Rosiany Pereira da Silva

Enfermeira pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus Pinheiro-MA (2019). Membro do Grupo de Estudos Pesquisas Enfermagem em Saúde Coletiva e Comunitária (GEPENSCCOM) UFMA, Campus Pinheiro-MA (2017). Integrante do Centro Acadêmico de Enfermagem Florence (CAENFLO), UFMA, Campus Pinheiro-MA, na função de Vice Presidente, no período de 2016-2018. Bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC) do Projeto de pesquisa "SITUAÇÃO DE SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL DE IDOSOS QUILOMBOLAS DE UMA CIDADE DA BAIXADA MARANHENSE? (2018-2019). Membro (Bolsista de Apoio Técnico pela CNPq) do Projeto de pesquisa "CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE DE IDOSOS QUILOMBOLAS DE UMA CIDADE DA BAIXADA MARANHENSE" (2020). Com atuação nas áreas de Saúde do Adulto e do Idoso; Alterações cognitivas; Atenção Básica;Inquéritos de Saúde; Saúde Coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em ENFERMAGEM

2014 - 2019

Ufma - Universidade Federal do Maranhão
Título: CONDIÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA ARIQUIPÁ DO MUNICÍPIO DE BEQUIMÃO, MARANHÃO, BRASIL: dados do IQUIBEQ
Orientador: Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Enfermagem

2013 - 2014

Ana Neri Educação Profissional

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Centro de Ensino Professora Lêda Tajra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Medidas de proteção no manejo da COVID-19 na Atenção Especializada. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação nas Ações de Cuidado à Criança na Atenção Básica e AIDPI. (Carga horária: 30h). , SECRETARIA DO ESTADO DA SUDE DO MARANHÃO, SESM, Brasil.

2018 - 2018

I Curso de Classificação Internacional para Prática de Enfermagem (CIPE). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V, UFMA, Brasil.

2018 - 2018

SAÚDE DAS POPULAÇÕES DO CAMPO, DA FLORESTA E DAS ÁGUAS. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

II Mostra de Rotinas de Atendimento em Saúde Mental. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

TRIAGEM NEONATAIS UNIVERSAIS. (Carga horária: 8h). , ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DO ESTADO DE SAUDE, EMSES, Brasil.

2017 - 2017

ENCONTRO DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 4h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO, SMSP, Brasil.

2017 - 2017

Assistência de enfermagem a paciente com septicemia e Atuação do enfermeiro. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

TENDA: EnTENDA SAÚDE- Encontro de vida, reflexões e transformações. (Carga horária: 20h). , CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE, DELTA SAÚDE, Brasil.

2016 - 2016

A CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Cuidados à pessoa com estoma intestinal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V, UFMA, Brasil.

2015 - 2016

Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 180h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUSU, Brasil.

2015 - 2015

ANTIBIOTICOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V, UFMA, Brasil.

2015 - 2015

MINICURSO PRATICO DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V, UFMA, Brasil.

2015 - 2015

TEATRO COM INICIAÇÃO AO CLOWN. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V, UFMA, Brasil.

2015 - 2015

Consulta de Enfermagem Ginecológica: abordando o PCCU e Exame das Mamas. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão, ABEN/MA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: SAÚDE DO IDOSO.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: SAÚDE DA FAMILIA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, R. P. . I Jornada de Enfermagem da Baixada Maranhense e I Mostra Cientifica de Enfermagem, carga horaria de 40 horas. 2017. (Outro).

SILVA, R. P. . Atividade Voluntaria da Fundação Bradesco- Escola F.B. Pinheiro-MA. 2016. (Outro).

SILVA, R. P. . Seminário de Enfermagem da UFMA-Campus Pinheiro, carga horaria de 20 horas. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

48ª JORNADA MARANHENSE DE ENFERMAGEM e 78ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, COM O TEMA: BOAS PRATICAS DE ENFERMAGEM E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. 2017. (Outra).

5ª Semana do Bebê Quilombola , participou como voluntaria. 2017. (Outra).

Congresso Internacional de Estudantes e Profissionais da Saúde - DELTA SAÚDE. 2017. (Congresso).

I Jornada de Enfermagem da Baixada Maranhense e I Mostra cientifica de Enfermagem. 2017. (Outra).

5 Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde - SENABS. 2016. (Seminário).

I COMAENF - Congresso Maranhense de Enfermagem On-line, com o tema central - Especialidades e Cenários de Atuação da Enfermagem: Perspectivas, Tendências e Desafios. 2016. (Congresso).

II Semana Acadêmica de Enfermagem UFMA/PINHEIRO, realizada no Auditório do Centro Cultural José Sarney. 2016. (Outra).

76ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E 46ª JORNADA MARANHENSE DE ENFERMAGEM/Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão. 2015. (Congresso).

I Jornada Multiprofissional sobre Antibioticoterapia /Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V. 2015. (Outra).

V SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO CAMPUS DE PINHEIRO/Universidade Federal do Maranhão- Campus Pinheiro V. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira

OLIVEIRA, B. L. C. A.; CABRAL JUNIOR, J. D.; FERREIRA, T. F.. CONDIÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS DA COMUNIDADE QUILOMBOLAARIQUIPÁ DO MUNICÍPIO DE BEQUIMÃO, MARANHÃO, BRASIL: dados doIQUIBEQ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem, Campus Pinheiro) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

João de Deus Cabral Júnior

OLIVEIRA, B. L. C. A.;CABRAL JÚNIOR, J. D.; FERREIRA, T. F.. CONDIÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA ARIQUIPÁ DP MUNICÍPIO DE BEQUIMÃO, MARANHÃO, BRASIL: dados do IQUIBEQ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira

CONDIÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS DA COMUNIDADE QUILOMBOLAARIQUIPÁ DO MUNICÍPIO DE BEQUIMÃO, MARANHÃO, BRASIL: dados doIQUIBEQ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem, Campus Pinheiro) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira;

Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira

Situação de saúde física e emocional de idosos quilombolas de uma cidade da Baixada Maranhense; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Orientador: Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Condições de vida e saúde de idosos quilombolas de uma cidade da baixada maranhense, Descrição: Os quilombos são formados por diferentes grupos populacionais, mas as informações disponíveis sobre os idosos brasileiros se referem aos idosos de modo geral. Logo, as ações e serviços de saúde estão voltadas para a população idosa em geral, são estruturadas a partir das informações existentes sobre eles, e por isso não especificam em seu escopo o idoso quilombola, nem o envelhecimento nos quilombos. Este projeto de pesquisa busca analisar as condições de vida e saúde de idosos no âmbito das comunidades quilombolas em uma cidade da Baixada Maranhense. Trata-se de um estudo transversal, do tipo inquérito populacional de base domiciliar. O estudo será realizado em comunidades quilombolas da cidade de Bequimão, Baixada Maranhense. A população em estudo serão os idosos (60anos de idade) quilombolas e residentes nas 11 comunidades quilombolas do município. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência social, estima-se em cerca de 400 idosos quilombolas em Bequimão. Os idosos serão convidados a participar da pesquisa, aceitando assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido que esclarecerá os objetivos da pesquisa, garantindo o anonimato dos sujeitos e a liberdade de desistência em qualquer momento da entrevista. Para coleta de dados será utilizado questionário validado. Os dados serão coletados por entrevistadores, aos sujeitos da pesquisa nos domicílios. A análise estatística incluirá cálculo de prevalências e elaboração de tabelas e gráficos de distribuição e demais análises conforme o interesse dos pesquisadores envolvidos, utilizando-se o Stata versão 13. A pesquisa será conduzida levando-se em consideração os princípios éticos básicos, estabelecidos pela Resolução n 466 de 12/12/2012. Resultados esperados: espera-se conhecer a situação de vida e saúde, a influência dos determinantes sociais, econômicos e culturais nos padrões de saúde da população negra e orientar o planejamento e implementação de políticas públicas e ações voltadas para o controle de agravos e atenção saúde da população idosa quilombola. Palavras-chave: Idosos; Comunidades quilombolas; Condições de vida e saúde; Desigualdades; Relações raciais; Distribuição por cor ou raça.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosiany Pereira da Silva - Integrante / Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira - Coordenador / Teresa Cristina Alves Ferreira - Integrante / Lívia Santos Rodrigues - Integrante / Maria Neide dos Santos Rodrigues - Integrante / Andréa Suzana Costa Vieira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

2 lugar na modalidade Pôster- Ciências da Saúde, XXXI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.

2019

Pôster de Destaque, 57 COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional