Luana Mendonça Pinto Rocha

Jornalista, divulgadora de ciência e pesquisadora. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio IBICT-UFRJ, com especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz e graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atual bolsista de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e integrante do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc), coordenado por Sarita Albagli (PPGCI/IBICT-UFRJ). Foi bolsista do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida da Fiocruz, através do Programa Treinamento e Capacitação Técnica da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), integrando o projeto "Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência", liderado por Luisa Medeiros Massarani (Fiocruz). Interesses de pesquisa: ciência aberta, ciência cidadã e inovação cidadã; comunicação pública da ciência e engajamento público com a ciência; jornalismo científico.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Informação

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira.,Ano de Obtenção: 2019
Sarita Albagli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ciência cidadã; ciência aberta; educação científica; engajamento público na ciência.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Outros / Área: Divulgação Científica. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

2015 - 2016

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Instituições de Divulgação Científica no Facebook: como Jardim Botânico, Mast, MCV e Planetário dialogam com o público por esta rede social
Orientador: Marina Ramalho e Silva

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2000 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Audiovisual in Foco: o site do incentivo ao audiovisual
Orientador: Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Museus e mídia digital. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Museologia - 2a Região, COREM 2R, Brasil.

2015 - 2015

Ciência cidadã - Bruce Lewenstein. (Carga horária: 15h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Planejamento em Mídias Sociais. (Carga horária: 32h). , Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Plano de Marketing e Comunicação. (Carga horária: 32h). , Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 42h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Ciência da Informação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Divulgação Científica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Avistar - XIII Encontro Brasileiro de Observação de Aves. 2018. (Encontro).

Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência. 2018. (Encontro).

Seminário de Ferramentas e Práticas em Humanidades Digitais. 2018. (Seminário).

The Latin American and Caribbean Scientific Data Management Workshop. 2018. (Outra).

I Simpósio Internacional Network Science. 2017. (Simpósio).

Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.Instituições de Divulgação Científica no Facebook: como Jardim Botânico, Mast, MCV e Planetário dialogam com o público por esta rede social. 2016. (Encontro).

I FÓRUM SOBRE MEDIAÇÃO EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

SARITA ALBAGLI

ALBAGLI, S.; VELHO, Léa Maria Leme Strini; FORNAZIN, M.. Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SARITA ALBAGLI

ALBAGLI, S.; VELHO, Léa Maria Leme Strini; FORNAZIN, M.. Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Fornazin

ALBAGLI, S.; VELHO, L. M. L. S.;Marcelo Fornazin. Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Fornazin

ALBAGLI, S.; VELHO, L. M. L. S.;FORNAZIN, M.. Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SARITA ALBAGLI

Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sarita Albagli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MASSARANI, LUISA ; CHAGAS, CATARINA ; ROCHA, LUANA ; ROWE, SHAWN ; FONTANETTO, RENATA . Children?s Protagonism in a Science Exhibition: an Exploratory Study of an Exhibition in Rio de Janeiro (Brazil). Research in Science Education , v. 49, p. 1-18, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Tecnologias sociais e ciência cidadã frente à Covid-19, Descrição: Desenvolver ações que contribuam para identificar e divulgar iniciativas cidadãs de enfrentamento da pandemia Covid-19 e de suas implicações sociais e econômicas, incluindo abordagens tais como ciência cidadã; inovação cidadã e práticas cidadãs inovadoras; tecnologias abertas e sociais; redes comunitárias. O objetivo é contribuir para dar visibilidade, facilitar a conectividade e identificar possíveis ações e políticas de suporte a essas iniciativas. Ainda que o foco recaia em experiências no Brasil, iniciativas no exterior que sejam demonstrativas de replicação, adaptação e aprendizado no país serão também consideradas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Mendonça Pinto Rocha - Integrante / Sarita Albagli - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Componente Ciência Cidadã do Projeto Cabeceiras - Tecnologia para Gestão da Bacia do Alto Paraguai, Descrição: Este componente propõe a experimentação de metodologias e ferramentas de Ciência Cidadã, visando à geração de dados e informações que contribuam para os objetivos de conservação e gestão de áreas de nascente dos principais tributários da Bacia do Alto Paraguai, que têm repercussão sobre a dinâmica hídrica do bioma Pantanal. Subsidiariamente, o componente deverá resultar também no desenvolvimento de aprendizado e capacitação, bem como no estabelecimento de infraestruturas que permitam desdobramentos futuros, pelo IBICT e parceiros, para o apoio de iniciativas, no país, com essa abordagem, em diferentes áreas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Mendonça Pinto Rocha - Integrante / Sarita Albagli - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira, Descrição: O projeto consiste em um estudo exploratório sobre a percepção de cientistas profissionais brasileiros envolvidos em iniciativas de ciência cidadã a respeito dessa abordagem, suas possibilidades e seus limites, particularmente de que forma e com que protocolos as contribuições de não cientistas são usadas nessas iniciativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Mendonça Pinto Rocha - Coordenador / Sarita Albagli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos fazem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investigação serão desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educação não-formal. Este projeto reúne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ciência e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Mendonça Pinto Rocha - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Carla Almeida - Integrante / Luis Amorim - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Shawn Rowe - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa

    Outras informações:
    Pesquisa e desenvolvimento de tecnologia informacional para gestão da Bacia do Alto Paraguai, projeto da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA)

    Atividades

    • 11/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Brasileiro de Informação em Ciencia e Tecnologia, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

  • 2017 - 2019

    Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2017

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica

    Outras informações:
    Bolsista do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida da Fiocruz, através do Programa Treinamento e Capacitação Técnica da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), integrando o projeto "Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência", liderado por Luisa Medeiros Massarani.

  • 2015 - 2017

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Treinamento e Capacitação Técnica alocada no projeto de pesquisa "Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto da exposição de ciência Floresta dos Sentidos, destinada ao público infantil", parte do projeto "Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência", coordenador por Luisa Medeiros Massarani, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Este projeto visa ao desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos fazem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fiocruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investigação serão desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educação não-formal. Este projeto reúne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ciência e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe.

  • 2014 - 2014

    Movimento Down

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades principais: - Elaboração de estratégia e produção de conteúdo digital (portal, redes sociais e boletim digital) do Movimento Down ? instituição de difusão de informação sobre síndrome de Down; - Apoio ao monitoramento das redes sociais da instituição.

  • 2014 - 2015

    Revista Portos e Navios

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 0

  • 2008 - 2012

    Belém Com

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades principais: - Assessoria de imprensa na área de cultura, gastronomia (produção de releases e relacionamento com jornalistas). Clientes: Revista de História da Biblioteca Nacional, Rede Cinemark, chef e restaurante Roberta Sudbrack, Academia da Cachaça, entre outros.