a cognição em Dança e Teatro, Descrição: À área de pesquisa da Cognição Musical estão associadas investigações dos processos mentais envolvidos na apreciação e recepção musical, nas atividades de composição, de execução, de aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em Música, entre outros assuntos. Como temas de pesquisa têm sidos abordados: os processos de memorização, a percepção musical, as representações mentais da música, o desenvolvimento do canto e de outras habilidades interpretativas, o talento musical, o stress relacionado à performance, entre outros. Estudos voltados para a compreensão de processos cognitivos associados a outras linguagens artísticas, como a Dança e o Teatro, também podem se valer dos saberes já construídos no campo da Música, não apenas pelo fato de a Cognição Musical ser uma área de estudo já bem consolidada, mas também por conta do caráter interdisciplinar existente entre as linguagens do Teatro, da Dança e da Música. Assim, esse projeto de pesquisa propõe o estabelecimento de interfaces entre as pesquisas do campo da Cognição Musical e os problemas, relacionados aos processos mentais envolvidos na produção, apreciação e aprendizagem/desenvolvimento em Dança e Teatro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fábio da Silva Moura - Integrante / Caroline Caregnato - Coordenador / Mateus Silva dos Santos - Integrante / Daniele Silva de Almeida - Integrante / Shaieny Guedes Pires - Integrante / Klaubert Cruz de Oliveira - Integrante / Izabel Matos da Silva Brasil - Integrante.

  • 2014 - 2015

    O Belo-Espaço: a influência do espaço na construção de um espetáculo teatral, Descrição: Pesquisa realizada durante realização do Programa de Iniciação Científica 2014/2015, sob orientação da Profª Ma. Amanda Ayres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio da Silva Moura - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio Jurupari - Troféu Resistência no Teatro Amazonense, Federação de Teatro do Amazonas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar no Curso de Teatro, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor Voluntário no Curso de Licenciatura em Teatro - Disciplina: Fundamentos do Ensino da Arte

  • 2017 - 2017

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar no Curso de Teatro, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor Voluntário no Curso de Licenciatura em Teatro - Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado IV.