Sergio Macedo Pires

Possui Doutorado em Artes Musicais, na área de Regência Coral pela Boston University (2007), Mestrado em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (1994) e Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1989). É professor adjunto da Escola de Música da UFRJ, onde leciona Regência Coral e Canto Coral na graduação e seminários em musicologia na Pós-Graduação. Regente do Coro de Câmara da UFRJ e Co-diretor do Coro Sinfônico da UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Artes Musicais

2001 - 2007

Boston University
Título: Sources, Style and Context for the Te Deum of José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746?-1805): a critical edition
Orientador: Andrew Shenton
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: música colonial mineira; Lobo de Mesquita; Te Deum; Edição crítica; José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Música

1991 - 1994

Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário
José Maria Neves.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita; música colonial mineira.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Licencaitura em Educação Artística

1986 - 1989

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2008 - 2008

National Condsuctor's Symposium. (Carga horária: 35h). , Vancouver Chamber Choir.

2002 - 2002

VI Simpósio Mundial de Música Coral. (Carga horária: 40h). , International Federation for Choral Music.

2000 - 2000

1º Curso de Regência Coral. (Carga horária: 35h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2000 - 2000

VI Curso Internacional de Regência Coral. (Carga horária: 24h). , Oficina Coral do Rio de Janeiro.

1999 - 1999

V Curso Internacional de Regência Coral. (Carga horária: 24h). , Oficina Coral do Rio de Janeiro.

1998 - 1998

IV Curso Internacional do Rio de Janeiro. (Carga horária: 24h). , Oficina Coral do Rio de Janeiro.

1997 - 1997

III Curso Internacional de Regência Coral. (Carga horária: 24h). , Oficina Coral do Rio de Janeiro.

1995 - 1995

I Curso Internacional de Regência Coral. (Carga horária: 30h). , Oficina Coral do Rio de Janeiro.

1990 - 1993

Regêncai Coral. (Carga horária: 240h). , Seminarios de Musica Pro-Arte.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

Participação em eventos

XXXI Joranda Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.A edição crítica do Te Deum em Ré Maior de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. 2009. (Outra).

XXXI Jornada Giulio Massaarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Apostila de Repertório Coral para alunos do Bacharelado em Regência Coral da EM-UFRJ. 2009. (Outra).

Painel da Música Coral Brasileira.Música coral brasileira no período colonial. 2007. (Simpósio).

7º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.A edição crítica do Te Deum mais conhecido de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. 2007. (Outra).

VI Simpósio Mundial de Música Coral. 2002. (Simpósio).

V Simpósio Latino-Americano de Musicologia. 2001. (Simpósio).

A Múisca no Brasil Colonial.Considerações sobre a Interpretação do Repertório Brasileiro Colonial Setecentista. 2001. (Outra).

IV Encontro de Musicologia Histórica. 2000. (Simpósio).

2º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.Fontes e critérios para a escolha de andamentos na interpretação da música sacra mineira produzida entre ca. 1770 e ca. 1810. 2000. (Outra).

Convenção Internacional de Regentes de Coros. 1999. (Congresso).

IX Encontro Anual da ANPPOM. 1996. (Congresso).

X Painel de Regência Coral Funarte/Ibac.Repertório coral no período colonial: o moteto Surrexit Dominus Vere de Manoel Dias de Oliveira. 1993. (Outra).

I Seminário de Pesquisa em Música. 1991. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Luciano Cintra Silveira

ULHÔA, M. T.;PIRES, Sérgio; FIGUEIREDO. Bajulans: Ontem e Hoje. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Priscila Pereira Lutz

Concepções e Desafios da Música na Educação Infantil: da formação profissional à prática pedagógica; ; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Heliana Farah

Canto lírico: primazia da técnica ou da estética; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Cyro Mauricio Delvizio

Augustin Barrios e o Brasil: um resgate histórico sobre sua interação com o meio artístico brasileiro; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thiago Tavares da Silva e Denílson Thomaz Cavalleiro

Apostila de repertório coral; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pró-Reitoria de Graduação - UFRJ; (Orientador);

Leonardo Pinto Correia

A edição crítica do Te Deum em Ré Maior de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746?-1805); 2009; Orientação de outra natureza; (Música) - Pró-Reitoria de Graduação - UFRJ, Pró-Reitoria de Graduação - UFRJ; Orientador: Sergio Macedo Pires;

Produções bibliográficas

  • PIRES, Sérgio . A edição crítica do Te Deum mais conhecido de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. In: 7º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais do 7º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2007.

  • PIRES, Sérgio . Fontes e critérios para a escolha de andamentos na interpretação da música sacra mineira produzida entre ca. 1770 e ca. 1810. In: 2º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 2º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2000. p. 164-168.

  • PIRES, Sérgio . Considerações sobre a Interpretação do Repertório Brasileiro Colonial Setecentista. In: A Múisca no Brasil Colonial, 2001, Lisboa. A Música no Brasil Colonial; Colóquio Internacional. Lisboa 2000 (Estudos Musicológicos, Série Ensaios, 27). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Música, 2001. p. 437-452.

  • PIRES, Sérgio . Lobo de Mesquita e a música colonial mineira. In: VI Encontro Nacional da ANPPOM, 1993, Rio de Janeiro. VI Encontro Nacional da ANPPOM: Música na América Latina, 1993. p. 220-221.

  • PIRES, Sérgio . Sources, Style and Context for the Te Deum of José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746?-1805): A Critical Edition. 2007 (Tese de doutorado).

  • PIRES, Sérgio . Lobo de Mesquita 1996 (Artigo em boletim).

  • PIRES, Sérgio . Lobo de Mesquita e a música colonial mineira 1994 (Dissertação de Mestrado).

Outras produções

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ na série Sala de Música. 2009. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ na série Handel e Haydn da Sala Cecília Meirelles. 2009. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro de Câmara da UFRJ. 2009. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Vancouver Chamber Choir no National Conductor's Symposium. 2008. (Apresentação de obra artística/Musical).

COSTA, Josinei da ; PIRES, Sérgio . Recital do Coral da Escola de Música da UFRJ. 2008. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ no Festival Internacional Brasil-Alemanha. 2008. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ no Festival Villa-Lobos. 2008. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ na Sala Cecília Meirelles. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coral da Escola de Música da UFRJ. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ no Ciclo Verão Vocal. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Gravação do CD comemorativo dos 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ. 2006. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ. 2006. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Prática de Conjuntos Vocais. 2006. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coral da Escola de Música e da Classe de Prática de Conjuntos Vocais. 2006. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coro Sinfônico da UFRJ. 2005. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Pratica de Conjuntos Vocais. 2005. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Boston University Concert Choir. 2003. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Women's Chorale. 2003. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Boston University Repertory Chorus. 2003. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coral da Escola de Música da UFRJ. 2001. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coral da Escola de Música da UFRJ. 2001. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Récitas da Ópera "A Volta do Estrangeiro". 2001. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Conjuntos Instrumentais. 2001. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coral da Escola de Música da UFRJ - 80 anos da Universidade do Brasil. 2000. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coral da Escola de Música no Ciclo Bach. 2000. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coral da Escola de Música no III Festival Candido Mendes de Coros Universitários. 2000. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Conjuntos Instrumentais. 2000. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Conjuntos Instrumentais no Projeto ano 2000 - Concertos didáticos. 2000. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Conjuntos Instrumentais. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Canto Coral. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Canto Coral. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Canto Coral. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coral da Escola de Música da UFRJ no Encontro de Corais da Escola Naval. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Coral da Escola de Música da UFRJ no CCBB. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos no Musicon 99. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos no XV Encontro de Corais da PUC. 1999. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação da Classe de Canto Coral. 1998. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coro de Câmara da Escola Villa-Lobos no Encontro de Corais da ACC. 1998. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos no CCBB. 1998. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. 1997. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco do Paço Imperial do Rio de Janeiro. 1993. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco na Sala Sidney Miller - Ibac. 1992. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no Real Gabinete Português de Leitura. 1992. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no III Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. 1992. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no Teatro Municipal de Ouro Preto - Seminário Minas e as Utopias. 1992. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco na Sala Villa-Lobos - UNIRIO. 1992. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no CCBB. 1992. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no Real Gabinete Português de Leitura. 1991. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no Consulado de Portugal. 1991. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no 1º Encontro UFF de Música Antiga. 1991. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no Paço Imperial - Projeto Montrealbank. 1991. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Concerto do Brasil Barroco no CCBB. 1991. (Apresentação de obra artística/Musical).

PIRES, Sérgio . Apresentação do Brasil Barroco nos "Concertos de Domingo" na TV Educativa. 1992. (Apresentação em rádio ou TV/Música).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - Atual

    O repertório coral brasileiro: contextualização histórica, análise e propostas para a performance, Descrição: Estudos históricos, analíticos e sobre a prática interpretativa do repertório coral brasileiro, do período colonial à atualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sergio Macedo Pires - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    Edição Crítica do Te Deum em Ré Maior de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746?-1805): Contribuição para a memória musical brasileira, Descrição: Elaboração da edição crítica do Te Deum em Ré Maior, obra inédita contemporaneamente, produzida no século XVIII pelo compositor mineiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746?-1805). Produção da partitura e das partes vocais e instrumentais, comentário crítico e aparato crítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sergio Macedo Pires - Coordenador / Leonardo Pinto Correia - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Rua do Passeio, 98, Centro, 20021-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22401391

Experiência profissional

1997 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1997

Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

1995 - 1997

Escola de Música Villa-Lobos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

1994 - 1996

Centro Integrado de Música

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

1993 - 1995

Colégio Estadual José Accioli

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

1990 - 1990

Colégio Santo Amaro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12