Felipe Schaeffer Santos

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (2010-2014) e especialização em investigação do subsolo para Geotecnia e Meio Ambiente (2015-2017). Desenvolve trabalhos na área de Geologia de Engenharia, sobretudo no processo de investigação geológico-geotécnica para construção de rodovia (corte e aterro) em ambiente da Serra do Mar e na baixada litorânea. Está realizando acompanhamento técnico do processo de escavação e tratamento das frentes de escavação em túneis construídos pelo método NATM. É colaborador da Seção de Geotecnia do Centro de Tecnologia de Obras de Infraestrutura no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, desde 2015.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Investigação do subsolo: geotecnia e meio ambiente

2015 - 2017

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Título: Modelagem geológico-geotécnica a partir de sondagens SPT auxiliada por computador
Orientador: Jorge Kazuo Yamamoto e Wilson Shoji Iyomasa

Graduação em Geologia

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Prospecção Geofísica de Aquíferos Fraturados Pelo Método de Eletrorresisitvidade
Orientador: José Domingos Faraco Gallas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Estudos de rompimento de barragens utilizando o HEC-RAS. (Carga horária: 15h). , Instituo GEOeduc, GEOEDUC, Brasil.

2017 - 2017

Curso Básico de Geossintéticos para Obras de Engenharia. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Geossintéticos, IGS BRASIL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Domingos Faraco Gallas

GALLAS, J. D. F.; SUHOGUSOFF, A.; RICCOMINI, C.. Prospecção geofísica de aquíferos fraturados pelo método da eletrorresistividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOLOGIA) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Alexandra Vieira Suhogusoff

GALLAS, J. D. F.;SUHOGUSOFF, A. V.; RICCOMINI, C.. Prospecção geofísica de aquíferos fraturados pelo método de eletrorresistividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Claudio Riccomini

GALLAS, J. D. F.;RICCOMINI, C.; SUHOGUSOFF, A. V.. Prospecção geofísica de aquíferos fraturados pelo método de eletrorresistividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Geologia) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Domingos Faraco Gallas

Prospecção geofísica pelo método de eletrorresistividade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOLOGIA) - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Orientador: José Domingos Faraco Gallas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, F. S. ; YAMAMOTO, J. K. ; IYOMASA, W. S. . Modelagem geológico-geotécnica a partir de sondagens SPT auxiliada por computador. REVISTA FUNDACOES & OBRAS GEOTECNICAS , v. 8, p. 32-39, 2017.

  • IYOMASA, W. S. ; GRAMANI, M. F. ; SANTOS, F. S. . Nova Tamoios Contornos: segurança e sustentabilidade ambiental na construção civil. In: Mirian Cruxên Barros de Oliveira. (Org.). Histórias de inovação: 40 estudos do IPT em Serviços Públicos, Indústria, Petróleo e Gás, Meio Ambiente, Engenharia, Saúde e Administração. 1ed.São Paulo: IPT, 2018, v. , p. 161-165.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Vetec Engenharia Ltda.

    Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário de geologia/geotecnia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Principais atividades: mapeamento geológico-geotécnico de campo, programação e coordenação de sondagens, elaboração e emissão de documentos no padrão DERSA: relatórios técnicos, plantas, mapas e perfis geológico-geotécnicos. Elaboração de medições mensais de serviços relacionados às sondagens, descrição de amostras e testemunhos de sondagens a percussão e rotativas para diversas finalidades: aterros, cortes, fundações de OAEs e túneis. Contato direto com empresas contratadas (sondagens). Visitas em obras em andamento para acompanhamento de projeto.

  • 2015 - Atual

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Principais atividades: mapeamento geológico-geotécnico de campo e acompanhamento técnico de obras abrangendo túneis, Obras de Arte Especiais (OAEs) e obras de terraplenagem. Elaboração de relatórios técnicos e medições mensais de atividades de campo. Análises de documentos e desenhos de projetos executivos, como relatórios técnicos, memoriais de cálculo, plantas e seções geológico-geotécnicas. Descrição de amostras e testemunhos provenientes de sondagens diretas - à percussão e rotativa. Acompanhamento de ensaios laboratoriais realizados em solos e rochas.