João Pedro Rodrigues da Silva

Graduado em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atualmente aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG - USP) estudando a atuação de Vórtices Ciclônicos de Mesoescala embebidos na Zona de Convergência do Atlântico Sul, sendo responsáveis por eventos meteorológicos extremos (principalmente precipitações intensas) que resultam em desastres naturais.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Meteorologia

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: DESASTRES NATURAIS ASSOCIADOS À ZONA DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL COM VÓRTICES CICLÔNICOS DE MESOESCALA NO ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2013 - 2017,Orientador:
Rita Yuri Ynoue.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ZCAS; Desastres Naturais; Vórtices Ciclônicos de Mesescala.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Ciências Atmosféricas

2015 - 2018

Universidade Federal de Itajubá
Título: Zona de Convergência do Atlântico Sul: Climatologia e Análise Sinótica
Orientador: Michelle Simões Reboita
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Escola de Ensino Basico Interação

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 -

Python Fundamentos para análise de dados. (Carga horária: 54h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2020 -

R Programming A-Z: R for Data Science With Real Exercises. (Carga horária: 10h). , UDEMY, UDEMY, Estados Unidos.

2020 - 2020

Princípios de SIG em R. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao Python com ênfase em Meteorologia. (Carga horária: 13h). , V Seminário de Recursos Naturais, SRN, Brasil.

2018 - 2018

Shell Script. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2017 - 2017

Iniciação à comunicação científica. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2017 - 2017

Sistema de Informação Geográfica com o Software ArcGIS. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia, Crea-RJ, Brasil.

2017 - 2017

Climate Data Operator. (Carga horária: 4h). , IV Seminário de Recursos Naturais, SRN, Brasil.

2017 - 2017

Iniciação a comunicação Científica. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Atmosféricas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Meteorologia Sinótica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário de Recursos Naturais.Zona de Convergência do Atlântico: Análise Sinótica. 2018. (Seminário).

XII Seminário do Meio Ambiente e Energias Renováveis. 2018. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Meteorologia. Caracterização da Zona de Convergência do Atlântico Sul através de campos sinóticos. 2018. (Congresso).

IV Seminário de Recursos Naturais.As inundações e alagamentos em Itajubá em Janeiro de 2017. 2017. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. EVOLUÇÃO MENSAL E SAZONAL DA IRRADIÂNCIA GLOBAL DESCENDENTE EM ITAJUBÁ - MG. 2017. (Congresso).

XXIV Jornada de Iniciação Ciêntifica da Unifei. Amigos do Clima: Estudo de algumas variáveis atmosféricas em Itajubá e Arredores. 2017. (Exposição).

III Seminário de Recursos Naturais. 2016. (Seminário).

II Seminário de Recursos Naturais. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Débora Martins de Oliveira

REBOITA, M. S.; ESCOBAR, G. C. J.;OLIVEIRA, D. M.. Zona de Convergência do Atlântico Sul: Climatologia e Análise Sinótica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Michelle Simões Reboita

REBOITA, M. S.; OLIVEIRA, D. M.;ESCOBAR, G.. Zona de Convergência do Atlântico Sul: climatologia e análise sinótica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Fabrício Correia de Oliveira

SCHOENINGER, V.;OLIVEIRA, F.C.; MARTINS, E. A. S.. Pós-colheita do tomate pera amarelo cultivado em sistema de aquaponia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Gustavo Carlos Juan Escobar

REBOITA, M. S.ESCOBAR, G. C. J.; OLIVEIRA, D. M.. Zona de Convergência do Atlântico Sul: climatologia e análise sinótica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Michelle Simões Reboita

Zona de Convergência do Atlântico Sul: climatologia e análise sinótica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Michelle Simões Reboita;

Michelle Simões Reboita

Estudo da precipitação no município de Itajubá; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Michelle Simões Reboita;

Michelle Simões Reboita

Estágio obrigatório não remunerado; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Michelle Simões Reboita;

Rita Yuri Ynoue

Como são os desastres naturais associados a ZCAS no estado de São Paulo; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. P. R. ; REBOITA, M. S. ; Escobar, G.C.J. . CARACTERIZAÇÃO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL EM CAMPOS ATMOSFÉRICOS RECENTES. Revista Brasileira de Climatologia , v. 25, p. 355-377, 2019.

  • REBOITA, M. S. ; CORREA, M. P. ; RODRIGUES, M. ; SILVA, J. P. R. . Um balanço do curso de Ciências Atmosféricas no sul de Minas Gerais: Ensino, pesquisa, extensão e benefícios à sociedade. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 09, p. 2312-2324, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Amigos do Clima, Descrição: A caracterização do clima de um determinado local é um aspecto importante para vários setores da sociedade e da economia de uma região, uma vez que a atuação de eventos atmosféricos, como a precipitação, pode acarretar prejuízos. Diante disso, o objetivo desse estudo é (1) fazer uma análise dos dados de precipitação da cidade de Itajubá e arredores, (2) bem como descrever as atividades realizadas no projeto de extensão ?Amigos do Clima?, que teve como finalidade interagir com crianças de escolas públicas de Itajubá e obter dados de precipitação. Para o objetivo (1), utilizaram-se dados de 18 estações hidrometeorológicas localizadas no Sul de Minas Gerais (SMG), no período de 2011 até 2014. Entre os resultados, tem-se que os maiores totais anuais de precipitação ocorreram na cidade de Piranguçu, na estação de verão, e os menores totais anuais ocorreram na cidade de Conceição dos Ouros, na estação de inverno. Com relação à hidrografia, destaca-se a importância das implantações de mais estações hidrometeorológicas a fim de ter um maior controle sobre as estações de cheias do Rio Sapucaí. Sobre o projeto ?Amigos do Clima?, as 169 crianças envolvidas foram participativas nas atividades em sala de aula, porém quando solicitado o registro da observação das chuvas em suas residências, apenas 15 contribuíram com o projeto. Dessa forma, não foi possível gerar mapas com os valores de precipitação interpolados. Foram apenas indicados os totais medidos na residência desses alunos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Pedro Rodrigues da Silva - Integrante / Michelle Simões Reboita - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

O estudo Zona de Convergência do Atlântico Sul: Análise Sinótica foi selecionado entre os quatro melhores trabalhos no V Seminário de Recursos Naturais, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Recursos Naturais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. , Rua Corinto, Vila Indiana, 05586060 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (12) 991749905

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Centro de Estudos e Previsão do Tempo e Clima de Minas Gerais

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.