Gerry Rieth

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW) em 2016 e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia- Agricultura e Ambiente da UFSM/FW em 2019, desenvolvendo atividades junto ao grupo de pesquisa em Física do Solo deste campus sob orientação do Prof. Dr. Vanderlei Rodrigues da Silva.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia Agricultura e Ambiente

2017 - 2019

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Impactos da conversão de sistemas nativos em áreas de cultivo agrícola nos indicadores de qualidade do solo.,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Vanderlei Rodrigues da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Propriedades físicas, químicas e biológicas; Mudança do uso do solo; SMAF.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Conversação do solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Física do Solo.

Graduação em Engenharia Florestal

2011 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Estadual Catuípe

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Qualidade do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Propriedades físicas do solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TREVISAN, R. ; RIETH, G. ; PERTUZZATTI, A. ; THIEL, B. R. ; GERALDI, V. . Curso sobre produção de painéis compensados e aglomerados. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. 2018. (Outra).

Curso Dicção e Oratória, A Arte de Falar em Público - Nível Estudantes. 2016. (Outra).

Serrarias Móveis e Estufas para Secagem de Madeira.Serrarias Móveis e Estufas para Secagem de Madeira. 2016. (Outra).

WORKGEO 2014-2016 "Uso de plugins para simplificar a obtenção de imagens Orbitais pelo Q-Gis. 2016. (Outra).

12 Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul. 12 Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul. 2015. (Congresso).

1 Fórum Sulbrasileiro de Engenharia Florestal.1 Fórum Sulbrasileiro de Engenharia Florestal. 2015. (Outra).

Curso de Microscopia de Madeiras.Curso de Microscopia de Madeiras. 2015. (Outra).

WORKGEO 2014-2016.Introdução ao ARCGIS para Ciências Agrárias e Ambientais. 2014. (Outra).

O papel do Engenheiro Florestal no processo de produção de celulose. 2013. (Outra).

Palestras de inventário florestal nacional e serviço florestal brasileiro. 2013. (Outra).

Perícia Ambiental. 2013. (Outra).

VI Semana Acadêmica do curso de Engenharia Florestal. 2013. (Outra).

42 Congresso Brasileiro dos Estudantes de Engenharia Florestal - CBEEF. 42 Congresso Brasileiro dos Estudantes de Engenharia Florestal - CBEEF. 2012. (Congresso).

IV Semana Acadêmica de Engenharia Florestal. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Eduardo Hanauer

BAUMHARDT, E.;RIETH, G.; AGUIAR, J. T.. Atividades Realizadas na Empresa AGROSS S & R LTDA-ME.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Thales Bonfanti Silvestrin

BAUMHARDT, E.;RIETH, G.; GONZATTO, G. L.. Atividades Realizadas na Empresa FTS - Florestal e Ambiental LTDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Magda Lea Bolzan Zanon

TREVISAN, R.; ARTES, A. A.;ZANON, M. L. B.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENG. FLORESTAL REALIZADO NO DEPARTAMENTO DE ENG. FLORESTAL - UFSM /CAMPUS FW. FREDERICO WESTPHALEN, RS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Rômulo Trevisan

TREVISAN, R.; ARTES, I. A.; ZANON, M. L. B.. Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Rodrigo Ferreira da Silva

SILVA, V. R.; DA ROS, CLOVIS O.; KOPPE, E.;SILVA, R. F.. Qualidade do solo em áreas com diferentes usos do solo utilizando a metodologia SMAF. 2019. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanderlei Rodrigues da Silva

Qualidade do Solo em áreas de Expansão da soja; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Agronomia - Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Vanderlei Rodrigues da Silva

QUALIDADE DO SOLO EM ÁREAS COM DIFERENTES USOS DO SOLO UTILIZANDO A METODOLOGIA DO SMAF; 2019; Dissertação (Mestrado em Agronomia - Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanderlei Rodrigues da Silva;

Rômulo Trevisan

Variação axial da massa específica básica de Handroanthus chrysotrichus; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rômulo Trevisan;

Rômulo Trevisan

Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rômulo Trevisan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STRECK, I. L. ; PIRES, M. A. B. ; SILVA, V. R. ; LUZ, F. B. ; RIETH, G. ; GEORGEN, N. ; DAPPER, F. P. . Diagnóstico da mudança de uso da terra para produção de soja no Rio Grande do Sul. REVISTA PLANTIO DIRETO , v. 1, p. 13-18, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ESTOQUES DE CARBONO NO SOLO EM ÁREAS DE EXPANSÃO DA AGRICULTURA PARA A PRODUÇÃO DE SOJA NO RIO GRANDE DO SUL, Descrição: O objetivo deste estudo é a avaliação do estoque de carbono no solo em função da conversão da vegetação nativa ou pastagem para a produção de soja em áreas de expansão da agricultura no estado do Rio Grande do Sul. Segundo dados do IBGE e da EMBRAPA, na última década houve um aumento expressivo da área semeada de soja nos municípios localizados na região centro-sul do estado, principalmente em áreas anteriormente utilizadas com vegetação natural para atividade pecuária. Está mudança de uso da terra pode levar a riscos de degradação do solo e alterar o bioma destas regiões devido a monocultura do cultivo da soja. Por outra via o cultivo de soja com o correto manejo do solo através de práticas conservacionistas pode melhorar a qualidade do solo e consequentemente não reduzir os estoques de carbono a ponto de prejudicar a qualidade do solo. Para atingir o objetivo, coletas de amostras de solo serão realizadas em três locais de expansão da soja conforme protocolos pré-estabelecidos para avaliação do estoque de carbono. Como a expansão das fronteiras agrícolas para a produção de grãos tem aumentado a pressão sobre os diversos ecossistemas e gerado impactos sobre a qualidade do solo, este projeto visa apresentar um diagnostico da expansão da cultura da soja no RS, geração de um banco de dados e fornecer informações sobre o risco ou potencialidades de expansão de novas áreas de cultivo da oleaginosa... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gerry Rieth - Integrante / Vanderlei Rodrigues da Silva - Coordenador / Felipe Bonini da Luz - Integrante / Marcos André Bonini Pires - Integrante / Nádia Georgen - Integrante / JOVANI DE OLIVEIRA DEMARCO - Integrante / Felipe Puff Dapper - Integrante.

  • 2017 - 2019

    QUALIDADE DO SOLO EM ÁREAS DE EXPANSÃO DA CULTURA DA SOJA NO RIO GRANDE DO SUL, Descrição: A expansão do cultivo da soja no RS possui um a importância muito grande para a economia dos municípios. Tradicionalmente, a metade sul do RS possui um menor PIB comparada a metade norte do RS. O cultivo da soja poderia injetará e proporcionará novas oportunidades nestes locais, seja na venda do produto, na comercialização de insumos, na assistência técnica, enfim, em toda a cadeia produtiva da soja. Porém, necessitamos analisar se o cultivo da soja nestes solos mais frágeis, arenosos e/ou rasos, não estará prejudicando a sua qualidade, ou seja, não degradar o solo. A degradação do solo se dá por várias maneiras, degradação química por perda de nutrientes e/ou contaminação com poluentes, degradação física por compactação e erosão do solo e, principalmente, perda da matéria orgânica do solo, aumentando a emissão de carbono para a atmosfera. Todos estes tipos de degradação do solo diminuem as funcionalidades do solo. Para testar os impactos do cultivo da soja, propomos utilizar uma metodologia de avaliação da qualidade do solo, cuja eficácia já é comprovada na literatura internacional e nacional. O índice de qualidade do solo irá nos indicar se a mudança de uso da terra nestes locais está interferindo na qualidade do solo e irá nos indicar novas áreas para a expansão da soja sem degradar o solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gerry Rieth - Integrante / Vanderlei Rodrigues da Silva - Coordenador / Felipe Bonini da Luz - Integrante / Marcos André Bonini Pires - Integrante / Nádia Georgen - Integrante / JOVANI DE OLIVEIRA DEMARCO - Integrante / Daniel Alquino de Borba - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Caracterização e diagnóstico da qualidade da madeira e derivados do RS, Descrição: Caracterizar e diagnosticar a qualidade e usos da madeira, bem como dos derivados desse material no estado do Rio Grande do Sul. O projeto visa especificamente identificar os fatores críticos e determinantes no uso da madeira, para que, medidas adequadas possam ser implementadas no setor de base florestal satisfazendo os desafios impostos pela mudança tecnológica e os preceitos de desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gerry Rieth - Integrante / Rômulo Trevisan - Coordenador / Luciano Denardi - Integrante / Tamires Fioresi - Integrante / Jessica Tomasi - Integrante / Juliana Tramontina - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Germinação de sementes e desenvolvimento de mudas de especies florestais submetidas a diferentes condições em viveiro., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gerry Rieth - Integrante / Edison Bisognin Cantarelli - Integrante / Adriana Tourinho Salamoni - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    DEDO VERDE CONSULTORIA AMBIENTAL E AGRÍCOLA LTDA

    Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Atividades: Inventário Florestal para fins de licenciamento de empreendimento.

  • 2015 - 2015

    DEDO VERDE CONSULTORIA AMBIENTAL E AGRÍCOLA LTDA

    Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 240

    Outras informações:
    Atividades: Manejo Florestal Topográficas Sondagem do solo Análise de água em Usina Hidrelétrica Visita Técnica Palestra

  • 2015 - 2015

    Públic - Consultoria em Gestão Pública LTDA

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração e planejamento do Diagnóstico e Prognóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Caiçara, RS.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 65

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina de Propriedades Físico - Mecânicas da Madeira no curso de Engenharia Florestal.

  • 2013 - 2014

    Prefeitura Muncipal de Frederico Westphalen

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário na Secretaria do Meio Ambiente, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atividades: Censo arbóreo municipal de Frederico Westphalen Análise, formulações e acompanhamento de projetos Ambientais e Florestais.