Amanda Macedo Zuniga

Mestre em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG), bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), curso do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID), e pós-graduada em História da Arte e da Cultura Visual. Se interessa, e se especializa, dentro da área das perspectivas críticas de segurança, pela virada estética nas Relações Internacionais os campos afins que dialogam com a mesma, na interdisciplinaridade no âmbito da segurança, na análise de produtos audiovisuais, nos novos conflitos do séx. XXI, e, por fim, em como é a dinâmica das áreas teóricas críticas da Segurança no Sul Global.

Informações coletadas do Lattes em 30/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Segurança Internacional e Defesa

2020 - 2023

Escola Superior de Guerra
Título: Cultura popular, estética e segurança nacional: a construção de ameaças e inimigos nas políticas de segurança nacional dos Estados Unidos e sua representação na série de televisão Homeland (2010-2018)., Ano de Obtenção: 2023
Erica Simone Almeida Resende.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estados Unidos; Segurança Nacional; Virada Estética; Representações; Homeland.Grande área: Outros

Especialização em História da Arte e da Cultura Visual

2018 - 2019

S B I
Título: Full Metal Jacket e a representação da guerra assimétrica no Cinema
Orientador: Raul Fonseca Silva

Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Narrativa da Guerra Irregular no Cinema: um estudo de caso sobre a descolonização da Argélia
Orientador: Henrique Paiva Nascimento da Silva

Formação complementar

2021 - 2021

Curso de Atualização em Estudos Asiáticos - Módulo II. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2014 - 2014

Direito Internacional Humanitário: A lei da Guerra. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2009

Qualificação profissional em Petróleo e Gás. , SOCIEDADE EDUCACIONAL RIBEIRO BICHARA, SERB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Segurança Internacional.

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Guerra Irregular.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Comissão julgadora das bancas

Diogo Monteiro Dario

SILVA, H. P. N.; BRANCOLI, F. L.;DARIO, D. M.. A Narrativa da Guerra Irregular no Cinema: um estudo sobre a descolonização da Argélia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Erica Simone Almeida Resende

SOUZA NETO, D. M.; DRUMOND, P.;Resende, Erica. Cultura popular, estética e segurança: a construção de ameaças e inimigos nas políticas de segurança nacional dos Estados Unidos e sua representação na série de televisão Homeland. 2023. Dissertação (Mestrado em SEGURANÇA INTERNACIONAL E DEFESA) - Escola Superior de Guerra.

Erica Simone Almeida Resende

Almeida Resende, Erica Simone; SOUZA NETO, D. M.; DRUMOND, P.. Indústria cultural e segurança: a legitimação de políticas de segurança nacional dos Estados Unidos da América por meio do discurso na série de televisão Homeland. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em SEGURANÇA INTERNACIONAL E DEFESA) - Escola Superior de Guerra.

Danilo Marcondes de Souza Neto

RESENDE, E. S. A.; CAMPOS, P. D. R.;MARCONDES, DANILO. Cultura popular, estética e segurança nacional: A construção de ameaças e inimigo nas políticas de segurança nacional dos Estados Unidos e sua representação na série de televisão Homeland (2010-2018). 2023. Dissertação (Mestrado em SEGURANÇA INTERNACIONAL E DEFESA) - Escola Superior de Guerra.

Danilo Marcondes de Souza Neto

RESENDE, E. S. A.; DRUMOND, P.;MARCONDES, DANILO. INDÚSTRIA CULTURAL E SEGURANÇA: A LEGITIMAÇÃO DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA POR MEIO DO DISCURSO NA SÉRIE DE TELEVISÃO HOMELAND (2010-2018). 2021 - Escola Superior de Guerra.

Foi orientado por

Erica Simone Almeida Resende

Cultura popular, estética e segurança: a construção de ameaças e inimigos nas políticas de segurança nacional dos Estados Unidos e sua representação na série de televisão Homeland; 2023; Dissertação (Mestrado em SEGURANÇA INTERNACIONAL E DEFESA) - Escola Superior de Guerra, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Erica Simone Almeida Resende;

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    Laboratório de Pesquisa sobre Culturas Orientais (LAPECO), Descrição: O grupo de pesquisa congrega interessados e pesquisadores de diferentes níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado, bem como membros da comunidade externa) envolvidos com a reflexão acadêmica sobre a cultura oriental concebida como objeto de investigação. A Prajna: Revista de Cultura Oriental é uma publicação do Grupo de Pesquisa sobre Culturas Orientais (GPECO),cadastrado no CNPq e realizado junto à Universidade Estadual de Londrina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Macedo Zuniga - Integrante / Richard Gonçalves André - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Laboratório de Segurança Internacional e Defesa Nacional (LABSDEN), Descrição: Grupo de pesquisa Processos de construção da identidade sul-americana de defesa: um olhar multicultural, do Laboratório de Segurança Internacional e Defesa Nacional, da Escola Superior de Guerra (ESG).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Macedo Zuniga - Integrante / Rejane Pinto Costa - Coordenador / Maria Veronica Rodrigues da Fonseca - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Escola Superior de Guerra

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisa

Outras informações:
Grupo de pesquisa Processos de construção da identidade sul-americana de defesa: um olhar multicultural, do Laboratório de Segurança Internacional e Defesa Nacional, da Escola Superior de Guerra (ESG).

Atividades

  • 09/2014 - 02/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Estratégicos.,Linhas de pesquisa

2020 - 2022

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de corpo editorial

Outras informações:
Participação na equipe editorial da Prajna: Revista de Culturas Orientais, envolvendo trabalhos como triagem, realização de checklists, encaminhamento de pareceres, leitura de prova, diagramação, publicação e divulgação.

Atividades

  • 06/2020 - 02/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Letras e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa