Fábio da Silva Moura

Doutorando em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas - PPGLA/UEA (2019), Licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2016). Atua no campo da produção cultural no Amazonas, onde fundou a Rede Panorando Produções com a qual idealizou o "Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance" e o "Encontro Nacional de Hip Hop no Norte". Em 2018 recebeu uma menção honrosa do 13 Festival de Teatro da Amazônia, como referência a "Resistência no Teatro Amazonense". No campo científico, dedica-se na investigação sobre a cognição no campo das Artes, com ênfase nos temas: Epistemologia nas Artes, Ensino e Aprendizagem em Arte, Construção de conhecimento em Teatro, e Pedagogia Teatral.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes

2020 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O CONSTRUTIVISMO COMO PROPOSIÇÃO EPISTEMO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO EM TEATRO NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS CLÁUDIO SANTORO (MANAUS-AM),
Ricardo Carvalho de Figueiredo.

Mestrado em Letras e Artes

2017 - 2019

Universidade do Estado do Amazonas
Título: As Concepções Epistemológicas dos Docentes de Arte em Manaus,Ano de Obtenção: 2019
Caroline Caregnato.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Concepções Epistemológicas; Epistemologia do Docente de Arte; Ensino e Aprendizagem de Arte.

Graduação em Licenciatura em Teatro

2013 - 2016

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Análise de Aprendizagem: Observando a Própria Formação em Teatro com Bases em Correntes Pedagógicas e Epistemológicas
Orientador: Caroline Caregnato

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Laboratório de Prática e Pensamento. (Carga horária: 70h). , Clowns de Shakespeare, CDS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . 1º Laboratório de Produção Cultural. 2019. (Outro).

MOURA, F. S. . Jornada FLADEM - Brasil. 2018. (Outro).

MOURA, F. S. . II Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance. 2018. (Festival).

MOURA, F. S. . Festival Rio Hip Hop Kemp 2018. 2018. (Festival).

MOURA, F. S. . II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura. 2018. (Congresso).

MOURA, F. S. ; PASCOA, L. . V JORNADA CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E ARTES DA UEA. 2018. (Outro).

MOURA, F. S. . XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. 2018. (Congresso).

MOURA, F. S. . V Seminário Internacional de Música Ibero-americana. 2018. (Congresso).

MOURA, F. S. . I Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance. 2017. (Festival).

Annie Martins ; MOURA, F. S. . IV Mostra De Teatro UEA. 2015. (Outro).

Annie Martins ; MOURA, F. S. . V Mostra de Teatro Da UEA. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana de Teatro da UEA.Produção Teatral: Eixos Criativos e Perspectivas de Trabalho em Tempos de Crise. 2019. (Seminário).

II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura.HIP HOP E REGIONALISMO: a música Chama o Cara de Índio discutindo a ausência do pertencimento. 2018. (Seminário).

II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura.I FESTIVAL 5 MINUTOS EM CENA: CIRCO, DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE - um debate na pós-modernidade de Manaus. 2018. (Seminário).

II Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura.PRODUÇÃO CULTURAL EM MANAUS: A consciência política como elemento de transformação. 2018. (Seminário).

VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Cultura Hip Hop: um relato de experiência com oficinas de danças urbanas em Manaus. 2018. (Congresso).

VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Epistemologias e Cognição Musical: Algumas Implicações no processo de Construção do Conhecimento em Música. 2018. (Congresso).

V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana.?SULICÍDIO?: a ruptura da hegemonia do eixo RJ-SP no cenário do RAP Brasileiro. 2018. (Simpósio).

XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Cultura Hip Hop: um relato de experiência com oficinas de danças urbanas em Manaus. 2018. (Congresso).

XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Epistemologias e Cognição Musical: Algumas Implicações no processo de Construção do Conhecimento em Música. 2018. (Congresso).

IV Jornada Científica do programa de Pós-Graduação em Letras e Artes.A Epistemologia do Docente de Arte de Manaus. 2017. (Seminário).

IX Semana do Ensino de Teatro: cultura popular afro-ameríndia brasileira.Discutindo a Adequação da Perspectivas Empirista, Apriorista e Construtivista ao Ensino de Teatrp. 2017. (Simpósio).

IX Semana do Ensino do Teatro da UNIRIO.In Process: CURUMINS. 2017. (Outra).

IV Congresso Internacional de Arte-educadores. 2016. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Arte-educadores. Teorizando uma Experiência: uma prática entre Teatro e Comunidade em Manaus. 2016. (Congresso).

Seminário de Pesquisa em Teatro 1.Análise de Aprendizagem: Observando a Própria Formação em Teatro com Bases em Correntes Pedagógicas e Epistemológicas. 2016. (Seminário).

V Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extenção.O Belo-Espaço: as influências estéticas do espaço na construção de um espetáculo teatral. 2016. (Outra).

XXVI Congresso Nacional de Arte-educadores do Brasil - ConFaeb 2012ddd. Teorizando uma Experiência: uma prática entre Teatro e Comunidade em Manaus. 2016. (Congresso).

XXVI Congresso Nacional de Arte-educadores do Brasil - ConFaeb 2012ddd. 2016. (Congresso).

Feira das profissões - BRADESCO. O profissinal do Teatro. 2015. (Feira).

I Seminário da Região Norte: educação, arte e intercultura.Uma experiência estética: os impactos sensíveis com a realidade da ESAT/UEA.. 2015. (Seminário).

I Seminário da Região Norte: educação, arte e intercultura. 2015. (Seminário).

I Seminário de Estágio Curricular em Teatro.Experiências com Teatro-educação no ensino fundamental II. 2015. (Seminário).

I Simpósio Diálogos e Reflexões Sobre a Arte Educação no Amazonas. 2015. (Simpósio).

Lançamento do livro "A cena e o Sonho". 2015. (Encontro).

Mostra Semestral de Teatro 2015/1.Apresentação de Trabalho - Baal. 2015. (Outra).

Oficina de Jogos Teatrais no contexto Amazônico.Jogos Teatrais em diálogo com Monteiro Lobato. 2013. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

MOURA, F. S.; AFONSO, A. M.. Gestão dos Espaços Teatrais do Centro da Cidade de Manaus. 2019. Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CAROLINE CAREGNATO

CAREGNATO, C.; SANTOS, E. A.; NASCIMENTO, M. E.. As concepções epistemológicas dos docentes de Arte de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

CAROLINE CAREGNATO

CAREGNATO, C.; SANTOS, E. A.; NASCIMENTO, M. E.. A epistemologia dos docentes de Artes de Manaus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

CAROLINE CAREGNATO

CAREGNATO, C.; SANTOS, E. A.; NASCIMENTO, M. E.. Análise de aprendizagem: observando a própria formação em teatro com base em correntes pedagógicas e epistemológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Eneila Almeida dos Santos

NASCIMENTO, M. E.;SANTOS, E. A.. Análise da Aprendizagem: observando a própria formação em teatro com base em correntes pedagógicas e epistemológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Maria Evany do Nascimento

NASCIMENTO, M. E.. As concepções epistemológicas dos docentes de Arte de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LESTRAS E ARTES) - Universidade do Estado do Amazonas.

Maria Evany do Nascimento

NASCIMENTO, M. E.. A epistemologia dos docentes de Arte de Manaus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS E ARTES) - Universidade do Estado do Amazonas.

Maria Evany do Nascimento

NASCIMENTO, M. E.. Análise De Aprendizagem: Observando A Própria Formação Em Teatro Com Base Em Correntes Pedagógicas E Epistemológicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fábio da Silva Moura

O BELO-ESPAÇO: AS INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História do Teatro Brasileiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: Tópicos De Práticas educativas Integradas I; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História Do Teatro Mundial; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amanda Aguiar Ayres

O BELO-ESPAÇO: AS INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Amanda Aguiar Ayres;

Amanda Aguiar Ayres

O Belo-Espaço: As influências estéticas do espaço na construção de um espetáculo teatral; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Amanda Aguiar Ayres;

Fábio da Silva Moura

O BELO-ESPAÇO: AS INFLUÊNCIAS ESTÉTICAS DO ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História do Teatro Brasileiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: Tópicos De Práticas educativas Integradas I; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

Fábio da Silva Moura

MONITORIA: História Do Teatro Mundial; 2014; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio da Silva Moura;

CAROLINE CAREGNATO

As concepções epistemológicas dos docentes de Arte de Manaus; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Caroline Caregnato;

CAROLINE CAREGNATO

Análise de aprendizagem: observando a própria formação em teatro com base em correntes pedagógicas e epistemológicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Caroline Caregnato;

Ricardo Carvalho de Figueiredo

O CONSTRUTIVISMO COMO PROPOSIÇÃO EPISTEMO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO EM TEATRO NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS CLÁUDIO SANTORO (MANAUS-AM); Início: 2020; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOURA, F. S. ; CAREGNATO, C. . Um diálogo entre epistemologia, educação e pedagogia teatral. OUVIROUVER (ONLINE) , v. 15, p. 482-496, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOURA, F. S. . Curso de Iniciação Teatral. 2017. .

MOURA, F. S. . Formação continuada com professores da SEMED. 2016. .

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . Metodologias do Ensino da Arte. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MOURA, F. S. ; FARIAS, S. M. . Caminhão a Galope. 2019. Teatral.

MOURA, F. S. ; SOARES, A. J. ; SOUZA, T. M. . 1960. 2018. Teatral.

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . Jamais Fomos Modernos. 2018. Coreográfica.

MOURA, F. S. . in process: CURUMINS. 2017. Teatral.

MOURA, F. S. . Notas Sobre Ela. 2017. Coreográfica.

MOURA, F. S. ; SOUZA, T. M. . Brooklyn. 2016. Coreográfica.

MOURA, F. S. . Nem Tudo Aquilo que Você Sente no Fundo do Coração é Tão Real Quanto Parece. 2016. Teatral.

MOURA, F. S. ; PONTES, M. B. . O homem da Flor na Boca. 2015. Teatral.

MOURA, F. S. . Tragédia 015. 2015. Teatral.

MOURA, F. S. ; PONTES, M. B. . Baal. 2014. Teatral.

MOURA, F. S. . O Mala da Arte. 2014. Teatral.

MOURA, F. S. ; PONTES, M. B. . Pós. 2014. Teatral.

MOURA, F. S. . O Auto da Compadecida. 2013. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Problemas de Cognição Musical e suas interfaces com a cognição em Dança e Teatro, Descrição: À área de pesquisa da Cognição Musical estão associadas investigações dos processos mentais envolvidos na apreciação e recepção musical, nas atividades de composição, de execução, de aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em Música, entre outros assuntos. Como temas de pesquisa têm sidos abordados: os processos de memorização, a percepção musical, as representações mentais da música, o desenvolvimento do canto e de outras habilidades interpretativas, o talento musical, o stress relacionado à performance, entre outros. Estudos voltados para a compreensão de processos cognitivos associados a outras linguagens artísticas, como a Dança e o Teatro, também podem se valer dos saberes já construídos no campo da Música, não apenas pelo fato de a Cognição Musical ser uma área de estudo já bem consolidada, mas também por conta do caráter interdisciplinar existente entre as linguagens do Teatro, da Dança e da Música. Assim, esse projeto de pesquisa propõe o estabelecimento de interfaces entre as pesquisas do campo da Cognição Musical e os problemas, relacionados aos processos mentais envolvidos na produção, apreciação e aprendizagem/desenvolvimento em Dança e Teatro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fábio da Silva Moura - Integrante / Caroline Caregnato - Coordenador / Mateus Silva dos Santos - Integrante / Daniele Silva de Almeida - Integrante / Shaieny Guedes Pires - Integrante / Klaubert Cruz de Oliveira - Integrante / Izabel Matos da Silva Brasil - Integrante.

  • 2014 - 2015

    O Belo-Espaço: a influência do espaço na construção de um espetáculo teatral, Descrição: Pesquisa realizada durante realização do Programa de Iniciação Científica 2014/2015, sob orientação da Profª Ma. Amanda Ayres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio da Silva Moura - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio Jurupari - Troféu Resistência no Teatro Amazonense, Federação de Teatro do Amazonas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar no Curso de Teatro, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Voluntário no Curso de Licenciatura em Teatro - Disciplina: Fundamentos do Ensino da Arte

2017 - 2017

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar no Curso de Teatro, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Voluntário no Curso de Licenciatura em Teatro - Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado IV.