Janaína da Rosa Leal

Psicóloga formada pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), especialista em Saúde do Trabalhador e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Saúde do Trabalhador

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Saúde e a Centralidade do Trabalho
Orientador: Álvaro Roberto Merlo Crespo

Graduação em Psicologia

2014 - 2019

Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Sociais

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: COOPERATIVA DE TRABALHADORES METALÚRGICOS DE CANOAS, UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA?
Orientador: Lorena Holzmann

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marilis Lemos de Almeida

Holzmann, Lorena;ALMEIDA, Marilis Lemos de. Cooperativa de trabalhadores metalúrgicos de Canoas, um empreendimento de economia solidária?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lorena Holzmann

HOLZMANN, Lorena; LAPIS, Naira Lima; ALMEIDA, MARILIS LEMOS. Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas,um empreendimento de economia solidária?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lorena Holzmann

Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas, um empreendimento de economia solidária?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lorena Holzmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEAL, J. R. ; GUIMARAES, J. P. ; SANES, M. S. ; INDA, B. L. ; TAVARES, L. S. ; CAMARGO, W. C. ; PALMA, Y. A. . Sete Vidas: Reflexões sobre a mídia televisiva e o controle social no Brasil.. REVISTA ELECTRÓNICA DE PSICOLOGÍA POLÍTICA (EN LÍNEA) , v. 1, p. 109-124, 2016.

  • LEAL, J. R. ; GUIMARAES, J. P. ; SANES, M. S. ; PALMA, Y. A. . PATERNIDADE: CONSTRUÍDA BIOLÓGICA OU AFETIVA? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PATERNIDADE NA MÍDIA TELEVISIVA.. In: 3º Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FADERGS, 2015, Porto Alegre. Anais do 3º Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FADERGS, 2015. v. 1. p. 158-158.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Produções de Subjetividade: nuances e atravessamentos da orientação gay e lésbica na contemporaneidade, Descrição: O presente projeto se justifica então por ampliar os espaços de discussão referente ao rompimento com a heterossexualidade, no sentido de ampliar o entendimento dos atravessamentos e nuances de gays e lésbicas no exercício de suas sexualidades. Discutir a subjetivação dos sujeitos entendendo o contexto sócio-histórico e os jogos de forças existentes no tecido social possibilita ampliar as dimensões de atuação da Psicologia, colocando-a a serviço da construção de uma sociedade que conviva com as singularidades de modo mais saudável e legítimo. Tem como objetivo conhecer e compreender como o rompimento com a heterossexualidade incide na constituição das subjetividades de gays e lésbicas na sociedade. Pesquisa qualitativa, descritiva, que contará com a participação de 8 homens e 8 mulheres que se identificam como gays e lésbicas, com idades entre 18 e 50 anos. O critério de inclusão dos/as participantes será a identificação como gay ou lésbica e residir na capital do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados se dará através de entrevistas narrativas, com posterior análise de discurso sob a ótica das autoras feministas de gênero e pós-estruturalistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Janaína da Rosa Leal - Coordenador / Yaskara Arrial Palma - Integrante / Jaciane Pinto Guimarães - Integrante / Marina da Silva Sanes - Integrante / Wanessa Castro Camargo - Integrante / Bianca Lima Inda - Integrante / Caroline Aguirre de Souza - Integrante / Camila Rosado Campelo - Integrante / Jéssica Helena Erguy Carrabba - Integrante / Jordana Martins dos Santos - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Sete Vidas: da normatização à biopolítica das relações humanas, Descrição: A pesquisa adota um delineamento qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, que visa descrever e analisar como os discursos presentes nas cenas da novela Sete Vidas, da Rede Globo se vinculam às temáticas de gênero, família e sexualidade. Foi realizada uma análise documental, os documentos analisados foram algumas cenas da novela que fazem referência aos objetivos específicos do estudo, com elementos como reprodução assistida, estereótipos de gênero, maternidade compulsória e heteronormatividade. Os dados foram compreendidos através de análise de discurso. A análise de discurso utilizada neste estudo, bem como a discussão dos dados ocorreu sob a ótica da perspectiva relacional de gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Janaína da Rosa Leal - Coordenador / Yaskara Arrial Palma - Integrante / Jaciane Pinto Guimarães - Integrante / Marina da Silva Sanes - Integrante / Wanessa Castro Camargo - Integrante / Letícia Souza Tavares - Integrante / Bianca Lima Inda - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração