Maria Fernanda Miranda Lyra

Mestranda do Programa de Pos graduação da Universidade Veiga de Almeida. Pós Graduada pela EMERJ, com diversos cursos de especialização e extensão no Brasil e no Exterior. Possuí graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2003). Atualmente é sócia do Escritório Lyra Lopes Sociedade de Advogados. Possui mais de 15 anos de experiência profissional.Trabalhou, por quatro anos, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, como Juíza Leiga. Em suas áreas de expertise se destacam Direito do Consumidor, Civil e Processo Civil.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Direito

2017 - Atual

Universidade Veiga de Almeida
Título: Constituição Parcipativa,Orientador: Guilherme Pena de Moraes
Bolsista do(a): Rede Ilumno, ILUMNO, Brasil. Palavras-chave: Democracia; Representatividade; Normas Constitucionais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Direito

1999 - 2003

Universidade Candido Mendes
Título: A obrigatoriedade do exame de DNA nas ações de investigação de paternidade
Orientador: Helio Machado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Espanhol. (Carga horária: 30h). , Centro de Lenguas e Intercambio Cultural, CLIC, Espanha.

2012 - 2013

Extensão universitária em Arbitraje. , Universidad Pablo de Olavide (UPO), Sevilha, E, Espanha, UPO, Espanha.

2011 - 2011

Curso de Ingles. (Carga horária: 30h). , Kaplan International Colleges, KIC, Estados Unidos.

2009 - 2011

Curso de Ingles. (Carga horária: 240h). , Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.

2007 - 2010

Pós Graduação Latu Senso. (Carga horária: 365h). , Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Direito Empresarial, Civil e Processo Civil. (Carga horária: 360h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil e Processo Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONIDIR - Congresso de Direito do UBM. O CONSTRUTIVISMO POLÍTICO DE RAWLS. 2017. (Congresso).

XXVI Congresso Nacional do Conpedi. DANO HEDÔNICO: UMA COMPENSAÇÃO CIVIL DIANTE DA PERDA DA FELICIDADE EM VIVER. 2017. (Congresso).

XXVI Congresso Nacional do Conpedi. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vólia Bomfim Cassar

A emenda constitucional 45/04 e a celeridade processual com o novo regime do agravo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil, Empresarial e Processual Civil) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Volia Bomfim Cassar;

NELSON CARLOS TAVARES JÚNIOR

Poder de investigação do Ministério Público; 2009; Orientação de outra natureza; (Especialização em Direito para a Magistratura RJ) - Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nelson Carlos Tavares Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LYRA, M. F. M. ; LOPES, L. B. ; ALVES, M. S. C. ; NUNES, M. S. P. ; FREITAS, C. C. A. . O DANO HEDÔNICO COMO CONCEITO DE INDENIZAÇÃO PELA PERDA DA FELICIDADE EM VIVER 2017 (Resumo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LYRA, M. F. M. ; LYRA, J. G. M. . Palestra de Direito do Consumido. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estado, Cidadanias e Mundialização das Relações Jurídicas, Descrição: Objetivo: Ao examinar a configuração do Estado e do direito a linha de pesquisa destaca questões relativas ao impacto da mundialização em relações jurídicas e políticas de países emergentes, particularmente no Brasil. O aumento da complexidade e as interferências da comunicação digital tornaram o mundo mais próximo e as relações mais ágeis, em esferas da vida econômica, financeira e as relações sociais de modo geral. No entanto, vários aspectos dessa mudança no quadro mundial, quase sempre considerada avançada, não atinge todos os países da mesma maneira, havendo lugares distintos para os países que alcançaram desenvolvimento da primeira linha desde o século passado e os atualmente chamados de emergentes., ou que apresentam desenvolvimento de segunda linha, ou mais tardio. As relações jurídicas e políticas têm sido atingidas de maneira acentuada em todos os países e também no Brasil. Entretanto, no bojo do processo de mundialização, introduziu-se uma crise econômico-financeira desencadeada em 2008 nos EUA, que seguiu-se para os países europeus e mais ainda para os emergentes, também contribuindo para alterar as relações jurídicas vigentes em todos os países, embora em cada um deles de maneira distinta. Neste quadro interessa particularmente a esta linha de pesquisa examinar impactos sobre o Direito Brasileiro e sobre a soberania nacional, em especial no cenário em que essas relações se manifestam no interior do nosso país e em suas relações com outros países acerca de temas que envolvem direitos da cidadania em suas dimensões civil, penal, e social, como também as relações que envolvem questões onde estão presentes direitos nacionais distintos, diga-se, nem sempre concordantes com acordos, convênios e convenções de caráter internacional, embora nosso país a eles tenha aderido. Outra dimensão explorada nesta linha refere-se a dois tipos de conflitos decorrentes da tradição sociocultural advinda da formação e da institucionalização do direito brasileiro em face de eventuais atr.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Fernanda Miranda Lyra - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

V Concurso de Seleção para Designação da Função de Juiz Leigo, EMERJ - Escola da Magistratura dos Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional