Lenington do Carmo Rios

Atualmente é estudante da Universidade Estadual de Feira de Santana. Participante do projeto de pesquisa Variabilidade de Software Aplicada - Rumo ao Desenvolvimento de Softwares para Domínios Específicos.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Computação

2013 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Unity 5 + C#: Simplificando o Desenvolvimento de Jogos. (Carga horária: 12h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2016 - 2017

C# 2016. (Carga horária: 20h). , Luciano Augusto Treinamentos Profissionais, LA, Brasil.

2016 - 2017

PHP Orientado a Objetos. (Carga horária: 228h). , UpInside Treinamentos, UPI, Brasil.

2016 - 2017

SQL 2016. (Carga horária: 20h). , Luciano Augusto Treinamentos Profissionais, LA, Brasil.

2015 - 2016

Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity Completo. (Carga horária: 24h). , TreinaWeb Tecnologia, TREINAWEB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIOS, L. C. . XIX Semana de Integração de Engenharia de Computação (SIECOMP) - Oficina PBL. 2018. (Outro).

RIOS, L. C. . Feira de Graduação UEFS. 2017. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Seminário de Iniciação Científica.Aplicando o Reconhecimento Visual de Movimentos da Língua Para Dinâmicas de Jogos Digitais em Terapias Fonoaudiológicas. 2018. (Seminário).

ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe. ForcaBRAS - Aplicando a Computação Visual no Aprendizado do Alfabeto de LIBRAS. 2017. (Congresso).

Techday - Internet das Coisas. 2015. (Seminário).

Workshop de Negócios de Impacto Social. 2015. (Oficina).

Empreendedorismo e Inovação na Bahia. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto

SARINHO, V. T.; SANTOS, D. M. B.;PINTO, G. R. P. R.. ForçaBras Web - Um Jogo Educativo Multiplayer para o Aprendizado Básico de Libras.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Victor Travassos Sarinho

Desenvolvendo Serious Games e Tecnologias Haptics de Apoio à Terapias Fonoaudiológicas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Victor Travassos Sarinho;

Claudia Pinto Pereira Sena

ForcaBRAS Web - Um jogo educativo multiplayer para o aprendizado básico de Libras; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA, W. P. ; RIOS, L. C. ; SARINHO, V. T. . ForcaBRAS - Aplicando a Computação Visual no Aprendizado do Alfabeto de LIBRAS. In: Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017, Cruz das Almas. ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, 2017.

  • RIOS, L. C. ; BATISTA, W. P. ; SARINHO, V. T. . ForcaBRAS-CV: Integrando Tecnologias de Reconhecimento Visual no Ensino do Alfabeto em LIBRAS. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçú, Paraná. Trilha de Artes e Design, 2018.

  • RIOS, L. C. ; BATISTA, W. P. ; SARINHO, V. T. ; SILVA, I. S. S. C. . Geometria em Jogo: Uma Ferramenta de Apoio ao Tratamento de Disléxicos. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçú, Paraná. Trilha Educação, 2018.

  • RIOS, L. C. ; BATISTA, W. P. ; SARINHO, V. T. ; PEREIRA, C. P. . ForcaBRAS - Um Jogo Educativo para o Aprendizado Básico de LIBRAS. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Trilha 2: Jogos, simulação, gamificação, robótica, realidade virtual e mundos virtuais para promoção da aprendizagem, 2018.

  • RIOS, L. C. ; SARINHO, V. T. . Aplicando o Reconhecimento Visual de Movimentos da Língua Para Dinâmicas de Jogos Digitais em Terapias Fonoaudiológicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BATISTA, W. P. ; RIOS, L. C. ; SARINHO, V. T. . ForcaBRAS - Aplicando a Computação Visual no Aprendizado do Alfabeto de LIBRAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIOS, L. C. ; BATISTA, W. P. . ForcaBRAS. 2017.

RIOS, L. C. ; BATISTA, W. P. ; SILVA, J. M. ; SANTANA, B. S. . Utilizando o Mendeley: como inserir citações e referências de maneira automatizada. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Variabilidade de Software Aplicada - Rumo ao Desenvolvimento de Softwares para Domínios Específicos, Descrição: O papel principal da Variabilidade de Software [Gurp, Svahnberg e Bosch, 2001] é estudar a habilidade de um sistema ou artefato de software ser mudado, customizado ou configurado para uso em um contexto particular. Isto requer metodologias estabelecidas e ferramentas de suporte capazes de viabilizar a gestão e configuração dos vários pontos de variação que caracterizam as funcionalidades de um software em si, os quais existem desde sua concepção até a configuração final do produto desejado. Todo esse ciclo de vida deve ser amparado por técnicas de engenharia de software bem conhecidas [Sommerville, 2002], [Pressman, 2003], [PMBOK, 2003] e outras novas que precisam ser adaptadas e especializadas para esse tipo de desenvolvimento. Este trabalho propõe a aplicação de conceitos e técnicas de variabilidade de software na produção de softwares para domínios específicos. A definição de novas técnicas de construção de SPLs baseadas em features também serão desenvolvidas, de modo a apoiar a produção final de software de domínios específicos. Como resultado final, espera-se obter não só a produção de novas SPLs para domínios de software específicos, como também a definição de novas técnicas e ferramental de apoio para a representação da variabilidade de software em termos de features. Em outras palavras, espera-se obter estratégias completas de gerenciamento da variabilidade de software, capazes de definir SPLs de domínios específicos bem como configurar novos sistemas a partir da seleção de features modeladas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lenington do Carmo Rios - Integrante / Victor Travassos Sarinho - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Best Short Paper da Trilha de Artes e Design: "ForcaBRAS-CV: Integrando Tecnologias de Reconhecimento Visual no Ensino do Alfabeto em LIBRAS", SBC e SBGames.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Variabilidade de Software Aplicada ? Rumo ao Desenvolvimento de Softwares para Domínios Específicos