Jasmim Ribeiro da Silva

Possui graduação em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas .

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

2019 - Atual

Universidade Candido Mendes- PROMINAS

Graduação em Ciências - Biologia e Química

2013 - 2018

Universidade Federal do Amazonas
Título: Conflitos Ambientais: Lançamentos de Resíduos Sólidos no Igarapé Javarizinho
Orientador: Taciana Carvalho Coutinho

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2010

Escola Estadual Imaculada Conceição-AM

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Espanhol Básico. (Carga horária: 280h). , Escola de Cursos Online, ESCON, Brasil.

2019 - 2019

Animais Silvestres. (Carga horária: 216h). , Escola de Cursos Online, ESCON, Brasil.

2019 - 2019

Gestão Ambiental. (Carga horária: 280h). , Escola de Cursos Online, ESCON, Brasil.

2018 - 2018

informática básica. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRANDAO, E. G. ; SILVA, J. R. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? SNCT 2017. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

69 CONGRESO NACIONAL DE BOTANICA. LEVANTAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS EM QUITAIS URBANOS EM ISLÂNDIA, PERU. 2018. (Congresso).

69 CONGRESO NACIONAL DE BOTANICA. LEVANTAMENTO DE PLANTAS TOXICAS EM QUINTAIS URBANOS EM ISLÂNDIA, PERU. 2018. (Congresso).

69 CONGRESO NACIONAL DE BOTANICA. 2018. (Congresso).

CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN AMBIENTAL. LOS CONCEPTOS DE EDUCACION AMBIENTAL PARA EL DESARROLLO DE PRODUCTOS SOSTENIBLES EN LA TRÍPLICE FORNTERA, BRASIL. 2018. (Congresso).

CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN AMBIENTAL. EL TEATRO COMO HERRAMIENTA DE APRENDIZAJE SOBRE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN EL CURSO DE ARTE DE UNA INSTITUCION EDUCATIVA EN LA CIUDAD DE ISLANDIA/PERU. 2018. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE POVOS INDÍGENAS EM FRONTEIRAS AMAZÔNICAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. 2018. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE POVOS INDÍGENAS EM FRONTEIRAS AMAZÔNICAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTAGIO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA INDÍGENA NO INTERIOR DO AMAZONAS/BRASIL. 2018. (Congresso).

VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias para la construcción de sociedades sustentables. 2018. (Congresso).

VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias para la construcción de sociedades sustentables. COMO OS GASES SE COMPORTAM? DISCUTINDO AS PROPRIEDADES DOS GASES COM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS. 2018. (Congresso).

VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias para la construcción de sociedades sustentables. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) EM QUÍMICA COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT- AM/BRASIL. 2018. (Congresso).

XVII SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO.O AMBIENTE ESCOLAR E SEU PAPEL PREVENTIVO: UMA REALIDADE VIVENCIADA COM ALUNOS NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT -AM. 2018. (Seminário).

XVII SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO.UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA SOBRE OS FENÔMENOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS NA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AM. 2018. (Seminário).

XVII SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO. 2018. (Seminário).

XVII SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO.UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA E QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AM. 2018. (Seminário).

XVII SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO.UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E QUÍMICA POR MEIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ALTO SOLIMÕES-AM. 2018. (Seminário).

XVII SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO.RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO EDUCACIONAL-POWER POINT PROFESSIONAL. 2018. (Oficina).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. PRODUÇÃO DE INDICADORES NATURAIS ÁCIDO-BASE A PARTIR DE EXTRAÇÃO ALCOÓLICA DOS PIGMENTOS DE ESPÉCIES VEGETAIS. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO AMAZONAS SOBRE BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIM CONSTANT-AM. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. AGROTÓXICOS E TRANSGÊNICOS: UMA ABORDAGEM QUÍMICA. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. IMPORTÂNCIA DO REFORÇO ESCOLAR NAS AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT- AM. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. AVALIAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NOS VINAGRES COMERCIALIZADOS EM TABATINGA-AM. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. O JOGO DO UNO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS SOBRE OS IMPACTOS GERADOS POR LÂMPADAS FLUORESCENTES. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DOS ESMALTES DE UNHAS EM UMA ESCOLA PUBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AM. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. A QUÍMICA DO PERFUME: O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A QUÍMICA ORGÂNICA. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. DETERMINAÇÃO DE TEOR DE ACIDEZ DOS LEITES COMERCIALIZADOS NA FRONTEIRA DE BRASIL/PERU. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. 2017. (Congresso).

57° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. ANALISE DO TEOR DE ÁLCOOL ETÍLICO NAS GASOLINAS COMERCIALIZADOS EM TABATINGA-AM. 2017. (Congresso).

68° CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA ESPECIE SOCRATEIA EXORRHIZA (MART.) H. WENDL. (ARECACEAE) EM UMA TRILHA DE MATA DENSA-TROPICAL EN FRONTEIRA BRASIL/COLÔMBIA. 2017. (Congresso).

68° CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. BIOMAS BRASILEIROS: UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Congresso).

Encontro Interinstitucional de Ensino, Extensão e Pesquisa nas Amazônias brasileira e peruana. 2017. (Encontro).

1º CINC - Congresso do Instituto de Natureza e Cultura: Educação superior, interculturalidade e desenvolvimento regional.Perspectivas no uso fibras vegetais amazônicas no desenvolvimento de novos materiais de engenharia. 2014. (Oficina).

1º CINC - Congresso do Instituto de Natureza e Cultura: Educação superior, interculturalidade e desenvolvimento regional.Produtividade Mandioca (Manihot esculenta Crants) sob interferência de plantas daninhas. 2014. (Oficina).

1º CINC - Congresso do Instituto de Natureza e Cultura: Educação superior, interculturalidade e desenvolvimento regional.Direito do Consumidor. 2014. (Oficina).

1º CINC - Congresso do Instituto de Natureza e Cultura: Educação superior, interculturalidade e desenvolvimento regional.Práticas de Anatomia Botânica. 2014. (Oficina).

SEMANA NACIONAL DE CIENCIAS E TECNOLOGIA 2014. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joab Araujo dos Santos

COUTINHO, T. C.;SANTOS, J. A.; ARAUJO, T. V. M.. Conflitos Ambientais: Acúmulo e Lançamento de Residuos Sólidos no Igarapé Javarizinho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Tales Vinícius Marinho de Araújo

COUTINHO, T. C.;ARAÚJO, TALES; SANTOS, J. A.. Conflitos Ambientais: acúmulo e lançamento de resíduos sólidos no igarapé Javarizinho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lisandra Vieira Rosas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Amazonas; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Taciana de Carvalho Coutinho

CONFLITOS AMBIENTAIS: ACÚMULO E LANÇAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO IGARAPÉ JAVARIZINHO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Taciana de Carvalho Coutinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. R. ; ALMEIDA, W. A. ; LIMA, R. A. . BIOMAS BRASILEIROS: UM JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL , v. 6, p. 408-417, 2019.

  • SILVA, J. R. ; MARIN, N. G. ; ROSAS, L. V. ; LIMA, R. A. . Relato de experiência: o programa institucional bolsa de iniciação a docência (PIBID) em química como instrumento na formação docente no município de Benjamin Constant- am/Brasil. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA) , v. extra, p. 1-7, 2018.

  • MARIN, N. G. ; BRANDAO, E. G. ; SILVA, J. R. ; PULGARIN, M. G. S. . Memorizando vidrarias: uma atividade para ensino de química. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA) , v. extra, p. 1-6, 2018.

  • SILVA, J. R. ; MENDOZA, A. Y. G. ; SANTOS, V. S. ; LIMA, R. A. . EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO INTERIOR DO AMAZONAS, BRASIL. In: Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti; Simone Delgado Tojal; Amilton José Freire de Queiroz. (Org.). Pesquisas no ensino básico, técnico e tecnológico 2. 1ed.Rio Branco: Stricto Sensu, 2019, v. 2, p. 9-17.

  • SILVA, J. R. ; PINTO, M. N. ; LIMA, R. A. . UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA E QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AM. In: XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018, Manaus-AM. XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018. p. 94-94.

  • SILVA, J. R. ; ALMEIDA, W. A. ; TENAZOR, D. L. ; BRANDAO, E. G. ; PINTO, M. N. ; LIMA, R. A. . O AMBIENTE ESCOLAR E SEU PAPEL PREVENTIVO: UMA REALIDADE VIVENCIADA COM ALUNOS NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AM. In: XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018, Manaus-AM. XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018. p. 95-95.

  • RIBEIRO, B. J. C. ; SILVA, J. R. ; ARCANJO, G. U. ; RENGIFO, E. P. ; BRANDAO, E. G. ; LIMA, R. A. . UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA SOBRE OS FENÔMENOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS NA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AM. In: XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018, Manaus-AM. XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018. p. 31-31.

  • SILVA, J. R. ; BRANDAO, E. G. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTAGIO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA INDÍGENA NO INTERIOR DO AMAZONAS/BRASIL. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE POVOS INDÍGENAS EM FRONTEIRAS AMAZÔNICAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, 2018, Tabatinga-AM, Brasil. I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE POVOS INDÍGENAS EM FRONTEIRAS AMAZÔNICAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, 2018. p. 509-210.

  • RIBEIRO, B. J. C. ; SILVA, J. R. ; ARCANJO, G. U. ; RENGIFO, E. P. ; BRANDAO, E. G. ; LIMA, R. A. . UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E QUÍMICA POR MEIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ALTO SOLIMÕES-AM. In: XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018, Manaus-AM. XVII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E I ENCONTRO PÂN -AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CIÊNCIA NA PÂN-AMAZÔNICA., 2018. p. 32-32.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo da qualidade da água para consumo humano no município de Atalaia do Norte AM, Descrição: O rio Javarí, que serve de divisa entre Brasil e Peru, no qual, na margem direita estão localizados os municípios de Atalaia do Norte (BRA) e Benjamin Constant (BRA) e na margem esquerda está ilha de Islândia (PER), é utilizado para captação de água de abastecimento público local. No lado brasileiro, desde 21 de fevereiro de 2003, a água de abastecimento coletada no município de Atalaia do Norte, é submetida a tratamentos fornecido pela administração direta para garantir qualidade na potabilidade estabelecida pela Portaria nº 2914 de 12 de Dezembro de 2011, adequadas para o consumo humano. Para saber a eficácia do tratamento de água fornecido pela administração local, nesse estudo será realizado a determinação da presença de cloro e coliformes em águas de consumo humano na região urbana do município de Atalaia do Norte ? AM. Para isso, inicialmente será realizado a caracterização e georreferenciamento dos locais (hospital, escolas, creches, posto de saúde, etc.) que serão utilizados para coletas de amostras de água a cada 45 dias. As amostras coletadas serão submetidas a análises de cloro ativo, coliformes totais e termotolerantes de acordo com o descrito no manual prático de análise de água elaborado pela FUNASA. Os dados obtidos serão utilizados para mapeamento da qualidade da água fornecida para a população Atalaiense e contribuir na elaboração de estudos preventivos que acarretem na conscientização de segurança alimentar e de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jasmim Silva - Integrante / Jasmim Ribeiro da Silva - Integrante / Alexandro da Silva Alves - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional