Amanda Silva Fontes

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é nutricionista residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Cuidado ao Paciente Crítico no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Residência Multiprofissional no Cuidado ao Paciente Crítico

2018 - Atual

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Graduação em Nutrição

2013 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Associação entre a qualidade da dieta e consumo de bebidas açucaradas: estudo de base populacional
Orientador: Regina Mara Fisberg

Curso técnico/profissionalizante em Nutrição e Dietética

2010 - 2011

Escola Técnica Estadual Carlos de Campos

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Escola Estadual Carlos Gomes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Extensão universitária em Jornada Universitária da Saúde. , Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FSP - USP, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia. , Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, FCF - USP, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Bandeira Científica. (Carga horária: 80h). , Fundação Faculdade de Medicina, FFM, Brasil.

2013 - 2015

Extensão universitária em Liga de Obesidade Infantil e na Adolescência. (Carga horária: 200h). , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC - FMUSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

JUS - USP ; FONTES, A. S. . III Curso Introdutório à Jornada Universitária da Saúde. 2015. (Outro).

Emílio Ribas, CA ; AAA XXXI de Agosto ; Nutri Jr USP ; FONTES, A. S. . Semana do Nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ganepão 2019. Aceitação da dieta hospitalar e adequação calórica e proteica da dieta oral de paciente internados em um hospital público terciário. 2019. (Congresso).

Ganepão 2019. Avaliação do ganho de peso gestacional, tipo de parto e peso da criança ao nascer em mulheres obesas segundo grau de obesidade em um hospital terciário. 2019. (Congresso).

25o SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Elevada ingestão de bebidas açucaradas está associada à pior qualidade da dieta em adolescentes: estudo de base populacional. 2017. (Simpósio).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. ELEVADA INGESTÃO DE BEBIDAS AÇUCARADAS ESTÁ ASSOCIADA À PIOR QUALIDADE DA DIETA: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL. 2017. (Congresso).

24o SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.FATORES DEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E DE ESTILO DE VIDA ASSOCIADOS AO CONSUMO DE BEBIDAS AÇÚCARADAS. 2016. (Simpósio).

24o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Etapa Internacional.FATORES DEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E DE ESTILO DE VIDA ASSOCIADOS AO CONSUMO DE BEBIDAS AÇÚCARADAS. 2016. (Simpósio).

V Simpósio de Obesidade na Infância e na Adolescência. 2013. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cristiane Hermes Sales

FISBERG RM; CASTRO MA;SALES CH. Associação entre a qualidade da dieta e consumo de bebidas açucaradas: um estudo de base populacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Maria Cervato-Mancuso

Uso de Tecnologisa da Informação e Comunicação na atenção individual em saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade de Saúde Pública da USP, Pro-reitoria de Graduação da USP; Orientador: Ana Maria Cervato-Mancuso;

Regina Mara Fisberg

Associação entre o consumo de bebidas açucaradas e síndrome metabólica em adultos e idosos residentes no município de São Paulo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Regina Mara Fisberg;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FONTES, AMANDA SILVA ; PALLOTTINI, ANA CAROLINA ; VIEIRA, DIVA ALIETE DOS SANTOS ; BATISTA, LAIS DUARTE ; FONTANELLI, MARIANE DE MELLO ; FISBERG, REGINA MARA . Increased sugar-sweetened beverage consumption is associated with poorer dietary quality: A cross-sectional population-based study. REVISTA DE NUTRIÇÃO , v. 32, p. 1, 2019.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Tutoria Científico-Acadêmica, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas no laboratorio de Tecnica Dietética (desde a organização, planejamento, distribuição e controle) e a sua integração com as disciplinas do curso de Nutrição. Participação do planejamento e propostas de pesquisas com vistas a identificar novas possibilidades de ações no laboratório.

  • 2015 - 2015

    Faculdade de Saúde Pública

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    A disciplina Práticas Educativas com indivíduos do curso de Nutrição desenvolve atividades que buscam aproximar o aluno do mundo do trabalho. O projeto desenvolvido na monitoria da disciplina, intitulado "Uso de Tecnologias de Comunicação e Informação" teve por objetivo incorporar à disciplina um espaço de escuta tanto dos estudantes quanto dos professores do curso sobre o uso de tecnologias de informação existentes. Coube ao bolsista elaborar questionários, buscar bibliografia sobre o assunto e organizar debates.