Francisco Adriano Leal Macêdo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (2018), especialização em História Afro pela Faculdade Dom Alberto (2021) e mestrado em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (2021). Atualmente é doutorando em História Social pela Universidade Federal do Amazonas. Durante o percurso de pesquisa empreendido, tem publicado artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos e capítulos de livros. Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em História do Brasil. Possui interesse em: História intelectual, trajetórias, cultura, poder, práticas políticas, e maneiras de pensar o Estado-Nação.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História Social

2021 - Atual

Universidade Federal do Amazonas
Título: SEDUÇÕES E RETÓRICAS DO BRASIL: signos de ideologias da cultura brasileira em Júlio de Mesquita Filho e seus contemporâneos (1925-1968),
Glauber Cícero Ferreira Biazo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Intelectuais; Cultura brasileira; Pensamento brasileiro; História Intelectual.

Mestrado em História

2019 - 2021

Universidade Federal do Piauí
Título: SEDUÇÕES TROPICAIS: Júlio de Mesquita Filho entre projetistas e ideólogos do Brasil,Ano de Obtenção: 2021
Fábio Leonardo Castelo Branco Brito.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História; Júlio de Mesquita Filho; Intelectuais; Nação; Cultura brasileira.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em História Afro

2019 - 2021

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA
Título: A Ideologia da Cultura Brasileira nas Universidades: interlocuções entre Júlio de Mesquita Filho, Darcy Ribeiro e Paulo Duarte
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues

Graduação em História

2014 - 2018

Universidade Federal do Piauí
Título: NAÇÃO COMO RETÓRICA: A construção da ideia de Brasil por Júlio de Mesquita Filho (1932-1964)
Orientador: Marylu Alves de Oliveira

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Unidade Escolar Antonio Pereira de Araújo

Ensino Fundamental (1º grau)

2004 - 2010

Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2021

FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO - CAPACITAÇÃO. (Carga horária: 40h). , CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, CESDA_PPROV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACÊDO, Francisco Adriano Leal . V encontro estadual de História: História, para quê? o papel dos historiadores no Brasil de hoje. 2018. (Outro).

MACÊDO, Francisco Adriano Leal . VIII SEMANA DE HISTÓRIA DE PICOS. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Katia Mattoso de história da Bahia. 2020. (Seminário).

XIII Encontro Estadual de História.A Ideologia da Cultura Brasileira nas Universidades: interlocuções entre Júlio de Mesquita Filho, Darcy Ribeiro e Paulo Duarte. 2020. (Simpósio).

XIII Encontro Estadual de História. 2020. (Encontro).

2 Encontro Internacional História e Parcerias. 2019. (Encontro).

30° Simpósio Nacional de História ? História e o futuro da educação no Brasil. 2019. (Simpósio).

30 Simpósio Nacional de História: História e o Futuro da Educação no Brasil, promovido pela Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil.JÚLIO DE MESQUITA FILHO E A ?CRISE NACIONAL?: conflitos e contradições em uma trajetória intelectual. 2019. (Seminário).

I COLÓQUIO NACIONAL SOCIEDADE, CULTURA E TRABALHO: DIÁLOGOS SOBRE FRONTEIRAS NO MUNDO RURAL. Janela sobre a metrópole órfica: Júlio de Mesquita Filho e a cidade-mundo que habitou (19201932)?. 2019. (Congresso).

I Simpósio Nacional a Distância de História e Historiografia.EM BUSCA DO ESTADO-NAÇÃO: DEVIRES DO PENSAMENTO SOCIAL E FORÇAS DA TRADIÇÃO NAS IDEIAS DE JÚLIO DE MESQUITA FILHO. 2019. (Simpósio).

IV SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL, tendo como tema: História e Resistência: Práticas de Pesquisa em Tempos de Crise.DOIS LIVROS-ENGRENAGEM: OS ?NORDESTES? DE JÚLIO DE MESQUITA FILHO E GILBERTO FREYRE. 2019. (Seminário).

IV SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL, tendo como tema: História e Resistência: Práticas de Pesquisa em Tempos de Crise.Minicurso ?HISTÓRIA, POLÍTICA E CULTURA POLÍTICA: OS ESTUDOS DE HISTÓRIA POLÍTICA NO PIAUÍ E BRASIL?. 2019. (Simpósio).

I simpósio nacional de história da imprensa.Gravado em "letras de ouro": tentativas de construção da realidade brasileira pelo jornal o Estado de São Paulo. 2018. (Simpósio).

XVI encontro estadual de história do Ceará. Um terceiro olho desvenda Cronos: Júlio de Mesquita Filho e o "roteiro da revolução".. 2018. (Congresso).

XVI encontro estadual de história do Ceará. 2018. (Encontro).

I cine IERHA I encontro regional de história e arte. 2017. (Encontro).

III Fecult. 2017. (Feira).

I colóquio arte, história e vanguardas: uma questão interdisciplinar. 2016. (Outra).

I colóquio ensino de história: experiências, propostas didáticas e reflexões.Animes e mangás: um recurso didático possível no ensino de história. 2016. (Outra).

IX SEMHIPI. Histórias infames e subjetividades anarquistas: nomadismo performances transgressoras e estéticas caóticas de si.. 2016. (Congresso).

IX SEMHIPI. Da tropicália para as antropofagias: Jomard Muniz de Brito, um itinerário imprevisível de desterritorializações. 2016. (Congresso).

VI Encontro pernambucano de estudantes de História."Caminhar contra o vento sem esquecer de falar das flores": Cahis "Ozildo Albano - afetividades, sociabilidades e engajamento. 2016. (Simpósio).

I história café "novas perspectivas no ensino da história na educação básica". 2014. (Outra).

VII SEMHIPI - BRASIL, 50 ANOS DO GOLPE: MEMÓRIA, CULTURA E PODER. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sâmia Sampaio da Silveira

MACÊDO, Francisco Adriano Leal. O CURSO DE HISTÓRIA DA UFPI NO CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA: ENTRE OS PROJETOS DE ENSINO SUPERIOR E AS REFORMAS CURRICULARES DE HISTÓRIA (1971-1995). 2019 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Romario de Moura Rocha

BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco; SILVA, H. M;MACÊDO, Francisco Adriano Leal. A BRASILIDADE VAI AO CINEMA: intertextualidades e produção de sentidos entre Jorge Amado e Nelson Pereira dos Santos (1963-1987). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maira Delmondes de Matos

MACÊDO, Francisco Adriano Leal. A PALAVRA E O CONCEITO: uma análise sobre a construção de conceitos políticos e sociais com base nos discursos estruturados no periódico político A Imprensa(1865-1889). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Welligton Costa Borges

MACÊDO, Francisco Adriano Leal; BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco; SILVA, H. M. ?O PASSADO É UM RIO QUE DORME E A MEMÓRIA UMA MENTIRA MULTIFORME?: JOSÉ EDUARDO AGUALUSA E A INVENÇÃO DA HISTÓRIA ANGOLANA. 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marylu Alves de Oliveira

BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco; SILVA, M. C.;OLIVEIRA, Marylu Alves de. NAÇÃO COMO RETÓRICA: a construção da ideia de Brasil por Júlio de Mesquita Filho (1932-1964),. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Piauí.

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

OLIVEIRA, M. A.;BRITO, F. L. C. B.; SILVA, M. C.. Nação como retórica: a construção da ideia de Brasil por Júlio de Mesquita Filho (1932-1964). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

"Aquela nação que o seu grande passado prometia": Estado, Liberalismo e Tradição nas ideias de Júlio de Mesquita Filho (1925-1964); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

Entre o despertar da força e a fúria do dragão: identidades e sensibilidades geek em Picos (1995-2015); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Fábio Leonardo Castelo Branco Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEAL MACÊDO, FRANCISCO ADRIANO ; ALVES DE OLIVEIRA, MARYLU . ATUAÇÃO INTELECTUAL NO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964, O CASO DE JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Fênix (UFU. Online) , v. 18, p. 367-384, 2021.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Janela sobre a metrópole órfica: Júlio de Mesquita Filho e a cidade-mundo que habitou (1920-1932). VOZES, PRETÉRITO & DEVIR , v. Vol. XI, p. 208-228, 2020.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . DA TROPICÁLIA PARA AS ANTROPOFOGIAS: Jomard Muniz de Britto e a ?Ideologia da Cultura Brasileira?. GNARUS REVISTA DE HISTÓRIA , v. 1, p. 1-10, 2020.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco . A ideologia da cultura brasileira nas universidades. ALBUQUERQUE: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 12, p. 198-212, 2020.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; CARDOSO, S. P. . SAÚDE INDÍGENA EM TEMPOS DE SEGREGAÇÃO (1870-1910). GNARUS REVISTA DE HISTÓRIA , v. Ano VII, p. 71-77, 2019.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Relíquias da existência de um intelectual. INTELLIGERE - REVISTA DE HISTÓRIA INTELECTUAL , p. 17, 2019.

  • BRITO, F. L. C. B. ; MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Entre o despertar da força e a fúria do dragão: culturas nerds, identidades e subjetividades juvenis em Picos-PI entre as décadas de 1990 e 2010. REVISTA OBSERVATÓRIO , v. 2, p. 178-193, 2016.

  • BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco ; MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Esgrimas para dizer uma coisa ausente: Júlio, Chateaubriand e outros ideólogos do Brasil em suas incursões pela imprensa (São Paulo, década de 1920).. In: Teresinha Queiroz; Pedro Vilarinho Castelo Branco. (Org.). Páginas impressas história, imprensa e política no Brasil. 1ed.São Paulo: Mentes Abertas, 2021, v. 1, p. 383-400.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; BARBOSA, Rosamaria de Sousa Fé ; SOUSA, Vanessa Barbosa Araújo de . O MOVIMENTO OPERÁRIO E A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS NO BRASIL. In: Ana Paula Cantelli Castro; Nádia Narcisa de Brito Santos; Rômulo Rossy Leal Carvalho. (Org.). Histórias do Brasil: caminhos didáticos para abordagens históricas.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 49-68.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco . MUNDO FRATURADO, PENSAMENTO DESENRAIZADO: USOS POLÍTICOS DO PASSADO E DA MEMÓRIA POR JÚLIO DE MESQUITA FILHO. In: Francisco Alcides do Nascimento; Fábio Leonardo Castelo Branco Brito; Julio Eduardo Soares de Sá Alvarenga. (Org.). CALEIDOSCÓPIO DE HISTÓRIAS: Cultura, Gênero, Política e Cidades. 1ed.: EDUFPI, 2020, v. , p. 73-92.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Intérpretes e ideólogos do Brasil em busca do tempo sociológico brasileiro ? o caso de Júlio de Mesquita Filho, década de 1930. In: Kleiton Sousa de Moraes. (Org.). Intelectuais, usos do passado e ensino de História. 1ed.Sobral-CE: Sertão Cult, 2020, v. 1, p. 105-125.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Os Ecos das Labaredas. In: Raimundo Nonato Lima dos Santos. (Org.). Os Ecos das Labaredas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2019, v. , p. 1-.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; OLIVEIRA, M. A. . Um liberal à brasileira: Júlio de Mesquita Filho e 'o roteiro da revolução'. In: Lucas Rafael Santos Costa; Pedro Pio Fontineles Filho. (Org.). (RE) ESCRITAS PLURAIS: História, historiogra a e temporalidades. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2019, v. 1, p. 127-148.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; CARDOSO, S. P. . Em busca do estado-nação: devires do pensamento social e forças da tradição nas ideias de Júlio de Mesquita Filho. In: Fransuel Lima de Barros; Ronyere Ferreira; Douglas de Carvalho Silva. (Org.). História: objetos, fontes e escritas. 1ed.São Paulo: Mentes Abertas, 2019, v. 1, p. 157-177.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . O Horizonte turvo. Jornal 140, Online, p. 1, 17 jul. 2021.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . ESGRIMA PARA DIZER UMA COISA AUSENTE: SIGNOS DE INTELECTUAIS PROJETISTAS DE BRASIL DEPOIS DE 1920. In: 'Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia' - V Encontro Estadual de História (2020), 2020, Amazonas. "Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia" - Anais do V Encontro Estadual de História (2020). Manaus: ANPUH -AM; Universidade Federal do Amazonas., 2020. v. 1. p. 237-248.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . A Ideologia da Cultura Brasileira nas Universidades: interlocuções entre Júlio de Mesquita Filho, Darcy Ribeiro e Paulo Duarte. In: XIII Encontro Estadual de História: 'História e mídias: narrativas em disputas', 2020, Recife. Anais Eletrônico do XIII Encontro Estadual de História: "História e mídias: narrativas em disputas". Recife: Câmara Brasileira do Livro, 2020. v. 1. p. 1-19.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . JÚLIO DE MESQUITA FILHO E A ?CRISE NACIONAL?: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES EM UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL. In: 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019, Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019. v. 1. p. 1-17.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . RELÍQUIAS DA EXISTÊNCIA DE UM INTELECTUAL: os mundos fraturados de Júlio de Mesquita Filho na ?Era dos Extremos?. In: 2 Encontro Internacional História e Parcerias, 2019, Rio de Janeiro. Anais do 2 encontro internacional História & Parcerias, 2019. v. 1. p. 1-17.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; OLIVEIRA, M. A. . UM TERCEIRO OLHO DESVENDA CRONOS: JÚLIO DE MESQUITA FILHO E ?O ROTEIRO DA REVOLUÇÃO?. In: XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ, 2018, Fortaleza. História pública e democracia, 2018. v. 1. p. 196-209.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; FERREIRA, Janayne de Moura . CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA: sociabilidades, afetividades e lutas. In: II ENCONTRO DE HISTÓRIA DO CAMPUS POSSIDÔNIO QUEIROZ História, multiculturalismo e diversidade, 2015, Oeiras. Anais do II ENCONTRO DE HISTÓRIA DO CAMPUS POSSIDÔNIO QUEIROZ História, multiculturalismo e diversidade, 2015. v. 1. p. 1-10.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . DOIS LIVROS-ENGRENAGEM: OS ?NORDESTES? DE JÚLIO DE MESQUITA FILHO E GILBERTO FREYRE. In: 4 Seminário do Programa de Pós- Graduação em História do Brasil, 2019, Teresina. História e resistência: práticas de pesquisa em tempos de crise. v. 1. p. 155-158.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . ENTRE O DESPERTAR DA FORÇA E A FÚRIA DO DRAGÃO: identidades e sensibilidades geek em Picos (1995-2015). In: XXV Seminário de Iniciação Científica, 2016, Teresina. Resumos de Iniciação Científica: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, 2016. v. 1. p. 1-3.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; CARDOSO, S. P. . Entre barbárie e erotização: representações da mulher africana no inicio do século XX. In: VI Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência ? VI CONGEAfro: Políticas Públicas e Diversidade: quem precisa de Identidade?, 2019, Teresina. VI CONGEAfro: Políticas Públicas e Diversidade: quem precisa de Identidade?, 2019. v. 1. p. 60-61.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Relíquias da existência de um intelectual: os mundos fraturados de Júlio de Mesquita Filho na ?Era dos Extremos?. In: 2 Encontro Internacional História e Parcerias, 2019, Rio de Janeiro. Caderno de resumos. 2 Encontro Internacional História e Parcerias, 2019. v. 1. p. 105-105.

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . UM BRASILEIRO EM EXÍLIO: JÚLIO DE MESQUITA FILHO VIVENDO NOS LIMITES DO TEMPO (BRASIL-FRANÇA-USA, 1939). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . A História como missão: possibilidades de leituras críticas sobre Nicolau Sevcenko e a sua trajetória intelectual?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Relíquias da existência de um intelectual: os mundos fraturados de Júlio de Mesquita Filho na ?Era dos Extremos'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; OLIVEIRA, M. A. . UM TERCEIRO OLHO DESVENDA CRONOS: Júlio de Mesquita Filho e ?o roteiro da revolução?.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . JÚLIO DE MESQUITA FILHO E ?UNE CERTAINE IDÈE DU BRÉSIL?: reacionário, conservador e progressista (1930-1960).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal ; OLIVEIRA, M. A. ; SILVA, H. M . Gravado em letras de ouro: tentativas de construção da realidade nacional brasileira pelo jornal o Estado de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . 'Estilhaçando a fortaleza de cristal: literatura e outras potências nos saberes históricos'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . 'Este Brasil miserável': a luta e o exílio de Júlio de Mesquita Filho em 1932. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Animes e mangás: um recurso didático possível no ensino de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACÊDO, Francisco Adriano Leal . Entre o despertar da força e a fúria do dragão: identidades e subjetividades geeks em Picos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    ENTRE O DESPERTAR DA FORÇA E A FÚRIA DO DRAGÃO: IDENTIDADES E SENSIBILIDADES GEEKS EM PICOS (1995-2015), Descrição: O plano de trabalho aqui anotado se desdobra dentro do projeto de pesquisa da ICV-UFPI ?Perambulações ciborgues no centro-sul do Piauí: identidades, sociabilidades e mutações juvenis em Picos (1990-2015)?, que por sua vez tem o escopo de historicizar as movimentações juvenis em Picos entre a última década do século XX e as duas primeiras décadas do século XXI, problematizando categorias como juventude, tribos urbanas, identidade, gênero, etnia, sociabilidades etc. Como objeto central de pesquisa desse plano temos os ditos e/ou arrogados nerds e geeks do centro-sul piauiense, onde buscamos fazer uma cartografia das várias ações, produções de sentido e agenciamentos coletivos protagonizados pelos mesmos,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Francisco Adriano Leal Macêdo - Coordenador / Fábio Leonardo Castelo Branco Brito - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: