Lorena Amaral de Alencar Castro

Acadêmica de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser; Diretora Cultural da Associação dos Estudantes de Medicina de Goiás (AEMED-GO) (2018); Presidente Fundadora da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Alfredo Nasser (2015-Atual); Secretária Geral Fundadora da Liga Acadêmica de Neurociências da Faculdade Alfredo Nasser (2015-Atual).

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2014 - Atual

Faculdades Alfredo Nasser

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima

Formação complementar

2018 -

Extensão universitária em Curso de Ética Médica. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás, CREMEGO, Brasil.

2017 - 2017

Curso Básico de Suturas. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Organização de eventos

CASTRO, L. A. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. R. ; TROIAN, R.F ; NAVES, W.N. ; SCHWAM JUNIOR, J. G. . 1ª Jornada da Liga de Neurociências-II Curso Introdutório da Liga de Neurociências. 2018. (Outro).

CASTRO, L. A. A. ; NAVES, W.N. ; TROIAN, R. F. . I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Neurociências. 2017. (Outro).

FREITAS, C. C. ; CASTRO, L. A. A. ; BASILIO, U. U. . Outubro Rosa 1ª Jornada de Ligas Acadêmicas UNIFAN. 2017. (Outro).

CASTRO, L. A. A. ; MENEZES, K. R. L. . 1º Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Alfredo Nasser. 2017. (Outro).

CASTRO, L. A. A. ; BASILIO, U. U. ; SOUTO, L.C.R . 1º Simpósio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Alfredo Nasser. 2016. (Outro).

Participação em eventos

1ª Jornada da Liga de Neurociências e 2º Curso Introdutório.Comissão Organizadora. 2018. (Outra).

1º Encontro Científico de Residentes de Ginecologia e Obstetrícia e Acadêmicos de Medicina de Goiás. 2018. (Encontro).

Educação Continuada sobre Hemorragia Pós Parto- Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. 2018. (Seminário).

1º Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia.Comissão Organizadora. 2017. (Outra).

1º Curso Introdutório da Liga de Neurociências.Comissão Organizadora. 2017. (Outra).

42ª JORNADA GOIANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA e do 6º CONGRESSO GOIANO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA,. 2017. (Congresso).

II Congresso Goiano de Escolas Médicas e I Congresso Goiano de Estudantes de Medicina. 2017. (Congresso).

II SIMPÓSIO GOIANO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE. 2017. (Simpósio).

MOCCA - MOVIMENTO CIENTÍFICO CULTURAL DE APARECIDA - 15ª EDIÇÃO.Campanha Educacional contra a Sífilis. 2017. (Outra).

Projeto Quilombola.Monitor na Campanha Educativa - Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero. 2017. (Oficina).

V Jornada Goiana do Sistema Digestivo. 2017. (Outra).

XVI Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina UFG-GO.Atendimento à Comunidade e orientações sobre Violência Contra Mulher. 2017. (Encontro).

XXIX Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina e VIII Congresso Goiano de Ética Médica.Vivência em Obstetrícia. 2017. (Oficina).

XXIX Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina e VIII Congresso Goiano de Ética Médica,. RELATO DE CASO: DOR PÉLVICA CRÔNICA EM PACIENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL, HÁ UMA RELAÇÃO?. 2017. (Congresso).

14º MOVIMENTO CIENTÍFICO CULTURAL DE APARECIDA - MOCCA.Coleta de Exames Citopatológico do Colo Uterino na Comunidade. 2016. (Oficina).

1º Simpósio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Alfredo Nasser (LAGOFAN).Organização do Evento. 2016. (Simpósio).

I Jornada Goiana de Neuropsiquiatria. 2016. (Outra).

IV Jornada Goiana do Sistema Digestivo. 2016. (Outra).

JORNADA CIENTÍFICA ICS 2016. 2016. (Outra).

Oficina "Saúde da Mulher".Monitora. 2016. (Oficina).

V SEMINÁRIO PESQUISAR. 2016. (Seminário).

XXVIII Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina e VII Congresso Goiano de Ética Médica. 2016. (Congresso).

13º Movimento Científico Cultural de Aparecida.Palestra para a comunidade sobre INFLUENZA (Campanha Educativa). 2015. (Outra).

III Jornada Goiana de Ligas Acadêmicas do Aparelho Digestivo O. 2015. (Outra).

III Simpósio da Liga de Obstetrícia e Saúde da Mulher UFG. 2015. (Simpósio).

V Mostra Parceria Ensino-Serviço-Comunidade (V MOPESCO). "Dinâmica sobre Influenza Para Conscientização da Comunidade". 2015. (Congresso).

Foi orientado por

Rodrigo da Silva Santos

Caracterização estrutural in silico de vias de regulação gênica do patógeno humano Trichophyton rubrum; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - União das Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Rodrigo da Silva Santos;

Leila Medeiros Melo

Dinâmica sobre Influenza para a conscientização da comunidade; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Leila Medeiros Melo;

Produções bibliográficas

  • CASTRO, L. A. A. ; MENEZES, K. R. L. . RELATO DE CASO: DOR PÉLVICA CRÔNICA EM PACIENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL, HÁ UMA RELAÇÃO?. Revista de Patologia Tropical, Goiânia, p. 1 - 126, 20 set. 2017.

  • CASTRO, L. A. A. ; BASILIO, U. U. . 'A Importância da Promoção do Conhecimento da Realização do Exame Citopatológico do Colo Uterino para a comunidade feminina'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, L. A. A. ; TROIAN, R.F ; OLIVEIRA JUNIOR, J. R. . Hérnia de Disco causando síndrome de Brown-Sequard like.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, L. A. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. R. ; TROIAN, R. F. ; NAVES, W.N. . 'Evolução do Teste do Desenho em Paciente com Alzheimer: Relato de Caso'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, A. C. A. C. ; CASTRO, L. A. A. . A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA PREVENÇÃO DA POLIFARMÁCIA EM IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, L. A. A. . RELATO DE CASO: DOR PÉLVICA CRÔNICA EM PACIENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL, HÁ UMA RELAÇÃO?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, L. A. A. ; TROIAN, R. F. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. R. ; SCHWAM JUNIOR, J. G. . Prosopagnosia em Decorrência de uma Demência: Relato de Caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, L. A. A. ; BASILIO, U. U. . DINÂMICA SOBRE INFLUENZA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, L. A. A. ; COSTA, A. C. A. C. . A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA PREVENÇÃO DA POLIFARMÁCIA EM IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Goiânia: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - Universidade Federal de Goiás, 2017 (Revista de Patologia Tropical).

Prêmios

2017

2º Colocado no XVI Encontro de Ligas Acadêmicas com o Projeto Violência Contra Mulher: Quebrando o silêncio, UFG-GO.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Faculdades Alfredo Nasser

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Alfredo Nasser

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente Fundadora, Carga horária: 4

Outras informações:
A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Alfredo Nasser (LAGOFAN), é uma entidade educacional, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e criada a partir da iniciativa de acadêmicos do Curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser, cujo funcionamento se baseia nos seguintes pilares: Ginecologia e Obstetrícia. A LAGOFAN está pautada também nos três princípios de uma Liga Acadêmica: Ensino, Pesquisa e Extensão. Nosso encontros acontecem semanalmente e proporciona aos seus integrantes um maior contato teórico e prático com pacientes e procedimentos ginecológico-obstétricos, estimulando e promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão nos serviços de saúde da mulher (Realização de Exames Preventivos e Palestras para a comunidade). Assim, nosso objetivo é promover estratégias que envolvam a promoção de saúde na comunidade na área da Saúde da Mulher diminuindo as incidências e prevalências de morbidades relacionadas a doenças ginecológicas.

2015 - Atual

Liga Neurociências

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Secretária Geral

Outras informações:
A Liga Acadêmica de Neurociências foi fundada em 2015 pelos acadêmicos de medicina da UNIFAN, iniciando suas atividades no mesmo ano, sob a coordenação do Prof. Dr Wander Nasser Naves e Dr. José Guilherme Schawnm. A liga tem o objetivo de colocar o estudante em contato com a realidade da profissão e aprimorar sua formação médica através de três aspectos: Ensino: Organização de grupos de estudo, palestras, cursos, jornadas, encontros e similares, com novas abordagens didático-pedagógicas, que facilitem o aprendizado do aluno. Pesquisa: Inserção dos alunos nas linhas de pesquisas do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, com apresentação dos trabalhos em eventos científicos e publicações. Extensão: Promover e conduzir o contato dos alunos com os pacientes das enfermarias e dos ambulatórios, iniciando a prática da profissão.

2018 - Atual

Associação dos Estudantes de Medicina de Goiás

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora Cultural, Carga horária: 4