Fabrizio Uechi

Doutorando e Mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo, bacharel e licenciado em Letras pela Universidade de São Paulo e bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro do grupo de pesquisa "Colonialismo e Pós-colonialismo em Português", coordenado pela Profa. Dra. Aparecida de Fátima Bueno, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP, e do grupo de estudos "Feminismos", coordenado pela Profa. Dra. Tessa Moura Lacerda, do Departamento de Filosofia da USP. Tem experiência nas áreas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa, nos seguintes temas: José Saramago, Jacques Rancière, Isabela Figueiredo, literatura, democracia, gênero.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras (Literatura Portuguesa)

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: A questão da representação do gênero feminino na literatura, a partir da análise comparativa entre "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, e "A gorda", de Isabela Figueiredo,
Aparecida de Fátima Bueno. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Saramago; Figueiredo; Representatividade; Gênero.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.

Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)

2016 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: A democracia no "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago: a igualdade como pressuposto na literatura e na política,Ano de Obtenção: 2018
Aparecida de Fátima Bueno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: José Saramago; Democracia; Jacques Rancière.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.

Graduação em Licenciatura - Português

2014 - 2018

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras

2010 - 2015

Universidade de São Paulo

Graduação em Direito

2005 - 2009

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: A proibição do incesto - o impedimento do monstro no direito de família brasileiro
Orientador: José de Resende Junior e Orlando Villas Bôas Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Gramática para preparadores e revisores de texto. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2019 - 2019

Matrizes do pensamento contemporâneo: arte, subjetividade e política. (Carga horária: 12h). , Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo, CPFSECSP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Preparação Pedagógica PAE. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

Acervo José Saramago. (Carga horária: 30h). , Biblioteca Nacional de Portugal, BNP, Portugal.

2011 - 2011

Identidade e Experiência no romance de Proust: Em Busca do Tempo Perdido. (Carga horária: 10h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"Valter Hugo Mãe, herdeiro de José Saramago?" com Dr. Jean Pierre Chauvin (USP). 2019. (Outra).

Encontro com Mia Couto: o que os livros me deram. 2019. (Encontro).

I Seminário do Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português (USP).Considerações sobre a invisibilidade política da mulher na modernidade, a partir d. 2019. (Seminário).

I Seminário do Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português (USP). 2019. (Seminário).

Perspectivas Políticas sobre Identidades Asiáticas - NUMAS/USP. 2019. (Seminário).

XIX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.Breves considerações sobre identidade de gênero em "A gorda" de Isabela Figueiredo. 2019. (Encontro).

II Seminário de Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Educação - CBL.A representatividade da voz feminina no Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. 2018. (Seminário).

VI Jornadas de Literatura Portuguesa (USP) - Para Uma História Não Oficial de Camões:.O que tinha Camões a dizer no tempo da Ditadura?. 2018. (Seminário).

I Mostra de Pesquisas em Literatura e Crítica Literária PUCSP.José Saramago: Literatura e Transformação social, escritor cidadão e compromisso político. 2017. (Seminário).

Isabela Figueiredo na USP. 2017. (Encontro).

XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. A cegueira branca como doença: mecanismos de suspensão da democracia em "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago. 2017. (Congresso).

Diálogos e Proposições para uma Política Institucional de Combate às Violências de de Promoção do Direito á Diversidade Sexual e de Gênero (UNIFESP). 2016. (Seminário).

II Ciclo de Seminários de Licenciatura em Letras (USP) - "Oralidade e tecnologias digitais em sala de aula". 2016. (Seminário).

IV Jornada de Literatura Portuguesa.O tema da democracia moderna no "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago. 2016. (Outra).

Seminário "Programa Mais Cultura nas Escolas" - Resultados e Perspectivas. 2016. (Seminário).

XX Mostra de Pós-Graduação em Letras.Um conceito de democracia em José Saramago: análise de quatro conferências. 2016. (Outra).

Seminário Internacional 70 Anos de "A Rosa do Povo". 2015. (Seminário).

"A voz do escritor - Poesia brasileira contemporânea", encontro entre os escritores Waldo Motta e Ricardo Aleixo na USP. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lílian Jacoto

BUENO, Aparecida de Fátima; GOBBI, M.; NATALI, M. P.;JACOTO, L.. A democracia no "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Marcos Piason Natali

BUENO, A. F.; JACOTO, L.;Natali, Marcos Piason. "A democracia no Ensaio sobre a cegueira de José Saramago: a igualdade como pressuposto na literatura e na política". 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Orlando Villas Boas Filho

REZENDE, J.; ALVIM, M.;VILLAS BÔAS FILHO, O.. A proibição do incesto - o impedimento do monstro no direito de família brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aparecida de Fátima Bueno

UECHI, F.;BUENO, Aparecida de Fátima.; GOBBI, Márcia Valéria Zamboni; NATALI, M. P.; JACOTO, L.. A democracia no Ensaio sobre a cegueira de José Saramago: a igualdade como pressuposto na literatura e na política. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Márcia Cristina de Souza Alvim

ALVIM, Marcia Cristina de Souza; RESENDE Junior, José de; GONCALVES, Marcos P. Mello. A Proibição do Incesto: o Impedimento so Monstro no Direito de Família Brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José de Resende Júnior

A proibição do incesto: o impedimento do monstro no direito da família brasileiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: José de Resende Júnior;

Aparecida de Fátima Bueno

A questão da representação do gênero feminino na literatura, a partir da análise comparativa do Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago e A gorda, de Isabela Figueiredo; Início: 2019; Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Aparecida de Fátima Bueno

A democracia no Ensaio sobre a cegueira de José Saramago: a igualdade como pressuposto na literatura e na política; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aparecida de Fatima Bueno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • UECHI, Fabrizio . Pensar a democracia no Ensaio sobre a cegueira de José Saramago. REVISTA CRIOULA (USP) , p. 90-101, 2018.

  • UECHI, Fabrizio . A cegueira branca como doença: mecanismos de suspensão da democracia em 'Ensaio sobre a cegueira', de José Saramago. In: XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2017, Curitiba. Anais do XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP: ensino e pesquisa da literatura portuguesa no Brasil e no Mundo. Curitiba: ABRAPLIP, 2017. v. 1. p. 518-523.

  • UECHI, Fabrizio . Considerações sobre a invisibilidade política da mulher na modernidade, a partir d. In: I Seminário do Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português (USP), 2019, Sao Paulo [SP]. Caderno de Resumos, 2019. v. 1. p. 25-25.

  • UECHI, Fabrizio . Um conceito de democracia em José Saramago: análise de quatro conferências. In: XX Mostra de Pós-graduação em Letras - Língua e Literatura: entre Linguagens, 2016, São Paulo. Língua e Literatura: Entre Linguagens, 2016. v. 1. p. 73-73.

  • UECHI, Fabrizio . O tema da democracia moderna no 'Ensaio sobre a cegueira' de José Saramago. In: IV Jornada de Literartura Portuguesa: A pesquisa em Literatura Portuguesa - USP, 2016, São Paulo. Caderno de Resumos da IV Jornadas de Literatura Portuguesa: A Pesquisa em Literatura Portuguesa, 2016. v. 1. p. 37-39.

  • UECHI, Fabrizio . Considerações sobre a invisibilidade política da mulher na modernidade, a partir d. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • UECHI, Fabrizio . A representatividade da voz feminina no Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • UECHI, Fabrizio . O que tinha Camões a dizer no tempo da Ditadura?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • UECHI, F. . O 'Ensaio sobre a cegueira' de José Saramago e a questão da democracia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • UECHI, Fabrizio . A cegueira branca como doença: mecanismos de suspensão da democracia em 'Ensaio sobre a cegueira', de José Saramago. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • UECHI, Fabrizio . O tema da democracia moderna no 'Ensaio sobre a cegueira' de José Saramago. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • UECHI, F. ; UECHI, Fabrizio . José Saramago: Literatura e Transformação social, escritor cidadão e compromisso político. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • UECHI, Fabrizio . Um conceito de democracia em José Saramago: análise de quatro conferências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • UECHI, Fabrizio ; UECHI, F. . Pensando a igualdade a partir do filme 'Ensaio sobre a cegueira'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • UECHI, Fabrizio ; UECHI, F. . O texto dissertativo-argumentativo no vestibular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • UECHI, Fabrizio . A proibição do incesto - o impedimento do monstro no direito de família brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • UECHI, F. . Obediência aos princípios do contraditório e da ampla defesa no desfazimento do processo licitatório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Democracia em José Saramago, Descrição: Nesta pesquisa, analisa-se a democracia enquanto elemento estruturante e como tema na obra de José Saramago, escritor português que ficou conhecido pela qualidade estética de sua literatura, como também pela participação ativa em debates políticos. São analisados principalmente os romances "Ensaio sobre a cegueira" e "Ensaio sobre a lucidez", além de conferências e textos jornalísticos em que Saramago trabalhou diretamente o tema democrático. Para a realização da análise, é considerado o conceito de "partilha do sensível" (partage du sensible) de Jacques Rancière, além de "Estado de exceção" de Giorgio Agamben.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabrizio Uechi - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Colonialismo e Pós-colonialismo em Português, Descrição: O Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português, criado em 2016, reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que investigam questões relacionadas à literatura e à cultura dos países de língua portuguesa. Além de reuniões periódicas para discussão de textos teóricos e artísticos, o grupo promove seminários e atividades com a participação de convidados externos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fabrizio Uechi - Coordenador / Edimara Lisboa - Integrante / Aparecida de Fátima Bueno - Integrante / José CArvalho Vanzelli - Integrante / Márcio Aurélio Reccia - Integrante / Carolina Catarina Medeiros de SOuza - Integrante / Alex de Araujo Neiva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. , Avenida Professor Lineu Prestes, Butantã, 05508000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55624108

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa de doutoramento.

  • 2019 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio na disciplina Introdução aos Estudos Literários II (FLT0124), do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, e sob supervisão do Prof. Dr. Marcos Piason Natali.

  • 2016 - 2018

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa de mestrado financiada pela CAPES, sob o título: A democracia no "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago: a igualdade como pressuposto na literatura e na política.

  • 2017 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio realizado na disciplina Literatura Portuguesa II, sob supervisão do Prof. Dr. Helder Garmes. O estágio é vinculado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

  • 2017 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio informal realizado na disciplina Literatura Portuguesa III (DLCV/FFLCH/USP), sob supervisão da Profa. Dra. Aparecida de Fátima Bueno.

  • 2012 - 2012

    Fundação Faculdade de Medicina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar em pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação no projeto denominado "Integração de Competências no Desenvolvimento da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas". Convênio n. 07/2010, celebrado entre a União, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e desenvolvido pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, em parceria com a Faculdade de Direito da USP.

  • 2011 - 2015

    Rede Emancipa de Educação Popular

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Preparar e reger aulas de literatura portuguesa e literatura brasileira, gramática normativa e produção de textos.

  • 2019 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa de doutoramento.

  • 2016 - 2018

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa de mestrado financiada pelo CAPES, sob o título: A democracia moderna no "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago.