Maria Carolina da Silva

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016), e atualmente é aluna de mestrado do programa de Biotecnologia do Instituto de Química, também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, realizando suas atividades no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular de Microrganismos, sob orientação da Prof. Dr. Fernanda Zanolli Freitas. O Projeto de pesquisa em andamento está relacionado com enzimas envolvidas na deslignificação de biomassa vegetal, secretadas pelo fungo filamentoso Neurospora crassa.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Biotecnologia

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Neurospora Crassa como organismo modelo para estudo de proteínas envolvidas na deslignificação vegetal,Orientador:
Fernanda Zanolli Freitas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: enzimas deslignificantes; Neurospora crassa; lignina.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Química

2012 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de enzimas envolvidas na deslignificação de madeira
Orientador: Fernanda Zanolli Freitas

Curso técnico/profissionalizante em Química

2010 - 2011

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

E. E. Presidente Arthur da Silva Bernardes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denise Bevilaqua

BEVILAQUA, DENISE; FREITAS, F. Z.. Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de enzimas envolvidas na deslignificação do bagaço de cana de açucar e madeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Química) - Instituto de Química de Araraquara.

Maria Teresa Marques Novo Mansur

Freitas F.Z.;NOVO-MANSUR, MARIA TERESA MARQUES; SPONCHIADO, S. R. P.. Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de proteinas envolvidas na deslignificação vegetal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Daniela Luz Ambrosio

AMBROSIO, D. L.; FREITAS, F. Z.; BEVILAQUA, D.. Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de enzimas envolvidas na deslignificação do bagaço de cana-de-açúcar e madeira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

André Oliveira de Souza Lima

SILVA, M. A. C.LIMA, A. O. S.ODISI, E. J.. Crescimento e atividade lipolítica de bactérias marinhas em diferentes meios de cultura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Sandra Regina Pombeiro Sponchiado

Freitas, F. Z.; NOVO, Maria Teresa M;SPONCHIADO, S. R. P.. Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de proteínas envolvidas na deslignificação vegetal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Instituto de Quimica de Araraquara - UNESP.

Fernanda Zanolli Freitas

FREITAS, F. Z.; NOVO, M. T. M.; SPONCHIADO, S. R. P.. Neurospora crassa como um organismo modelo para o estudo de proteinas envolvidas na deslignificação vegetal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Biotecnologia) - Instituto de Quimica de Araraquara, UNESP.

Fernanda Zanolli Freitas

FREITAS, F. Z.; BEVILAQUA, D.; AMBROSIO, D. L.. Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de enzimas envolvidas na deslignificação do bagaço de cana-de-açúcar e madeira.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Zanolli Freitas

Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de proteínas envolvidas na deslignificação vegetal; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Biotecnologia) - Instituto de Quimica de Araraquara, UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Fernanda Zanolli Freitas

Neurospora crassa como organismo modelo para o estudo de enzimas envolvidas na deslignificação de madeira; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação em Química) - Instituto de Quimica de Araraquara, UNESP; Orientador: Fernanda Zanolli Freitas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. C. ; FREITAS, F. Z. ; BERTOLINI, M. C. . NEUROSPORA CRASSA AS AN ORGANISM MODEL TO INVESTIGATE ENZYMES INVOLVED IN SUGARCANE BAGASSE AND HARDWOOD DELIGNIFICATION. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Química de Araraquara. , Rua Professor Francisco Degni, 55, Jardim Quitandinha, 14800060 - Araraquara, SP - Brasil, Telefone: (16) 33019500, Fax: (16) 1633222308, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional